Page 1

Eleições: Jovens estão Menos aptos The World A votar

Exército sírio mata 43 alunos de uma escola

Espanha prende três membros da Al Qaeda

Eleições: Minas Gerais hoje começa uma temporada de paciência para a escolha de seus candidatos a governarem suas cidades.

Nem todos os candidatos têm uma fama boa mas cada um coloca de uma forma os interesses e suas expectativa sobre a cidade em questão. The world/ data de expedição: 23/08/12 valor:5,00 R$


The World

MPF diz que Andressa é 'mensageira do grupo criminoso' de Cachoeira Mullher de bicheiro é investigada por corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Ela é suspeita de tentar chantagear um juiz federal em Goiânia.

A

empresária Andressa Mendonça, 30 anos, tornouse "mensageira do grupo criminoso"do marido, o bicheiro Carlos Augusto de Almeida Ramos , o Carlinhos Cachoeira, de acordo com o Ministério Público Federal em Goiás. A informação foi dada pelo procurador Daniel Resende Salgado, que concedeu entrevista coletiva na tarde de segunda-feira (30). Andressa é suspeita de ter tentado chantagear o juiz federal Alderico Rocha Santos, responsável pelo processo da Operação Monte Carlo na Justiça Federal, que culminou na prisão do bicheiro em fevereiro. Nesta segunda, ela foi ouvida sobre essa suspeita pela Polícia Federal. "A ousadia da companheira de Carlinhos Cachoeira ao chantagear e ofertar vantagem ao juiz federal, somada às galhofas observadas durante a

audiência, mostra o desprezo e a afronta de Carlos Augusto de Almeida Ramos e de pessoas ligadas ao capo do grupo criminoso aos órgãos de persecução e ao poder judiciário. A gravidade do fato é latente, uma vez que a chantagem a um magistrado, no exercício de suas atribuições, com o escopo de pressioná-lo a decidir conforme os interesses do preso, é uma afronta ao próprio Estado Democrático de Direito. É fato inadmissível e que deve ser neutralizado, de forma rigorosa, pelas agências formais de controle", afirmou o procurador. Na entrevista, Daniel Resende Salgado disse que a organização denunciada pela Operação Monte Carlo continua atuando e afirmou: "É plenamente possível ele [Cachoeira] comandar o grupo, mesmo preso, através dela".

2


The World

Eleição deste ano terá menos jovens aptos a votar que em 2008, diz TSE Em 2008, eram 2,923 milhões com 16 e 17 anos; agora, são 2,913 milhões. Total de eleitores no país cresceu na comparação com eleições de 2008.

O

número de eleitores aptos a votar em todo o país nas eleições de 2012 cresceu 6% na comparação com as últimas eleições municipais, em 2008, apontam dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas o total de jovens de 16 e 17 anos que pode votar na eleição municipal deste ano é menor do que na de 2008, segundo informou o tribunal. O voto para jovens nessa faixa etária

não é obrigatório.As eleições de 2012 terão um total de 138.544.348 eleitores aptos, conforme dados consolidados após o alistamento eleitoral, que terminou em 9 de maio. Em 2008, eram 130.604.430 aptos a votar. Na contramão do crescimento do eleitorado brasileiro, os jovens de 16 e 17 anos aptos a votar somam 2.913.627 eleitores. Em 2008, eram 2.923.485

3


The World

Exército sírio tortura e mata 43 jovens em uma escola Mais de 160 pessoas foram assassinadas na Síria apenas na quarta-feira, afirma ONG

A

s forças de segurança sírias mataram 43 jovens após um ataque na quarta-feira (1º)contra a localidade de Jdeidet Artuz, ao sudoeste de Damasco, Ele informou para ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

uma centena de jovens e os levaram para uma escola, onde foram torturados", afirma uma nota do OSDH. "Na manhã desta quinta-feira, depois da operação, foram encontrados 43 corpos. Alguns jovens foram fuzilados", completa o texto.

"As forças do regime invadiram na quarta-feira Jdeidet Artuz, prenderam

4


The World

Espanha prende 3 membros da Al Qaeda que planejavam atentado Imagens dos supostos terroristas foram divulgadas pelo Ministério do Interior

o

ministro do Interior da Espanha, Jorge Fernández Díaz, informou nesta quintafeira (2) que três supostos membros da rede terrorista Al Qaeda foram presos no país. Segundo ele, havia "claros indícios" de que os três planejavam cometer um atentado na Espanha ou em outro país europeu.

De acordo com o ministro, os três suspeitos — dois chechenos e um turco — estavam com explosivos no momento em que foram presos.Ele também destacou que os dois chechenos "são extremamente perigosos" e eram os agentes "operacionais" do grupo.

5


The World

Dois homens tentam fugir da cadeia dentro de sacos de lixo em Curitiba Em busca de ratos, policiais encontraram fugitivos em saco com restos de marmita

D

ois homens tentaram fugir de uma delegacia de Curitiba escondidos em sacos de

presos haviam conseguido deixar o local recentemente. De acordo com um dos policiais da delegacia, especializada no combate ao roubo e furto de carros, os investigadores já estavam de olho nos carcereiros, pois, além da fuga, drogas e celulares estavam entrando na carceragem.

lixo. Após o almoço, policiais viram sacos de lixo nos quais embalagens de marmitas são descartadas se mexerem. Pensando que pudesse ser ratos, um dos policiais abriu os sacos, e encontrou os condenados em fuga. Dois auxiliares de carceragem da unidade serão investigados por suspeita de facilitar fugas. Outros

A delegacia possui capacidade para 16 presos, porém abriga atualmente cerca de 140, mas o número já chegou a 180, segundo os policiais.

6


The World

Autor de massacre em templo sikh se suicidou após ser ferido pela polícia

Wade Page foi identificado como um simpatizante dos movimentos de supremacia branca

W

ade Michael Page, o autor do massacre em umtemplo sikh em Wisconsin, nos EUA, que deixou 6 mortos e 3 feridos no último domingo (8), cometeu suicídio com um tiro na cabeça após ser atingido por um tiro de um policial que tentava contê-lo, informou nesta quarta-feira (8) o FBI.

da equipe de emergência que respondeu ao ataque ao templo situado em Oak Creek, um subúrbio de Milwaukee. Carlson declarou, além disso, que Page, um ex-militar de 40 anos foi o único responsável pelo tiroteio. "Ninguém mais é responsável", disse a agente, ressaltando que ainda não determinaram a causa do ataque. A polícia local e o FBI iniciaram uma investigação conjunta para esclarecer o fato que está sendo tratado como "terrorismo doméstico".

A agente especial do FBI responsável pela investigação do caso, Teresa Carlson, afirmou que o inquérito aberto para esclarecer a morte do suspeito indicou que Page morreu com um tiro na cabeça, e não por causa do disparo do policial que o atingiu no estômago. A polícia havia apontado anteriormente que Page tinha sido morto por um dos policiais 7


The World

Reduzir o consumo de sal diminui risco de câncer de estômago, diz ONG

Apenas na Grã-Bretanha, um em 7 cânceres do estômago poderiam ser prevenidos

D

Apenas na Grã-Bretanha, um em sete cânceres do estômago poderiam ser prevenidos se as pessoas seguissem as recomendações diárias de consumo de sal, diz a ONG.Sal demais pode provocar pressão alta, doenças cardíacas e acidentes vasculares (derrames), além de câncer.

A entidade, que oferece aconselhamento sobre a prevenção do câncer, quer que a população consuma menos sal e que a quantidade de sódio nos alimentos industrializados seja indicada mais claramente no rótulo.

O consumo diário recomendado pelas autoridades de saúde britânicas é 6 gramas. Mas, segundo o WCRF, os britânicos consomem, em média, 8,6 g por dia.

iminuir o consumo de alimentos salgados como pão, presunto e outros embutidos pode reduzir os riscos de câncer de estômago. O alerta foi feito pela ONG britânica World Cancer Research Fund (Fundo Mundial de Pesquisas sobre o Câncer, WCRF).

No Brasil, um estudo encomendado pelo Ministério da Saúde ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), publicado em 2011, 8


The World Revelou que o brasileiro consome, em média, 8,2 g diárias de sal.

Resistência A proposta da entidade, no entanto, desagrada fabricantes e supermercados, que preferem outras formas de rotular os alimentos.

