Resenha critica

Page 1

Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó Área de Ciências Exatas e Ambientais Curso de Engenharia Mecânica Disciplina: Administração e Empreendedorismo Profª. Niceia Camila Nantes Fronza Acadêmica: Tarlan Renk

Resenha crítica do livro A menina do vale: Como o empreendedorismo pode mudar sua vida da autora bel pesce.

PESCE, Bel. A Menina do Vale: Como o empreendedorismo pode mudar sua vida. 1ed, Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2012, 160 p.

Bel Pesce é empreendedora e fundadora da escola de empreendedorismo Faz Inova. Nascida e criada em São Paulo, Bel aos 17 anos foi estudar no (MIT) Massachusetts Institute of Technology. Durante a faculdade, trabalhou em grandes empresas como, Microsoft, Google e Deutsche Bank, e a Ooyala que não era uma companhia tão conhecida, onde adquiriu grande conhecimento e novas habilidades, concluiu vários cursos de formação profissional, devido à oportunidade de poder cursar Graduações simultâneas, Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Administração, Economia e Matemática, além de produzir programas em liderança e inovação. Bel é autora do livro digital gratuito sobre como o empreendedorismo pode mudar vidas: "A Menina do Vale", que passou a marca de 1 milhão de downloads em menos de 3 meses após seu lançamento. A versão impressa do livro, publicada em agosto de 2012, entrou rapidamente para a lista de Best Sellers do País. Em 2012 Bel Pesce, com apenas 23 anos na época, foi nomeada "Jovem Empreendedora do Ano" pelo Prêmio Jovem Brasil, foi listada como uma das "100 pessoas mais influentes do Brasil" pela revista Época e seu livro foi votado "Melhor livro do ano" pela Arata Academy. Fez grandes amigos e acabou conhecendo dois empreendedores latinoamericanos sensacionais e juntou-se a eles para começar seu próprio startup, a Lemon (Aplicativos digital para finanças pessoais), localizada no Vale do Silício, onde atualmente mora e trabalha. Seu lema é: “Tudo é possível se você se dedicar de cabeça e


coração”.

(...)

A autora acredita que idade é algo muito psicológico, você pode ter 90 anos e ser mais “jovem” que muito adolescente. Tudo é uma questão de como você vê a vida e qual iniciativa toma para continuar aprendendo e continuar seguindo em direção às suas metas. Mas, claro que muitos fatores que podem fazer com que pessoas mudem as prioridades na vida: família, saúde, finanças, etc... E alguns deles podem estar mais presentes em certas idades. Há pessoas que trabalham muito bem sozinhas é preciso estar muito preparado para altos e baixos. Ter alguém que te complemente profissionalmente pode ser decisivo para que a empresa não colapse. A questão de confiança é muito importante: se possível, encontre alguém em quem você confia de olhos fechados. Isso não acontecerá da noite por dia, então muitas vezes pode levar anos até que essa confiança seja construída, diz a autora. (...). Há maneiras diferentes de definir um empreendedor de sucesso. Para a autora, um empreendedor de sucesso é aquele que toca vidas de uma maneira positiva e tocar a vida das pessoas da maneira mais positiva possível. Se olharmos ao nosso redor, vamos perceber que praticamente tudo foi feito com trabalho em equipe, relacionamentos de confiança e admiração são extremamente importantes. Mas o valor que esses relacionamentos agregam depende da sua atitude em relação aos mentores que escolhe. Se você realmente quiser aprender, fizer perguntas pertinentes, escutar histórias com muita atenção, pensar criticamente sobre o que ouve, tiver mentores pode fazer uma diferença gigantesca na sua vida e na sua carreira. Existem algumas oportunidades desiguais, como é evidenciado pela diferença entre salários e outros fatores, porém, quando se trata de desempenho e criatividade, não há limitação alguma. Qualquer pessoa pode se empenhar muito em um projeto, ser muito criativo, etc. O problema existe quando alguém acredita que essa diferença é real e daí acredita ser “menos” do que os outros. Quando isso acontece, a limitação é amplificada para uma magnitude que pode chegar a realmente atrapalhar as suas metas. Por tanto, ser acelerado, mas ter paciência, confiar nos instintos e decidir dentro de circunstâncias muito incertas. Sair, às vezes da zona de conforto, aceitar que você não pode saber ou ter tudo sempre, então não seja excessivamente preocupado com o que os outros vão pensar sobre você. Tenha iniciativas é uma característica mais poderosa que se pode ter, é a melhor maneira de surpreender as pessoas. Dar o primeiro passo em direção a uma meta faz toda a diferença. Não ter medo de simplificar, pois a complexidade pode travar projetos e processos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.