Tem Chute News - Edição 5

Page 1





Agora é oficial!! Regra 3 Toques retoma atividades no RS Francisco Fábio Di Leone Escola do Botão

Coluna de: Marcos Paulo Alves de Sousa

No sábado, dia 17 de Abril, foi um dia especial para a modalidade 3 toques no Rio Grande do Sul com a iniciativa da AVFB - Associação Viamonense de Futebol de Botão, supervisão da CBFM - Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, apoio da FGFM - Federação Gaúcha de Futebol de Mesa e patrocínio da Fábrica de Craques, foi realizado o 1° Workshop da Modalidade, com os palestrantes convidados, Marcos Motta do Tupi/MG e Marcelo Caju da AFUMEPA/RS e 12 botonistas de 3 entidades gaúchas. Salientando que, por estamos passando por uma pandemia, o número de participantes, e convidados, foi reduzido. Foi mantido todo o protocolo sanitário dispensado assim como distanciamento entre os participantes. Os participantes do evento foram conhecer de perto todos os segredos da modalidade 3 toques com aulas teóricas, onde palestrantes mostrar um pouco de suas experiências na regra como também em competições. Após, foi a vez da demonstração prática, onde foram orientados em cada jogada que eram realizadas. Após 7 horas de workshop, foram entregues a todos os participantes uma apostila e livro de regras(início) e certificado de participação, podemos dizer que modalidade 3 toques veio para ficar. A AVFB já projeta um Municipal Viamonense na modalidade. O Zona Sul de Porto Alegre, também confirmou implantação da modalidade em suas competições internas, afirmou o presidente Mário Bürgel. O próximo passo, é programar uma competição “aberta”, e quem sabe o 1° Estadual ou um centro-sul para que os gaúchos conheçam mais a competitividade da modalidade. O diretor técnico da AVFB, Anderson Ávila, informou que na próxima edição o seu maior torneio aberto, Figueirão, a modalidade 3 Toques estará presente. A AVFB agradece a presença de todos, em especial ao vice presidente da CBFM, Marcos Damásio e presidente da FGFM, Luís Lima.

Como no futebol, tudo começa na barriga da mãe, que já é uma bola. Depois, vem as categorias fraldinha, Sub-10, Sub-12, Sub-15, Sub-18 etc, conforme faixa etária e nível técnico. Muitos de nós, sonhou em ser um ídolo do futebol de campo, mas encontramos uma outra forma de jogar. Tivemos que estudar, trabalhar, namorar, casar, ter filhos... mas continuamos com o nosso inseparável e fiel futebol de mesa. Já jogamos botão até no chão; hoje, jogamos em mesas oficiais com materiais fabricados sob medida por artesãos caprichosos e com os melhores jogadores de cada região do mundo. Cada time testado, cada palheta, cada jogo, cada percepção, cada ingrediente dessa fórmula é importante para alcançarmos a maturidade nas mesas. Trocamos experiências, passamos e recebemos dicas até perceber que, para ser um grande botonista, é preciso viver o esporte da maneira mais intensa possível em todos os momentos. tQuem se identifica com esse esporte, não apenas joga, mas aprende a respeitar o adversário, a ser justo com a aplicação das regras, a saber ganhar e perder, a ter bom senso por estar lidando com seres humanos, a ser resiliente, a ser paciente e ter controle emocional, aprende tanta coisa que essa escola vira uma faculdade, que forma grandes pessoas, mentes brilhantes capazes de influenciar positivamente novas gerações. Então, para atingir-se o PhD, é muito simples: depois de aprender todas essas lições, não faça cerimônia; seja um multiplicador de conhecimento e continue formando grandes atletas para o futebol de mesa e para a vida: essa é a Escola do Botão!


