O cuidado em cena

Page 327

surge nos depoimentos dos usuários que expressam a ideia de que a equipe passou ‘muita confiança’ e foi ‘super bem tratada’ e pelo fato de os usuários se sentirem ‘à vontade’, a exemplo da Usuária 7, de 36 anos. Esta sensação de confiança e de uma “relação de mão dupla” entre usuário e profissionais de saúde também foi relatada no estudo de Nogueira et al. (2012), onde a satisfação com a atenção, principalmente dos enfermeiros e ACS, foi observada nos discursos dos usuários. Durante o trabalho de campo, essa relação de confiança e compromisso entre profissionais e usuários foi, de forma recorrente, atribuída sobretudo à proximidade que o profissional de saúde tem com o contexto de vida do usuário. Um dos profissionais de saúde relatou que também se sente valorizado quando um usuário se manifesta positivamente, reconhecendo a importância do trabalho que ele desenvolve. Uma das formas como o profissional percebe este vínculo com o usuário é quando este o procura por alguma necessidade de saúde e assim ele tem a chance de fazer a diferença positivamente. Isso não acontece somente por causa do tratamento da TB, mas também pela possibilidade de se agir sobre outras necessidades de saúde que o usuário possa estar apresentando. Ambas as situações foram referidas por profissionais participantes do estudo, conforme os discursos a seguir: [...] e eu já tive relatos de pacientes que falaram isso para mim: eu só estou tomando, porque você está aqui. Então eu me senti muito importante, naquele momento. (ACS 4) Porque o paciente chega e fala para você. Esse contato diário te mostra milhões de problemas que a família tem e acaba te mostrando várias coisas. E aí você acaba fazendo outras ações realmente. (Enfermeira 6)

Ao entrar em contato com os diferentes problemas enfrentados pelo usuário ou mesmo de sua família, os profissionais interagem com a dinâmica de vida do usuário e com os diferentes fatores que facilitam ou dificultam o seu tratamento. De qualquer forma, parece ser marcante para o usuário a presença do profissional fora do espaço do serviço e mais próximo do cotidiano de vida do usuário e com postura mais ativa de promoção de saúde. No estudo de Nogueira et al. (2012), tanto o ACS como o enfermeiro foram os profissionais que se destacaram pelo fato de os usuários desenvolverem uma 327


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.