Page 1

NEWSLETTER Setembro 2011

destaque: - Alentejo vê apoiados mais de 100 projectos no sector turístico

Indice: P2 - Editorial P4 - Destaque P6 - Promoção P8 - Promoção Externa

P15 - Melhoria do Produto P24 - Eventos / Inaugurações P17 - Observatório P29 - Iniciativas P19 - Apoio ao Investidor P30 - Turismo do Alentejo é Notícia P23 - Estatísticas


Publituris … ao serviço do turismo Aí temos a Gala Publituris no Alentejo, pela primeira vez na sua história. Nas primeiras conversas que tive com o meu amigo Miguel Breyner, um “enorme” director de hotel, que muito prestigia o sector turístico, uma das suas primeiras solicitações foi a de que trouxéssemos a gala para o Alentejo. Pois meu caro Miguel, aqui temos os nossos Óscares do turismo.

Editorial

Ainda sou dos tempos da tinta permanente nas nossas velhinhas escolas primárias. E desde essa velha tinta e do giz do quadro até aos mais sofisticados tablets, o velho alfabeto fenício tem sempre uma tendência terrível para juntar as letras na crítica mais fácil, corrosiva, no apontar dos erros, esquecendo o elogio e as felicitações. Pois bem, hoje a minha caneta está inclinada para o elogio sincero e justo. Não há dúvida de que Abril nos trouxe a liberdade, a consciência crítica, a livre expressão mas também é verdade que muitas vezes se caiu no exagero, na busca do pessoal, da intimidade, esquecendo a valoração oportuna das boas ou más práticas gestionárias aos mais diversos níveis. Penso que o Publituris soube encontrar esse equilíbrio. E é importantíssimo para o turismo português dispormos de uma publicação que, reportando aos valores essenciais de uma opinião livre, crítica, forte e pensada, coloca essa opinião ao serviço de um significativo sector, proporcionando a todos -mas a todos!- que expressem ali os seus pontos de vista. E isso tem um preço? Terá, seguramente, disso não tenho dúvidas, mas também é verdade que a persistência e a coerência acabam sempre por triunfar.

P2

E se o Publituris tem vencido essa batalha, sem dúvida que é o Turismo Português que ganha com o seu contributo muitas vezes motivacional e incentivador para o desenvolvimento do sector.


Por isso a sua Gala não é mais a Gala da Publituris, é a Gala do Turismo Português, é a nossa festa anual e recebê-la no Alentejo é obviamente um orgulho especial para a ERT e para toda a família do Turismo.

Editorial

E, se o Ruben me permite, não podia deixar de colocar duas propostas para as próximas edições: que exista um prémio para a melhor Entidade Regional de Turismo (muito diferente da melhor região) que premeie o trabalho realizado e não as suas condições naturais e outro para o melhor trabalho jornalístico na área do turismo. Porque um sinal de autoridade é saber premiar os outros -e vocês já atingiram esse patamar- que saibam agora utilizá-lo porque só os “Grandes” têm essa capacidade. Mas é lógico que sempre defendi que são as pessoas que fazem as instituições e nunca o contrário e é por isso que, com a devida autorização dos administradores do Grupo, quero aqui expressar a opinião de que muito deste prestígio é resultado do trabalho ímpar do Ruben Obadia e da sua equipa. Ruben, seja na tinta permanente ou no tablet Parabéns, vocês merecem um justo destaque pelo excelente trabalho que têm realizado. Mas -atenção!- quem elogia com frontalidade ganha o direito de exigir sempre mais no futuro. Bem-vindos à Gala Publituris, no Alentejo, claro!

Ceia da Silva Presidente da Turismo do Alentejo, ERT

P3


Alentejo vê apoiados mais de 100 projectos no sector turístico

Destaque

Investimentos rondam os 240 milhões de euros

P4

O investimento global no sector do turismo no Alentejo, no âmbito do QREN, ascende a mais de 230 milhões de euros, num total de 67 projectos apoiados. Já no que respeita à tipologia dos empreendimentos, os estabelecimentos hoteleiros representam um investimento de 70 milhões de euros que correspondem a 20 projectos; o turismo no espaço rural (inclui os hotéis rurais) com 22 projectos representa um investimento de 18,5 milhões de euros; os parques de campismo com 2 projectos um investimento de 38,5 milhões de euros e

os aldeamentos turísticos com 2 projectos representam um investimento na ordem dos 6,9 milhões de euros. Quanto à animação turística foram aprovados 9 projectos que representam um investimento de 21 milhões de euros. Os Operadores e agentes de viagens totalizam 6 projectos com um investimento de 2,9 milhões de euros e os estabelecimentos de restauração e bebidas um investimento de 458 mil euros referentes a 3 projectos. Os resorts representam um investimento de 71,5 milhões de euros.


Destaque

Outro importante instrumento de financiamento ao investimento e às empresas em meio rural é o PRODER. O eixo 3 deste programa é destinado a financiar projectos que visem a dinamização de zonas rurais. Das duas medidas que este eixo contempla, uma é vocacionada para apoiar empresas, tendo o sector do turismo um peso muito importante nos objectivos da medida, daí que importe considerar o investimento que tem sido e continua a ser feito no sector do turismo impulsionado por este programa comunitário. Assim, desde o arranque do PRODER, oficialmente em 2007, mas na prática apenas em 2009 e com dados referentes ao 1º concurso daquele ano, esta medida já permitiu o apoio a 48 projectos que representam um investimento de mais 9,6 milhões de euros que correspondem um incentivo de 5,6 milhões de euros, ou seja, uma taxa de comparticipação média de 58%. Note-se que aqui não estão incluídos

projectos referentes a 2 associações que disponibilizaram dados globais, o que não nos permitiu identificar qual o investimento referente ao sector do turismo (Ader-Al e Alentejo XXI). Considerando também a informação disponível referente ao 2ºconcurso, (foram disponibilizados dados por parte de 3 associações que já aprovaram os projectos em orgão de gestão), podemos adiantar que o valor do investimento ascende a 14,5 milhões de euros e o incentivo a 8,4 milhões de euros num total de 73 projectos aprovados. Em termos de emprego registamos a criação líquida de 122,5 postos de trabalho. No que respeita à tipologia de projectos, podemos referir que 64% correspondem a investimentos na área do alojamento (turismo no espaço rural e turismo de habitação), 22% a projectos de animação turística e 14% a projectos de estabelecimentos de restauração e bebidas.

NOTAS:

P5

Estes dados referem-se aos financiamentos aprovados pelo PRODER para o sector do turismo desde o início desta medida até ao dia 5 de Setembro de 2011. Destas associações apenas a Alentejo XXI não fechou o 2 ºaviso. Estes dados só contenplam o investimento do segundo aviso referente às associações que nos disponibilizaram essa informação, a saber, Rota do Guadiana, ESDIME e Terras Dentro.


Stand promocional percorre feiras regionais

Promoção

A linha de comunicação e imagem “Alentejo, tempo para ser feliz” esteve presente nos eventos de Reguengos de Monsaraz, Portel, Alter do Chão e Crato, através do stand da Turismo do Alentejo. Assim, durante o mês de Agosto, a região promoveu-se junto dos muitos visitantes nacionais e estrangeiros que percorreram os eventos da região.

P6

A Exporeg - 19ª Exposição de Actividades Económicas, realizada no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz entre os dias 12 e 15, foi a primeira iniciativa de Agosto onde o stand da ERT marcou presença. Este certame - organizado pela autarquia local - visa a promoção das empresas da região, incentivar o desenvolvimento de contactos e de negócios e divulgar Reguengos de Monsaraz como um destino de turismo de excelência. O programa do evento integrou ainda uma mostra de maquinaria agrícola, a XVI Exposição de Pecuária, o Festival Reguengos Jovem, workshops, largadas de toiros, passeio “BTT ao Luar”, apresentação de projectos da EDP no concelho e do projecto InovCity e o XII Concurso Regional do Rafeiro do Alentejo. Segundo a organização, o evento recebeu 50 mil visitantes. Já entre os dias 16 e 21, a acção promocional da Entidade Regional de Turismo realizou-se em Portel, mais concretamente no Agosto em Festa 2011. O cartaz deste evento, organizado pela autarquia local, ofereceu aos visitantes o Festival Internacional de Folclore, o PortelAves, concertos, concursos, um desfile de moda, uma Mostra de Actividades Económicas, uma Feira do Livro e exposições.


Promoção

Entre 19 e 21 de Agosto o stand da Turismo do Alentejo esteve presente nas Festas de Verão de Alter do Chão. Durante três dias, os visitantes do evento tiveram oportunidade visitar o espaço promocional da região e assistir a concertos, bailes, leilões e corridas de toiros, entre muitas outras iniciativas.

P7

O Festival do Crato foi o último evento onde o stand promocional da ERT esteve presente em Agosto. Tendo conquistado notoriedade, ao longo dos anos como Feira de Artesanato e Gastronomia, o festival é hoje reconhecido como um dos maiores eventos de música do país e, este ano, atraiu ao Crato perto de 50 mil pessoas. Nesta edição, a histórica vila recebeu algumas das melhores bandas nacionais e internacionais da actualidade e voltou a apostar em expressões artísticas como a Animação de Rua, DJ's consagrados e uma componente gastronómica e de artesanato de referência. A sessão de abertura do festival foi realizada pelo Presidente da autarquia local, J o ã o Te r e s a Ribeiro, e contou com a presença de v á r i o s convidados, entre os quais o Presidente da Tu r i s m o d o Alentejo, Ceia da Silva.


Mercados externos fecham primeiro semestre em alta

Promoção Externa

Uma subida de 28,7% no número de dormidas realizadas por turistas estrangeiros nos hotéis do Alentejo é o saldo do primeiro semestre de 2011.

P8

Este resultado significa um aumento absoluto de 32 951 dormidas de estrangeiros na região. “Ainda que os principais mercados apresentem resultados genericamente positivos, gostaria de colocar em especial evidência a evolução verificada em Espanha, com mais 9 424 dormidas (+33,9%) - mercado onde estamos com uma campanha muito agressiva”,

referiu Vítor Fernandez da Silva, Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. O mesmo responsável disse ainda que “também o Reino Unido está em destaque - com mais 4 319 dormidas (50,3%) e, igualmente, alvo de campanhas especiais de promoção, que se articularam com o voo semanal Heathrow Beja, iniciado no final de Maio - e o Brasil que sobe 4 255 dormidas no semestre (59,3%) e que foi igualmente alvo de uma atenção especial por parte da instituição que preside.


Promoção Externa P9

Olivier Anquier nomeado Embaixador do Alentejo A Turismo do Alentejo, ERT e a Agência de Promoção Turística nomearam Olivier Anquier como Embaixador do Alentejo, como reconhecimento pelo seu contributo na promoção da região no Brasil. A cerimónia da entrega do título teve lugar, a 18 de Agosto, no hotel Convento do Espinheiro e foi presidida por Vítor Fernandez da Silva, Presidente da Agência e Vice-Presidente da Turismo do Alentejo, ERT. Esteve também presente Paulo Machado, Director da Equipa de Turismo de Portugal no Brasil. No final da cerimónia, o grupo coral Cantares de Évora dedicou a Olivier Anquier algumas modas do seu repertório, divulgando assim também essa faceta da cultura do Alentejo. A comunicação social brasileira, sobretudo na sua dimensão online, foi célere a destacar a iniciativa, produzindo dezenas de artigos e contribuindo assim para o reforço da visibilidade do Alentejo naquele mercado.


TV Globo realiza programas sobre o Alentejo

Promoção Externa

O “Diário do Olivier”, realizado e apresentado por Olivier Anquier uma das caras mais famosa da tv brasileira também reconhecido como cozinheiro e gastrónomo - vai dedicar as emissões de Novembro ao Alentejo e à sua gastronomia.

P10

As reportagens foram realizadas durante Agosto, mês em que a equipa de produção de Olivier se deslocou ao Alentejo. “Quando convidámos o Olivier a vir conhecer a gastronomia Alentejana estávamos certos que ele se encantaria até pelas coisas mais simples, como uma boa açorda ou uma sardinhada à beira mar e foi isso que aconteceu. O entusiasmo pelo que viu e experimentou na nossa região foi tamanho, que me deu conta da sua decisão de voltar ao Alentejo já em 2012, para filmar uma nova série de programas”, adiantou Vítor

Fernandez da Silva, Presidente da Agência de Promoção Turística. “A pretexto da gastronomia, o 'Diário do Olivier' acaba por apresentar todo um destino, nos seus aspectos históricos, culturais e turísticos, implicando sempre uma interacção com personagens locais, podendo quase ser considerado como um programa de viagens”, disse ainda o responsável. Refira-se que a intervenção da Agência no mercado do Brasil tem conseguido captar a atenção dos meios de comunicação social com mais capacidade de penetração nomeadamente a televisão -, e também dos operadores turísticos e agentes de viagens, sobretudo dos associados da ABAV (Associação Brasileira dos Agentes de Viagens), sendo de destacar o aumento de cerca de 60% que este mercado apresentou no primeiro semestre de 2011.


Campanha 2012 no mercado alemão arranca já este mês

Promoção Externa

Várias visitas de jornalistas e de operadores turísticos alemães estão agendadas para o mês de Setembro, marcando assim o início das acções de promoção focadas em 2012.

P11

Vão ser acções de características diversas, desde a colaboração com a Vip Reisemagazine, numa vista que terá lugar entre 5 e 13 de Setembro dias em que a estação de rádio Saarländischer Rundfunk emitirá uma série de programas gravados no Alentejo que incluem várias entrevistas com individualidades locais - a mais três visitas de grupos de jornalistas, versando diferentes temas e territórios e ainda uma visita individual, com o jornalista Franz Zussner. Entretanto, estão também já acordadas colaborações com alguns operadores turísticos de especial importância para a região, como a Olimar Reisen e a DERTUR, enquanto

decorrem conversações com outros, visando igualmente formas de colaboração que melhorem a presença do Alentejo na respectiva programação e lhe confiram maior visibilidade. Nas palavras de Vítor Fernandez da Silva, Presidente da Agência, “com estas acções pretendese ir ao encontro da apetência que o mercado Alemão tem por destinos com as características do Alentejo, sobretudo nos aspectos relacionados com a autenticidade, a identidade e cultura do povo, com a natureza e as diferentes formas de turismo activo”. “Temos de marcar bem junto do turista alemão e dos empresários do sector a dimensão diferenciadora da nossa região face a outros destinos, sublinhando o seu carácter único e a melhor forma de o conseguir é convida-los a virem cá”, afirmou ainda.


Sunday Mirror considera Alentejo o segredo escondido de Portugal

Promoção Externa

Na edição de 7 de Agosto, o Sunday Mirror fez um artigo de página inteira sobre o Alentejo. O semanário inglês considera a região um segredo escondido de Portugal (Portugal's Hidden Secret) e lança um olhar muito abrangente e convidativo sobre o destino.

P12

No artigo, a jornalista Jill Main - que se deslocou ao Alentejo a convite da Agência Regional de Promoção Turística e no quadro da operação aérea que o operador turístico Inglês SUNVIL mantém para o Aeroporto de Beja - relata o que viu e sentiu durante a viagem de uma semana que fez à região e que começou e acabou na cidade de Beja. As principais referências turísticas da região são destacadas e elogiadas no artigo, incluindo a sua apreciação sobre questões muito concretas, como preços e qualidade da oferta gastronómica regional. Segundo Vítor Fernandez da Silva, Presidente da Agência, “A excelente cobertura mediática que o voo da Sunvil entre os aeroportos de Heathrow (Londres) e Beja conseguiu para o Alentejo garantiu a este destino uma notoriedade sem precedentes, que está na base de um crescimento da procura do mercado do Reino Unido superior a 50% no primeiro semestre de 2011, contrariando assim a evolução sobretudo negativa que se regista desde 2000”.


Promoção Externa

Barcos casa do Alqueva em destaque na imprensa inglesa

P13

Depois dos vários artigos que têm vindo a ser publicados nos jornais de maior expressão no Reino Unido, agora foi o The North West Enening Mail a dedicar as páginas centrais do suplemento de viagens ao Alentejo, destacando a zona da albufeira de Alqueva e os barcos casa. Num artigo muito interessante, o jornalista Paul Turner - que esteve no Alentejo no âmbito da colaboração entre a Agência Regional de Promoção Turística e a Amieira Marina -,

considera-se um novo explorador, quase como um novo Vasco da Gama, dando novos mundos ao mundo, mas agora navegando nas mansas águas do Alqueva e nas ondas da planície Alentejana. Descreve, com detalhe, a navegação que efectuou - dos lugares que bordejam a albufeira e os outros que depois desses visitou -, o vinho e a comida, acabando por sugerir um fly and drive, que se inicie ou inclua o Algarve, destino de eleição e de grande notoriedade para muitos Ingleses.


Promoção Externa

Alentejo no Dernières Nouvelles de L'Alsace

P14

Na sequência de uma visita ao Alentejo, organizada pela Agência Regional de Promoção Turística em articulação com a Equipa de Turismo de Paris, o jornalista Jügen Thöne tem vindo a publicar no Dernières Nouvelles de L'Alsace uma série de artigos sobre o Alentejo, dois dos quais versando especificamente a produção vinícola e os enoturismos aqui existentes. Jügen Thöne considera o Alentejo um “território de sonho” para aqueles que por uns dias ou meses, quiserem mudar de vida ou mudar de mundo, dando conta dos encantos que o conquistaram. Nas reportagens, o jornalista destacou o sobreiro (aquela árvore estranha com tronco de duas cores) e a paciência do homem alentejano, que tantos anos aguarda para lhe poder retirar a cortiça; a dimensão mística que envolve a região e que se revela em sítios como o cromeleque dos Almendres; a história muito mais recente de Évora, cidade Património da Humanidade; Monsaraz, na sua ambiência medieva e a Albufeira de Alqueva, o maior lago artificial da Europa.“É muito bom quando os outros nos olham assim e ajudam a criar motivação para a vinda”, afirma Vítor Fernandez da Silva, Presidente da Agência, perante os resultados desta visita de imprensa.


Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas - Festival Internacional

Melhoria do Produto

A preparação e alinhamento do programa da segunda edição do “Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas - Festival Internacional” marcou a agenda de Agosto dos Serviços de Desenvolvimento do Produto da ERT.

P15

Nas reuniões realizadas nos dias 2 e 16 os representantes das instituições envolvidas na iniciativa nomeadamente Turismo do Alentejo, Câmara de Beja, Confraria dos Gastrónomos do Alentejo, Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, OFFE e Garra -, definiram o programa de um evento que tem por objectivo principal valorizar a gastronomia, os produtos tradicionais e a cozinha e cultura mediterrânicas, com especial enfoque na região. Neste contexto, o workshop “Dieta Mediterrânica - Património Mundial e Gastronomia do Alentejo”, os Almoços e Jantares com os Chefes, as Aulas de Culinária, a Cozinha de Degustação, o Showcooking, a Semana das Comidas de Pão e a Conferência Internacional são as iniciativas que completam o programa do Festival. A decorrer de 3 a 9 de Outubro em Beja, o evento afirma-se já como um importante palco de divulgação da gastronomia de tradição mediterrânica na região Alentejo. Um dos pontos altos do evento é a Conferência Internacional agendada para dia 3. Dos vários assuntos em debate destaca-se o reconhecimento da Dieta Mediterrânica como Património Mundial da Humanidade e a intenção de Portugal integrar o grupo de países que viu a candidatura aprovada pela UNESCO, nomeadamente Grécia, Espanha, Grécia e Marrocos. Este painel conta assim com a presença dos promotores internacionais e de representantes das instituições nacionais responsáveis pela candidatura. Particular destaque merece também o painel “Casos Internacionais de Sucesso no Enoturismo”, onde vão ser apresentados os exemplos práticos de Mendonza (Argentina), da África do Sul e de La Rioja (Espanha). Nas palavras do Presidente António Ceia da Silva, “o convite a representantes de projectos internacionais de êxito comprovado para partilharem as suas experiências com os empresários da região resulta da aposta da ERT em fazer benchmarking com países onde existem casos de sucesso que possam ser transpostos para o Alentejo”. Inscreva-se em: www.turismodoalentejo-gastronomiasmediterranicas.com


Turismo do Alentejo realiza visita exploratória a pedreiras

Melhoria do Produto

No âmbito do projecto Rota dos Mármores, a Turismo do Alentejo, ERT realizou, em finais de Julho, uma visita exploratória a várias pedreiras da região.

P16

A visita de trabalho teve por objectivo identificar recursos e decorreu no âmbito dos trabalhos de preparação do novo produto de touring cultural que a Entidade Regional de Turismo e s t á a d e s e n v o l v e r, m a i s concretamente a Rota dos Mármores. O programa teve início na Pedreira da Herdade da Gradinha percorreu o Núcleo dos Pardais, as empresas Marbrito e Marmoz, e as pedreiras no núcleo da Vigária empresa Solubema. A Turismo do Alentejo fez-se representar pela coordenadora dos Serviços de Desenvolvimento do Produto, Maria Manuel Gantes, e pela técnica Carla Mocito, numa visita que contou com representantes da Cultur Project, da Spira e da Câmara Municipal de Borba. A Rota dos Mármores é uma iniciativa da ERT que - em parceria com a Universidade de Évora, os municípios de Borba, Vila Viçosa, Alandroal, Sousel e Estremoz, assim como com várias empresas da indústria extractiva da região - vai estar disponível no Alentejo a partir de 2012 mostrando, em todas as suas vertentes, como os recursos culturais e patrimoniais do Alentejo podem ser consumidos por um largo espectro de potenciais públicos.


Segundo inquérito para o Estudo do Perfil do visitante no terreno

Observatório

O segundo inquérito para o Estudo do Perfil do Visitante/Turista do Alentejo chegou ao terreno a 8 de Agosto e decorre até 15 deste mês.

P17

Neste âmbito, as equipas de inquiridores realizam mil entrevistas em 14 localidades da região, nomeadamente Évora, Monsaraz, Vila Viçosa, Elvas, Beja, Mértola, Serpa, Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Tróia, Porto Covo, Vila Nova de Milfontes e Alqueva. Efectuados de forma aleatória, os inquéritos incidem sobre quatro grandes categorias que permitem aferir o grau de satisfação e o perfil do turista que se desloca ao Alentejo, designadamente as motivações e expectativas dos visitantes, a satisfação com o destino, as características da reserva e da viagem e as características sóciodemográficas. Nas palavras do Presidente da ERT, António Ceia da Silva, “os dados recolhidos, em complemento com os do primeiro inquérito, vão permitir traçar o perfil de quem visita a região. O mesmo responsável afirma ainda que “estas acções são a maior operação

estatística realizada até hoje no território”. Refira-se que a primeira aplicação foi realizada no período do Carnaval, após um teste onde foi verificada a eficácia do inquérito. O inquérito para o Estudo do Perfil do Visitante/Turista vai ser sempre realizado nas épocas do Carnaval e Verão, nos mesmos locais. Com coordenação técnico-científica do CESTUR (Centro de Estudos de Turismo), o projecto tem ainda como parceiros o Instituto Politécnico de Portalegre, o Instituto Politécnico de Beja e a Universidade de Évora. Recorde-se que o Observatório Regional de Turismo do Alentejo, lançado pela Turismo do Alentejo em Setembro de 2010, tem como propósito a produção e a disponibilização alargada de informação de carácter prospectivo, visando a sustentação das decisões operativas e das estratégias de negócio das empresas. O projecto é co-financiado pela União Europeia (FEDER - Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional) no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo - INALENTEJO.


Observatório

Plano de acção dos Núcleos Empresariais aprovado No âmbito da colaboração dos Núcleos Empresariais no projecto do Observatório Regional de Turismo do Alentejo, foi aprovado o plano de acção e a ferramenta de diagnóstico a ser aplicada aos alojamentos aderentes. Assim, as referidas unidades passam a ser inquiridas, presencialmente, de modo a que possam ser avaliados os pontos fracos e fortes dos seus negócios, a análise

que fazem da região em termos turísticos e a apreciação e utilização que fazem dos dados que o Observatório produz, em concreto o Monitor e o Barómetro. Com base nos resultados, no futuro podem vir a ser realizados seminários ou acções de formação, ou até efectuadas adaptações na actividade do Observatório de modo a corresponder às necessidades dos empresários.

Barómetro de Turismo disponibiliza dados até Julho O Barómetro de Turismo do Alentejo fornece dados sobre a actividade turística da região desde Janeiro a Julho desde ano. As informações são actualizadas mensalmente e podem ser consultadas em www.observatorioturismoalentejo.pt.

P18


Prazos para aprovação dos PU e PP prorrogados

Apoio ao Investidor

Foi publicado no dia 1 de Agosto a Resolução de Conselho de Ministros nº33/2011 que prorroga o prazo para aprovação pelas assembleias municipais dos planos de urbanização (PU) e de pormenor (PP) previstos no Plano Regional de Ordenamento do Território do Alentejo (PROTA), aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 53/2010, de 2 de Agosto

P19

Sistema de Regulação de Acesso a Profissões Foi publicado a 27 de Julho, o Decreto-Lei nº92/2011 que estabelece o regime jurídico do Sistema de Regulação de Acesso a Profissões (SRAP). O SRAP integra a: - Simplificação e eliminação de barreiras no acesso a diversas profissões e actividades profissionais; - Criação de Comissão de Regulação do Acesso a Profissões (CRAP); - Regulação da certificação de competências profissionais obtidas através do SNQ No âmbito deste processo de simplificação e eliminação de barreiras no acesso a profissões e actividades profissionais, encontram-se abrangidas as áreas profissionais constantes do anexo ao presente Decreto-Lei, do qual faz parte integrante, destacando-se, na área do turismo, as seguintes profissões: > Profissionais de informação turística > Motorista de turismo > Transferista > Guia intérprete regional > Guia intérprete nacional > Correio de turismo > Recepcionista de turismo > Chefe de recepção > Recepcionista de turismo > Chefe de recepção > Recepcionista de hotel

> > > > > > > > > > > >

Porteiro Governanta de andares Governanta de rouparia/lavandaria Empregado de andares Empregado de rouparia/lavandaria Chefe de mesa Empregado de mesa Cozinheiro Pasteleiro Escanção Empregado de bar (barman) Ecónomo


Aviso para apresentação de candidaturas nº13/SI/2011 I&DT - Projecto em Co-Promoção 1. Prazo para a Apresentação de Candidaturas

Apoio ao Investidor

Entre o dia 21 de Julho de 2011 e o dia 30 de Setembro de 2011 (24 horas).

P20

2. Objectivos e Prioridades As candidaturas ao presente Aviso devem respeitar a projectos de I&DT realizados em parceria entre empresas ou entre estas e entidades do SCT, e liderados por empresas, compreendendo actividades de investigação industrial e/ou de desenvolvimento experimental, conducentes à criação de novos produtos, processos ou sistemas ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas existentes. No actual contexto económico, a orientação do investimento em favor das actividades transaccionáveis e a consequente orientação das empresas portuguesas para os mercados externos, constitui prioridade evidente não podendo deixar de determinar o sentido da desejada focalização dos instrumentos do QREN de estímulo à competitividade empresarial. Neste sentido, o presente concurso apresenta como prioridade o apoio a projectos de I&DT que reforcem a capacidade competitiva das empresas no acesso aos mercados externos. Uma outra categoria de prioridades baseia-se na utilização do SI I&DT como instrumento de concretização das estratégias de desenvolvimento sustentadas em lógicas de eficiência colectiva. Desta forma, com vista à implementação das Estratégias de Eficiência Colectiva (EEC) reconhecidas como Pólos de Competitividade e Tecnologia e Outros Clusters (PCT/OC), o presente Aviso prevê uma dotação orçamental específica destinada a apoiar projectos inseridos nestas EEC.


Aviso para apresentação de candidaturas nº 12/SI/2011

Apoio ao Investidor

1. Prazos para a Apresentação de Candidaturas Entre o dia 6 de Junho de 2011 e o dia 15 de Setembro de 2011 (24 horas). 2. Objectivos e Prioridades Os projectos a apoiar no âmbito do presente Aviso deverão corresponder a projectos de I&DT promovidos por empresas, compreendendo actividades de investigação industrial e/ou de desenvolvimento experimental, conducentes à criação de novos produtos, processos ou sistemas ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas existentes. Neste sentido, o presente concurso destina-se a apoiar projectos de I&DT que reforcem a capacidade competitiva das empresas exportadoras no acesso aos mercados externos. 3. Tipologia de Projectos a Apoiar Os projectos a apoiar inserem-se na modalidade de “Projectos Individuais” inscrita na tipologia “I&DT Empresas” (subalínea i) da alínea a) do n.º 1 do artigo 5.º do Regulamento do SI I&DT).

Spa do Tróia Design Hotel conquista prémio internacional O Blue & Green Spa do Tróia Design Hotel, unidade de cinco estrelas em Tróia, foi distinguido pelos World Luxury Spa Awards 2011 como o melhor Spa num hotel de luxo em Portugal, informou a Amorim Turismo em comunicado. “Considerados os 'Óscares' da indústria de Spas, a organização dos World Luxury Spa Awards premiou os melhores Spas do mundo para entrar nesta competição, fazendo-se reger por altos parâmetros de qualidade, inovação e serviço”, lê-se no comunicado do grupo. Além do Tróia Design Hotel, premiado pelo melhor Spa, também o Blue & GreenThe Lake Spa Resort, cinco estrelas em Vilamoura, foi recentemente distinguido a nível internacional, tendo recebido o Certificate of Excellence do Trip Advisor, atribuído com base na opinião e comentários dos clientes.

P21


Próximas acções de formação Encontram-se abertas inscrições para várias acções de formação, de acordo com o quadro a seguir apresentado. Para informações e inscrições contacte a Turismo do A l e n t e j o , E R T, Te l . 2 8 4 3 1 3 5 4 0 F a x . 2 8 4 3 1 3 5 5 0 ou email: olga.eloi@turismodoalentejo-ert.pt (inscrições gratuitas) ACÇÃO

DURAÇÃO

HORÁRIO

DATAS

LOCAL

50

A definir

15 a 30 Setembro

Beja

25

15H-19H

10 a 17 Outubro

Beja

25

9H-13H 14H -18H

27, 28 e 29 Outubro

Beja

SERVIÇO DE VINHOS

25

15H-19H

7 a 14 Novembro

Beja

AMBIENTE, SEG, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO

25

A definir

19 a 26 Setembro

Portalegre

25

A definir

10 a 18 Outubro

Portalegre

PROJECTOS DE ORG. DE EVENTOS

25

A definir

20 a 28 Outubro

Portalegre

TÉCNICAS DE ATENDIMENTO

25

A definir

19 a 26 Setembro

Portalegre

LÍNGUA INGLESA

50

A definir

Setembro

Évora

LÍNGUA ESPANHOLA

50

A definir

Setembro

Évora

HACCP

50

A definir

Setembro

Évora

ATENDIMENTO E ASSIST A CLIENTES

25

A definir

Novembro

Évora

Apoio ao Investidor

(Horas)

P22

AZEITE (Conteúdos: a matéria-prima, obtenção do azeite, extracção do azeite, produto final, provas de azeite, o azeite na cozinha, visitas a lagares)

HACCP

(Conteúdos: garantias de segurança alimentar, etapas de aplicação do sistema)

LEGISLAÇÃO TURÍSTICA (Conteúdos: enquadramento jurídico da actividade turística, legislação reguladora)

(Conteúdos: tipos de vinho e sua classificação, regiões demarcadas, conservação, compatibilidade entre vinhos e alimentos, normas técnicas e protocolares do serviço de vinho de mesa, degustação,…)

PLANEAMENTO E ORG. PROJ. ANIMAÇÃO


Dormidas no Alentejo sobem 12,4% em Junho

De acordo com o relatório, o Alentejo foi a terceira região portuguesa a apresentar o maior crescimento, depois da Madeira e de Lisboa. No que respeita aos proveitos, a região apresentou resultados positivos nos dois indicadores. Nos totais registou um crescimento de 17,1% e nos de aposento subiu 16,0%. Nas palavras do

21 1 8 ,6

20 15

1 2 ,2

9 ,2 4 ,7 5

P23

25 20 15 10 5 0 -5

M ad e ira

A ço re s

Totais 16

A lg ar ve

A le nt ej o

Li sb oa

0

24 22,5

21,2 17

22,8 19,8

17,1 16 9,5

8,9 4,4

5,7 0,9 -1 , 3

N or te C en tr o Li sb oa A le nt ej o A lg ar ve A ço re M s ad ei ra

Proveitos

(%)

1 2 ,4

1 1 ,6

10

N o rt e

(%)

Presidente da Turismo do Alentejo, ERT, António Ceia da Silva, “o Alentejo tem sido, nos últimos dois anos e meio, a única região nacional a apresentar, consecutivamente, resultados positivos, seguramente, fruto do trabalho concertado entre a ERT e os parceiros públicos e privados. O mesmo responsável considera ainda que “a gradual evolução positiva da actividade turística no território comprova a eficácia da estratégia de consolidação, requalificação e afirmação do destino, definida pela Entidade Regional de Turismo em colaboração com os players regionais”.

25

C e nt ro

Dormidas

Estatísticas

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em Junho o número de dormidas registadas nas unidades de alojamento do Alentejo foi de 122,1 mil contra as 108,6 mil registadas em igual período de 2010, o que conclui uma subida de 12,4%.

T o ta i s

A p o s e n to

17,1


Festas do Povo de Campo Maior

Eventos/Inaugurações

Em directo na Antena I A 27 de Agosto, horas antes da inauguração oficial das Festas do Povo, Campo Maior já era palco da emissão do programa "Portugal Agosto" da Antena I. Numa emissão conduzida pelo jornalista José Candeias, entre as 7h00 e as 10h00, para além das tradicionais festas da vila também as potencialidades e a diversidade de oferta turística da região foram promovidas e debatidas pelos diferentes convidados, entre os quais António Ceia da Silva (Presidente ERT); Ricardo Pinheiro (Presidente C.M. Campo Maior); Comendador Rui Nabeiro; João Rosinha (Presidente Comissão de Festas); Miguel Breyner (Delegado Regional da Associação Directores de Hotéis); Marlene Tavares (Directora de Marketing do L'And Vineyards); Eduardo Lucas (Amieira Marina); Luís Lucas (Azenhas de Seda); Catarina Valença (Spira); Francisco Torrão (C.M. Serpa); António Pita (Rede de Judiarias de Portugal); Hortense Borralho (Tapetes de Arraiolos); Rita Nabeiro (Adega Mayor); Luís Santos (Grupo Sovena); José Julio Vitém (Restaurante Tomba Lobos); Fernando Gorgulho (C.M. Oiça o programa aqui

P24

Crato). Alojamento, animação, património, identidade, enoturismo, oleoturismo, gastronomia e eventos foram os temas principais em antena.


Eventos/Inaugurações

Tradição regressa passados sete anos

P25

Passados sete anos, Campo Maior voltou a realizar o seu evento mais tradicional: as Festas do Povo. Após a cerimónia de abertura - presidida pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e presenciada por locais, visitantes e representantes de entidades privadas e públicas, entres os quais o responsável máximo da ERT-, a vila alentejana mostrou aos visitantes o imenso jardim de flores de papel colorido em que se transformou. Entre os dias 27 de Agosto e 4 de Setembro, milhares de pessoas tiveram oportunidade de conhecer a arte, as tradições e a criatividade dos habitantes de Campo Maior que, durante meses, prepararam a decoração de mais de cem ruas.

Dia do Turismo O segundo dia das festas, domingo, foi dedicado ao Turismo. O Presidente da Turismo Alentejo, António Ceia da Silva; o Bispo de Timor Leste e Nobel da Paz, D. Ximenes Belo, o Presidente da autarquia local, Ricardo Pinheiro; o Presidente da Associação de Festas, João Rosinha; e o Comendador Rui Nabeiro presidiram as celebrações, das quais se destaca a eucaristia.


Eventos/Inaugurações

Feira de Agosto

P26

A convite do Presidente da autarquia local, Carlos Beato, o Vice-presidente da Turismo do Alentejo, Vítor Silva, marcou presença na inauguração da Feira de Agosto de Grândola. O certame, realizado entre 24 e 29 de Agosto, foi visitado por cerca de 130 pessoas e contou com perto de 400 expositores. Refira-se a Feira de Agosto de Grândola e oferece aos visitantes inúmeras exposições, espectáculos e workshops na área ambiental e de turismo.

Feira da Luz António Ceia da Silva, Presidente da ERT, esteve presente na sessão inaugural da Feira da Luz 2011, em Montemor-o-Novo, presidida pelo Presidente da autarquia local, Carlos Pinto de Sá. Decorrido entre 31 de Agosto e 5 de Setembro, o evento pretende projectar Montemor em todo o país. Com um programa vasto, onde não faltam exposições, desporto, artesanato, feira tradicional, tasquinhas, brincafeira, oficina da criança e a feira do livro, a Feira da Luz/Expomor tem nos espectáculos musicais a sua imagem de marca.


Eventos/Inaugurações

Vidigueira promove-se nos Açores

P27

A Câmara Municipal de Vidigueira realizou, na Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, uma acção de promoção e divulgação do concelho, com particular destaque para a gastronomia local. O País das Uvas foi o restaurante que representou o município alentejano numa iniciativa que decorreu entre 29 de Julho e 7 de Agosto.

Alentejo palco da gala dos “Óscares do Turismo” A Gala dos Publituris Travel Awards tem lugar pela primeira vez - desde a primeira edição há exactamente quatro décadas - no Alentejo. Agendada para 9 de Setembro, na cerimónia a realizar em Évora, no Hotel M'ar de Ar Muralhas, vão ser premiados - em 17 categorias - empresas, instituições e personalidades do sector do turismo. "Os Publituris Portugal Travel Awards são, sem dúvida, o maior evento do Turismo em Portugal, reunindo os 800 principais empresários do sector. A aposta em realizar o evento no Alentejo é o reconhecimento não só das potencialidades da região como do trabalho que tem vindo a ser feito pelos seus responsáveis. Num País pouco habituado em reconhecer o mérito e apostar na excelência, estes Travel Awards são certamente uma lição que o sector dá a outros sectores da economia nacional”, atesta Ruben Obadia, Director do Publituris. Para além dos finalistas, a cerimónia vai trazer ao Alentejo ilustres personalidades públicas e privadas do

sector, para além dos elementos do júri, entre os quais Miguel Júdice, Bernardo Trindade, Vítor Neto, Adília Lisboa, Atílio Forte ou Paulo Neves. Uma das novidades da edição deste ano é o facto do evento ser inspirado numa região e, neste sentido, na qualidade de vencedor do prémio de Melhor Região de Turismo de Portugal em 2010 o Alentejo vai ser o grande homenageado na gala dos designados “Óscares do Turismo”. Em destaque vai estar a cultura, aos recursos naturais e a gastronomia da região. O destino encontra-se ainda entre os finalistas na categoria de Melhor Região de Turismo Nacional dos Publituris Travel Awards 2011, ao lado do Algarve, dos Açores e da Madeira.


Eventos/Inaugurações

Grândola inaugura Museu de Arte Sacra

P28

O Museu de Arte Sacra de Grândola abriu portas, a 23 de Agosto, na igreja de São Sebastião, para apresentar a sua colecção permanente, formada por fundos de pintura, escultura e artes decorativas. Esta iniciativa - da responsabilidade do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, da Câmara e da Paróquia de Grândola -, integra cerca de uma centena de obras de arte, oriundas de igrejas da sede do concelho, das freguesias de Azinheira dos Barros e de Santa Margarida da Serra e da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia. O Presidente da Entidade Regional de Turismo, António Ceia da Silva, e o Vicepresidente Vítor Silva, testemunharam a inauguração do espaço museológico.

Herdade da Mata abre centro hípico A Herdade da Mata, em Alcáçovas, inaugurou recentemente as suas instalações de equitação num evento que contou com a presença de mais de 200 convidados. Totalmente apto para ser uma referência para aulas de equitação, estágios, preparação e acompanhamento de alunos na modalidade de ensino de competição, treino e apresentação de cavalos em provas de dressage ou garanhões, etc, a Herdade da Mata conta também com o instrutor credenciado Carlos Branquinho. Para além do centro hípico, a Herdade da Mata apostou também na criação de uma experiência única que, denominada “Um dia no campo”, permite que famílias e apaixonados pela natureza conheçam raças autóctones e outros animais através de um roteiro pela herdade.


Vinipax 2011

Iniciativas

A realização da Vinipax 2011foi tema de reunião entre o Presidente da Turismo do Alentejo, ERT, António Ceia da Silva, e o vereador da Câmara Municipal de Beja, Miguel Góis. No encontro de trabalho, realizado a 2

P29

de Agosto nas instalações da autarquia, foi definido o programa do evento de vinhos, exclusivamente, oriundos do sul de Portugal, ou seja das regiões vitivinícolas do Alentejo, Península de Setúbal e Algarve.

Protocolo referente à Doçaria Conventual de Portalegre A Turismo do Alentejo e a Câmara Municipal de Portalegre assinaram, a 2 de Agosto, um protocolo que autoriza a doceira Judite Georgina Barbas Cardoso Oliveira a ministrar acções de formação, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, sobre a doçaria conventual de Portalegre. A base deste acordo sustenta-se no facto de, 2001, a autarquia local e a então Região de Turismo de S. Mamede terem celebrado com a referida doceira um

acordo de cedência de propriedade intelectual e da transmissão plena, com desistência dos direitos de autor e de quaisquer outros, sobre um grupo de receitas da doçaria c o n v e n t u a l d e Po r t a l e g r e e respectivas fórmulas e formas de confecção e apresentação. Refira-se que o acordo agora celebrado tem por objectivo ajudar a perpetuar as receitas de doçaria conventual de Portalegre.


Turismo do Alentejo é Notícia Sábado

P30


P31

Turismo do Alentejo ĂŠ NotĂ­cia


P32

Turismo do Alentejo ĂŠ NotĂ­cia


P33

Turismo do Alentejo ĂŠ NotĂ­cia


P34

Turismo do Alentejo ĂŠ NotĂ­cia


P35

Turismo do Alentejo ĂŠ NotĂ­cia


P36

Turismo do Alentejo ĂŠ NotĂ­cia


P37

Turismo do Alentejo ĂŠ NotĂ­cia


P38

Turismo do Alentejo ĂŠ NotĂ­cia


Turismo do Alentejo ĂŠ NotĂ­cia Jornal i

P39


Turismo do Alentejo é Notícia Diário Noticias

P40


Turismo do Alentejo, ERT Praça da República, 12 - 1º | Apartado 335 | 7800-427 Beja Tel.: 284 313 540 | Fax: 284 313 550 geral@turismodoalentejo-ert.pt | www.turismodoalentejo-ert.pt www.noalentejohamais.com www.facebook.com/turismodoalentejo

Newsletter da Turismo do Alentejo  

Newsletter da Turismo do Alentejo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you