Inimigo Oculto A diretora de informação do WCRF, Kate Mendoza, disse: — O câncer de estômago é difícil de ser tratado com sucesso porque a maioria dos casos não é detectada até que a doença já esteja bem estabelecida.

Lucy Boyd, da entidade beneficente Cancer Research Uk, disse que a campanha do WCRF corrobora um relatório recente da Cancer Research UK, vinculando o consumo excessivo de sal ao desenvolvimento de câncer.

— Isso enfatiza a importância de escolhermos um estilo de vida que previna a ocorrência da doença como cortar o consumo de sal e comer mais frutas e legumes.

Citando o caso específico da GrãBretanha, a representante diz que, de maneira geral, os britânicos comem sal demais. — E o consumo é maior entre os homens.

Comer muito sal, no entanto, não é uma questão de virar o saleiro sobre a batata frita. A maior parte do sal cerca de 75% - que ingerimos já está no alimento.

Ela sugere que uma rotulação melhor, por exemplo, usando o sistema baseado nas cores do semáforo, seria útil para ajudar os consumidores a diminuir a ingestão.

Por isso, o WCRF está pedindo que um sistema semelhante às luzes de um semáforo seja adotado nos rótulos de alimentos industrializados. Vermelho para índice alto, amarelo para médio e verde para baixo.

9


The World

Música alta pode afetar memória, diz estudo Reclamação dos pais não é chateação: experimento prova abalo no sistema nervoso seres

M

uitos adolescentes gostam de ouvir música alta, especialmente durante os estudos - costume que tem sido criticado pelos pais através de gerações. Agora, cientistas da Argentina mostraram que a reclamação dos progenitores não é pura chateação: através de um experimento com ratos, eles descobriram que o som alto pode afetar a memória e os mecanismos de aprendizagem de animais em desenvolvimento. O trabalho, publicado na revista Brain Research, foi realizado utilizando camundongos com idade entre 15 e 30 dias, o que corresponde a uma faixa etária entre 6 a 22 anos nos humanos.

humanos.

Os pesquisadores expuseram os animais a intensidades de ruído entre 95 e 97 decibéis (dB) mais altos do que o patamar considerado seguro (70-80 dB), porém abaixo da intensidade de som que produz, por exemplo, um show de música (110 dB). Concluído o experimento, eles descobriram que, depois de duas horas de exposição, os ratos sofreram danos irreversíveis nas células cerebrais. Guelman explica. Segundo os pesquisadores, foram identificadas anormalidades na área do hipocampo, uma região associada com os processos de memória e aprendizagem.

Laura Guelman, coordenadora do projeto e pesquisadora do Centro de Estudos Farmacológico e Botânico (Cefybo) da Universidade de Buenos Aires (UBA), falou à BBC Mundo.

- Tal evidência sugere que o mesmo poderia ocorrer em humanos em desenvolvimento, embora seja difícil de provar, porque não podemos expor as crianças a este tipo de experiência.

- Nós usamos ratos pois eles têm um sistema nervoso semelhante aos

Danos

10


The World Já era sabido que a exposição ao som alto pode causar deficiência auditiva, cardiovascular e do sistema endócrino (além de stress e irritabilidade), mas Guelman afirmou que é a primeira vez que tais alterações morfológicas são detectadas no cérebro. "Pode-se supor a partir dessa descoberta que os níveis de ruído a que as crianças são expostas nas "baladas" ou ouvir música alta com fones de ouvido podem levar a déficits de memória e cuidados de longa duração", disse Maria Zorrilla Zubilete, professora e pesquisadora da Faculdade de Medicina da UBA.

Guelman. Conclusões

Embora o estudo cause preocupação em um cenário em que cada vez mais crianças ouvem música em alto volume através de dispositivos digitais e vídeo games, Guelman alerta para conclusões precipitadas. "O som que usamos para o experimento foi o ruído branco, um sinal que contém todas as freqüências de som, e é percebido como se fosse o barulho de uma TV mal sintonizada. Mas a música que muitas das crianças ouvem contém apenas algumas freqüências, e ainda não sei exatamente o que causou o dano", acrescentou.

Uma das curiosidades relevadas pelo estudo é que, para as crianças, uma única exposição a ruídos altos pode ser mais prejudicial do que uma exposição prolongada.

O próximo trabalho desses cientistas é determinar o "mecanismo molecular" pelo qual o ruído afeta as células do hipocampo.

Durante a experiência, dois grupos de ratos foram analisados: o primeiro foi exposto uma única vez a duas horas de ruído e o segundo recebeu o mesmo estímulo, mas uma vez por dia durante duas semanas. Após 15 dias, os ratos que tinham sido submetidos a uma única exposição no início da experiência mostraram sinais de danos mais contundentes. Os cientistas atribuíram chamada "plasticidade existente durante os desenvolvimento, quando nervoso ainda está em

precipitadas

"Nós não sabemos se o dano é gerado diretamente pelas vibrações sonoras ou o som ativa neurotransmissores que causam o problema", diz Guelman. Depois de entender esse mecanismo, os peritos tentarão desenvolver drogas que podem prevenir lesões.

tal fato à neural" anos de o sistema formação.

Enquanto isso, cientistas argentinos acreditam que este estudo deve servir como um alerta para evitar a exposição das crianças a sons altos.

"É possível que os estímulos do cérebro já não tenham tempo para reparar tais ferimentos", disse

11


The World

Cidade proíbe moradores de soltarem gases em público Decisão polêmica do prefeito de uma cidade espanhola ainda vai dar o que feder.

N

ão é mesmo educado soltar gases em locais públicos, principalmente se foram espaços fechados.Acontece que, nem sempre, a gente consegue se controlar, não é verdade?Pois o prefeito de uma cidade na Espanha não quer mais que os moradores soltem gases em locais

públicos.O prefeito Julián Atienza também não quer ver ninguém cuspindo nas ruas. A decisão foi aprovada pela Câmara Municipal e publicada no Diário Oficial.Segundo comunicado publicado pelo jornal El Mundo, a determinação não visa punir ninguém, mas sim ensinar "bons modos".E como vão fiscalizar isso? Vendo quem está com as mãos amarelas?

12


The World

Adolescente que lutou com urso polar conta como sobreviveu

Dentes do animal ficaram cravados no cérebro do jovem

E

O ataque foi tão feroz que os dentes do urso ficaram presos no crânio do adolescente. O jovem teve de se submeter a duas cirurgias para reparar os danos causados pelo ataque. Seu braço direito, por onde o urso o agarrou, está cheio de cicatrizes e continua inchado.

Quase um ano depois, Patrick falou com o Daily Mail sobre o grave incidente. Ele contou que estava dormindo em uma tenda, quando foi acordado por um urso polar o jogando para fora da barraca. — Eu me lembro de acordar com um barulho forte na barraca. [...] Nós prendemos a respiração um pouco e ficamos em silêncio. Eu estava prestes a fechar os olhos novamente, quando a tenda de repente desabou sobre nós.

Ele também sofreu uma fratura no crânio, teve o olho esquerdo mutilado e o ouvido perfurado. O urso polar foi baleado e morto antes que ferisse mais pessoas. Patrick esperou mais de uma hora por socorro. Ele estava tão assustado que se recusou a abrir os olhos, e não sabia que seu amigo tinha morrido.

m 5 de agosto de 2011, Patrick Flinders, de 17 anos, e um grupo de amigos foram atacados por um urso polar nas ilhas Svalbard, na Noruega. Patrick sobreviveu, mas um de seus amigos, Chapple Horatio, morreu no ataque.

Patrick conta que ficou traumatizado com o que aconteceu. — Eu nunca mais vou viajar para lugares onde vivem ursos polares.

13


The World

Homem morre atropelado na Comandante João Ribeiro de Barros Vítima, não identificada pela polícia, aparenta ter uns 60 anos. No local do atropelamento não há iluminação e nem passarela

U

m homem morreu atropelado na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros em Bauru, SP, no início da noite de sábado. Segundo informações da Polícia Rodoviária, o homem estava na via quando foi atingido por um carro com placas de São Paulo. Ainda de acordo com as informações, o veículo trafegava no sentido BauruPiratininga quando aconteceu o atropelamento. A vítima não foi identificada pela polícia, que suspeita que seja um andarilho, e aparentava

ter uns 60 anos. O local onde o homem foi atropelado, próximo a Ponte do Cedro, não há iluminação e nem passarela próxima.

14


The World

Mulher tem 80% do corpo queimado após explosão em Marília, SP Ela fazia algodão doce, quando a máquina elétrica explodiu. Marido socorreu a vítima e teve ferimentos leves nos braços.

U

ma jovem, de 21 anos, sofreu queimaduras graves após um incêndio em loja de doces em Marília, SP. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Jéssica Alves Moreira fazia algodão doce em uma máquina elétrica quando houve uma explosão. Ainda de acordo com os bombeiros, ela sofreu queimaduras de segunda grau e teve 80% do corpo queimado O marido, João Paulo Sales, que trabalha como animador e palhaço em festa infantis, foi quem socorreu primeiramente a mulher, antes dos bombeiros chegarem, e sofreu ferimentos leves nos braços. "Eu estava arrumando o carro para ir trabalhar e ouvi um grito, quando cheguei ela estava em chamas. Ela escorou o fio da máquina com um

galão de álcool e acho que aconteceu um curto-circuito e explodiu. Quando eu a vi, entrei no meio do fogo e viemos para fora‖, conta o homem, ainda abalado. Jéssica foi levada para o Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas, mas, devido à gravidade do caso ela foi encaminhada para o setor de queimados da Santa Casa. Na loja de doces tudo ficou destruído após o incêndio, inclusive os eletrodomésticos e o estoque de doces. "É inexplicável. Era o nosso local de trabalho, fazíamos tudo eu e ela. Foi terrível, mas só pensei em socorrê-la, fiz o que eu pude", lamenta.

15


The World

Brasileiros detidos em apreensão de drogas no Uruguai No departamento de Salto (noroeste do Uruguai) foram apreendidos 72 quilos de maconha procedentes do Brasil, em uma operação chefiada pela polícia de Rivera (nordeste), encerrada este domingo. A operação "levou seis meses de investigação e terminou com a detenção de dois veículos com a droga, fato que desencadeou a detenção de 35 pessoas em várias operações, e entre os detidos estão dois brasileiros", confirmou uma fonte policial que participou da investigação. A maioria dos detidos era de exdetentos que em 2010 já tinham sido presos por narcotráfico. A apreensão ocorre dias depois de o governo uruguaio enviar para apreciação no Parlamento um projeto de lei que visa a legalizar a produção e a venda de maconha, com o objetivo de enfrentar o tráfico de drogas.

Brasileiros detidos em apreensão de drogas no Uruguai Agentes apreenderam 72 quilos de maconha procedentes do Brasil. Além de dois brasileiros, 30 uruguaios foram presos em operação antidroga.

Agentes da polícia uruguaia apreenderam 72 quilos de maconha procedentes do Brasil e 30 quilos de cocaína da Argentina em operações em que foram detidos dois brasileiros e mais de 30 uruguaios, confirmaram este domingo fontes policiais. A primeira operação ocorreu no sábado a 20 km de Fray Bentos (300 km a noroeste de Montevidéu), quando a polícia local deteve dois motociclistas que carregavam nas mochilas 30,1 quilos de cocaína que "haviam entrado da Argentina", disse o policial Richard Laborda. A droga tinha como destino Montevidéu e após a operação a polícia prendeu quatro uruguaios.

16


The World

Jovem é comido por tigres no zoo de Copenhague, na Dinamarca

Homem seria um imigrante que se escondeu no local na última noite

Um jovem com cerca de 20 anos morreu nesta quarta-feira (11) ao ser atacado por um tigre no zoológico de Copenhague, onde teria entrado escondido na última noite, informou a polícia dinamarquesa. Os funcionários do zoológico encontraram a vítima nesta manhã no interior da área reservada a um dos tigres e já sem vida. O jovem apresentava uma marca de mordida na garganta e ferimentos no

rosto, virilha e coxa. Antes de concluir o caso, a polícia trabalha com duas hipóteses em sua investigação: suicídio ou acidente, já que o jovem pode ter caído no recinto após a quebra da grade de proteção. Segundo a polícia local, que analisa as câmeras do sistema de segurança, o jovem teria entrado no zoológico na última noite ao forçar a entrada. Apesar do nome da vítima não ter sido divulgado, trata-se de um jovem de origem árabe que tinha visto para residir na Dinamarca.

17


The World

Homem é detido após espancar e esfaquear a própria mulher, de 17 anos De acordo com a polícia, existe a possibilidade de que a mulher esteja grávida

Douglas Augusto dos Santos, de 19 anos, foi preso na manhã deste domingo na Candangolândia, região administrativa do DF, após ser encontrado pela Polícia Militar Ambiental com a roupa suja de sangue e com uma faca na mão, em frente à casa onde morava. Segundo a polícia, ao ser questionado sobre a roupa suja, Santos alegou que estava matando uma galinha, para fazer no almoço de dia dos pais. Os policiais acharam estranha a justificativa do jovem e checaram outras ocorrências registradas no Ciade (Centro Integrado de Atendimento e Despacho) se havia alguma ocorrência na região. Foi então que descobriram que uma jovem, residente no mesmo local onde o suspeito afirmou morar, havia sido esfaqueada e encaminhada para o

Hospital de Base. Ainda de acordo com a polícia, na casa onde o casal morava, foram encontradas pequenas porções de maconha e bebida alcoólica.O suspeito foi preso em flagrante e levado para a 11ª Delegacia de Polícia, no Núcleo Bandeirante, região administrativa do DF. Ele foi enquadrado na Lei Maria da Penha e ainda pode responder pelo crime de tentativa de homicídio. A jovem F. F. B. S., não corre risco de morte. A Polícia Civil confirma a suspeita de gravidez, mas informou que ainda serão realizados exames para comprovar.

18


The World

Parasita pode ficar mais forte com mudanças do clima, diz estudo ONU diz que o aquecimento global deve aumentar o sofrimento humano

Os parasitas podem se tornar mais virulentos com a mudança climática, segundo um estudo mostrando que rãs sofrem mais infecções de um fungo quando expostas a oscilações inesperadas de temperatura.

"Achamos que isso pode exacerbar os efeitos de alguma doença", ele disse sobre o relatório que liderou com colegas na Universidade de South Florida. O relatório será publicado na edição de segunda-feira da revista Nature Climate Change.Um painel de especialistas da ONU diz que o aquecimento global deve aumentar o sofrimento humano com mais ondas de calor, enchentes, tempestades, incêndios e secas, e ter efeitos como a disseminação do alcance de certas doenças.

Parasitas, que incluem os platelmintos, organismos minúsculos agentes da malária e de fungos, podem se adaptar de forma mais ágil a mudanças climáticas do que os animais que os hospedam, já que são menores e crescem mais rapidamente, disseram cientistas.

E a mudança climática, atribuída a gases que provocam o efeito estufa liberados por combustíveis fósseis, também deve significar mais oscilações nas temperaturas.

"O aumento na variabilidade climática deve tornar mais fácil para os parasitas infectarem seus hospedeiros", disse à Reuters Thomas Raffel, da Universidade Oakland, nos Estados Unidos, baseando-se nas descobertas sobre rãs e um fungo de pele que às vezes pode ser mortal.

"Poucos... estudos consideraram os efeitos da variabilidade ou previsibilidade climática sobre a doença, apesar de ser provável que hospedeiros e parasitas terão respostas diferentes às mudanças climáticas", escreveram. 19


The World Os cientistas expuseram rãs cubanas em 80 incubadoras de laboratório a temperaturas variadas e a infecções de um fungo, o Batrachochytrium dendrobatidis, que costuma ser mortal para os anfíbios.

temperatura diária, entre 15 graus e 25 graus, típicas das mudanças da noite para o dia, saíram-se bem melhor em resistir ao fungo. Baseando-se em fatores como tamanho, expectativa de vida e fatores como seus metabolismos, os cientistas disseram que as rãs provavelmente levaram 10 vezes mais tempo do que o fungo para se acostumar a mudanças inesperadas de temperaturas, um processo conhecido como aclimatação.

Em um experimento, as rãs mantidas em uma temperatura de 25 graus Celsius por quatro semanas sofreram mais infecções quando foram transferidas para incubadoras a 15 graus e expostas ao fungo do que as que estavam acostumadas a viver a 15 graus.

Raffel disse que mais testes eram necessários de outros parasitas e hospedeiros para confirmar as descobertas. "Esse estudo só foi feito em uma única espécie de rã tropical", ele disse.

"Se você muda a temperatura, a rã está mais suscetível à infecção do que uma que já estava adaptada àquela temperatura", disse Raffel. Em outro teste, as rãs que foram expostas a variações previsíveis da

Chamas se espalham no arquipélago espanhol das Canárias

Vários incêndios, alimentados pelo vento e pela onda de calor que a Espanha sofre, queimaram este fim de semana milhares de hectares de florestas e arbustos em todo o país, devorando solos secos, como nas Canárias, onde cerca de 5.000

pessoas tiveram que deixar suas casas. Desde a sexta-feira, por todo o país que sofre com uma onda de calor procedente da África, bombeiros, militares e voluntários lutam noite e dia contra as chamas, tentando salvar

20


The World suas casas e impedir que o fogo avance.

Torremanzanas e estava fora de controle. Um acampamento com 130 crianças foi evacuado.

A temperatura começou a diminuir este domingo no norte da península, mas continua beirando os 40 graus no sudeste, onde foi declarado um novo incêndio em Torremanzanas, na região de Alicante, informou um porta-voz dos serviços de emergência. Um bombeiro morreu e três ficaram feridos.

No arquipélago das ilhas Canárias, mais de 4.700 pessoas foram evacuadas nas duas ilhas montanhosas de La Gomera e Tenerife, onde o fogo queimou 900 hectares em dois dias, especialmente no parque natural Garajonay, um local protegido e declarado patrimônio da Unesco.

À noite as chamas invadiram um espesso bosque de pinheiros em

Enem aponta diferenças entre alunos brancos e negros Notas de alunos brancos da rede particular são 21% maiores que à de negros da rede pública

confirmar a distância entre as notas médias dos estudantes de colégios particulares e dos de escolas públicas, revela o abismo que separa estudantes brancos e negros das duas redes.

Recorte inédito de dados de desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2010 nas capitais do País, além de

21


The World Os números mostram que as notas tiradas pelos alunos brancos de escolas particulares no exame são, em média, 21% superiores às dos negros da rede pública acima da diferença de 17% entre as notas gerais, independentemente da cor da pele, dos estudantes da rede privada e os da rede pública. O levantamento também aponta distorções entre os Estados. De acordo com especialistas, esse cenário é o reflexo da desigualdade social e também da diferença dos níveis de qualidade das redes estaduais. Por sua vez, a nota média de negros que estudam em escola privada é 15% superior às dos negros da rede pública próxima dos 17% entre todos os estudantes da rede particular e da rede pública. Embora em menor dimensão, a variação de desempenho entre negros e brancos dentro da escola pública também é desvantajosa para

o primeiro grupo. Na média, os brancos têm médias 3% maiores que os negros. O fato de os negros terem rendimento menor do que os brancos, mesmo dentro da rede pública, tem explicações econômicas e pedagógicas, segundo a diretora do Todos Pela Educação, Priscila Cruz. Na questão econômica, segundo ela, a explicação é que "entre os pobres, os negros são os mais pobres". O lado pedagógico refletiria a baixa expectativa. — Em uma sala de aula, se uma criança negra começa a apresentar dificuldade, a professora desiste de ensiná-la muito mais rapidamente do que desistiria de um estudante branco.

Crocodilo faminto abocanha carro de polícia As coisas estão feias na Flórida (EUA): os bichos estão comendo qualquer porcaria.

A polícia da Flórida sempre enfrente uns problemas bizarros, afinal, o

Estado norte-americano é a o lugar onde as esquisitices acontecem. 22


The World porque, afinal de contas, a Flórida é só um pedaço dos Estados Unidos. Não é justo botar um Estado pra concorrer com países inteiros. Por isso, quando o assunto esquisitices, a Flórida é campeã.

é

A gente pode dizer que, ao lado de China e Rússia, a Flórida não faz feio. A gente dá todo esse crédito

Raposa entra no clima olímpico e pega metrô em Londres

Pessoal que ia para o trabalho não botou fé quando viu o bichinho lá dentro

chamado Stephen Ebert, conseguiu fotografar o bichinho e postou a

foto

Os usuários do metrô inglês tiveram uma surpresa nesta segunda-feira (6/8) quando embarcaram na estação Edgware Road e toparam com um passageiro pouco comum: uma pequena raposa vermelha.

no

Twitter.

— Assim que as portas se abriram, eu embarquei imediatamente e notei que havia alguma coisa se movendo perto dos meus pés. No começo, eu não conseguia dizer o que era e, então, percebi que era uma raposa. Ela parecia ser novinha e provavelmente era um filhote. Eu tirei uma foto dela com meu celular e postei no Twitter. Harriet Horn, estudante, também tuitou sobre a

Parecia uma ação publicitária do Firefox, o conhecido navegador da internet, mas não: a raposa era de verdade. Um dos passageiros,

23


The World raposa na rede social. — Entããããão... Tinha uma raposa no meu vagão do metrô hoje. Ela era tão lindinha! Ela saiu do vagão, deu um pulo e entrou em um buraco (eu

acho). Pareceu que ela foi embora em segurança. A gente espera que sim.

Cantor joga pedaços de guitarra no público e atinge fã em Bauru, SP Criança, de 10 anos, levou dois pontos na cabeça. Acidente aconteceu no show do músico Gusttavo Lima

Uma fã levou dois pontos na cabeça após ser atingida por parte de uma guitarra quebrada pelo cantor Gusttavo Lima durante show em Bauru, SP, na noite de sábado (11). Segundo o boletim de ocorrência, registrado pelo pai da menina, que tem 10 anos, em determinado momento da apresentação, o cantor quebrou o instrumento e começou a distribuir os

pedaços para público e ao jogar na plateia, um deles atingiu a cabeça da garota, que estava na primeira fila. ―A gente a colocou perto da grade para ela poder ver melhor. Aí ele primeiro tocou um pouco com a guitarra e depois jogou no chão, como ela quebrou, ele começou a tacar vários pedaços no público, foi quando atingiu a cabeça dela. Mas, eu só percebi depois quando as meninas 24


The World que estavam com a gente começaram a falar e quando eu vi o sangue‖, conta a irmã Fernanda Aparecida do Nascimento. A menina foi encaminhada por um segurança do evento até a enfermaria com dois cortes na cabeça, onde recebeu o primeiro atendimento. Antes de ser levada ao hospital ela foi ao camarim do cantor. Lá ganhou fotos autografadas, um CD e um pedido de desculpas. ―Quando ele jogou partes da guitarra eu tentei pegar, foi quando acertou na minha cabeça, na hora doeu bastante‖, afirma a menina, que foi autorizada pela mãe a dar entrevista. Em seguida os produtores do cantor sertanejo levaram a criança até um hospital da cidade. Em um dos cortes foi preciso dar dois pontos. Mesmo com o atendimento, a família da menina decidiu registrar o boletim de ocorrência por lesão corporal culposa, quando não há a intenção

de ferir. Gusttavo Lima passou a noite em um hotel e foi embora pela manhã. O cantor não quis comentar o caso com a imprensa, mas através de sua assessoria, disse que prestou toda a assistência médica necessária à menina e que ainda vai arcar com as despesas. ―Ela estava com o pai, fiquei sabendo quando eles chegaram aqui, mas, segundo ele foi prestado todo o socorro. Agora se precisar de mais alguma coisa o pai dela que vai ver‖, ressalta Natalina Aparecida Prado. Mesmo após o incidente o sentimento da menina pelo cantor não mudou nada. No muro da casa tem até uma declaração para ele. Falar mal do Gusttavo Lima é proibido na casa de Natalina. ―As minhas filhas gostam muito dele, elas até brigam quando uma fala mal brincando‖, finaliza a mãe.

25


The World

Passa para 98 número de envolvidos em acidente entre ônibus na PR-323 Dez pessoas morreram; os corpos foram levados para o IML de Maringá.As vítimas foram encaminhadas para hospitais de três cidades da região.

O número de envolvidos no acidente na PR-323, entre Paiçandu e Doutor Camargo, no norte do Paraná, subiu para 98, de acordo com dados divulgados, neste domingo, pelo Corpo de Bombeiros. Deste total, dez pessoas morreram. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico-Legal (IML) de Maringá, sendo que cinco foram liberados nesta manhã. O acidente ocorreu no fim da tarde de sábado . Dois ônibus bateram de frente e, logo em seguida, uma caminhonete, um carro e uma motocicleta acabaram colidiram no mesmo trecho.

um evangélico de Tapejara para passar o dia em um parque de Maringá, a 115 km, e se envolveu no acidente na volta da viagem. Já o outro ônibus era de uma empresa de turismo e fazia a linha Umuarama Maringá. A rodovia ficou interditada por aproximadamente cinco horas. Desde 23h o tráfego na PR está liberado. Segundo relatório do Corpo de Bombeiros, as 88 pessoas foram encaminhadas para hospitais de três cidades da região. Seis delas em estado grave, 18 de médio a grave, e 64 com ferimentos leves. O Hospital Universitário de Maringá foi o que recebeu mais ferido, 32 no total. Para as unidades de pronto atendimento Norte e Sul de Maringá,

Um dos ônibus foi fretado por grupo 26


The World foram levados 21 envolvidos, para o Hospital Santa Rita de Maringá, mais seis, e para a Santa Casa outras

cinco pessoas. Em Sarandi, sete vítimas receberam atendimento e na Santa Casa de Cianorte, 17.

Conflitos armados matam 5 separatistas e 1 soldado na Caxemira

Cinco guerrilheiros separatistas e um soldado morreram em dois conflitos armados registrados na Caxemira sob controle da Índia, informaram neste sábado fontes policiais citadas pela agência de notícias local "Ians".

forças

de

segurança.

Pouco depois desse anúncio, um soldado morreu e outro ficou ferido quando um comando guerrilheiro abriu fogo contra um comboio militar na cidade de Pampore.

Segundo um porta-voz do Exército indiano, J.S. Brar, os cinco combatentes separatistas morreram em um enfrentamento com forças de segurança na cidade de Handwara, onde os insurgentes se concentraram há três dias em um grupo de casas. A fonte disse que três imóveis foram destruídos durante a operação das

A Índia e Paquistão disputam a Caxemira, que ficou dividida entre os países em 1947 e em cuja parte sob controle do Governo indiano operam grupos separatistas que, segundo Nova Délhi, contam com o apoio de Islamabad.

27


The World

Irã encerra resgate após terremotos e revisa mortos para 227, diz TV estatal Autoridades disseram mais cedo que 250 pessoas haviam morrido.Novo balanço aponta que 1.380 pessoas ficaram feridas.

"As operações de resgate terminaram. Não há ninguém entre os escombros", afirmou Hasan Ghadami, diretor da célula de crise do ministério do Interior. Intensidade Os terremotos de sábado aconteceram com apenas 10 minutos de intervalo na região de Varzeghan, a 60 km de Tabriz, noroeste do Irã. De acordo com o Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos, o primeiro terremoto, de magnitude 6.4, foi registrado a 60 km da cidade de Tabriz e a 9,9 km de profundidade. O segundo terremoto, que aconteceu apenas 11 minutos após o primeiro, atingiu magnitude 6.3 a 49 km da mesma cidade e em uma profundidade similar.

As equipes de resgate iranianas encerraram neste domingo (12) as operações de resgate nas áreas devastadas pelos dois terremotos de sábado, que deixaram pelo menos 227 mortos e 1.380 feridos no noroeste do país, segundo um balanço revisado que foi divulgado pela TV estatal. "Infelizmente, temos 227 mortos e 1.380 feridos", declarou o ministro do Interior, Mostapha Najar, ao canal estatal. Algumas horas antes, as autoridades iranianas haviam divulgado um balanço de 250 mortos e 2.000 feridos. "Os feridos estão sendo transferidos para os hospitais de Tabriz e da região", disse. 28


The World Desde então, mais de 80 tremores secundários foram registrados na região, que tem mais de 16.000 desabrigados. A área da catástrofe tem uma população de 128.500 pessoas, a grande maioria vivendo em pouco mais de 530 vilarejos. Em Bajeh-Bakh, com desespero. Resgates O ministro do Interior, Mohamad Najar, visitou a área devastada neste domingo com a ministra da Saúde e o diretor do Crescente Vermelho por ordem do presidente Mahmud Ahmadinejad "para avaliar a situação e organizar as operações", segundo a agência Mehr. As equipes de resgate e o Crescente Vermelho distribuíram barracas, cobertores, roupas, alimentos e água aos afetados.

A maioria dos homens trabalhava no campo no momento da catástrofe, mas as mulheres e crianças estavam dentro de casa e foram as grandes vítimas da tragédia. Em Tabriz, uma cidade de 1,5 milhão de habitantes, os danos foram apenas materiais, de acordo com as autoridades. O Irã está situado sobre falhas geológicas importantes e sofreu terremotos devastadores ao longo de sua história. O mais importante dos últimos anos, em dezembro de 2003, matou 31.000 pessoas em Bam (sul), 25% da população da cidade. pouco mais de 400 habitantes, 33 pessoas morreram, a maioria crianças e mulheres. Os moradores procuravam sobreviventes em meio aos destroços.

29


The World

Fabricante de freios desenvolve sistema que para o carro após impacto.

ação quando seus sensores identificam que o carro sofreu uma colisão. Eles leem sinais dos airbags e de outros sistemas de seguranças para identificarem a situação de colisão. Caso o motorista esteja incapacitado de assumir o controle do automóvel, o sistema automaticamente freia o veículo para que ele pare. Funcionando em conjunto com as centrais eletrônicas bastante comuns em carros europeus, o PCBT mapeia o comportamento do carro para não tornar a frenagem automática mais um fator de risco. Segundo a Continental, se os pedais sofrerem pressão dos pés do condutor e ficar claro ao sistema que o motorista ainda tem controle sobre o carro, o sistema se desliga. A tecnologia está em desenvolvimento na Alemanha e, de acordo com o blog Autopia da revista Wired, a Continental já negocia com uma grande montadora do país o lançamento do primeiro automóvel com a tecnologia de freios automáticos pós colisão.

A fabricante alemã de pneus e freios Continental está trabalhando num sistema de freios automáticos que só entra em ação depois que o carro já bateu em algum obstáculo. A ideia por trás do PCBT (sigla em inglês para Tecnologia de Freios Pós Acidente, em tradução livre) soa estranha, na verdade, explica-se pelo alto número de acidentes causados por veículos que ricocheteiam depois de bater, voltam à pista e causam novas colisões. Segundo a fabricante, o acidente que ocorre causado por um outro acidente tende sempre a ser mais grave. Enquanto a primeira colisão pode ter sido restrita a um veículo e a danos de pequena monta, o acidente que acontece na sequência normalmente envolve vários veículos e tem um potencial de danos muito maior. O PCBT entra em 30


The World

Comandante da Azul está entre os mortos de acidente aéreo, diz polícia Duas aeronaves colidiram no ar e caíram em plantação em S. B. D'Oeste.Outro piloto e despachante de voo foram identificados no IML de Americana.

31


The World O comandante da companhia aérea Azul Araken de Oliveira Salamene está entre os mortos do acidente entre dois aviões de pequeno porte em Santa Bárbara D'Oeste (SP) neste sábado (18), de acordo com o delegado responsável pelo caso, Rômulo Gobbi. Segundo a Polícia Civil, ele tinha 52 anos, morava em Campinas (SP) e pilotava o avião particular dele, um Embraer 711, que colidiu no ar com outro monomotor do mesmo modelo. Os dois aviões caíram em uma área de plantação e explodiram. Quatro pessoas morreram no acidente. De acordo com a polícia, além de Salamene, estão entre as vítimas o piloto Cassiano Ricardo Callegaris, de 41 anos, também de Campinas, e o despachante de voo Voninho Souza Aguiar, de 33 anos, morador de Sumaré (SP). O corpo da quarta vítima está no Instituto Médico Legal de Americana (SP) para identificação. De acordo com o delegado de Santa Bárbara D'Oeste, Rômulo Gobbi, a suspeita é que ela seja o sobrinho do comandante da Azul. As aeronaves partiram às 9h do Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas, e tinham como destino o condomínio aeronáutico Fazenda Bonanza, em Salto de Pirapora, na região de Sorocaba (SP). A informação foi confirmada pelo administrador regional do aeroporto,

Tadeu Oliveira. No avião de prefixo PT NKA estavam Araken Salamene e a vítima não identificada, e no de prefixo PT NIR, Cassiano Callegaris e Voninho Aguiar. A Polícia Civil não informou quem pilotava as aeronaves. O presidente do Aeroclube do Campo dos Amarais, Fábio Fernandes, disse que voou pelo menos quatro vezes com Salamene em 2007, quando esse era comandante da Varig. "Ele era um piloto exímio, maravilhoso", disse Fernandes. Uma equipe de peritos do Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) esteve no local na tarde de sábado, mas não passou informações sobre o ocorrido. A assessoria de imprensa da instituição informou apenas que não há prazo para a conclusão das investigações sobre o acidente. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso. Os corpos das quatro vítimas estão no IML de Americana aguardando liberação. Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que "lamenta profundamente o falecimento do comandante Araken de Oliveira Salamene" e afirmou que a companhia está prestando todo o auxílio à família.

32


The World 'Só vi dois aviões caindo' As vítimas seguiam para a fazenda em Sorocaba para participar de um evento de inauguração de um hangar na propriedade. O ajudante Julio César Prestes, que trabalha próximo ao local, conta que viu uma colisão entre as asas das aeronaves. "Tinha dois aviões, lado a lado e bateu asa com asa", explica. "Olhei de repente pro céu e só vi os dois aviões caindo", relatou.

O empresário Lucas Henrique falou que estava fazendo trilha nos arredores e também ouviu o barulho. "Olhamos para trás e vimos uma aeronave 'parafusando'", disse. Após a colisão, houve uma explosão e cinco viaturas do Corpo de Bombeiros trabalharam para apagar o fogo. O local é de difícil acesso.

Familiares acusam policiais do Bope de assassinato de jovem em favela 'Atiraram no garoto covardemente', afirma parente da vítima. Segundo a PM, jovem foi encontrado ferido em viela da comunidade.

A família de um adolescente de 15 anos morto durante uma operação da Polícia Militar na Favela Parque Arará, em Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro, acusa policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) de assassinato. A Polícia Civil

investiga a morte do jovem Elizeu Santos da Silva e informou que as armas dos policiais que participaram na operação já foram recolhidas para perícia no Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). O caso foi registrado na 37ªDP (Ilha do 33


The World Governador). A operação foi realizada na madrugada deste sábado. A Polícia Militar entrou na favela com o objetivo de prender traficantes de drogas da região. Houve confronto com criminosos. Um suspeito morreu e outro foi preso. Os policiais apreenderam uma pistola .40, uma pistola 380, um carregador de .40, um carregador de 380, um carregador de fuzil AK47, 79 munições de 7.62, duas munições .40, seis munições de 380, um radiotransmissor, 12 cheirinhos da loló, 16 sacolés de maconha hidropônica, 115 sacolés de haxixe, 191 sacolés de maconha, 56 sacolés de crack, 402 sacolés de cocaína e um caderno de anotações do tráfico. Segundo a PM, durante a operação, Elizeu foi encontrado ferido em uma viela da comunidade. Levado para o Hospital Geral de Bonsucesso com perfurações de bala no tórax, na cabeça, no punho e no ombro direitos, ele não resistiu e morreu. 'Mão de Deus' A família do garoto contesta a versão da Polícia Militar, e afirma que ele foi assassinado pelos policiais militares do Bope. ―A minha esposa jogou a chave para ele (Elizeu), para ele entrar no condomínio. Aí, quando ela jogou, no que ele se abaixou para

pegar a chave, atiraram no garoto, covardemente. Eles estavam escondidos debaixo da escada do condomínio. Eles ainda deram um tiro para cima da minha esposa para ela não ver o rosto deles. Foi a mão de Deus que a tirou‖, afirmou um familiar. Eliseu cursava a sexta série em uma escola em Benfica, onde era querido pelas mães de colegas. ―Era uma criança. Estudava tranquilo e não perturbava ninguém‖, comentou uma senhora. ―Infelizmente, vou ter que entrar com uma ação contra o estado porque foi uma covardia. Uma das maiores covardias que eu já vi na minha vida. Minha família está arrasada. A comunidade também está arrasada porque foi uma brutalidade danada. Todo mundo sabia que ele era estudante‖, afirmou o familiar. A Polícia Militar lamentou a morte de Elizeu e informou que abriu um procedimento sumário para apurar todas as circunstâncias dessa operação do Bope. As armas usadas pela PM na operação foram recolhidas e vão passar por perícia. O corpo do adolescente vai ser enterrado neste domingo, às 11 horas, no Cemitério do Caju, na Zona Portuária.

34


The World

Ex-pedreiro estuda engenharia e quer construir moradia a baixo custo Wildiner trabalhou em lavoura na infância e como pedreiro na adolescência.Em 2010, ele passou no vestibular para engenharia civil da Unicamp. vida podia lhe oferecer, Wildiner Estainer Batista, de 19 anos, criou oportunidades por meio da educação. Estudou na rede pública, se preparou sozinho para o vestibular e conseguiu vaga em um dos cursos mais concorridos da Unicamp, uma das instituições mais respeitadas do país. Quando se formar, Wildiner quer aliar a experiência como pedreiro e o conhecimento da engenharia para criar uma empresa de construção de moradias a baixo custo. Wildiner se esforça a evoluir cada vez mais. Mora em Campinas, na residência estudantil daUnicamp, e passa a maior parte de seu tempo envolvido em vários projetos da universidade. Pouco viaja para matar a saudade da família em Pouso Alegre (MG). Para se manter como universitário em Campinas, o mineiro recebe uma bolsa-auxílio da universidade e, em contrapartida, atua em alguns projetos. Se no início do curso preferia se dedicar exclusivamente aos estudos, hoje a rotina é diferente. Além de estudar, o jovem faz parte da liga de xadrez da Unicamp e integra

O estudante que há dois anos passou em 18º lugar no vestibular para engenharia civil da Universidade Estadual de Campinas(Unicamp) nasceu em Cordislância, uma cidade de 3.000 habitantes de Minas Gerais, trabalhou na lavoura de café durante a infância, em Carneiros, distrito de São Gonçalo do Sapucaí, também em Minas. Na adolescência seguiu a profissão do pai, e foi servente de pedreiro, após concluir o ensino médio. A mãe é empregada doméstica. Não satisfeito com que a 35


The World mudado para Pouso Alegre. ―Passei o ano trabalhando como servente de pedreiro com a ideia de cursar ITA, estudava à noite por conta própria. O trabalho era pesado, mas não tão ruim, eu até gostava, tanto que faço engenharia civil.‖ Wildiner prestou o vestibular do ITA, mas não passou. Foi incentivado a mudar os planos e no ano seguinte, em 2010, fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a prova da Unicamp. Pelo Enem, conseguiu vaga na Ufscar, mas optou pela Unicamp. A vontade de crescer ainda o levou a ser selecionado como bolsista pela Fundação Estudar, uma instituição que apoia jovens estudantes com auxílio financeiro e orientação vocacional. Na última seleção anual, foram beneficiados 29 jovens de todo o país entre 6.000 inscritos. ―Identificamos jovens brilhantes e os apoiamos em suas carreiras, queremos pessoas que querem causar impacto no país‖, afirma Tiago Mitraud, gerente de produtos da Estudar. Um dos critérios avaliados é o ‗salto‘ que o estudante já deu e os planos de onde gostaria de chegar. O jovem pretende aprender a falar inglês para fazer um intercâmbio na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. ―O objetivo é sempre ir mais longe, quero correr e não parar. O prazer está na caminhada."

grupos que de fomento ao empreendedorismo, como o Mercado de Trabalho em Engenharia (MTE) e o Choice da Artemisia. Ele ainda foi premiado com o terceiro lugar no Concurso Nacional Siemens Student Award, que reúne propostas de soluções sustentáveis. Wildiner conta que foi na 6ª série que sua vida mudou. O então professor de geografia, Murilo Antonio Simões Junior, o incentivou a prestar vestibulinho para um curso técnico no campus Inconfidentes do Instituto Federal, em São Gonçalo, a 120 quilômetros de sua casa na época, depois que concluísse o ensino fundamental. ―O caminho natural era continuar onde eu morava. Mas o professor convenceu minha família, me incentivou e fui estudar no instituto federal (após ser aprovado no vestibulinho). Saí de casa aos 14 anos para morar no alojamento da escola, só voltava de dois em dois meses porque não tinha dinheiro, mas não foi coisa do outro mundo, me adaptei rápido‖, diz. Durante o ensino médio, Wildiner conheceu um amigo ―muito inteligente‖ que iria prestar o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Decidiu que queria tentar uma vaga também. Concluiu o ensino médio aos 17 anos e voltou para a casa família, que havia se 36


The World ‘Ser

pedreiro

foi

super

‗dinheiro compra, mas só trabalho faz.‘‖ O jovem diz que muita gente de sua cidade não entende bem o que ele estuda e a importância da instituição em que está, porém os pais têm noção da grandiosidade. A mãe, doméstica, se orgulha ainda mais de Wildiner quando sabe que muitos filhos de patroas, mesmo diante de boas condições financeiras, não conseguem entrar na faculdade. As conquistas não o fazem se gabar. Pelo contrário. Acha que pode ir além. Para ele, as vitórias só foram possíveis porque sempre teve ―pessoas certas‖ por perto. ―Se não fosse aquele professor do ensino fundamental não estaria aqui.‖

válido’

Atualmente o estudante não precisa ajudar financeiramente os pais. A família já conseguiu pagar o terreno onde a casa foi construída, em Pouso Alegre. Porém, quando eles se mudaram não havia nem piso. Quando se formar, não pretende voltar para Minas. Mas por enquanto, não sabe para onde seguir. Quer reunir o empreendedorismo e a transformação social. Para isso, pensa em criar uma empresa de construção de moradias de baixo custo. ―Minha experiência como servente de pedreiro foi super válida. Na minha história também tem a carga emocional forte. Uma frase que meu pai me disse me marcou muito:

37


The World

Cientistas encontram ‘supermãe’ espacial. Aglomerado estelar gera 740 novas estrelas por ano. Objeto recém-descoberto foi batizado de 'Fênix'.

– para efeito de comparação, a nossa galáxia, a Via Láctea, gera uma mísera estrela anualmente. O aglomerado Fênix está a 5,7 bilhões de anos-luz da Terra e é o maior emissor de raios-X já visto.

Cientistas da Nasa anunciaram nesta quarta-feira a descoberta de uma ―supermãe‖ espacial, com a ajuda do telescópio de raios-X Chandra. O aglomerado estelar, batizado de Fênix, ―dá à luz‖ 740 estrelas por ano

Telescópio no Chile faz nova imagem de nebulosa escura Nebulosa do Cachimbo fica a cerca de 700 anos-luz da Terra. Fenômeno acontece por acúmulo de poeira cósmica.

38


The World Astrônomos publicaram nesta quartafeira (15) uma nova imagem de uma nebulosa escura a cerca de 700 anos-luz da Terra. A Nebulosa do Cachimbo, também chamada de Barnard 59, fica próxima ao centro da Via Láctea, na constelação de Serpentário. Quando as nebulosas escuras foram descobertas, os astrônomos pensavam que essas áreas do céu não teriam estrelas.

Hoje, eles sabem que são regiões com camadas muito espessas de poeira cósmica, que bloqueiam o brilho das estrelas que existem por lá. A imagem foi feita com o instrumento Wide Field Imager, instalado em um telescópio no Chile pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), projeto que conta com participação brasileira.

Designer cria máquina de escrever para o iPad. Projeto do iTypewriter quer trazer ar retrô para o tablet da Apple.Hastes da máquina tocam nas letras da tela ao serem pressionadas.

Um designer criou uma máquina de escrever mecânica para o iPad. Em vez de usar tecnologia Bluetooth para poder teclar no aparelho, como ocorre com os teclados tradicionais, o aparelho tem hastes que tocam no teclado virtual do tablet quando o

usuário pressiona a tecla, inserindo a letra desejada no texto. Chamada de iTypewtriter, o projeto de Austin Yang pretende dar um ar retrô ao tablet e permitir que os mais velhos, acostumados com as velhas máquinas de escrever, voltem a usar o aparelho junto com o iPad.

39


The World

CEO da Nokia diz que smartphone com Windows 8 chegará em breve Empresa finlandesa fará um evento entre 5 e 6 de setembro. Apple deve lançar nova versão do iPhone em 12 de setembro. mas só disse que os smartphones com Windows 8 serão lançados "relativamente no curto prazo‖. Elop, que foi trazido da Microsoft em setembro de 2010 para liderar a batalha contra a Apple e a Samsung, disse que irá permanecer com sua estratégia de usar a plataforma da Microsoft, apesar do sucesso limitado do Windows Phones. No início de 2011, a Nokia decidiu abandonar seu software próprio, o Symbian, para fazer um acordo com a Microsoft.

O presidente-executivo da Nokia, Stephen Elop, prometeu apresentar um novo smartphone baseado no Windows 8, novo sistema operacional da Microsoft, aumentando a expectativa de que a companhia fará um lançamento no início de setembro, antes da Apple revelar o novo iPhone. A empresa finlandesa, que está lutando pela sobrevivência no mercado de smartphones, vai realizar um evento em Helsínquia entre 5 e 6 de setembro, pouco antes de um evento que a Apple deve fazer em 12 de setembro para anunciar o iPhone 5.A segunda maior fabricante de celulares não revelou o que irá anunciar no evento Nokia World, mas publicações especializadas disseram que a companhia deve apresentar novos smartphones equipados com o Windows 8. Elop não negou que haverá um lançamento em setembro,

"Eu não penso em reverter o calendário para competir em outros lugares", disse ele a repórteres. ―Na guerra de hoje ... [entre] Android, Apple e Windows, nós estamos muito claros que vamos lutar com o Windows Phone‖. A Nokia perdeu 1,53 mil milhões de euros no segundo trimestre e vendeu apenas 4 milhões de celulares com Windows Phone no período, bem abaixo dos 26 milhões de iPhones vendidos pela Apple e dos 50 milhões de smartphones comercializados pela Samsung.

40


The World

Queda no preço do leite preocupa criadores do Rio Grande do Sul. Produtores da região de Santa Rosa têm dificuldade para fechar as contas.Preço do produto caiu enquanto valor dos insumos subiu bastante. 0,60 e que agora o agricultor compra por R$ 1,20, ou seja, o dobro. De acordo com a Emater, os criadores precisam buscar formas de melhorar a produção, antes que os problemas, que são sazonais, ocorram. "O pessoal gostaria que assim como a soja deu um estouro em função da falta, o leite também aumentasse na mesma proporção. Mas o leite também tem que chegar à mesa do consumidor pobre, ele não flutua tanto como a outra cultura. O produtor tem que buscar alternativas para baratear os custos de produção e não depender somente dos fatores climáticos, é preciso usar os programas do governo para irrigação‖, explica Flávio Fagonde, engenheiro agrônomo.

No campo, as vacas recebem um reforço na alimentação. A estiagem prolongada fez com que as pastagens de inverno demorassem para crescer e a geada dificultou o desenvolvimento das plantas. Egídio Friske conta que está bem mais caro produzir leite e o preço do produto caiu. O produtor está recendo R$ 0,65 por litro de leite, enquanto no mesmo período do ano passado, ele tirava R$ 0,76. Para fazer a alimentação das vacas, os produtores estão gastando em média 40% a mais do que no ano passado. Um exemplo disso é o farelo de soja, que antes custava R$

41


The World

Festa de São Bernardo. É uma festa feita para a comunidade São Bernardo, para homenagear o santo São Bernardo.

É uma festa para homenagear e comemorar o aniversário do santo São Bernardo, que é realizado na rua Francisco Spino, no bairro São Bernardo. Os organizadores dessa festa fazem parte da Paróquia São a Jesus essa festa é realizada. Ela tem a duração de uma semana, na qual, todos os dias têm uma missa para homenagear o santo, essas missas são chamadas de Tríduo, Mas a festa começou mesmo no domingo no qual tem a Santa Missa às 08:00 a Jesus essa festa é realizada. Ela tem a duração de uma semana, na qual, todos os dias têm uma missa para homenagear o santo, essas missas são chamadas de Tríduo, Mas a festa começou mesmo no domingo no qual tem a Santa Missa às 08:00

Bernardo. Há 30 anos evangelizando e testemunhando a fé no seguimento

da manhã. Às 09:00 o Café da Manhã comunitário e das 11:00 até às 17:00 acontece à feirinha com barraquinhas e shows na rua, às 16:30 tem a Santa Missa de encerramento. Assim se encerra a festa e no próximo ano acontece à mesma coisa. da manhã. Às 09:00 o Café da Manhã comunitário e das 11:00 até às 17:00 acontece à feirinha com barraquinhas e shows na rua, às 16:30 tem a Santa Missa de encerramento. Assim se encerra a festa e no próximo ano acontece à mesma coisa.

42


The World

Kristen Stewart e Robert Pattinson não participarão de festa final de Amanhecer, diz site. Segundo Radar Online, não somente os atores, mas também Taylor Lautner não estará no evento. Ainda segundo a publicação, os fãs do casal esperavam vê-los, mesmo que sejam em eventos diferentes. Porém esta hipótese também foi descartada. Em um comunicado enviado pela Creation Entertainment afirmou que, apesar dos imprevistos, eles farão um evento a altura que os fãs merecem. ―A dedicação dos fãs de Crepúsculo tem sido maravilhosa e nós vamos fazer com que a última convenção seja grandiosa‖. O escândalo envolvendo Kristen Stewart, que traiu o ex, Robert Pattinson, com o diretorRupert Sanders, ainda está em destaque na mídia. De acordo com nota divulgada pelo site Radar Online, os produtores da sagaCrepúsculo revelaram que o casal não estará das quatro últimas convenções do último filme, Amanhecer – 2. Além deles, Taylor Lautner, que faz o triângulo amoroso no longa, também aproveitou para não participa dos eventos.

Outro assunto que ainda é uma incógnita é se todos irão à pré-estreia do longa, pois Pattinson se mostrou preocupado quanto a isso, pelo fato de não querer encontrar a exnamorada. Atualmente, o ator mora na casa da atriz Reese Witherspoon. (MB)

43


The World

Jovem sofre acidente com moto Um jovem de 23 anos de idade chamado Afonso Santiago de Souza sofreu um acidente de moto numa sexta-feira em que envolveu o seu veiculo e um carro na Av. Portugal, na região da Pampulha. De acordo com o jovem ele estava seguindo no sentido Santa Amélia quando um Doblô o fechou causando um acidente. A chave do veiculo perfurou a perna do jovem. O jovem sofreu apenas a perfuração na perna e alguns arranhões; Já o motorista do carro não sofreu nenhuma Lesão a policia esteve no local fizeram um boletim de ocorrência. O motorista do carro teve que pagar aproximadamente 2.000 reais para o motociclista. Ambas as partes entraram em acordo e passam bem.

44


The World HOMEM MORRE ATROPELADO NA COMANDANTE JOÃO RIBEIRO DE BARROS......................................................14

MULHER TEM 80% DO CORPO QUEIMADO APÓS EXPLOSÃO EM MARÍLIA, SP................................................15 1 JOVEM É COMIDO POR TIGRES NO ZOO DE COPENHAGUE, NA DINAMARCA............................................ 17

MPF DIZ QUE ANDRESSA É 'MENSAGEIRA DO GRUPO CRIMINOSO' DE CACHOEIRA.................................................... ..... 2

HOMEM É DETIDO APÓS ESPANCAR E ESFAQUEAR A PRÓPRIA MULHER, DE 17 ANOS..................................................... 18

ELEIÇÃO DESTE ANO TERÁ MENOS JOVENS APTOS A VOTAR QUE EM 2008, DIZ TSE.......................................................................... 3

PARASITA PODE FICAR MAIS FORTE COM MUDANÇAS DO CLIMA, DIZ ESTUDO.................................................. 19 CHAMAS SE ESPALHAM NO ARQUIPÉLAGO ESPANHOL DAS CANÁRIAS....................... 20

EXÉRCITO SÍRIO TORTURA E MATA 43 JOVENS EM UMA ESCOLA........................... 4

ENEM APONTA DIFERENÇAS ENTRE ALUNOS BRANCOS E NEGROS.............................. 21

ESPANHA PRENDE 3 MEMBROS DA AL QAEDA QUE PLANEJAVAM ATENTADO......... 5

CROCODILO FAMINTO ABOCANHA CARRO DE POLÍCIA...................................................22

DOIS HOMENS TENTAM FUGIR DA CADEIA DENTRO DE SACOS DE LIXO EM CURITIBA... 6

RAPOSA ENTRA NO CLIMA OLÍMPICO E PEGA METRÔ EM LONDRES............................... 23

AUTOR DE MASSACRE EM TEMPLO SIKH SE SUICIDOU APÓS SER FERIDO PELA POLÍCIA.....................................................7

CANTOR JOGA PEDAÇOS DE GUITARRA NO PÚBLICO E ATINGE FÃ EM BAURU, SP..........................................24

REDUZIR O CONSUMO DE SAL DIMINUI RISCO DE CÂNCER DE ESTÔMAGO, DIZ ONG........................................................ 8

CRIANÇA, DE 10 ANOS, LEVOU DOIS PONTOS NA CABEÇA. ACIDENTE

MÚSICA ALTA PODE AFETAR MEMÓRIA, DIZ ESTUDO.................................................. 10

ACONTECEU NO SHOW DO MÚSICO GUSTTAVO LIMA.......................................... 24

CIDADE PROÍBE MORADORES DE SOLTAREM GASES EM PÚBLICO................................. 12

PASSA PARA 98 NÚMERO DE ENVOLVIDOS EM ACIDENTE ENTRE ÔNIBUS NA PR-323..................................26

ADOLESCENTE QUE LUTOU COM URSO POLAR CONTA COMO SOBREVIVEU........... 13

45


The World WILDINER TRABALHOU EM LAVOURA NA

OPERAM GRUPOS SEPARATISTAS QUE, SEGUNDO NOVA DÉLHI, CONTAM COM O APOIO DE ISLAMABAD..................................... 27

INFÂNCIA E COMO PEDREIRO NA ADOLESCÊNCIA.EM 2010, ELE PASSOU NO VESTIBULAR PARA ENGENHARIA CIVIL DA UNICAMP. 35

CIENTISTAS ENCONTRAM ‗SUPERMÃE‘ ESPACIAL.

IRÃ ENCERRA RESGATE APÓS TERREMOTOS E REVISA MORTOS PARA 227, DIZ TV ESTATAL 28

AGLOMERADO ESTELAR GERA 740 NOVAS ESTRELAS POR ANO. OBJETO RECÉMDESCOBERTO FOI BATIZADO DE 'FÊNIX'. 38 38

AUTORIDADES DISSERAM MAIS CEDO QUE 250 PESSOAS HAVIAM MORRIDO.NOVO BALANÇO APONTA QUE 1.380 PESSOAS FICARAM FERIDAS.

38

TELESCÓPIO NO CHILE FAZ NOVA IMAGEM DE NEBULOSA ESCURA 38

28

FABRICANTE DE FREIOS DESENVOLVE SISTEMA QUE PARA O CARRO APÓS IMPACTO.......................................................... ... 30

NEBULOSA DO CACHIMBO FICA A CERCA DE 700 ANOS-LUZ DA TERRA. FENÔMENO ACONTECE POR ACÚMULO DE POEIRA CÓSMICA.

COMANDANTE DA AZUL ESTÁ ENTRE OS MORTOS DE ACIDENTE AÉREO, DIZ POLÍCIA 31

DESIGNER CRIA MÁQUINA DE ESCREVER PARA O IPAD.....................................................

DUAS AERONAVES COLIDIRAM NO AR E CAÍRAM EM PLANTAÇÃO EM S. B. D'OESTE.OUTRO PILOTO E DESPACHANTE DE VOO FORAM IDENTIFICADOS NO IML DE AMERICANA. 31

38 38

39

CEO DA NOKIA DIZ QUE SMARTPHONE COM WINDOWS 8 CHEGARÁ EM BREVE............................................................... ... 40

FAMILIARES ACUSAM POLICIAIS DO BOPE DE ASSASSINATO DE JOVEM EM FAVELA 33

QUEDA NO PREÇO DO LEITE PREOCUPA CRIADORES DO RIO GRANDE DO SUL.................................................................. 41

'ATIRARAM NO GAROTO COVARDEMENTE', AFIRMA PARENTE DA VÍTIMA. SEGUNDO A PM, JOVEM FOI ENCONTRADO FERIDO EM VIELA DA COMUNIDADE. 33

FESTA N A COMUNIDADE SÃO BERNARDO............................................ 42

EX-PEDREIRO ESTUDA ENGENHARIA E QUER CONSTRUIR MORADIA A BAIXO CUSTO 35

46


The World KRISTEN STEWART E ROBERT 43

47


The world  

revista, the world

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you