6 minute read

A chuva deu o tempero no GP de Mônaco e Max Verstappen vence mais uma na F1

GP de Mônaco

No dia 28 de maio aconteceu a 6ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, foi a69ª edição do emblemático GP de Mônaco nas ruas de Monte Carlo. O tradicional circuito de rua, que teve o seu primeiro Grande Prêmio em 1950, ano em que a Fórmula 1 foi inaugurada e está no calendário de forma ininterrupta desde 1955, tem 3.337 metros de extensão e 19 curvas. A prova teve 78 voltas, chegando a um total de 260,286 km de corrida. O recorde da volta mais rápida da prova é de Lewis Hamilton, pela Mercedes, em 2021, quando ele fez o tempo de 1 min 12s 909. A maior velocidade alcançada no circuito foi de 289 km/h.

Advertisement

Na pole position, largou Max Verstappen, da Red Bull, que fez o tempo de 1:11.365; na 2ª posição, veio Fernando Alonso, da Aston Martin; na 3ª, Esteban Ocon, da Alpine; na 4ª, Carlos Sainz, da Ferrari; na 5ª, Lewis Hamilton, da Mercedes; na 6ª, Charles Leclerc, da Ferrari (iria largar da 3ª, mas foi punido em 3 posições por teratrapalhado Lando Norris na classificação); na 7ª, Pierre Gasly, da Alpine; na 8ª, George Russell, da Mercedes; na 9ª, Yuki Tsunoda, da Alpha Tauri e na 10ª, Lando Norris, da McLaren. Na 11ª posição, veio Oscar Piastri, também da McLaren; na 12ª, Nyck De Vries, da Alpha Tauri; na 13ª, Alexander Albon, da Williams; na 14ª, Lance Stroll, da Aston Martin; na 15ª, Valtteri Bottas, da Alfa Romeo; na 16ª, Logan Sargeant, da Williams; na 17ª, Kevin Magnussen, da Haas; na 18ª, Nico Hulkenberg, também da Haas; na 19ª, Zhou Guanyu, da Alfa Romeo e na 20ª e última posição, Sérgio Pérez, da Red Bull, que bateu na barreira de proteção no treino classificatório.

Apesar da pista estreita, de baixa velocidade e de difícil ultrapassagem, a largada foi limpa, sem incidentes sérios:

Stroll, que tinha perdido a 14ª posição para Hulkenberg, foi espremido no muro eperdeu mais 3 posições, caindo para a 18ª colocação;Hulkenberg foi punido em 5 segundos por tocar em Sargeant, ele que além de ter ultrapassado Sargeant, ultrapassou também Magnussen, Bottas e Stroll, saindo do 18º e indo para o 14º lugar. Na volta 2, Hulkenberg, Guanyu e Pérez foram para o box; Hulkenberg da 18ª voltou na 20ª posição,Guanyu retornou na mesma 19ª colocação e Pérez do 20º voltou no 18º lugar. Na volta 11, Sainz tentou passar Ocon, os dois se tocaram e cortaram a chicane por não terem conseguido tangenciá-la, Sainz quebrou a asa dianteira e não conseguiu a ultrapassagem. Na volta 14, a vantagem de Verstappen, líder da corrida, em cima de Alonso, o 2º colocado, já era de 5,363 segundos. Na volta 30, Verstappen já tinha dado uma volta no Sargeant, o último colocado na corrida. Os 12 primeiros lugares até aqui estavam se mantendo na mesma ordem da largada. Na volta 32, Hamilton foi para o box trocar os pneus, da 5ª retornou na 8ª posição. Na volta 33, Pérez e Stroll se tocaram, Pérez cortou a chicane e ganhou a posição, logo após Pérez tocou em Magnussen, quebrou o bico e Stroll tomou o seu lugar; Ocon foi trocar os pneus, da 3ª voltou na 7ª colocação. Na volta 34, Sainz foi trocar os pneus, da 3ª retornou na 7ª posição. Na volta 36, Pérez foi trocar o bico do seu carro no box. Na volta 38, Stroll e Hulkenberg se tocaram, mas continuaram na corrida, logo depois foi a vez de Stroll tocar em Magnussen, mas permaneceram na prova. Na volta 45, Leclerc foi para a troca de pneus, da 3ª voltou na 8ª colocação. Na volta 48,

