O cuidado em cena

Page 344

deslocamento, ao chegarem, têm necessidades de habitação, saúde, educação, proteção trabalhista, entre outras, sendo, portanto, dirigidas para os diversos equipamentos públicos do país que os recebe. Neste capítulo, abordaremos as demandas para a atenção à saúde das mulheres imigrantes, com foco no cuidado no parto e pós-parto oferecido para imigrantes bolivianas no município de São Paulo. Discutiremos os (des)encontros que ocorrem no cotidiano dos serviços, palco em que as diferentes perspectivas culturais sobre cuidado em saúde se manifestam e impactam a experiência do parto das mulheres imigrantes. À discussão sobre cuidado em saúde, somaremos o relato de experiências de trabalho em saúde que adotam a perspectiva intercultural e buscam oferecer um cuidado culturalmente adequado.

Aproximações da migração internacional O aumento dos deslocamentos transnacionais, com fluxos migratórios dirigidos prioritariamente a algumas regiões, tem mobilizado diversos atores sociais que pressionam as agendas governamentais para que ofereçam respostas e realizem ações voltadas para os imigrantes. Tais ações têm sido fartamente noticiadas pela mídia, que destaca algumas respostas que se mostram bastante restritivas e outras que apresentam caráter humanitário e inclusivo. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), o fluxo de imigrantes internacionais cresceu 41%, nos últimos quinze anos, de 2000 a 2015. Estima-se a existência de 244 milhões de pessoas nesta condição. (UNITED NATIONS, 2015). O fenômeno tem múltiplas causas, entre elas as econômicas, pois se a globalização proporcionou o incremento do fluxo de informações, o fluxo de mercadorias e um afrouxamento das fronteiras financeiras e comerciais, o mesmo não se observou na redução das desigualdades sociais, uma vez que manteve a concentração de riqueza em alguns países e a extrema pobreza em muitos outros. Assim, a migração torna-se uma estratégia de sobrevivência para alguns grupos populacionais. (MARTINE, 2005). A saída do país de origem também pode ser motivada pela fuga dos conflitos armados, das disputas étnicas, enquanto que para outros está relacionada ao estudo, ao desejo de melhores condições de trabalho e de melhores condições de vida, ou até mesmo à necessidade de se reunir aos familiares. Migrante internacional é definido pela ONU como qualquer pessoa que mude de residência de seu país habitual, independentemente 344


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.