III COES

Page 75

de seus questionamentos. Estar atentos e participativos na vida dos filhos, conversar com eles sobre os valores morais e sociais, começar a falar desde cedo sobre a sexualidade é um dos caminhos para educar os filhos sexualmente. Segundo Tockus (1986), na sexualidade infantil, as crianças desde cedo iniciam a exploração do corpo e a manipulação dos genitais e, essas atitudes fazem-se necessárias para um bom desenvolvimento da sexualidade infantil. É necessário que os pais saibam disso, para não agir com imprudência, assustando e ameaçando seus filhos, podendo causar traumas na vida adulta. Suplicy (1983) afirma ainda que pais e educadores devem defender e desenvolver os seguintes princípios sobre a educação sexual: 1. O respeito por si próprio e pela sua dignidade como pessoa. 2. O respeito ao outro. A ninguém é permitido ver o outro somente como meio para satisfazer suas necessidade. 3. O acesso à informação. Responder o que a criança quer saber de forma honesta e não preconceituosa. 4. Ajudar a criança a desenvolver o espírito de crítica. Através da não-supressão da curiosidade e do estímulo ao questionamento a criança desenvolve a capacidade de raciocínio, adquirindo condições para refletir sobre o que a cerca e escolher o que lhe convém (Suplicy, 1983, pp. 28 e 29).

Algumas das dúvidas dos pais é falar com seus filhos sobre DST, métodos contraceptivos, entre outros. Suplicy (1999) relata que na década de 1980 especialistas acreditavam que os vírus HIV, sífilis, herpes, HPV, hepatite e outros se encontravam em homossexuais, usuários de drogas, pessoas com vários parceiros sexuais e pessoas que sofreram transfusões de sangue contaminado. As campanhas de prevenção na época geraram muitos preconceitos, pela forma como abordavam esse grupo de risco. No século XXI, podemos constatar que o vírus não está circunscrito a grupos de risco, à classe sócio econômica, à raça, à idade, ao gênero ou ao credo religioso, mas sim a práticas de risco. Fazendo-se de extrema importância e

74


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.