4 minute read

Campos Violência em Guarus assusta moradores

Em 4 dias de maio foram 9 mortes

Nas últimas semanas, Campos tem registrado muitos casos de violência. Em Guarus, o número de homicídios vem assustando a população. Só na última semana do mês de maio aconteceram nove assassinatos na cidade, seis deles registrados no subdistrito. Na área central, o grande número de arrombamentos e furto a estabelecimentos comerciais fez com que a Polícia Militar aumentasse o patrulhamento noturno.

Advertisement

A guerra do tráfico é o pano de fundo da violência em Guarus. Na luta pelo poderio do comércio de drogas local, duas facções vêm promovendo atos criminosos e desafiam as polícias, que vem empregando todos os seus recursos para tentar desarticular as organizações. O forte armamento dos criminosos também é um desafio, inclusive com uso de fuzis, como visto na ação do último dia 27, quando homens fortemente armados chegaram de carro a um bar no Parque Aeroporto e atiraram contra um grupo que estava no local. Ninguém se feriu, mas, segundo informações da Polícia Militar, no caminho, o bando assassinou duas pessoas e fugiu, abandonando o carro ao se depararem com uma guarnição policial.

Um número alarmante de crimes contra a vida também foi registrado no mês de abril, quando ocorreram 15 homicídios na área da 146ª DP. No mesmo mês em 2022 ocorreram cinco homicídios em Guarus.

Para o especialista em segurança pública, Roberto Uchôa, além do tráfico, outros crimes fomentam as disputas pelo domínio de área. “Infelizmente o que parece que está acontecendo é algo que tem se tornado rotineiro nas vidas de médias e grandes cidades brasileiras nos últimos anos, que é a dispu- ta entre organizações criminosas pelo controle de mercados ilegais e territórios. E quanto a mercados ilegais a gente está falando sobre tráfico de drogas, tráfico de armas, mercado clandestino de TV a cabo, de internet, de venda controlada de água, de gás, que são práticas que a milícia começou a adotar no início, mas que algumas organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas também passaram a adotar e parece que é o que está acontecendo em Campos”, ressalta o especialista. Para ele, é necessário rastrear o caminho das armas, para evitar a chegada delas até os criminosos locais. “Os fuzis que são as armas que tem um potencial maior de estrago. Justamente pelo alcance mais amplo das suas munições, pelos carregadores que levam uma maior quantidade de munições e que são armas utilizadas normalmente em guerras, mas que infelizmente são utilizadas desde a década de 80 por organizações criminosas em grandes cidades como o Rio de Janeiro e, recentemente, chegou a Cam- pos. Isso também pode ser o reflexo da grande quantidade de fuzis que entraram em circulação no mercado nos últimos anos. Muitas dessas armas foram adquiridas por organizações criminosas. E, também no início do ano, principalmente no Rio de Janeiro, houve um aumento no número de apreensões de fuzis pelas polícias. O que aponta para um aumento na circulação dessas armas de fogo junto ao crime. Eu acredito que o trabalho mais importante que a polícia tem a fazer é o rastreamento das armas, para evitar com que elas cheguem às mãos dos criminosos”, pontuou. Com relação ao ataque ao bar, seguido de homicídios, a polícia já conseguiu prender dois suspeitos de participação nos crimes. Questionado sobre o andamento das investigações dos últimos homicídios ocorridos no subdistrito e sobre a guerra de facções criminosas, o delegado titular da 146ª DP (Guarus), Carlos Augusto Guimarães, disse que no momento está em meio a diligências e que prefere não se pronunciar, para não atra- palhar as investigações.

A Polícia Militar informou por meio de nota, que “O 8ºBPM vem desenvolvendo trabalho de inteligência com as delegacias de áreas para prender os possíveis envol- vidos nos cometimentos de crimes. Ademais, os policiais realizam abordagens sistematicamente e cumprem roteiros ostensivos e de baseamento definidos estrategicamente”, disse a PM. E também ressaltou a importância da colaboração da população realizando denúncias, através dos telefones do Disque-Denúncia (22) 27231177, pela Central 190 ou via Aplicativo 190.

Ampliação do patrulhamento no Centro para reforçar segurança

O arrombamento e furto a estabelecimentos comerciais já foi noticiado no J3News em diversas ocasiões. A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que o policiamento foi intensificado no Centro de Campos. A região conta ainda com o reforço de equipes do RAS e com policiamento com rádio e moto patrulhas.

"Considerando que essa é uma região comercial e financeira que requer atenção especial, nosso Batalhão selecionou e capacitou policiais militares para realizar patrulhas na cidade com foco e direcionamento para essa missão", afirmou o tenente Mello, comandante da 1ª Cia.

Em relação ao reforço, a PM informou que o Centro já conta com policiais que atuam nessa área, além de poli- ciamento extraordinário e também com o Programa Segurança Presente, que funciona até as 22h. No entanto, o comandante do batalhão identificou uma lacuna no horário compreendido entre 22h e 6h, o que motivou o estabelecimento de um novo policiamento para atuar nesses horários e reforçar ainda mais a segurança de todos os lojistas.

EDITAL Convocação de Assembleia Geral Extraordinária

A Associação Evangélica Beneficente Luz e Vida convoca os seus associados para o comparecimento à Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 02 de Julho de 2023 às 10:30h, em primeira convocação; e não havendo quórum suficiente, em segunda convocação, a ser realizada no dia 02 de Julho de 2023, às 11:30h (conforme Art. 5° § 2º e Art. 22 § 2º do Estatuto), no endereço sito à Av. XV de Novembro, nº 87 Centro - Campos dos Goytacazes, RJ (Igreja Presbiteriana Central de Campos), a fim de se deliberar acerca dos seguintes assuntos:

1. Eleição da Nova Diretoria para o Biênio 23/25.

2. Apresentação do Relatório Financeiro.

3. Assuntos Gerais.

Campos dos Goytacazes, 01 de Junho de 2023.

Anádia Rodrigues da Hora Presidente

This article is from: