Revista Terberg Environmental - Primavera/Verão 2022

Page 1

MAGAZINE

ECOTECNOLOGIA INOVADORA

Terberg Environmental magazine 2022 Edição portuguesa


Preâmbulo

A história de sucesso continua Em dezembro de 2021, o Royal Terberg Group (RTG) tornou-se no único acionista do Terberg RosRoca Group (TRRG). Após a aquisição da Ros Roca Environment S.L., a nossa viagem é uma verdadeira história de sucesso. Desde então, vários centros de produção aumentaram a sua capacidade e duas unidades totalmente novas abriram nos Estados Unidos (Dennis Eagle Inc.) e nos Emirados Árabes Unidos (Terberg RosRoca Vehicle Manufacturing LLC). A divisão ambiental também registou um forte crescimento na prestação do serviço pós-venda. A 1 de janeiro de 2022, o Terberg RosRoca Group foi renomeado passando a designar-se Terberg Environmental (TE), uma marca divisional que utilizámos antes da aquisição em 2016. Na área da Eletrificação - um elemento-chave na nossa estratégia de sustentabilidade - estamos a dar grandes passos e estou muito satisfeito por assistir à sinergia entre as divisões de negócios do RTG. O nosso eCollect é o único veículo de recolha de resíduos totalmente elétrico (eVRR), com um chassis, carroçaria e elevador de contentores provenientes do mesmo fornecedor. As restantes divisões da Terberg também introduziram sistemas e veículos elétricos. A Terberg Special Vehicles lançou já a sua terceira geração do Trator de Manobras Elétrico, a Terberg Techniek vendeu as suas primeiras unidades de Tomada de Força Elétrica (eTDF) para o setor da construção e a Terberg Kinglifter desenvolveu a sua primeira Empilhadora Elétrica montada sobre um camião. Estas inovações ajudam os nossos clientes a reduzir as emissões de CO2, de outros poluentes e dos níveis de ruído em todo o mundo. A Terberg é um negócio familiar, focado a longo prazo. A sustentabilidade e a redução do impacto ambiental dos nossos produtos são, portanto, extremamente importantes. Trabalhamos para atingirmos estes objetivos, ao mesmo tempo que proporcionamos um bom ambiente de trabalho para os operadores que utilizam diariamente os nossos equipamentos. Ter membros da quinta geração da família Terberg a trabalhar no nosso negócio, depois de ganharem experiência valiosa noutros locais, apoia a continuidade das nossas operações no futuro. A Terberg Environmental tem tido muito sucesso no crescimento dos seus mercados nos últimos anos. O nosso novo negócio no Dubai abriu ao público em plena pandemia.

2

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

Isto apresentou alguns desafios, mas, no final, a nossa equipa dedicada trabalhou arduamente e tudo correu conforme planeado. Esta unidade monta estruturas de recolha de resíduos fornecidas como "embalagens planas" pela nossa fábrica em Tàrrega, Espanha. A empresa também fornece assistência pós-venda, manutenção e peças sobresselentes à região do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG). As instalações da Dennis Eagle Inc. em Summerville, nos EUA, estão ocupadas com o fabrico da cabina de chassis de entrada rebaixada ProView. Estas estão totalmente adaptadas ao mercado norte-americano, combinando a nossa cabina de passagem concebida e fabricada no Reino Unido com motores, transmissão e outros componentes locais para facilitar a manutenção regional. O elevado conforto e a visibilidade incomparável da cabina foram muito bem recebidos pelos clientes dos EUA. Também oferecemos uma versão de direção dupla, para operações de carregamento lateral apenas com o condutor. As nossas crescentes operações de serviço, incluindo o nosso próprio sistema de diagnóstico remoto e telemática Terberg Connect, ajudam os clientes a maximizar o tempo de atividade dos veículos e a fazer mais com a sua frota. Estamos agora a estabelecer centros de serviço estrategicamente localizados para prestar assistência aos produtos de várias divisões, para uma maior eficiência e oferecer aos clientes um único ponto de contacto local. Como todos os negócios, temos que lidar com os desafios da cadeia de fornecimento que afetam o tempo de entrega e o preço dos nossos produtos. A pandemia também continua a ter impacto. Os nossos mais de 3000 funcionários trabalharam arduamente para lidar com estes desafios e gostaríamos de lhes agradecer por isso. Agradecemos também aos nossos clientes pela sua compreensão. Todos os negócios da Terberg orgulham-se de ouvir os seus clientes e de lhes oferecer o melhor apoio possível de acordo com as suas necessidades. O facto de servirmos muitos dos nossos clientes há décadas confirma que esta abordagem resulta numa excelente fidelidade dos clientes, pela qual estamos verdadeiramente gratos.

Godfried Terberg CEO, Terberg Environmental Presidente do Conselho de Administração, Royal Terberg Group


Nesta edição

10 26

44 22 4

eCollect

8

Eletrificação noutras divisões

10 Terberg Matec UK Warrington 14 Kerbloader EV

30 34 Terberg RosRoca Vehicle

Esta revista é uma publicação da Terberg Environmental.

Manufacturing 38 Gama Speedline – recolhas com tripulação de uma única pessoa

18 Cabina Elite+

44 ProView na Dennis Eagle Inc.

22 Terberg Matec France

48 A gestão da nossa subsidiária

26 Terberg Matec Nederland

50 Distribuidores a nível mundial

30 Diagnóstico remoto Terberg Connect

52 Visão geral da empresa

©COPYRIGHT: Os textos e fotografias só podem ser reproduzidos mediante autorização do Departamento de Marketing da Terberg Environmental.

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

3


Atualização de produto

eCOLLECT

O premiado eCollect demonstra o seu valor no mercado O nosso eCollect totalmente elétrico está a ganhar ainda mais força no mercado dos veículos de recolha de resíduos, com os volumes de produção a crescerem cada vez mais e os veículos eCollect, agora, a operarem em todos os cantos do Reino Unido. Quinze meses após o primeiro eCollect ter saído da linha de produção na nossa subsidiária emblemática Dennis Eagle em Warwick, Reino Unido, mais de 50 veículos de recolha de resíduos estão atualmente em funcionamento, a trabalhar para operadores dos setores público e privado e a recolher uma variedade de fluxos de resíduos em rondas urbanas e rurais.

No País de Gales, o Governo forneceu subsídios para acelerar a transição das frotas de veículos de recolha de resíduos (VRR) das autoridades locais para veículos de emissões ultrabaixas. O Conselho Municipal de Newport foi o primeiro a beneficiar deste subsídio, recebendo o primeiro eCollect em fevereiro, com mais dois a caminho de Cardiff e Powys em março.

O feedback do mercado tem sido esmagadoramente positivo. Uma eficiência excecional, rondas mais rápidas e operações muito mais silenciosas são apenas alguns dos benefícios apreciados pelos gestores de frotas, condutores e tripulações, residentes, outros utilizadores da estrada e políticos locais. Além dos principais benefícios de zero emissões e redução de custos operacionais.

Tanto Newport como Cardiff colocaram os seus veículos em funcionamento em rondas urbanas, mas o Conselho do Condado de Powys tem utilizado o seu eCollect em locais urbanos e rurais em todo o condado.

O feedback do mercado tem sido esmagadoramente positivo. Uma eficiência excecional, rondas mais rápidas e operações muito mais silenciosas são apenas alguns dos benefícios.

4

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

Parte do acordo do Governo do País de Gales envolveu o empréstimo de eCollects pelas autoridades locais aos conselhos vizinhos, para que estes pudessem testemunhar os benefícios em primeira mão; além disso, a Dennis Eagle realizou uma série de demonstrações dos veículos em todo o País de Gales. Estas duas iniciativas já resultaram em mais encomendas por parte de 7 das 22 autoridades locais galesas, num total de 23 veículos até à data, e com mais a caminho. >


eCOLLECT

Atualização de produto

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

5


Atualização de produto

eCOLLECT

E acrescentou: "Estamos a aprender com este – e está a correr muito bem até agora. O objetivo é adquirirmos mais seis e, em seguida, substituir o resto da frota durante os próximos dois anos." Na costa sul da Inglaterra, o Conselho de BCP testou um eCollect em 2020 e agora tem quatro em funcionamento em Bournemouth, Christchurch e Poole. Cardiff efetuou uma encomenda de mais cinco apenas algumas semanas depois do seu primeiro VRR elétrico ter entrado em funcionamento. E Newport tornou-se no segundo único operador no Reino Unido a encomendar eCollects reconstruídos. Estes veículos foram convertidos a partir de VRR convencionais que já estavam ao serviço do Conselho Municipal de Newport. A Dennis Eagle propôs um serviço para trocar todos os componentes relacionados com o motor diesel pelo sistema de transmissão elétrico, baterias e cabina do eCollect, para produzir o eVRR de zero emissões. Na Irlanda, Brian Bolger é o Diretor de Frota Comercial do Grupo para o Grupo Beauparc, que opera nos setores da energia, dos resíduos e da reciclagem, tanto na Irlanda como no Reino Unido, e dispõe de mais de 200 VRR na sua frota. Uma das empresas do grupo "Panda" já tem três eCollects em funcionamento em Dublin, que recolhem 1000 contentores de lixo por dia nas rondas de resíduos domésticos e de reciclagem. "Há muito tempo que tínhamos a intenção de ter uma frota elétrica nas nossas recolhas urbanas e agora que vimos os veículos em ação, estamos muito confiantes", disse Brian. "Temos vindo a utilizar os nossos primeiros três eCollects há alguns meses e estamos impressionados com o que vimos. Já encomendámos mais. Estou confiante de que os eCollects terão uma forte presença nas nossas diferentes frotas, mas não se trata apenas do produto. O apoio é crucial, especialmente quando é um lançado um novo produto. Temos uma relação de longa data com a Dennis Eagle e o grande apoio que sempre tivemos da sua parte manteve-se com este veículo elétrico."

6

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

Com outro eCollect já ao serviço da empresa Bord na Móna, parcialmente controlada pelo Estado, o veículo teve um impacto imediato na Irlanda. Algumas semanas depois da sua chegada, o veículo venceu a categoria de Camião Elétrico (Pesado) nos Fleet Transport Irish Green Commercial Awards 2022. E, em Inglaterra, ganhou o prémio de Excelência em Inovação no evento letsrecyclelive. O Conselho de Reading Borough colocou o seu primeiro eCollect em funcionamento em setembro de 2021 e Adele Barnett-Ward, Conselheira Principal para os Bairros e para a Comunidade, resumiu a abordagem das autoridades locais de todo o Reino Unido quando disse ao noticiário do canal Meridian que foi o primeiro de muitos VRR elétricos que o conselho iria comprar.

Com o aumento crescente do livro de encomendas de veículos eCollect, também aumenta a sua linha de produção dedicada na Dennis Eagle. A linha tem sido significativa­ mente expandida para responder à procura crescente do mercado. Até agora, todos os eCollects produzidos têm sido uma alternativa de carbono zero ao VRR a diesel mais vendido da Dennis Eagle, o carregador traseiro 6x2 de 26 toneladas. Mas, já estão previstos outros modelos. Tal como o eCollect original, estas versões serão rigorosamente testadas antes de entrarem em produção e são aguardadas com grande expectativa pelos clientes da Dennis Eagle.


eCOLLECT

Atualização de produto

Com o aumento crescente do livro de encomendas de veículos eCollect, também aumenta a sua linha de produção dedicada na Dennis Eagle.

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

7


Desenvolvimento

8

ELETRIFICAÇÃO

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022


ELETRIFICAÇÃO

Desenvolvimento

Eletrificação noutras divisões Trator porta-contentores YT203EV Terberg Special Vehicles A Terberg Benschop, especialista no desenvolvimento e produção de tratores porta-contentores para portos, centros de distribuição e instalações industriais, apresentou uma nova geração de tratores elétricos. O desempenho do motor é comparável ao de um motor diesel e os clientes podem escolher de entre uma variedade de opções de baterias. O YT203EV está a trabalhar arduamente para ajudar os terminais portuários e centros de distribuição a reduzirem as suas emissões.

Empilhadora montada sobre um camião E-TKL Terberg Kinglifter A Terberg Kinglifter está atualmente a testar a sua primeira empilhadora elétrica montada sobre um camião, a E-TKL. Oferece todas as funcionalidades de uma unidade diesel, mas agora com zero emissões no ponto de utilização, menos ruído e custos de funcionamento e de manutenção mais reduzidos. A capacidade de elevação é de 2500 kg, com uma altura máxima de elevação de 4 m. A E-TKL pode ser fornecida com tração simples ou tração integral e com quatro rodas direcionais, para conduzir lateralmente ao transportar cargas longas.

Tomada de força elétrica E-PTO Terberg Techniek A empresa de transformação Terberg Techniek desenvolveu uma unidade de tomada de força elétrica e elétrico-hidrogenada, para a eletrificação de camiões-betoneira e gruas em camiões a diesel e escavadoras. Desta forma, estes podem funcionar como veículos limpos e silenciosos nas zonas do centro da cidade, contribuindo significativamente para tornar o setor da construção mais sustentável.

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

9


REINO UNIDO

Novas instalações impulsionam a Terberg Matec UK Quando um negócio bem-sucedido cresce para além das suas instalações, há apenas uma coisa a fazer: encontrar uma base maior e melhor. Isto foi exatamente o que a Terberg Matec UK fez e o impacto tem sido notável.

No ano passado, a nossa subsidiária com sede em Warrington mudou o seu negócio de elevadores de contentores, líder de mercado, para um local dedicado com 2600 m2 (28 000 pés quadrados). E ao permanecer na cidade, no coração industrial do noroeste da Inglaterra, manteve o pessoal experiente essencial que ajudou a empresa a alcançar este sucesso na sua localização anterior.

10

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

"Tivemos que nos mudar simplesmente porque crescemos para além das nossas instalações", disse Rob Colby, Diretor da Terberg Matec UK. "Estávamos lá há mais de 20 anos, mas simplesmente não tínhamos espaço para sermos tão eficientes quanto gostaríamos, para respondermos às exigências do crescimento do negócio ou para


Terberg Matec UK

implementarmos as ideias inovadoras que tínhamos. Então, mudámo-nos com o apoio total da Terberg Environmental. "O resultado é que a eficiência operacional melhorou massivamente. O serviço, as peças e as vendas estão agora todos juntos. As nossas oficinas tratam das reparações, das remodelações, dos reajustes e dos veículos novos, tudo num só local, e gerimos 15 engenheiros de serviço >

Rob Colby

Tivemos que nos mudar simplesmente porque crescemos para além das nossas instalações.

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

11


Desenvolvimento Terberg Matec UK

Rob Colby

Trabalhar neste ambiente eleva a forma como trabalhamos e, consequentemente, como fornecemos a nossa qualidade e o nosso serviço e, portanto, a experiência do cliente é significativamente melhor.

12

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022


Terberg Matec UK no campo a partir daqui – é realmente uma oficina completa.

a Terberg Matec UK manter o seu pessoal experiente e qualificado.

"A qualidade do nosso trabalho sempre foi excecional e tem sido crucial para o nosso sucesso até à data. Trabalhar neste ambiente eleva a forma como trabalhamos e, consequentemente, como fornecemos a nossa qualidade e o nosso serviço - estas instalações foram concebidas para a eficiência, para remover os impedimentos. E, portanto, a experiência do cliente é significativamente melhor."

"A nossa força de trabalho tem sido fundamental para o nosso sucesso", explicou Rob Colby. "Têm sido sempre muito fiéis, positivos e solidários, com a determinação e a abordagem flexível necessárias para atingirmos o melhor para os nossos clientes. E essas mesmas qualidades também foram bem aproveitadas durante a preparação das nossas novas instalações.

As novas instalações reúnem as oficinas e os escritórios sob um único teto, incluindo 370 m2 (4000 pés quadrados) de espaço de escritório. As próprias oficinas podem acolher até 13 veículos em simultâneo. "As instalações especificamente construídas para as peças sobresselentes aumentaram a capacidade do stock de peças originais e isto significa que podemos, agora, armazenar até 100 novos elevadores de contentores a qualquer momento." Isto também melhora a eficiência da oficina e ajuda a reduzir o tempo de entrega aos clientes. A própria localização beneficia de excelentes vias de comunicação através de uma rede de autoestradas, bem como de aeroportos e ligações ferroviárias convenientes. Mas a principal vantagem de permanecer nesta área foi a possibilidade de

"Ao longo deste processo, o pessoal esteve diretamente envolvido e investiu pessoalmente no mesmo. Diferentes líderes em diferentes níveis assumiram responsabilidades para que este grande projeto tivesse sucesso e foi como se este fosse verdadeiramente seu.

juntamente com uma estratégia de resíduos revista, ajudam-nos na nossa ambição de, em última análise, sermos uma empresa carbono zero."

"O resultado foi um apoio moral tangível." A relocalização também permitiu à empresa introduzir uma série de inovações. Muitas destas inovações têm a ver com a sustentabilidade, que não está apenas no coração da nova operação, mas também na retenção dos valores essenciais da empresa. "Foram implementados novos sistemas de aquecimento e iluminação energeticamente eficientes, juntamente com medidas para alcançarmos uma existência sem papel. Estas,

"Todo o ambiente do novo edifício é mais brilhante e arejado", afirmou Rob. "As oficinas são novas, limpas e mais espaçosas do que as anteriores e muito bem organizadas para a máxima eficiência, tal como seria de esperar em instalações especificamente construídas por pessoas que conhecem bem o nosso setor. "Os escritórios são modernos, confortáveis e acolhedores. Muitos dos móveis são, na verdade, fabricados a partir de materiais reciclados que não só estão em linha com o "ethos" da empresa, mas também são genuinamente apreciados pelo pessoal. "E todo o espaço tem uma forte imagem corporativa, com cores, sinalização e marcas que o tornam especial, e é mesmo; foi concebido por nós, para ser utilizado por nós. "No geral, o aspeto, a sensação e a atmosfera da nossa nova casa também são verdadeiramente apreciados pelos nossos clientes. Temos estado a mostrar-lhes orgulhosamente as nossas instalações em visitas frequentes destinadas aos clientes e o feedback que temos recolhido após estas visitas tem sido muito positivo. "Assim, além de melhorarmos a nossa eficiência operacional, que foi a razão inicial por detrás do desenvolvimento, este valioso investimento por parte da empresa também está a dar os seus frutos entre o pessoal e os clientes."

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

13


Desenvolvimento

KERBLOADER EV

O Kerbloader EV lidera as credenciais ambientais da nossa unidade de Worksop 14

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022


KERBLOADER EV

Desenvolvimento

A reciclagem é uma parte essencial do dever da sociedade de cuidar do ambiente, mas realizar recolhas de reciclagem de uma forma ambientalmente sensível representou um desafio significativo no passado. Para os serviços domésticos, recolher múltiplos fluxos de resíduos separados numa única visita e com um só veículo era um objetivo importante. E a Terberg Matec UK conseguiu fazê-lo com sucesso ao desenvolver o veículo Kerbloader®.

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

15


Desenvolvimento

KERBLOADER EV

• Está equipado com um sistema de redução de ruído nos compartimentos de recolha de vidro. E o vidro é descarregado na parte traseira para reduzir o risco de rasgo de pneus. • A descarga de materiais é controlada a partir do interior da cabina, o que é mais rápido e seguro para o condutor e a tripulação. • As caixas-palete são removidas com uma empilhadora para evitar as lesões de "empurrar e puxar", associadas ao manuseamento manual. • As luzes LED iluminam a área de trabalho. As luzes LED nos compartimentos internos ajudam a evitar a contaminação cruzada. • Existe também um painel tátil HMI a cores na cabina para o veículo e os sistemas de diagnóstico. Com o Kerbloader EV totalmente elétrico, a Terberg Matec UK teve em conta os principais aspetos do cuidado ambiental e produziu uma versão zero emissões do seu bem-sucedido veículo de reciclagem de triagem porta a porta. Sem deixar de oferecer uma excelente eficiência a nível operacional e de custos, não produz quaisquer gases de efeito de estufa que contribuem para as mudanças climáticas ou gases de óxido de azoto e partículas associadas à poluição do ar local. Em vez de ser montado sobre um chassis diesel, a carroçaria e os sistemas de controlo do Kerbloader EV foram reconstruídos para criar uma versão que pudesse ser integrada num chassis elétrico. Tudo o que era alimentado pelo motor diesel é, agora, alimentado pelo chassis elétrico. Tal como o seu primo alimentado a diesel, que oferece uma solução durável, segura e flexível para as recolhas de reciclagem de uma só passagem, o Kerbloader EV também funciona da mesma forma, mas de uma forma mais limpa e silenciosa. Recolhe até sete fluxos de resíduos diferentes e mantém-nos separados, com cargas úteis totais de cerca de 3,2 toneladas. É robusto, fácil de carregar, rápido de descarregar e esvaziar e é seguro. E a atenção ao detalhe prestada pela Terberg Matec UK significa que o Kerbloader EV mantém todas as credenciais valiosas do veículo original. Estas incluem: • Aço inoxidável de alta qualidade e placa em GRP compósito, para tornar o Kerbloader EV isento de corrosão. • O sistema automatizado de prensagem de latas e plástico e a prensa de cartão robusta melhoram significativamente a carga útil e a eficiência.

16

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

O resultado é um veículo de reciclagem de passagem única altamente eficiente e manobrável, que ajudará as autoridades locais e outros operadores a reduzirem a sua pegada de carbono e também a cumprirem as metas de poluição do ar cada vez mais urgentes. O motor elétrico também é muito mais silencioso que o motor diesel. Um ruído reduzido significa que as recolhas podem ser realizadas em locais sensíveis e a diferentes horas, sem causar perturbações. E a aceleração e o binário melhorados nestas operações tipicamente de "paraarranca" podem acelerar as recolhas, de forma a aumentar a eficiência operacional. O Kerbloader EV acabou de concluir com sucesso alguns testes realizados pela autoridade local em Anglesey, País de Gales, e o feedback foi excelente. Entre os pontoschave destacados, foi referido o funcionamento quase silencioso e a vibração reduzida que proporcionaram um maior conforto à tripulação, enquanto que a operação mais silenciosa e o ar mais limpo beneficiaram todos os residentes nas proximidades. Agora, à medida que os primeiros clientes efetuam as suas encomendas, a chegada do Kerbloader EV significa que o futuro da reciclagem de uma só passagem no Reino Unido

O carregamento de latas, plástico e cartão é muito rápido e mais eficiente graças aos excelentes sistemas de compactação que introduzimos.


KERBLOADER EV

Desenvolvimento

está garantido, enquanto que os motores diesel são gradualmente eliminados. O Diretor-Geral da Terberg Matec UK, Will Marzano, comentou: "Para que este veículo elétrico tenha um impacto positivo, necessita primeiro de ser excelente no trabalho a que se destina. E isso ele é. "O carregamento de latas, plástico e cartão é muito rápido e mais eficiente graças aos excelentes sistemas de compactação que introduzimos. Também é muito rápido a descarregar a sua carga. Will Marzano

Em última análise, reciclamos por razões ambientais. "E o eterno problema dos rasgos nos pneus, causado pela condução sobre vidros partidos nas estações de transferência de resíduos, foi amplamente superado com a substituição das câmaras de vidro de descarga lateral por câmaras voltadas para trás, que podem poupar aos operadores milhares de libras por ano. "Em última análise, reciclamos por razões ambientais. O Kerbloader EV é simplesmente o próximo passo lógico em direção ao mesmo objetivo importante. "O processo de design e engenharia realizado, para que este veículo pudesse ser devidamente integrado num chassis elétrico, é notável. Estou muito satisfeito com o resultado final e sei que os nossos clientes também ficarão."

O aço inoxidável de alta qualidade e a placa em GRP compósito tornam o Kerbloader EV isento de corrosão.

E com as questões ambientais como uma força motriz clara nas operações da Terberg Matec UK, a unidade de Worksop, que fabrica os seus veículos de reciclagem, também foi transformada a pensar na sustentabilidade. Iluminação Full LED, sistemas de recuperação de energia, painéis solares e reciclagem completa dos materiais estão entre as iniciativas que melhoram constantemente as suas credenciais ambientais. E, claro, a empresa está pronta para voltar a sua atenção para os seus restantes veículos. "Já temos planos em curso para oferecer versões elétricas do ORUS, do Plastic Bodied Utility Vehicle (PBUV) e do Olympus Mini", acrescentou Will Marzano.

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

17


Desenvolvimento

ELITE+

Nova cabina Elite+ focada nos condutores e tripulações Nos últimos 20 anos, os veículos de recolha de resíduos (VRR) evoluíram quase para além do reconhecimento. As mudanças pelas quais passaram refletem a rápida mudança de atitude do mundo em relação ao nosso ambiente.

18

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022


ELITE+

Nesse período, os engenheiros da nossa subsidiária no Reino Unido, Dennis Eagle, reduziram as emissões resultantes e revolucionaram a segurança do nosso chassis de entrada rebaixada. E o próximo ponto da sua agenda? As pessoas. Mais precisamente, começaram a melhorar o ambiente de trabalho dos condutores e tripulações. Subjacente a isto está o princípio de que as operações de recolha de resíduos eficientes necessitam de pessoas e máquinas a trabalhar em harmonia. O fruto do seu trabalho é a cabina Elite+, mas esta é mais do que uma cabina: é uma estação de trabalho moderna. "Produzimos um excelente ambiente de trabalho para os condutores e tripulações", afirmou o Diretor de Vendas e Marketing da Dennis Eagle, Richard Taylor. "Ao torná-la mais silenciosa, segura, fácil de utilizar, conveniente e confortável, estamos a ajudá-los a sentirem-se valorizados e mais positivos em relação às suas importantes funções. "E os benefícios para os empregadores serão sentidos no vasto espetro das suas operações, desde o aumento da produtividade até à retenção do pessoal, segurança melhorada e maior eficiência operacional." A introdução da Elite+ ocorre quando a escassez de condutores desafia as operações

Desenvolvimento Desenvolvimen-

em quase todos os mercados da empresa. O feedback dos clientes no Reino Unido tem sido muito positivo. O VRR dispõe de todos os recursos de segurança do Elite 6, que demonstrou de forma independente oferecer a melhor visibilidade direta de qualquer camião no Reino Unido.

Produzimos um excelente ambiente de trabalho para os condutores e tripulações..... tornando-o mais silencioso, seguro, fácil de utilizar, conveniente e confortável. Agora melhorado e refinado, a Dennis Eagle pegou no seu líder de mercado e o tornou-o ainda melhor. E acima de tudo, a Elite+ foi ergonomicamente otimizada para oferecer ao condutor mais controlo que nunca. Estes comandos e o banco de interruptores na cabina estão organizados de forma mais intuitiva e apresentam um toque e uma utilização muito intuitivos, graças aos novos materiais com acabamentos melhorados. O banco e a coluna de direção estão mais ajustáveis, permitindo que os condutores os posicionem com precisão de acordo com a >

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

19


Desenvolvimento

ELITE+

forma e o tamanho do seu corpo. E o ecrã na cabina está montado sobre uma articulação esférica, para que possa ser posicionado com precisão e adaptarse ao condutor. A entrada para a cabina continua a ser a mais baixa do mercado, com apenas 495 mm do chão ao piso, sendo mais fácil e seguro entrar e sair. O próprio piso permanece livre de obstáculos, oferecendo uma verdadeira flexibilidade de passagem. E o banco do condutor posiciona os condutores à altura dos olhos dos restantes utilizadores da estrada, para que possam fazer contacto visual direto.

A Dennis Eagle respondeu ao pedido mais popular entre os clientes: instalou mais porta-bebidas. O aumento do isolamento acústico garante que a cabina proporciona um ambiente muito mais silencioso. Ambos os veículos Standard e Estreito dispõem de opções de banco de condutor +1, +2 ou +3, mas agora cada membro da tripulação tem um banco individual em vez de um banco partilhado. Isto ajuda a definir o seu próprio espaço e aumenta o nível de conforto. O último banco foi ligeiramente recuado, facilitando ainda mais a entrada e saída, o que também aumenta a visibilidade lateral do condutor. Juntamente com janelas traseiras mais amplas de ambos os lados para melhorar ainda mais a visibilidade direta, o camião mais seguro das estradas do Reino Unido está agora ainda mais seguro.

20

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

Por fora, a Elite+ parece tranquilizadoramente familiar e foi concebida para não intimidar os restantes utilizadores da estrada. As práticas de trabalho modernas foram tidas em conta, com a presença de várias portas USB para carregar dispositivos eletrónicos. E existe mais espaço de armazenamento no armário superior. A Elite + está a ser implementada em todos os modelos de VRR diesel, com encomendas existentes satisfeitas de acordo com as preferências dos clientes. Os primeiros foram entregues a três conselhos de Nottinghamshire – Conselho de Broxstowe Borough, Conselho de Erewash Borough e Conselho do Distrito de Newark e Sherwood – para uma avaliação pré-lançamento. O trio de conselhos deu à Elite+ um retumbante voto de confiança. O Gestor de Transportes e Comércio de Broxtowe, Roger Wakefield, afirmou: "Os condutores dizem que os interruptores e comandos são mais fáceis de utilizar. Os novos materiais e o seu acabamento tornam-nos muito responsivos ao toque e ao controlo. E a nova disposição dos interruptores é muito prática. "Na sua opinião, a Elite+ é mais confortável. A coluna de direção e o banco são ajustáveis, além da disposição de todos os comandos e interruptores e do ecrã da cabina. "Entrar e sair é mais fácil, uma vez que o último banco é ligeiramente recuado, oferecendo mais espaço para entrar na cabina. A tripulação apreciou ainda mais esta característica, visto que são eles que entram e saem com maior frequência. É toda esta atenção ao detalhe que faz a verdadeira diferença e é realmente apreciada." E em sintonia com este sentimento, a Dennis Eagle respondeu ao pedido mais popular entre os clientes: instalou mais porta-bebidas.


ELITE+

Desenvolvimento

O banco do condutor posiciona os condutores à altura dos olhos dos restantes utilizadores da estrada, para que possam fazer contacto visual direto. TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

21


FRANÇA

Terberg Matec France

Servir um mercado em crescimento

22

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022


Terberg Matec France

Benoit Boton entrou para a empresa, então conhecida como Eurovoirie, há 13 anos, tendo anteriormente estudado engenharia mecânica e sendo bem-sucedido enquanto gestor de frota numa empresa de eliminação de resíduos. Benoit foi nomeado DiretorGeral em novembro de 2021 e está a trabalhar nas instalações da Terberg Matec France (TMSAS) em Lisses. "Lembro-me de visitar a Ros Roca como cliente com alguns colegas, estávamos a comprar um VRR Twin Pack extremamente eficiente, com um elevador de contentores automático dividido da Terberg", recorda Benoit. "Agora, 18 anos depois, algumas destas unidades continuam a funcionar perfeitamente perto de Nantes! Benoit Boton

Tenho orgulho em gerir uma equipa motivada.

As nossas vendas têm crescido de forma constante ao longo dos anos. Quando comecei aqui, fornecíamos cerca de 150 veículos de recolha de resíduos (VRR) anualmente – agora vendemos mais de o dobro, a maioria dos quais configurados com carroçarias Olympus e sistemas de elevação de contentores Terberg. Também fornecemos carregadores laterais Speedline da Terberg HS, pequenos VRR OR e ORUS e gruas Hyva, para os nossos VRR Olympus Crane que possuem uma calha especial na parte superior. Estes são utilizados para esvaziar grandes contentores de resíduos subterrâneos, um mercado em verdadeiro crescimento. No passado, >

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

23


Terberg Matec France

também fornecemos varredores de estrada, mas agora estamos totalmente focados nos VRR, equipamentos relacionados e respetiva manutenção. Tenho orgulho em gerir uma equipa motivada e é um prazer trabalhar para o negócio da família Terberg."

Presente em todo o território francês A sede principal da Terberg Matec France situa-se em Lisses, no sul de Paris, e foi inaugurada em 2020 com escritórios e uma grande oficina de manutenção. A mudança também ofereceu uma oportunidade para o redesenvolvimento de processos de negócios, para melhorar a qualidade e a eficiência. As instalações de Lisses oferecem aos clientes serviços de consultadoria, vendas de VRR, vendas de peças sobresselentes, assistência técnica e manutenção.

TMSAS StandorteTMSAS Standorte Service Ingenieure Service Ingenieure Service Partner Service Partner 2022

2022

Coming soon

24

Coming soon

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

O apoio ao cliente também é prestado a partir de uma oficina nos arredores da cidade histórica de Reims, juntamente com uma nova oficina de serviço que abriu em Nantes, no oeste da França, em abril de 2022. No final deste ano, está prevista a inauguração de mais uma oficina em Nîmes, no sul de França, com planos para abrir mais oficinas nos próximos anos. Uma rede de assistência de 12 técnicos móveis e 16 parceiros de serviço completam o plano estratégico, para apoiar o crescimento da empresa em todo o território francês.

Gama de produtos "Fornecemos principalmente carregadores traseiros Olympus com elevadores de contentores Terberg e carroçarias de VRR ORUS supercompactas, que nos permitem oferecer um VRR para qualquer situação", afirma Benoit, Diretor-Geral. "A maioria é construída sobre um chassis de 26 toneladas com três eixos e os restantes tendem a ser construídos sobre um chassis de 19 toneladas com dois eixos, enquanto que os chassis ainda mais pequenos são utilizados no sul e nos centros históricos das cidades. Em França, os clientes operam geralmente veículos de câmara simples, embora forneçamos algumas carroçarias de câmara dupla. Os resíduos domésticos são recolhidos principalmente em contentores individuais, mas vemos uma tendência crescente para contentores subterrâneos e acima do solo de maiores dimensões, sendo que o nosso Olympus de grua com calha responde perfeitamente a essa procura. Aqui, os carregadores laterais são um nicho de mercado. A pedido de alguns clientes, os nossos colegas da Terberg HS desenvolveram versões especiais do Speedline Twin e do PPK HSS700 para o mercado francês. Trabalhámos em estreita colaboração com a HS para obtermos também a certificação da UTAC e garantirmos a aprovação perfeita dos seus


Terberg Matec France

veículos, tal como para os veículos da fábrica da Ros Roca em Espanha. A comunicação entre os centros de produção e os vendedores é um fator-chave para o nosso sucesso e isto funciona bem na Terberg Environmental. Nos últimos anos, testemunhámos um aumento da procura por veículos movidos a GNC e elétricos, especialmente na zona de Paris. Já fornecemos cerca de 20 carroçarias Olympus montadas no chassis elétrico Renault D26 ZE."

Clientes A Terberg Matec France divide-se de forma bastante equilibrada entre clientes do setor público e privado. As cidades maiores têm geralmente as suas próprias operações de recolha de resíduos, enquanto que as menores trabalham com prestadores de serviços. Estes prestadores de serviços incluem tanto grandes organizações internacionais, como operadores nacionais de dimensões variadas. "Muitos municípios também realizam as suas próprias operações de manutenção, enquanto que os prestadores de serviços são mais suscetíveis de solicitar essas operações à nossa empresa", afirmou Benoit. "A procura por contratos de manutenção aumentou nos últimos anos e, por isso, estamos a abrir mais oficinas de manutenção. O nosso sucesso nos últimos anos deve-se à nossa equipa altamente motivada, às nossas competências técnicas, à nossa atitude positiva e, claro, aos nossos ótimos produtos. Pedimos que os nossos funcionários sejam sempre respeitadores e ouçam com atenção. A nossa equipa de vendas possui um conhecimento técnico aprofundado; se um cliente tiver uma dúvida técnica, o seu contacto

Factos e números

48

funcionários

4

oficinas

12

técnicos móveis

comercial pode geralmente fornecer as respostas, sem necessitar de consultar os nossos engenheiros. Por exemplo, a nossa equipa de vendas sabe tudo sobre tipos de carroçaria, distância entre eixos, tomada de força, que opções podem ser instaladas numa carroçaria específica, etc., mas ter este nível de experiência significa que as nossas equipas têm de comunicar eficazmente entre si, para que todos estejam totalmente familiarizados com os nossos produtos. O número de concursos que ganhámos no ano passado é a prova de que esta estratégia está a dar frutos. Claro que os produtos também têm ser excelentes - os nossos clientes dizem-nos que os produtos que fornecemos são verdadeiramente robustos e muito bem concebidos."

Desenvolvimentos recentes e o futuro "Felizmente, a pandemia teve um impacto relativamente reduzido nos negócios; na verdade, recebemos um grande volume de encomendas em 2021, para entregarmos este ano", afirmou Benoit. "A cadeia de fornecimento dos nossos próprios produtos continua a funcionar bem, mas constatamos que os prazos de entrega dos chassis estão a aumentar. Isto representa um desafio para os nossos centros de produção, mas os nossos colegas são excelentes em otimizar todo o processo para minimizar interrupções. Estamos ansiosos por continuar a expandir a Terberg Matec France em 2022 e já estamos a fazer planos para os próximos anos."

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

25


PAÍSES BAIXOS

Terberg Matec Nederland (TMNL)

Crescimento soberbo no mercado nacional da Terberg

26

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022


Terberg Matec Nederland

A história da Terberg Environmental começa em 1974, com a Terberg Machines nos Países Baixos. Inicialmente, a empresa construía e distribuía sistemas de elevação de contentores. Mais tarde, as empresas Terberg Matec foram criadas para gerir a distribuição, permitindo

Factos e números

40

funcionários

3

oficinas

10

que a Terberg Machines se concentrasse na produção. Atualmente, existem empresas de distribuição nos Países Baixos (TMNL), Bélgica, França, Polónia, Espanha, Portugal, Alemanha, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido.

oficinas móveis

4

parceiros de serviço

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

27


Terberg Matec Nederland

Veículos de recolha de resíduos (VRR) A TMNL oferece VRR completos baseados em carroçarias com carregador traseiro Olympus, dos centros de produção da Terberg em Tàrrega (Espanha) e Warwick (Reino Unido), instaladas sobre chassis de fabricantes líderes europeus, com sistemas de elevação de contentores da Terberg Machines. A gama inclui carroçarias e elevadores de contentores totalmente elétricos, utilizando um sistema de bateria dedicado, ou alimentados por um chassis elétrico. Isto reduz as emissões poluentes e os ruídos - o que é particularmente importante ao operar em áreas construídas. A TMNL também fornece carroçarias com carregador lateral Speedline (ver página 38), da empresa-irmã alemã Terberg HS. Estas unidades requerem apenas um único condutor/operador, garantindo uma recolha de resíduos altamente eficiente. Por fim,

28

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

Mark Senders, Diretor da TMNL

O nosso objetivo é fornecer aos clientes uma solução abrangente, adaptada às suas necessidades.

a TMNL oferece VRR baseados nas carroçarias Olympus de grua com calha especializada e grua de carga para esvaziar os contentores subterrâneos. O design da calha foi recentemente otimizado para facilitar a inspeção e possui uma escotilha separada para o carregamento manual. Estas estruturas de calha da grua também podem ser equipadas com um sistema de elevação de contentores, para maior flexibilidade operacional. "O nosso objetivo é fornecer aos clientes uma solução abrangente, adaptada às suas necessidades", disse Mark Senders, Diretor da TMNL. "Isto significa que não falamos apenas com os gestores de frotas, mas também com os condutores, carregadores e mecânicos. Ao demonstrarmos os nossos produtos, recebemos o feedback das pessoas que trabalham com eles. O equipamento que fornecemos não deve ser apenas fiável e eficiente, mas também ergonómico, seguro e fácil de utilizar. Finalmente, pretendemos


Terberg Matec Nederland

fornecer o melhor serviço pós-venda através do apoio às oficinas internas dos clientes ou da realização do serviço por eles".

Varredores de estrada e outros equipamentos A TMNL também fornece e realiza a manutenção dos varredores de estradas da Bucher Municipal, sob um contrato de distribuição exclusivo: unidades compactas principalmente para aplicações municipais e grandes carroçarias montadas sobre camiões para a construção de estradas. Estes produtos de qualidade suíços são altamente eficientes e a gama inclui modelos totalmente elétricos. Este segmento de mercado é complementado pelos camiões de limpeza de esgotos e camiões de sucção para esvaziar sarjetas da KaiserMoro.

Expansão "Entrei no negócio em 2011 e tem sido fantástico assistir à expansão ao longo da

última década, resultante do crescimento orgânico e das aquisições", afirmou Mark. "Agora operamos a partir de três locais: IJsselstein (sede, vendas e pós-venda de VRR), Geldermalsen (pós-venda de limpeza) e De Kwakel (VRR, limpeza e pós-venda de gruas) e dispomos de uma frota de oficinas móveis. No início, a TMNL era conhecida sobretudo como fornecedora exclusiva de elevadores de contentores e uma operadora relativamente pequena no mercado holandês. Mas agora, como parte da Terberg Environmental, conseguimos fornecer VRR completos e prestar assistência com um pacote de pósvenda abrangente. Isto, e ouvirmos os nossos clientes, resultou num rápido aumento da nossa quota de mercado. Fazer parte da Terberg Environmental dá-nos a oportunidade de partilhar conhecimentos com colegas de outros países e aproxima-nos das pessoas que concebem e constroem as carroçarias e os elevadores de contentores."

Mark Senders, Diretor da TMNL

Fazer parte da Terberg Environmental aproxima-nos das pessoas que concebem e constroem as carroçarias e os elevadores de contentores.

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

29


Desenvolvimento

30

TERBERG CONNECT

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022


TERBERG CONNECT

Trazer a Indústria 4.0 para a gestão de resíduos

Desenvolvimento

Robbert Verschuur

O pessoal de serviço pode monitorizar remotamente a operação do elevador de contentores e da carroçaria, para apoiar a tripulação do VRR ou o engenheiro interno.

As operações globais de produção e serviços um microprocessador e uma memória dedicados para receber, processar e transmitir os dados do veículo, estão em constante evolução devido aos através das redes móveis, para os nossos servidores desenvolvimentos tecnológicos da quarta revolução seguros. A interação com o hardware e os dados recolhidos é realizada através da nossa interface do industrial. A nossa história remonta a 1869, após a utilizador dedicada, desenvolvida para funcionar num primeira revolução industrial, altura em que o nosso navegador web no seu PC ou tablet. fundador, o ferreiro Johannes Ter Berg, aproveitou O Terberg Connect em detalhe as novas tecnologias milagrosas a carvão. Desde Essencial para a forma como os utilizadores interagem com o Terberg Connect é o conceito de um "duplo então, temos sempre integrado a mais recente digital", em que reimaginamos os nossos sistemas de tecnologia nos nossos produtos e serviços. hardware físicos com uma contraparte virtual no ecrã, acessível através da nossa interface online.

O nosso novo sistema Terberg Connect representa uma inovação mundial no setor de gestão de resíduos, ao adotar a tecnologia de duplo digital, o diagnóstico remoto totalmente bidirecional e a telemática do veículo em tempo real, num veículo de recolha de resíduos completo.

Módulo Terberg Connect Cada elevador de contentores automático e VRR está equipado com um módulo de hardware Terberg Connect, um exemplo perfeito de "computação edge" em que a computação de dados é realizada mais próximo da fonte de dados. O módulo contém

Robbert Verschuur, Gestor de Projeto da Terberg Machines nos Países Baixos. "O desenvolvimento do módulo de hardware começou em 2018. Desenvolvemo-lo para suportar ambientes exigentes, em conformidade com a classe de proteção IP69K, as normas do setor automóvel para a CEM e vibrações, e com um intervalo de temperatura operacional de -40 °C a +85 °C. É instalado no sistema de elevação de contentores, mas também se liga à carroçaria e à CAN bus do chassis e ao nosso sistema de pesagem/identificação de contentores, se disponível. Atualmente, o módulo recolhe mais de 3000 sinais >

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

31


Desenvolvimento

TERBERG CONNECT

Neil Antell, Gestor de Serviço Reino Unido, Terberg Matec UK

"Adotámos o Terberg Connect e pretendemos melhorar a experiência dos nossos clientes através desta tecnologia remota. O diagnóstico remoto pode reduzir o tempo de inatividade do veículo, diminuir a nossa pegada de carbono por não termos de enviar engenheiros para cada pedido e identificar e enviar peças imediatamente. Esperamos que o Terberg Connect reforce as parcerias com os clientes existentes e ofereça uma porta de entrada para atrair novos negócios."

de todas as partes do VRR e possui um recetor GPS multiantena, para determinar a localização do veículo e garantir uma comunicação fiável. No entanto, em vez de simplesmente reunir e transmitir dados, o módulo processa primeiro as informações do sensor e transmite-as, conforme necessário, por 4G ou mesmo 3G/2G. Os dados são enviados para um servidor onde os clientes e o nosso departamento de assistência podem aceder aos mesmos através de um navegador web padrão, sem aplicações especiais. Utilizando a nossa interface do utilizador personalizada, os utilizadores podem navegar pelas páginas que exibem informações, em tempo real, sobre leituras de sensores, definições dos interruptores, parâmetros hidráulicos e elétricos, ecrãs de diagnóstico de elevação de contentores, dados do motor e muito mais. Com definições de permissão granulares, os utilizadores mais habilitados também podem alterar as definições; por exemplo, um utilizador pode verificar e efetuar alterações às definições de todo o VRR em tempo real, para configurar o sistema de modo a recolher um fluxo de resíduos diferente. Claro que cada cliente terá requisitos diferentes, alguns estarão mais interessados no desempenho dos seus condutores, enquanto que outros poderão estar interessados em quantos contentores são recolhidos por dia, ou talvez na diferença dos dados que pode ser encontrada ao comparar as atividades em duas zonas residenciais diferentes. As possibilidades de utilização dos nossos dados são infinitas.

32

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

A abundância de informação disponível pode ajudar os gestores a otimizarem as rondas de recolha e atingirem um custo total de propriedade (TCO) mais baixo. O pessoal de serviço pode monitorizar remotamente a operação do elevador de contentores e da carroçaria, para apoiar a tripulação do VRR ou o engenheiro interno. Os nossos distribuidores encontram, frequentemente, dificuldades em atrair engenheiros de serviço suficientes - com o Terberg Connect, as suas equipas podem gerir mais facilmente uma grande frota. Os clientes necessitam de subscrever o Terberg Connect, mas estamos a disponibilizar deliberadamente o serviço a um preço competitivo. A nossa equipa de projetos multidisciplinar foi responsável pelo desenvolvimento da interface do utilizador do Terberg Connect, concebida para tablet ou PC. Tudo é muito simples, não precisa de qualquer manual, mas são necessários alguns conhecimentos sobre o funcionamento de um VRR. O Terberg Connect foi concebido a pensar na segurança dos dados e não realiza qualquer tratamento de dados pessoais, portanto, não existem problemas relacionados com o RGPD. Muitas operadoras utilizam software de gestão de frotas de terceiros e podem utilizar uma API para fazer a interface entre esses sistemas e o Terberg Connect. A nossa combinação única de diagnóstico remoto bidirecional, recolha e rastreamento de dados de veículos em tempo real, manutenção proativa e


TERBERG CONNECT

Desenvolvimento

alertas ao vivo enviados por email significa que os nossos clientes (e os engenheiros da Terberg) têm todas as informações de que necessitam para minimizar o tempo de inatividade e maximizar as taxas de resolução à primeira tentativa. O nosso duplo digital apresenta imagens nítidas dos seus VRR, com todos os parâmetros relevantes do elevador de contentores, da carroçaria e do chassis. Estas informações são uma ferramenta valiosa para gestores, mecânicos internos e o departamento de serviço da Terberg. Não importa se a pessoa está a 10 000 km de distância ou do outro lado do quintal, é como estivesse ao lado da máquina ligada por um cabo. Também não estão apenas a observar o sistema em funcionamento, os utilizadores podem diagnosticar um problema e efetuar as alterações de forma remota. No futuro, pretendemos fazer ainda mais. Em vez de resolvermos problemas, queremos evitá-los. Com a análise de dados de tendências de falhas, podemos desenvolver uma manutenção preditiva precisa para que as peças sejam substituídas antes de avariarem - isto é algo em que estamos a trabalhar atualmente. O Terberg Connect é sobre facilitar a vida dos nossos clientes. Também é muito popular junto dos nossos distribuidores que operam frotas de aluguer, ajudando todos a tirar o melhor partido dos VRR.

Marek Buljat é responsável pela assistência técnica na Hanes, distribuidor autorizado da Terberg Environmental na República Checa e Eslováquia.

"Há muito tempo que fornecemos equipamentos da Terberg e agora a marca é bem reconhecida aqui. Os nossos clientes utilizam principalmente carregadores traseiros, mas recentemente fornecemos duas carregadores laterais, um mercado que esperamos que venha a crescer. Gosto muito do Terberg Connect, está instalado em todos os elevadores automáticos que fornecemos e ajuda-nos a oferecer uma melhor assistência técnica. Às vezes, consigo resolver um problema simplesmente orientando o cliente pelo telefone, enquanto observo os parâmetros do veículo em tempo real no meu computador através do seu duplo digital. Por exemplo, se detetarmos que um sensor está a fornecer uma leitura inesperada, podemos solicitar ao mecânico que está fisicamente junto do equipamento para o trocar por um sensor idêntico noutro local. Se isso resolver o problema, ficamos a saber que o sensor necessita de ser substituído, o que significa que o nosso engenheiro de serviço tem a peça certa dentro da carrinha quando visita um cliente, para que a reparação seja concluída numa única visita. Isto permite poupar muito tempo e dinheiro."

Funcionalidades • Cliente em destaque: O Terberg Connect foi desenvolvido em cooperação com os nossos clientes, para garantir que satisfaz as suas necessidades e pode ser utilizado imediatamente. • Sustentabilidade e eficiência: o duplo digital, com diagnóstico remoto e regulação remota das definições da máquina, reduz a necessidade de deslocação dos engenheiros de serviço. • Segurança: a proteção de dados está em conformidade com a norma de cibersegurança ISO 27001 e o RGPD. • Qualidade: o módulo Terberg Connect foi concebido do zero para o funcionamento num ambiente exigente.

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

33


Nova subsidiária

TERBERG ROSROCA VM

Factos e números

12 500 m² Área total das instalações

2400 m² Centro de produção

1050 m² Centro de serviço

500 m² Centro de peças

300 m² Unidade de pintura

400 m²

Área de lavagem e higienização de camiões

500 m² Escritórios

30

Funcionários e a crescer

34

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022


TERBERG ROSROCA VM

Nova subsidiária

Terberg RosRoca Vehicle Manufacturing:

Desenvolvido na Europa orgulhosamente fabricado nos EAU Os Emirados Árabes Unidos (EAU) consistem em sete emirados no Golfo Pérsico. A Terberg Environmental (TE) está presente há muito tempo neste mercado e, em 2020, tomou a decisão estratégica de estabelecer uma subsidiária local para fabricar, fornecer e apoiar veículos de recolha de resíduos e outros equipamentos. A Terberg RosRoca Vehicle Manufacturing LLC (TRRVM) está sediada na Cidade Industrial de Dubai, quase equidistante entre o centro do Dubai e Abu Dhabi. Existe uma abundância de indústrias nesta área, oferecendo uma cadeia de fornecimento eficaz, e as instalações são facilmente acessíveis por visitantes internacionais. "Trabalho no setor da recolha de resíduos nesta região há quase 20 anos", disse Pierangelo Marfella, Diretor-Geral. "O grupo Terberg Environmental está presente aqui há mais de 20 anos e estabeleceu uma reputação de produtos robustos e de qualidade. Em 2020, entrei para a Terberg para ajudar a preparar a nova subsidiária. Isto permite-nos oferecer um melhor apoio aos clientes locais e fornecer-lhes veículos produzidos localmente." >

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

35


Nova subsidiária

TERBERG ROSROCA VM

Estabelecer o negócio "Entrei para a nossa subsidiária Dennis Eagle em 2014, inicialmente como engenheiro, depois passando para as exportações e posteriormente para a Terberg Environmental", Jeremy BoansonJames, Diretor de Operações da TRRVM e Diretor Técnico de Exportação da Terberg Environmental. "Comecei a trabalhar no projeto da TRRVM em 2020 e agora estou a residir no Dubai, de onde também apoio os nossos distribuidores noutros países.

Pierangelo Marfella e Jeremy Boanson-James

O nosso objetivo era começarmos modestamente, mas a nossa primeira encomenda foi de nove unidades!

36

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

A preparação deste centro de produção foi um grande projeto, embora dificultado pela pandemia. Recebemos kits de carroçaria de VRR prontos a montar da fábrica da Ros Roca em Tárrega, Espanha. Montamos e soldamos os kits no mesmo tipo de suportes utilizados nas fábricas europeias, solicitamos a respetiva granalhagem e depois pintamolos internamente com spray. Finalmente, montamos as carroçarias num chassis à escolha do cliente e, em seguida, instalamos os sistemas de elevação de contentores da Terberg Machines. Todos os nossos equipamentos de produção são novos e trabalhamos de acordo com as normas de segurança europeias. Concebemos as

nossas instalações com uma combinação dos melhores aspetos dos centros de produção de Tárrega e Warwick no Reino Unido. No início, éramos apenas dois neste edifício, a trabalhar sobre móveis de campismo. Começámos com um edifício vazio e tivemos que procurar e instalar tudo, desde pontes rolantes e kits de soldadura até ratos de computador. Felizmente, apoiados ao longo de todo o processo pela nossa empresa-mãe." "O nosso objetivo era começarmos modestamente, mas a nossa primeira encomenda foi de nove unidades!", disse Pierangelo. "Tivemos realmente de acelerar tudo para entregarmos as encomendas em setembro e outubro de 2021. Apesar da pandemia, conseguimos recrutar e formar as pessoas certas para a produção e o serviço pós-venda. Isso foi um ótimo começo. Os nossos clientes reconhecem que os nossos VRR, embora mais dispendiosos que os produtos concorrentes, oferecem um maior desempenho, uma melhor eficiência e um menor custo total de propriedade (TCO)."

Gama de produtos A principal gama de produtos da TRRVM é composta por VRR, baseados nas carroçarias


TERBERG ROSROCA VM

Olympus com elevadores de contentores Terberg. A empresa também fornece carregadores laterais, carregadores de gancho e carregadores de balde, incluindo alguns equipamentos da OMB em Itália. Estes são apoiados por serviços de manutenção e reparação, quer na oficina quer pelas duas oficinas móveis, e pelo fornecimento de peças sobressalentes. "Existem recolhas de resíduos diárias e os veículos podem funcionar potencialmente durante 20 horas por dia", afirmou Jeremy. "Acreditamos que a elevada qualidade dos nossos produtos e a nossa capacidade de suporte nos permitem ter uma forte posição no mercado, que aposta cada vez mais na qualidade. O nosso slogan "Engineered in Europe - proudly manufactured in the UAE" (desenvolvido na Europa - orgulhosamente fabricado nos EAU) também atrai muitos clientes e, claro, as unidades são totalmente otimizadas para as condições locais. Até a pintura é especialmente selecionada para este clima. A recolha de resíduos nos Emirados Árabes Unidos é realizada utilizando, principalmente, grandes contentores e baldes de 1,1 m³ a 7 m³. Existem também alguns contentores de 240 e 360 litros para residências familiares. Atualmente, fabricamos VRR de câmara simples, mas assim que a separação e

Nova Nova subsidiária subsidiária

a reciclagem de resíduos sejam introduzidas aqui, a gama de equipamentos da Terberg Environmental garantirá que estamos mais do que prontos para responder a esses novos requisitos."

Mercado Os resíduos são recolhidos tanto pelas autoridades públicas como por empresas privadas, sendo que a maioria utiliza as nossas unidades VRR Olympus. Muitos operadores realizam a manutenção do equipamento internamente, mas o interesse em atribuir a capacidade de serviço a terceiros está a crescer e, para responder a essa procura, a oficina de serviço da TRRVM estende-se por mais de 1000 m². "Acabámos de garantir um contrato de manutenção de três anos para 36 veículos, com serviço e assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana, realizados pelas nossas oficinas móveis", afirmou Pierangelo. "Agora, estamos ansiosos para desenvolvermos a nossa quota de mercado de vendas e serviços nos EAU e, em seguida, nos países vizinhos do CCG. Temos capacidade de reserva suficiente nas nossas instalações para aumentarmos significativamente a produção."

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

37


Produto em destaque

GAMA SPEEDLINE

Speedline:

recolha eficiente com uma tripulação de um elemento Os nossos VRR Speedline oferecem uma excelente variedade de carregadores laterais, com um sistema semiautomático de elevação de contentores. O operador/condutor simplesmente posiciona o veículo junto do contentor e, em seguida, aciona o elevador de contentores. Quando adequado, estas unidades podem oferecer um método de recolha seguro e eficiente e eliminar a necessidade de ter operadores a trabalhar atrás do VRR.

38

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022


GAMA SPEEDLINE

Produto em destaque

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

39


Produto em destaque

GAMA SPEEDLINE

Terberg Speedline: universalmente eficiente e personalizado consoante as necessidades locais Em muitos países, os materiais recicláveis e resíduos são recolhidos utilizando VRR de carregamento traseiro: os operadores de carregamento trazem os contentores com rodas para o VRR e estes são, então, esvaziados pelo sistema de elevação de contentores. Os elevadores automáticos de contentores da Terberg tornam este processo extremamente eficiente, consoante as condições locais, a disposição das ruas e as estratégias de resíduos, a nossa gama Speedline pode oferecer uma maior eficiência. As recolhas com carregadores traseiros podem representar exigências físicas para os operadores e, como tal, os nossos VRR de carregador lateral Speedline oferecem uma alternativa eficiente e ergonómica. O VRR Speedline simplesmente para junto de um contentor e, em seguida, o condutor/ operador controla a elevação do contentor, permanecendo sempre no conforto e segurança da sua cabina. Os nossos VRR Speedline são fabricados por duas subsidiárias da Terberg Environmental e oferecerem-nos uma gama completa: Terberg HS em Emstek, Alemanha, e Ros Roca em Tárrega, Espanha. Embora os princípios de operação sejam os mesmos para todos os modelos Speedline, fornecemos uma ampla variedade de modelos e opções para oferecer uma solução perfeita para os respetivos mercados e métodos operacionais locais.

40

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

VRR Speedline: recolha de resíduos em áreas de baixa densidade "Somos especialistas em veículos de recolha de resíduos apenas com condutor, tanto em carregadores laterais Speedline como numa gama de carregadores frontais para grandes contentores de resíduos industriais, que muitas das nossas subsidiárias-irmãs também fornecem aos seus mercados locais", afirmou Martijn Bruggeman, Diretor da Terberg HS. "Fabricamos as carroçarias e o sistema de elevação de contentores internamente. Também fornecemos carregadores traseiros Olympus, fabricados por outras subsidiárias da Terberg Environmental. A HS conta com uma equipa de serviço de 65 pessoas, em três oficinas, e 10 oficinas móveis. No nosso mercado doméstico, as unidades Speedline são principalmente utilizadas para a recolha de resíduos domésticos em áreas de menor densidade e com distâncias mais longas entre residências. O condutor/operador para junto do contentor, seleciona o tipo de contentor no ecrã tátil, posiciona o elevador de contentores com o joystick e inicia a sequência de carregamento automático. Uma vez carregados, os resíduos são compactados por um sistema de pêndulo. Lançámos o Speedline nos anos 90 e, agora, somos o maior fornecedor de carregadores laterais na Alemanha.

Modelos Speedline Fornecemos modelos para diversas aplicações, com versões de câmara simples e dupla, montados sobre um chassis selecionado pelo cliente. Os nossos elevadores de contentores dispõem de pick-ups de tipo diamante ou pente. Se o centro de eliminação de resíduos estiver a uma maior distância da área de recolha, o nosso modelo CWS de carroçaria intercambiável é a escolha perfeita. Após a carroçaria CWS ser totalmente carregada, pode ser transferida do VRR para um camião normal, para o transporte até ao centro de eliminação. >


GAMA SPEEDLINE

Produto em destaque

Martijn Bruggeman

Os projetos em cidades como Berlim, Munique (Alemanha) e Bogotá (Colômbia) mostram que os carregadores laterais podem trazer inúmeros benefícios.

Apresentamos o eSpeedline As carroçarias Speedline convencionais estão ligadas à tomada de força mecânica (TDF) e ao sistema elétrico do chassis. Uma das opções disponíveis ao utilizar um chassis totalmente elétrico com uma carroçaria Speedline poderia ser alimentar a carroçaria Speedline utilizando as baterias do veículo, mas os nossos engenheiros determinaram que esta abordagem reduziria o alcance e exigiria uma integração relativamente complexa e dispendiosa. Assim, o novo eSpeedline possui uma bateria integrada de 40 kWh, para alimentar o sistema de elevação e compactação de contentores - completamente independente do chassis. A bateria pode ser carregada a partir de uma tomada trifásica convencional, sem necessidade de um ponto de carregamento automóvel dedicado.

As novas carroçarias eSpeedline estão equipadas, de série, com a telemática Terberg Connect para tornar a gestão e a manutenção mais eficientes.

Speedline SCOPE CWS para Bogotá "Em Bogotá, capital da Colômbia, as bermas costumam ser muito altas porque a estrada funciona como um canal de drenagem em caso de chuva forte", disse Martijn Bruggeman. "Por isso, quando a cidade se quis afastar do carregamento manual, não era possível utilizar contentores com rodas e posicioná-los atrás de um carregador traseiro. No entanto, os carregadores laterais são perfeitos para esta aplicação e a cidade investiu em cinco unidades Speedline SCOPE CWS. Foi selecionado o CWS, uma vez que são necessárias várias horas para chegar até ao centro de eliminação. Portanto, utilizar camiões em vez de VRR para essa viagem permite reduzir os custos. Os VRR podem ficar na cidade e continuar a recolher os resíduos. Os nossos colegas em Tárrega forneceram os 1300 contentores de 2,2 metros cúbicos cada, onde os moradores depositam os seus resíduos. Este sistema está em operação há alguns anos e o nosso cliente na Colômbia está muito satisfeito com o seu funcionamento."

Uma vez que a bateria integrada reduz a necessidade de integração com o chassis, o eSpeedline pode ser facilmente montado em qualquer chassis: elétrico, diesel ou GNC. O eSpeedline foi apresentado na feira IFAT 2022, em Munique, e temos já um forte contingente de clientes ansiosos para o combinar com um chassis elétrico. O eSpeedline permitirá aos nossos clientes reduzir a sua pegada de carbono, o ruído e as emissões de partículas. Isto ajudará a melhorar a qualidade dos nossos ambientes urbanos.

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

41


Produto em destaque

GAMA SPEEDLINE

Speedline SLM: Recolha totalmente automatizada para grandes contentores O nosso centro de produção Ros Roca em Tárrega também fabrica carregadores laterais, otimizados para o mercado local. "Aqui em Espanha, o carregamento lateral é o principal método utilizado nas grandes cidades, como Barcelona e Valência", explica o gestor de produto, Javier Varela. "Os moradores colocam os seus resíduos materiais em grandes contentores à beira da estrada. Estes dispõem de munhões nas partes laterais e são tradicionalmente recolhidos por um elevador de contentores montado na parte traseira, com braços especiais.

Factos da Ros Roca

361 76 funcionários

funcionários na equipa de serviço

22 18

centros de serviço

oficinas móveis

42

A Ros Roca introduziu o carregamento lateral em Espanha há mais de 30 anos e, portanto, tem uma grande experiência neste sistema. Desde a fusão com a Terberg, começou o desenvolvimento do que é hoje o Speedline SLM. Durante o desenvolvimento do carregador lateral Speedline SLM, trabalhámos em estreita colaboração com a Terberg Machines, beneficiando da sua ampla experiência na conceção e no fabrico de elevadores de contentores. Os braços de elevação do SLM deslizam lateralmente para se ajustarem ao tamanho do contentor. Os contentores têm uma capacidade de até 3300 litros e, como tal, o SLM possui uma tremonha e uma câmara de compactação de grandes dimensões. Isto permite ao

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

condutor/operador esvaziar vários contentores antes de iniciar o ciclo de compactação. Os nossos clientes optam pelo carregamento lateral, em detrimento do carregamento traseiro, porque pensam ser mais seguro no centro das cidades, oferece uma melhor eficiência e proporciona uma cidade mais limpa. Em Espanha, a recolha de carregamento lateral começou nas grandes cidades, mas até as cidades mais pequenas, como Lleida, onde resido, estão agora a utilizar o sistema. A Ros Roca já é o maior fornecedor de carregadores traseiros em Espanha e, agora, com o Speedline SLM, temos o produto de que necessitamos para aumentar a nossa quota no mercado dos carregadores laterais."


GAMA SPEEDLINE

Assistência pré-venda Claro que passar da recolha convencional, com um carregador traseiro e uma tripulação de três elementos, para o carregamento lateral constitui uma mudança significativa. Trata-se de uma opção estratégica e não apenas de mais um veículo. O cliente necessita de investir tempo e esforço no desenvolvimento de um processo estratégico. As nossas equipas podem aconselhá-los sobre as melhores opções para introduzir a nova forma de trabalho. Por vezes, o setor da recolha de resíduos pode ser relativamente conservador e resistente a mudanças, muitas vezes por boas razões. Mas os projetos em cidades como Madrid, Barcelona (Espanha), Berlim, Munique (Alemanha) e Bogotá (Colômbia) mostram que os carregadores laterais podem trazer inúmeros benefícios. Na verdade, são utilizados há bastante tempo noutros países, como os Estados Unidos."

Futuros desenvolvimentos Os nossos departamentos de engenharia combinados estão a desenvolver continuamente a nossa gama Speedline. Outras melhorias nos sistemas de câmaras, reconhecimento de imagem e IA facilitarão ainda mais o trabalho do condutor/operador no futuro. Por exemplo, introduzindo uma função de assistência à condução para parar o veículo no local exato e monitorizando automaticamente a área de carregamento. Neste momento, o condutor sentase normalmente do lado direito da cabina, para ter uma boa visibilidade para a área de carregamento. Com o processo de carregamento amplamente automatizado, o condutor pode sentar-se do lado esquerdo e ter uma melhor visibilidade para a estrada. Também estamos a trabalhar numa função de reconhecimento automático de contentores, para que não seja necessário selecionar o tipo de contentor na interface do operador.

Produto em destaque

Modelos Speedline

Speedline SCOPE e PPK Solução versátil, para contentores de 60 a 3200 l Volumes de até 32 m3

Speedline CWS O sistema de carroçaria intercambiável, disponível para os modos SCOPE e PPK, separa a logística de recolha e transporte de resíduos para reduzir os custos

Speedline TWIN Oferece uma recolha separada de dois fluxos de material, recolhendo contentores de até 700 kg, em cada câmara

Speedline ACE Com uma altura livre baixa, suporta contentores de até 360 l com um volume de 23 m³

Speedline SLM A nossa solução especializada para grandes contentores de 1100 a 3200 l, com um peso máximo de 1500 kg

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

43


AMÉRICA DO NORTE

A América do Norte adota o Dennis Eagle ProView 44

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022


Dennis Eagle Inc.

A nossa subsidiária Dennis Eagle Inc. foi criada para responder às necessidades do mercado norte-americano e continua a expandir o seu negócio com os seus camiões de resíduos baseados no chassis de entrada rebaixada ProView, que se mostram cada vez mais populares entre os operadores e concessionários dos EUA. A Dennis Eagle Inc. já recebeu encomendas de mais de 30 camiões em Calgary, nove em Pittsburgh e sete em Denver. Na sede da empresa em Summerville, Carolina do Sul, já existem planos para aumentar a produção ao longo do próximo ano, conforme necessário, para responder ao aumento da procura.

A cabina de chassis ProView destacase da concorrência na América do Norte por ser visivelmente diferente, oferecendo uma visibilidade imbatível para o condutor e a tripulação. A maior exposição da cabina do chassis ProView, que se destaca da concorrência na América do Norte por ser visivelmente diferente, contribuiu para este crescimento, oferecendo uma visibilidade imbatível para o condutor e a tripulação. O ProView chamou a atenção do mercado, uma vez que a segurança dos operadores representa uma prioridade. Isto também foi potenciado por um esforço com vista a desenvolver uma forte rede de concessionários no mercado, levando a que uma série de concessionários especificamente selecionados assinasse um contrato para distribuir o ProView. A nossa rede na América do Norte conta já com 14 concessionários, o que nos oferece uma presença excelente numa grande percentagem dos estados norte-americanos e das províncias do Canadá. A maioria tem camiões de demonstração com o ProView e está já a organizar dias de demonstração para os clientes. E, atualmente, com mais concessionários estabelecidos a negociarem contratos, as perspectivas de vendas para o ProView parecem promissoras. >

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

45


Dennis Eagle Inc.

Graças à entrada rebaixada, existe uma menor pressão sobre os nossos funcionários, reduzindo a probabilidade de escorregadelas ou quedas. 46

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022


Dennis Eagle Inc. O Presidente da Dennis Eagle Inc., Ian Handley, afirmou: "Existem vários fatores-chave para o sucesso do ProView. É fabricado na América e fornecemos apenas o chassis, em linha com a indústria norteamericana." "O ProView também utiliza componentes que os operadores já conhecem, tais como a transmissão Allison, o motor Cummins e os eixos Dana. Realiza o seu trabalho de forma extremamente eficiente e é muito seguro, numa altura em que as preocupações com a segurança estão em primeiro plano." "A isto somam-se as garantias de que a Dennis Eagle tem sido capaz de oferecer e a abordagem esclarecida dos nossos concessionários, que dizem que o veículo

ultrasseguro não nos beneficiará apenas a nós, Century Waste, mas a todos que utilizam as ruas onde operamos. "Também adoro a facilidade com que o condutor e o seu colega podem entrar e sair. Graças à entrada rebaixada, existe uma menor pressão sobre os nossos funcionários, reduzindo a probabilidade de escorregadelas ou quedas. Permite que os trabalhadores saiam diretamente para o passeio. As tripulações apreciarão verdadeiramente o conforto e o espaço interior da cabina, bem como a facilidade de chegar à parte traseira do camião para realizar o carregamento. Isto demonstra o quão importante é para nós o seu bem-estar. "E embora os camiões Dennis Eagle possam ser um nome relativamente novo na América do Norte, o que me convenceu foi que o ProView utiliza as peças que já utilizamos noutros camiões.

O ProView tem o motor atrás da cabina, o que lhe permite dispor de janelas ainda maiores e mais panorâmicas à volta da cabina.

simboliza o futuro da indústria norte-americana". Em abril de 2022, será alcançado um marco para a empresa, quando o primeiro VRR com ProView começar a trabalhar na cidade de Nova Iorque. O VRR trabalhará em Manhattan, com a Century Waste Services, que afirma ter investido no veículo para melhorar ainda mais a segurança nas operações de recolha de resíduos da cidade. E a empresa é bastante clara, ao afirmar que espera ganhar mais negócios com isso. O proprietário e fundador da Century Waste, Marc Savino, disse: "Historicamente, os camiões com cabina sobre o motor foram utilizados na cidade de Nova Iorque, porque ofereciam uma melhor visibilidade para o condutor, resultando numa maior segurança. Mas o ProView tem o motor atrás da cabina, o que lhe permite dispor de janelas ainda maiores e mais panorâmicas à volta da cabina. "Oferecem um campo de visão muito melhor, o que melhora significativamente a visibilidade e aumenta ainda mais a segurança. Isto também significa que existe muito mais espaço e conforto para os condutores. "Constitui o próximo passo no design de veículos de recolha de saneamento e reciclagem e este veículo

"Experimentámos o veículo e estamos muito satisfeitos com o que encontrámos." John Baumann, dos nossos concessionários Allegiance Trucks de Nova Jérsia, que vendeu o veículo à Century Waste, não tinha quaisquer dúvidas sobre o futuro. Afirmou: "O chassis ProView de design inovador prepara-se para se tornar num líder de mercado na remoção de resíduos e a Allegiance Trucks está numa posição única para trazer essa inovação para as empresas de remoção de resíduos, desde o nordeste de Nova Jérsia até ao Maine." Mais perto de casa, sendo que a casa é em Summerville, SC, Charleston acaba de adquirir dois ProViews para operar na vibrante área do centro da cidade, a poucos minutos do local onde foram fabricados. Os dois camiões foram vendidos através do concessionário local Truck Sales and Leasing e, entre os motivos para a sua compra, o cliente destacou o espaço e o conforto que estes proporcionaram aos condutores e tripulantes. E caso a atratividade do veículo ainda suscitasse dúvidas, o ProView foi até nomeado para um prémio da South Carolina Manufacturers Alliance, o "The Coolest Thing Made In South Carolina" (A melhor coisa fabricada na Carolina do Sul).

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

47


Divisão da Terberg Environmental

Gestão da Subsidiária Terberg Environmental

Sónia Santos Terberg Resitul

Marco Overbeek Terberg Machines

Martijn Bruggeman Terberg HS

PORTUGAL

PAÍSES BAIXOS

ALEMANHA

Fundada em 2005, com um armazém de peças totalmente otimizado e várias oficinas de reparação. A Terberg Resitul fornece os nossos produtos e um excelente serviço ao mercado português.

Estabelecida em 1974 e responsável pelo design e fabrico dos nossos sistemas de elevação de contentores, pela nossa tecnologia de pesagem e identificação e pelo Terberg Connect.

Com uma experiência combinada de mais de 100 anos, a Terberg HS é especializada na produção de VRR de carga lateral e dianteira e na distribuição dos nossos VRR de carga traseira e sistemas de elevação de contentores.

Rob Colby Terberg Matec UK

Piotr Pawlowski Terberg Matec Polska

Kevin Else Dennis Eagle Ltd

REINO UNIDO

POLÓNIA

REINO UNIDO

Divisão comercial no Reino Unido que fornece o equipamento de elevação de contentores e as soluções de pesagem e RFID da Terberg, além de prestar uma assistência completa pós-venda.

A operar num mercado fundamental e em crescimento, a nossa subsidiária na Polónia continua a registar um forte crescimento, traduzido no aumento da sua quota de mercado.

Reconhecido fabricante de veículos de precisão desde 1907, fornece à Terberg Environmental uma gama pioneira de chassis de veículos e VRR.

Mark Senders Terberg Matec Nederland e Terberg Matec Belgium

Will Marzano Terberg Matec UK

Pere Petit Ros Roca

REINO UNIDO

ESPANHA

PAÍSES BAIXOS E BÉLGICA

O nosso centro de design e produção no Reino Unido oferece uma gama especializada de carroçarias de veículos de recolha de resíduos secos recicláveis e orgânicos.

Com mais de 65 anos de experiência, oferece toda uma gama de equipamentos de carga traseira, lateral e dianteira, sistemas de elevação de contentores, sistemas de lavagem de contentores, varredoras, tanques de água e aspersores.

As nossas subsidiárias holandesa e belga servem os respetivos mercados com VRR de carga traseira, lateral e dianteira, fornecendo ainda sistemas de elevação de contentores e tecnologia de limpeza de ruas.

48

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022


Ian Handley Dennis Eagle Inc.

Pierangelo Marfella Terberg RosRoca Vehicle Manufacturing

EUA

EMIRADO DO DUBAI

Subsidiária totalmente detida que fornece ao mercado norte-americano a ProView, uma cabina especializada de chassis Dennis Eagle, de alta visibilidade e entrada rebaixada.

Fundada em 2020, a nossa mais recente subsidiária foi criada no coração do Médio Oriente para responder às necessidades dos setores de Resíduos e Reciclagem de todo o CCG.

Benoit Boton Terberg Matec France

Xavier Lecha Areny EnviroRent

FRANÇA

ESPANHA

Estabelecida em 2020, mas com mais de 40 anos de experiência no mercado de gestão de resíduos francês, oferece uma gama completa de produtos da Terberg Environmental, juntamente com uma oferta pós-venda abrangente.

A EnviroRent oferece serviços de aluguer de curta e média duração e venda de camiões de recolha de resíduos VRR usados e equipamentos de limpeza de vias públicas. A operar desde 2006, têm uma forte presença no mercado espanhol e trabalham tanto para clientes particulares como para municípios.

O Conselho de Administração da TE, da esquerda para a direita: Thibaut Robin, Hans Geerts, Godfried Terberg, Tim Conlon, Kevin Else e Pere Petit

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

49


Informação corporativa

Distribuidores Europa Áustria M-U-T GmbH Stockerau m-u-t.at

Ilha de Man Outdoor Plant & Power Braddan opandp.com

Croácia Autobus d.o.o. Zagrebe autobus.hr

Letónia SIA “Alwark” Marupes Novads alwark.lv

Chipre Spyros Houtris and Sons Ltd Larnaca houtris.com

Liechtenstein Terberg HS GmbH Emstek terberg-hs.de

República Checa Hanes s.r.o. Praga hanes.cz

Lituânia UAB “Alwark” Vilnius alwark.lt

Dinamarca Phoenix Danmark A/S Brøndby phoenixdanmark.dk

Luxemburgo Terberg Matec Belgium bvba Genk terbergmatec.be

Estónia Alwark OÜ Tallin alwark.ee

Irlanda do Norte Manvik Plant and Hire Ltd Belfast manvikplant.com

República da Irlanda Setanta Vehicle Sales Ltd Drimnagh setantatrucks.ie

Grécia A.KAOUSSIS S.A. Atenas kaoussis.gr

Noruega Steco Miljø AS Lier steco.no

Eslováquia Hanes Slovakia s.r.o. Trnava hanes-slovakia.sk

Hong Kong MAN Truck And Bus Hong Kong Limited Hong Kong mantruckandbus.com

Hungria Unikomtech Gép Kft. Kozármisleny unikomtechgep.hu

República da Irlanda Munster Vehicle Sales Cork mvscork.ie

Suíça David Wiederkehr AG Zofingen dw-fzbau.ch

Malásia Terberg Tractors Malaysia Sdn Bhd Selangor simedarbyindustrial.com

50

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

Approved dealers Direct sales Approved dealers Direct sales

África África do Sul TFM Holdings Olifantsfontein tfm.co.za

Ásia


Informação corporativa

Kansas / Missouri / Arkansas / Louisiana / Tennessee ocidental Rush Enterprises rushenterprises.com Oklahoma Holt Equipment holtcat.com Texas Peak Trailer Group peaktrailergroup.com Mississippi / Alabama Burroughs Companies burroughscompanies.com Tennessee oriental / Georgia / Florida Cumberland International Trucks cumberland-companies.com Carolina do Sul Truck Sales & Leasing trucksalesandleasingsc.com Carolina do Norte Piedmont Trucks piedmonttrucks.com Filipinas Bowman Technologies Inc. Muntinlupa City Singapura Zenith Engineering Pte Ltd Singapura ze.com.sg Vietname Tien Ngoc Company Ho Chi Minh tienngoc.com

Austrália Austrália Penske Commercial Vehicles Wacol penske.com.au/dennis-eagle

Nova Zelândia Nova Zelândia Penske Commercial Vehicles Wiri penske.com.au/dennis-eagle

América do Norte CANADÁ Glover International Trucks Calgary glover-ace.com

Sul da Califórnia / Washington / Arizona / Alaska RWC Group rwcgroup.com Wyoming / Colorado Hardline Equipment hardlineequipment.com Dakota do Norte / Dakota do Sul / Minnesota North Central International northcentralintl.com

EUA

Wisconsin Milwaukee Trucks milwaukeetruckservice.com

Norte da Califórnia / Nevada Arata Equipment Company arata.com

Iowa / Indiana / Ohio / Kentucky Trivista trivistacompanies.com

Pennsylvania / Maryland / Nova Jérsia / Delaware / Washington DC Quality Truck Center qualitytruckcenter.com Nova Iorque / Vermont / New Hampshire / Massachusetts / Connecticut / Rhode Island / Maine Allegiance Trucks allegiancetrucks.com Michigan Wieland Trucks wielandtrucks.com

América do Sul Colômbia Sumequipos SAS Bogotá sumequipos.com

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

51


Visão geral da empresa

Divisões Royal Terberg Group Equipamento de recolha de resíduos e reciclagem A Terberg Environmental fabrica e fornece uma ampla gama de carroçarias inovadoras de veículos de recolha de resíduos (VRR), elevadores de contentores robustos, carroçarias de veículos de reciclagem sem compactação, sistemas de resíduos subterrâneos, veículos de carregamento lateral e frontal, hardware de pesagem e identificação e toda uma série de outros equipamentos de recolha de resíduos e reciclagem.

Tratores para estaleiros e terminais Os tratores de manobras da Terberg são utilizados em mais de 120 países. Estes veículos são uma opção eficiente para manusear reboques e caixas móveis. A gama inclui tratores de estaleiro, tratores RoRo, tratores industriais e tratores rodoviários/ ferroviários que são utilizados em portos, centros de distribuição, indústria pesada, estações de manobras ferroviárias, obras de construção de túneis e aeroportos.

Modificação de camiões A Terberg Techniek instala eixos adicionais em camiões Volvo e fornece kits de eixos a nível mundial. O nosso sistema de tração dianteira auxiliar X-Track é instalado em veículos florestais, de construção e municipais. Estas modificações permitem que os veículos transportem cargas mais pesadas e trabalhem em terrenos difíceis. A Terberg Techniek também modifica veículos para aplicações policiais, de defesa e industriais. As modificações incluem a alteração da distância entre eixos dos camiões, a instalação de sistemas e gruas de manuseamento de contentores e a montagem de equipamentos especializados.

Truck Mounted Forklifts As empilhadoras montadas em camiões da Kinglifter ajudam a tornar as operações de entrega mais eficientes. Estão disponíveis com capacidade de 1,5 ou 2,5 toneladas, carregamento final ou lateral e tração simples ou às três rodas. O seu peso reduzido significa que podem trabalhar em ambientes onde as empilhadoras convencionais não podem ser utilizadas.

Terberg Business Lease Group O Terberg Business Lease Group foi criado em 2019 a partir de uma fusão entre a Terberg Leasing e a Business Lease Nederland. Ambas são empresas familiares com um sólido historial em aluguer, transporte e mobilidade. O objetivo é manter os clientes em movimento de forma inteligente, inovadora e sustentável. Isto obriganos a acompanhar os desenvolvimentos no domínio da mobilidade e as necessidades dos clientes.

52

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022


Visão geral da empresa

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

53


Visão geral da empresa

150 anos de empreendedorismo Durante mais de 150 anos, o Royal Terberg Group tem vindo a fornecer o melhor para os mercados de veículos especializados de todo o mundo. Com 32 empresas operacionais em 14 países, o grupo Terberg é um fornecedor multinacional independente de veículos (especializados) e sistemas de veículos. O Royal Terberg Group tem vindo a progredir com ênfase na invenção, inovação, transformação e criação de valor.

Criar valor nos mercados de veículos especializados Novos desenvolvimentos ocorrem constantemente no mundo do transporte, da gestão de resíduos e da logística, desde estratégias operacionais até à tecnologia da transmissão. Os governos e empresas estão constantemente em busca de oportunidades para tornar os seus transportes, distribuição, armazenamento ou recolha de resíduos tão otimizados e lucrativos quanto possível. A Terberg visa oferecer soluções para maximizar a disponibilidade de veículos e melhorar a sua eficiência. Isto permite que os governos e empresas mantenham os seus transportes e atividades de transporte operacionais e atualizados, com investimentos otimizados.

Com o foco na sustentabilidade Temos em conta o impacto das nossas operações nas pessoas e no meio ambiente. Temos em conta as seguintes questões-chave na gestão do nosso negócio: • Reduzir o consumo de energia. • Condições do local de trabalho. • Criar um ambiente de trabalho e ambiente mais limpos. • Utilizar os recursos naturais de forma sustentável. • Desenvolver tecnologia sustentável. • Políticas sociais e a nossa relação com a região.

54

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

Veículos elétricos Estamos a assumir a liderança nesta área, em todas as nossas divisões da indústria. Temos agora vários anos valiosos de experiência partilhada no desenvolvimento e fabrico de veículos elétricos. Esta experiência partilhada beneficia todos os negócios da Terberg, à medida que continuamos a desenvolver uma geração melhorada de VE. Além da eletrificação das nossas soluções, estamos a trabalhar com a tecnologia de hidrogénio para alimentar as nossas máquinas do futuro.

Fundação Terberg Todos os anos, o Royal Terberg Group faz uma doação para a Fundação Terberg. Os objetivos da Fundação são: • Contribuir para a independência das pessoas desfavorecidas e, desta forma, contribuir para uma sociedade melhor. • Contribuir para uma boa educação, saúde e cuidados para jovens e idosos.

Envidamos esforços para: • Oferecer aos clientes em mercados especializados produtos de alta qualidade com um custo total de propriedade reduzido, em vez de nos focarmos no preço inicial mais baixo. • Apoiar o espírito empreendedor das empresas operacionais e ajudá-las na sua expansão para novos mercados e produtos. • Oferecer aos funcionários carreiras gratificantes. • Garantir a continuidade da Terberg enquanto empresa familiar.


Visão geral da empresa

Estrutura corporativa janeiro de 2022

ROYAL TERBERG GROUP B.V. (PAÍSES BAIXOS)

SPECIAL VEHICLES

ENVIRONMENTAL EQUIPMENT

TERBERG BENSCHOP B.V.

TERBERG MACHINES B.V.

TERBERG TRACTORS NEDERLAND B.V.

TERBERG MATEC NEDERLAND B.V.

TERBERG D.T.S. (UK) LTD

TERBERG MATEC BELGIUM BV

TERBERG SPEZIALFAHRZEUGE GMBH

TERBERG MATEC SAS

TERBERG TRACTORS BELGIUM BV

TERBERG MATEC POLSKA SP.Z O.O.

TERBERG MIDDLE EAST FZE

TERBERG ROSROCA VEHICLE MANUFACTURING LLC.

TERBERG TRACTORS AMERICAS INC.

DENNIS EAGLE LTD

MANUPORT S.R.L.

DENNIS EAGLE INC

(PAÍSES BAIXOS)

(PAÍSES BAIXOS)

(REINO UNIDO)

(ALEMANHA)

(BÉLGICA)

(DUBAI, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS)

(ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA)

(ITÁLIA)

(PAÍSES BAIXOS)

TERBERG KINGLIFTER B.V.

TERBERG BUSINESS LEASE GROUP B.V.

(PAÍSES BAIXOS)

(PAÍSES BAIXOS)

TERBERG KINGLIFTER GMBH

PERSONAL CAR LEASE B.V. (PAÍSES BAIXOS)

(ALEMANHA)

TERBERG LEASING JUSTLEASE BELGIUM BV (BÉLGICA)

(POLÓNIA)

(DUBAI, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS)

(REINO UNIDO)

(ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA)

ROS ROCA S.A.U.

TERBERG TRACTORS MALAYSIA, SDN.BHD.

ENVIRORENT XXI, S.L.U.

TERBERG SERVICES SOLUTIONS SDN.BHD.

RESITUL LDA.

(MALÁSIA) (JV 50/50)

(PAÍSES BAIXOS)

LEASING

(FRANÇA)

TERBERG TRACTORES IBERIA SL

(MALÁSIA) (JV 50/50)

TECHNIEK B.V.

TRUCK MOUNTED FORKLIFTS

(BÉLGICA)

HS FAHRZEUGBAU GMBH

(ESPANHA E PORTUGAL)

TERBERG

(PAÍSES BAIXOS)

TERBERG MPM IRELAND LTD

(IRELAND AND NORTHERN IRELAND)

MODIFICATION TRUCKS

(ALEMANHA)

(ESPANHA)

VALORES FUNDAMENTAIS

FACTOS A RETER

Espirito empreendedor

Fundada em 1869

Inovação

Volume de negócios: 1,090 mil milhões (2021)

Foco no cliente Qualidade

Flexibilidade Integridade

Sustentabilidade

Empresa familiar

Trabalhadores: aprox. 3050 Presença em 14 países

Empresas operacionais: 32

Exportadora mundial: > 100 países

(ESPANHA)

(PORTUGALIA)

TERBERG MANUFACTURING & ASSEMBLY SDN.BHD. (MALÁSIA) (JV 50/50)

HIGHTECH AUTO PTE.LTD. (SINGAPURA) (JV 50/50)

TERBERG ENVIRONMENTAL MAGAZINE 2022

55


Terberg Environmental P.O. Box 202 3400 AE IJsselstein Países Baixos Tel. +31 (0) 30 68 68 700 info@terbergenvironmental.com TERBERGENVIRONMENTAL.COM