O Ano Começa Igual Marcos Alves

O ano começou como terminou: sem vacinas e pandemia com os números controlados. Isso possibilitou começarmos o Campeonato Cearense nas modalidades individuais de 12 toques e dadinho. A Federação buscou e conseguiu alguns apoiadores para a temporada e o isolamento também trouxe bons frutos: 12 clubes federados e uma maior abrangência de todo o Estado. Além da capital, Fortaleza, as cidades de Aracati, as regiões do Cariri e Ibiapaba, Itapipoca, Quixadá, Quixeramobim e Limoeiro do Norte também disputam a competição. A primeira etapa do ano, realizada em 10 de janeiro, na modalidade 12 toques, foi vencida por Rafael Moreira, do Ceará, que ganhou de Ricardo Simões, do Fortaleza, pelo placar de 11x6 na grande final. Klerton Santana, do Quixadá, ficou em terceiro e Marcelo Praciano, do PCF, em quarto. A segunda competição do ano foi realizada na modalidade dadinho, em 23 de janeiro e prestou mais uma homenagem ao botonista André Luís, um dos maiores motivadores da modalidade no país. A competição teve a participação de 23 atletas de 9 clubes e foi realizada em Fortaleza com a vitória de 2x1 de Manoel Moura, do Quixadá, que enfrentou, na final, o atleta Robson Brandão, do Fortaleza. Marquinhos Pinheiro, líder do Projeto Ilha, de Quixeramobim, chegou em terceiro com seu atleta Guilherme Barbosa, em quarto. A terceira e última competição do ano, até aqui, foi realizada na modalidade 12 Toques, no dia 7 de fevereiro e contou com a participação de 17 atletas de 5 clubes. Klerton Santana, do Quixadá, venceu na final o atleta Adriano Magá, do Fortaleza, por 7x6. Guilherme Moura, do Quixadá, ficou em 3°, seguido por Marcelo Praciano, do PCF. Todas as competições seguiram os protocolos de segurança contra a Covid-19 estabelecidos pela CBFM e, antes da realização da primeira etapa do ano no interior do Estado, Limoeiro do Norte, foram decretadas regras mais rígidas de isolamento social para o Estado, o que impossibilitou sua realização. O Estado entrou em lockdown e o Campeonato Cearense foi paralisado. Esperamos voltar o quanto antes, com segurança, para viajar o Estado inteiro com o futebol de mesa como principal bandeira.


Estado do Pará

Carlos Alberto Rodrigues Junior

Em meio a pandemia que assola nosso País, as atividades de futebol de botão no Estado do Pará estão restritas a uns poucos treinos, sendo a maior parte, entre membros de uma mesma família ou a amigos de convivência muito próxima. Mesmo assim, algumas novidades aconteceram em 2021: 12 Toques

AFMI, localizada no Distrito de Icoaraci, em Belém, e comandado pelo botonistas Alan Amaral, foi realizado o Torneio Libertadores da América, na modalidade 12 toques Na ocasião, foram 10 participantes, com os jogos realizados nos meses de janeiro e fevereiro, cuja conclusão aconteceu em 23 de fevereiro, onde sagrou-se campeão o botonistas Adrian, que participou da competição com o time do Corinthians. Além do Torneio, o pessoal da AFMI realizou alguns amistosos, principalmente, nos meses de janeiro e fevereiro, sempre com cuidado em relação ao uso de máscaras e com um número mais restrito de participantes. Torneio para Crianças Na Páscoa, a mesma AFMI abriu suas portas para realizar uma ação para crianças. Utilizando botões no estilo Gulliver (plástico) e com o uso de pastilha. Essas crianças tinham sido contempladas com a doação de uma mesa pequena e alguns times plásticos em março, pela mesma AFMI, onde buscou plantar uma semente do esporte, que já parece estar crescendo, com esse torneio. Destaque para a participação de mais uma menina, visto que em Icoaraci já temos a botonistas Anny, que já é atleta que participa assiduamente dos torneios daquela entidade. Vidrilha 45 mm – 10 toques O pessoal da Vidrilha em Belém, no início do ano de 2021, como todas as demais atividades, paralisou suas atividades, suspendendo os torneios e limitou-se, em raras ocasiões a realização de treinos com poucos participantes. Parceria com o restaurante 2POR2 ESPETO’S BAR. Aqui em Belém-PA, foi firmada uma pareceria entre o botonista Rui Reis e o DJ Duda que se uniram e criaram um espaço no Restaurante 2 POR 2 ESPETO’S BAR, onde será possível, nas noites de quinta-feira, a prática do futebol de botão. Lá estarão duas mesas do pessoal que vem jogando com vidrilhas, onde os apaixonados pelo futebol de mesa, poderão realizar partidas amistosas e, quem sabe,


alguns torneios, assim que essa pandemia passar. É uma nova opção para divulgação do nosso esporte, com um atrativo ambiente familiar e acolhedor, o qual permitirá que os botonistas levem suas famílias para uma noite divertida.

As atribuições de Um técnico de Futebol de Mesa

Dadinho 9x3 Em 2021, as atividades do Dadinho 9x3 estão restritas aos treinos familiares ou entre amigos mais próximos, onde destacamos a reunião frequente do pessoal da AFMI com os jogadores do Futmesa Dadinho Belém que residem naquele mesmo Distrito. É muito frequente o encontro entre os botonistas Alan e Adrian (AFMI) e os botonistas Anderson e Arthur (Futmesa Dadinho Belém), onde é comum a presença de mais um ou dois outros botonistas, o que permite a realização de pequenos torneios entre eles. Outros grupos que costumam realizar treinos ou torneios familiares, onde temos os irmãos Eid e Eduardo, do Marituba Futmesa, que além de jogar, tem aproveitado para postar os vídeos desses encontros no YOUTUBE, assim como a Família Rodrigues, esta última pertencente aos quadros do Futmesa Dadinho Belém, e que vem realizando torneios temáticos internos.

Coluna de: Francisco Diógenes de Medeiros

Tecnologia 5G na 3 Toques Lander de Miranda Bossois O termo tecnologia é de origem grega, onde “tekne” significa “arte, técnica ou ofício” e “logos” representa “conjunto de saberes”. Assim, a palavra descreve muito bem as qualidades dos cinco grandes praticantes da regra Confederada (1) em Goiás: Alberto Chaer, Francisco Brey, Thiago Brey, Fabio Matos e Rodrigo Costa. Os irmãos Brey dispensam apresentações e títulos (Edição 03 da TCN), cumprindo lembrar que Thiago Brey foi até hoje, o único atleta a ser Campeão Goiano e Goianiense, nas regras 03 e 12 toques num mesmo ano (2012), sendo 6 vezes campeão goiano 03 toques, dentre esses um tricampeonato em 2011-2012-2013 e Francisco Brey é o único a conquistar um título “Série Ouro” fora da circunscrição estadual, em 2005 no Torneio Integração em Brasília/DF, detendo ainda 5 títulos goianos e 2 goianienses na modalidade carioca. Todavia outros jogadores em Goiás nesta regra também

Assim diz o ditado: “todo brasileiro é um técnico de futebol”. Esse enunciado pode ser complementado para os que praticam o futebol de mesa. Quem adota esse esporte, além de técnico, também é um empresário, preparador físico, dirigente, torcedor, enfim, ele é tudo e muito mais. Técnico porque é quem joga e usa as táticas e estratégias, além de escalar e/ou substituir os seus jogadores; é o empresário porque é quem indica a compra, venda ou troca os seus botões; é o preparador físico porque é quem faz os jogadores correrem (deslizarem em campo), lixando e polindo os botões; é o dirigente porque é quem planeja a temporada e conduz o time para as disputadas das competições durante o ano, além de bancar todas as despesas de sua equipe. Também é o torcedor, porque é quem vibra ou lamenta os resultados dos seus jogos. Todas essas atribuições são concentradas em uma só pessoa que, além das suas responsabilidades profissionais e familiares, tem no hobby de praticar o futebol de mesa a preocupação de obter e manter um bom desempenho nos jogos, além de buscar a felicidade de fazer o que gosta. Ao assistirmos uma partida de futebol de campo, muitas vezes questionamos as decisões dos técnicos, desempenho dos jogadores e até da equipe de arbitragem, como também os empresários e dirigentes por contratações equivocadas e a equipe de preparação física pelo mau desempenho dos jogadores em campo.


merecem ter suas conquistas rememoradas, como é o caso de Alberto Chaer, que além do título Goianiense 12 toques, também foi campeão Goianiense na regra 03 Toques, em 2011. Já Rodrigo Costa, o primeiro campeão goiano na 12 toques em título dividido com Francisco Brey em 2005, foi BI-Campeão Goianiense na 03 toques em 2007/2008. Por fim, Fabio Matos foi vencedor na regra 03 toques jogando pela AFUMEG (Associação de Futebol de Mesa de Goiânia), primeira agremiação oficial para a prática de futebol de mesa no estado, quando venceu o Goianiense em 2006. Posteriormente Fabio Matos também obteve dois títulos do Goiano, nos anos de 2010 e 2015. Uma curiosidade interessante é que essa última conquista foi dividida com os irmãos Brey, num triangular decisivo onde os três jogos terminaram com resultados iguais em 1x1. Os 5 Grandes de Goiás – Alberto, Fabio, Francisco, Rodrigo e Thiago - dominam a regra bola 03 toques nas mesas goianas, desde que a modalidade passou a ser praticada no estado. Se nos 1990, Francisco e Alberto foram soberanos no período do Jóquei Clube de Goiás; nos primeiros anos no novo milênio, Thiago, Fábio e Rodrigo somaram forças e rivalidade nas competições disputadas a partir de 2005. Assim, é fato que todos os títulos de Campeão Goiano e Goianiense (as duas principais competições do calendário da FGOFM – Diretoria 3 Toques) estão nas mãos desses cinco jogadores, e não foi por falta de adversários, pois mais de doze outros atletas já tentaram superá-los ao longo desses 15 anos da regra carioca em mesas goianas. Os 5G são arte, técnica, conhecimento e títulos no futebol de mesa 03 toques em Goiás. Nota (1) – Objetivando elucidar alguns questionamentos feitos quando da matéria publicada na edição nº 02 de TCN, explicamos que o termo “confederada” é uma antiga expressão adotada para também designar a modalidade bola - 03 toques ou “regra carioca”. Aconteceu em Goiás – Com o término da temporada na modalidade 12 toques, o técnico Alan Barbosa (A.C.G.), foi o grande vencedor no ano de 2020 na regra. Além de conseguir o título Goianiense Individual, ao empatar com Murilo em 3 x 3 e vencer nos pênaltis por 5 x 4 na partida final; uma semana depois, também faturou a II Copa AABB – 12 T – Troféu Maradona, realizada dia 28 de novembro em Brasília/DF. Essa competição contou com 15 atletas das Federações de Goiás e do Distrito Federal. A finalíssima foi com o atleta Alcides, jogador da AABB/DF e Alan venceu por 5x3 a decisão. Diante dessas conquistas, Alan a cada ano consolida seu nome como um dos melhores jogadores de Goiás na regra 12 toques.


Anderson Ávila vence o AVFB Star Games 2021 Fábio Di Leone Ocorreu na sede da AVFB, de Viamão-RS, o 1° AVFB Star Games de Futebol de Mesa 2021, competição que teve confrontos em todas as 4 modalidades oficiais e 5 categorias que têm em sua sede, 1 toque cavado, 1 toque liso, regra gaúcha, dadinho e 12 toques. Participaram 10 corajosos botonistas, que mostraram um pouco do seu conhecimento nas modalidades praticadas. Para muitos o AVFB Star Games foi uma novidade, já que reuniu botonistas de diferentes modalidades e tivemos alguns que até ontem só tinham jogado uma ou duas modalidades, isto foi muito fascinante para uma competição que contou com apoio da Secretária de Esporte de Viamão, ADS Comunicação Visual. “Estava sensacional, clima de irmandade, aprendizado de regras até então nunca jogadas (pessoalmente falando), agradeço a acolhida e o privilégio de poder acessar esse ambiente saudável e amistoso”, Eduardo Brum. Confira o resultado final: Campeão: José Anderson 2° Lugar: Marcus Peralta 3° Lugar: Fábio Di Leone 4° Lugar: Eduardo Brum 5° Lugar: Diego Müller 6° Lugar: Adriano Alves 7° Lugar: Marco Froes 8° Lugar: José Boaventura 9° Lugar: Luiz Fraga 10° Lugar: Lucas Di Leone


E para quem pensava que no futebol de botão não cabia a arte, a Confraria Gomes Uchôa de Futmesa apresenta os bonequinhos de barro/argila vindos diretamente do maior “Centro de Artes Figurativas das Américas” Esse centro de artes se localiza no bairro “Alto do Moura” situado na cidade de Caruaru/PE, lá são criadas diversas representações do nosso amado futmesa dando margem a parte lúdica do esporte. Quando estiver em nossa terrinha não deixe de conhecer este lugar espetacular que está repleto de arte e cultura.

Uchôa (81) 99237 9821


Welcome 2021! Alex Monteiro

Após longos meses de paralisação, enfim a temporada 2021 teve inicio em New York/New Jersey. Em 28 de março, a Play Button Soccer realizou o “Club World Cup” (já conhecido pelos amantes do futebol como Mundial de Clubes da FIFA). Com todas as medidas básicas de segurança sendo seguidas – uso constante de álcool, máscaras – o torneio foi uma grande oportunidade de matarmos as saudades das mesas e nos reencontrarmos. Como de costume, a regra utilizada foi a da Bola12 Toques com algumas modificações, bolinha como padrão e vidrilhas de 45mm em mesas semi-oficiais. Independente dos grandes campeões, voltar a jogar foi o mais importante para comunidade. Ainda tivemos a estréia de duas novas mesas no Clube do Botão. A partida final da Série Ouro foi transmitida ao vivo pelo facebook https://fb.watch/4znF1Gj7ae/ e muitos amigos do Brasil e do mundo também puderam interagir conosco. O resultado final foi um sucesso: Série Ouro 1º: Estrela Vermelha (Alex Dias – Começou o ano da mesma forma que terminou 2020, faturando mais um caneco) 2º: Borussia Dortmund (João Henrique – Após uma fase de grupos perfeita, levou para casa tambem o troféu de artilheiro com o botao #6, que guardou 22 gols em 7 jogos) 3º: Chelsea (Davi – Um 3º lugar na Série Ouro consolidou sua evolução deixando para trás todas as belas campanhas realizadas na Série Prata em 2020) Série Prata 1º: Bayern de Munique (Ernani – Após um período longe das mesas voltou surpreendendo e levando o título. Foi um grande prazer tê-lo conosco novamente) 2º: Liverpool (Alex Monteiro – Teve a chance de levar o título nos penaltis, mas acabou desperdiçando e mereceu o vice-campeonato) 3º: Palmeiras (Jean – Levou sua 1ª medalha para casa após bater na trave várias vezes nos torneios anteriores) Continuem acompanhando as nossas iniciativas por aqui, na próxima edição trarei os resultados da Copa do Mundo realizada pelas ligas Button Soccer USA e Ironbound. Buscaremos manter um evento realizado mensalmente. Muitas novidades estão chegando e assim que essa situação mundial melhorar teremos atualizações nas regras, torneio de acrilicos, dadinho e muito mais.




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.