Assessoria de imprensa como se relacionar com a midia maristela mafei

Page 64

Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Outro exemplo de ocasiões em que as entrevistas coletivas são a melhor alternativa para uma divulgação está na experiência das concessionárias elétricas durante o racionamento de energia, em 2001. As informações desencontradas sobre a real situação dos reservatórios vinham do governo, confundiam a imprensa e deixavam as companhias com a responsabilidade de alertar aos consumidores. Esses alertas deveriam promover uma mudança profunda de comportamento para economizar energia — um bem que, para o brasileiro, sempre foi usado com abundância (pra não dizer desperdício). Foi nesse contexto que as concessionárias tomaram pé da situação e organizaram entrevistas coletivas para divulgar informações sobre como a população deveria economizar e sobre a estrutura técnica de atendimento ao consumidor que seria organizado para o período. O modelo de "incentivo" adotado pelo governo para o consumidor que poupasse energia era, no mínimo, confuso. Abrangia cálculos de multa a partir de quantidades consumidas numa medida de energia que o cidadão comum não conseguia compreender. Por meio da imprensa, as concessionárias divulgaram esses mecanismos e, principalmente, conseguiram ampla visibilidade para os sistemas de atendimento ao público — o que permitiu o esclarecimento das dúvidas. Com as entrevistas coletivas, essas informações foram melhor disseminadas e controladas pelas empresas. O efeito, já conhecido, foi um dos melhores exemplos sobre como a comunicação bem feita muda comportamentos e é capaz de mobilizar populações.

QUANDO A IMPRENSA NÃO COMPARECE Caso ocorra baixo comparecimento da imprensa ao evento, você poderá ligar diretamente para as chefias de redação e tentar recuperar a atenção do veículo para o assunto, dispondo seu assessorado para entrevista por telefone. Muitas vezes o veículo, apesar de ter interesse no tema, não conta com profissional disponível naquele momento para ser deslocado até o local da coletiva. Podem surgir ainda imprevistos no mesmo dia — e na mesma hora — que mobilizem a atenção da imprensa, como catástrofes, anúncios inesperados de governo ou morte de alguma personalidade. Revistas semanais não adotam como prática enviar profissionais para coletivas. Para elas, o tema será assunto "velho", abordado pelos veículos diários e de internet, quando a próxima edição chegar às ban-


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.