Gasly foi trocar os pneus, do 3º retornou no 8º lugar. Na volta 51, foi a vez de Norris trocar os pneus, da 10ª voltou na 11ª posição e Piastri assumiu a 10ª colocação.Começou a chover em parte do circuito. Na volta 54, a chuva já tomou o circuito todo. Na volta 55, Alonso, Ocon, Russell, Hamilton, Gasly, Tsunoda, Piastri e Verstappen foram para o box trocar os pneus para intermediário, menos Alonso que trocou, mas continuou com os médios. Alonso voltou no mesmo 2º lugar; Ocon, da 4ª retornou na 5ª posição; Russel, da 3ª voltou na 7ª colocação; Hamilton retornou no mesmo 6º lugar; Gasly voltou na mesma 8ª posição; Tsunoda, da 9ª retornou na 11ª colocação; Piastri, do 9º voltou no 10º lugar e Verstappen continuou na liderança da prova. Sainz rodou na pista,mas retornou para a corrida.Russell foi punido em 5 segundos por ter voltado à pista de forma imprudente e Sargeant foi penalizado também em 5 segundos por ter entrado nos boxes em velocidade acima da permitida. Na volta 56, foi a vez de Norris, Alonso de novo, Leclerc, Sainz e Pérez trocarem os pneus para intermediários. Norris da 10ª voltou na 11ª posição; Alonso manteve a 2ª colocação; Leclerc do 3º retornou no 6º lugar; Sainz, da 4ª voltou na 8ª posição e Pérez continuou entre os últimos.Stroll bateu na barreira de proteção e abandonou a prova. Na volta 57, os 10 primeiros eram: na liderança, Verstappen; em 2º, Alonso; em 3º, Ocon; em 4º, Hamilton; em 5º, Russel; em 6º, Leclerc; em 7º, Gasly; em 8º, Sainz; em 9º,Tsunoda e em 10º, Piastri. Na volta 58,Magnussen bateu na barreira de pneus, mas conseguiu ir para o box. Na volta 59, Sargeant bateu na barreira de proteção, mas voltou para a pista; Pérez foi para o box. Na volta 60, Norris já tinha ultrapassado Piastri, indo para a 10ª colocação;Magnussen bateu novamente na barreira de proteção, mas retornou para a corrida. Na volta 61, Pérez escapou e tocou em Russell, mas os dois continuaram na prova; Sargeant saiu da pista, mas retornou para a corrida. Na volta 63, faltando 15 voltas para o final, a vantagem de Verstappen, na liderança, para Alonso, na 2ª colocação, já era de 19.934 segundos. Na volta 64, Hulkenberg recebeu o aviso da punição de 10 segundos, porque não pagou os 5 segundos da penalização anterior na parada no box.

Na volta 69, Norris passou Tsunoda e foi para o 9º lugar; em seguida, foi a vez de

Piastri ultrapassar Tsunoda e ganhar a 10ª posição; momentos depois, Tsunoda saiu da pista, mas retornou para a prova. Na volta 71, Verstappen já tinha dado 2 voltas nos últimos colocados. Na volta 73, pasmem, Pérez foi para o box pela 5ª vez. Na volta 76, Magnussen recolheu o seu carro no box e abandonou a corrida. Apesar de muitas raspadas e algumas batidas nas barreiras de proteção, a prova não teve nenhuma bandeira vermelha e nem bandeira amarela com entrada do safety car.

Fim de corrida, Ocon foi escolhido o piloto do dia e Hamilton fez a volta mais rápida da prova com o tempo de 1:15.650 e garantiu um pontinho extra.

O vencedor do GP de Mônaco de 2023 foi Max Verstappen, da Red Bull; na 2ª po- sição, chegou Fernando Alonso, da Aston Martin; na 3ª, Esteban Ocon, da Alpine; na 4ª, Lewis Hamilton, da Mercedes; na 5ª, George Russell, também da Mercedes; na 6ª, Charles Leclerc, da Ferrari; na 7ª, Pierre Gasly, da Alpine; na 8ª, Carlos Sainz, da Ferrari; na 9ª, Lando Norris, da McLaren e na 10ª, Oscar Piastri, também da McLaren. Na 11ª posição, chegou Valtteri Bottas, da Alfa Romeo; na 12ª, Nyck De Vries, da Alpha Tauri; na 13ª, Zhou Guanyu, da Alfa Romeo; na 14ª, Alexander Albon, da Williams; na 15ª, Yuki Tsunoda, da Alpha Tauri; na 16ª, Sérgio Pérez, da Red Bull; na 17ª, Nico Hulkenberg, da Haas e na 18ª e última posição, Logan Sargeant, da Williams. Não terminaram a prova, Kevin Magnussen, da Haas e Lance Stroll, da Aston Martin.

Inicialmente a temporada 2023 iria ter 23 etapas, mas como o GP da Itália / Emília Romagna que seria no dia 21 de maio foi cancelado devido à forte chuva que alagou a cidade e o circuito, tornando a realização da prova impraticável e, a sua substituição não foi divulgada, a temporada deverá fechar com 22 corridas. Assim, após a 6ª etapa das 22 programadas para o ano, ou seja, 27% já concluída, segue a classificação do campeonato:

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS:

1º Max Verstappen

2º Sérgio Pérez

3º Fernando Alonso

4º Lewis Hamilton

5º George Russell

6º Carlos Sainz

7º Charles Leclerc

8º Lance Stroll

9º Esteban Ocon

10º Pierre Gasly

11º Lando Norris

12º Nico Hulkenberg

13º Oscar Piastri

14º Valtteri Bottas

15º Zhou Guanyu

16º Yuki Tsunoda

17º Kevin Magnussen

18º Alexander Albon

19º Nyck De Vries

20º Logan Sargeant

Red Bull Red Bull

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO MUNDIAL DE CONSTRUTORES:

A próxima corrida será o GP da Espanha, no dia 4 de junho. Até lá!

Matr Culas Abertas

This article is from: