2 minute read

Únicos sobreviventes

Next Article
Próximo mês

Próximo mês

A história de Querido Edward foi resultado do intenso interesse da autora pelas notícias de um acidente real, ocorrido em maio de 2010. O holandês Ruben Van Assouw, de nove anos, foi o único sobrevivente da queda de uma aeronave que ia de Joanesburgo, na África do Sul, a Trípoli, na Líbia. No acidente, ele perdeu seus pais e seu irmão, e foi adotado pelos tios. Segundo Ann Napolitano, escrever esse livro foi uma forma de lidar com a perplexidade que sentiu ao pensar de que maneira uma criança que passa por essa situação consegue ressignificar o trauma e encontrar novos sentidos para a vida.

Na história da aviação, houve 14 acidentes com um único sobrevivente. Conheça algumas dessas histórias:

Advertisement

Texto:

Débora Sander

Cena do documentário Juliane cai na selva

Voo LANSA 508 – Em dezembro de 1971, um avião que percorria o trajeto entre as cidades peruanas de Lima e Pucallpa foi atingido por um raio e caiu. Juliane Koepcke, na época com 17 anos, foi a única sobrevivente. Outras 91 pessoas morreram, incluindo a mãe dela. A adolescente passou dez dias sozinha caminhando pela floresta onde o avião caiu, lutando para sobreviver mesmo gravemente machucada. Ela foi resgatada por homens que passavam de barco por um rio na mata. Juliane tinha habilidades de sobrevivência por ter morado durante alguns anos com os pais em uma estação de pesquisa em uma floresta. Sua história é contada no documentário Juliane cai na selva (2000), do cineasta alemão Werner Herzog. Ele tem envolvimento pessoal com a história: teria embarcado no avião que caiu não fosse por uma mudança de itinerário de última hora.

Cena do filme Sole survivor

Cena do filme Sole survivor

Cena do filme Sole survivor Voo Galaxy 203 – Em janeiro de 1985, uma aeronave que faria o trecho de Reno a Minneapolis, nos Estados Unidos, caiu logo após a decolagem. George Lamson, então com 17 anos, foi o único sobrevivente entre as 71 pessoas a bordo. Seu assento foi arrancado do avião em função do impacto e arremessado para o meio de uma estrada. Ao cair, Lamson ainda conseguiu soltar o cinto de segurança e correr para longe da aeronave, escapando da explosão. Seu pai e outro passageiro também sobreviveram, mas morreram um mês depois por ferimentos causados pelo acidente.

Voo Comair 5191 – Em agosto de 2006, uma aeronave que saía de Lexington com destino a Atlanta, nos Estados Unidos, caiu, deixando 49 mortos. O único sobrevivente foi o copiloto do avião, James Polehinke, que perdeu uma perna no acidente. Além de conviver com o trauma de ser o único sobrevivente, ele também teve que lidar com o sentimento de culpa pelas mortes do acidente, causado por falha humana.

Voo Yemenia 626 – Em junho de 2009, um voo que percorria o trecho de Sana’a, no Iêmen, até Moroni, nas Ilhas Comores, caiu no Oceano Índico, deixando 152 mortos. A única sobrevivente foi a francesa Bahia Bakari, então com 13 anos de idade. Sem conseguir nadar e sem colete salva-vidas, a menina se agarrou aos escombros por horas até ser resgatada. Bahia perdeu a mãe no acidente. Em 2010, ela lançou seu próprio livro, chamado Moi Bahia, la miraculée (Eu, Bahia, a garota milagrosa).

This article is from: