RIMA - Aeroporto Campo de Marte

Page 128

Meio Biótico IMB 01. Aumento do risco de colisão com aves decorrente das operações com aeronaves. Aspecto: Presença de Aves associada à vegetação e às áreas alagadas. O Aeroporto Campo de Marte apresenta cobertura arbórea significativa, áreas de gramado e acumulações de água que fornecem recursos para o estabelecimento de aves e outros animais. Este ambiente atrativo à fauna em geral atua como um fator de risco à segurança aeroportuária, impactando negativamente a operação do aeroporto em função dos riscos de colisão, principalmente nas fases de pouso e decolagem, que ocorrem em altitudes mais baixas (1500 pés). Por outro lado, as colisões quase sempre levam as aves envolvidas a óbito, tornando as operações com aeronaves um fator impactante à integridade da fauna visitante ou residente à ADA. O risco das colisões é avaliado em função da quantidade de aves presentes nas rotas de voo das aeronaves e do número de vezes que estes elementos cruzam no espaço aéreo, além da massa corpórea do animal. A presença de aves vivendo integralmente nas áreas do aeroporto também interfere diretamente em manobras e em diversas outras operações de solo com as aeronaves. As edificações presente em aeroportos também podem atuar como atrativo à fauna na forma de abrigo e/ou local para nidificação, uma vez que, frequentemente, as aves procuram hangares, rincões, marquises, ressaltos ou quaisquer outros locais que possam oferecer um ponto seguro e protegido para elas.

IMB 02. Perda de vegetação arbórea e arbustiva. Aspecto: Supressão de fragmentos de vegetação. Atualmente, o problema de segurança operacional devido à falta de visada da Torre de Controle foi solucionado por meio da supressão da vegetação que obstruía a visibilidade. No entanto, esta adequação operacional resultou em um impacto ambiental negativo ocasionado pela perda de aproximadamente 5 hectares de cobertura arbóreo-arbustiva, reduzindo a vegetação contínua total de 43 ha para 37,35 ha. Espera-se que para a adequação do sistema de segurança da pista de pouso de pista e decolagem, haja intervenção no fragmento de vegetação, resultando também, em um impacto negativo à vegetação existente. A supressão de fragmento de vegetação produz impactos imediatos. Um deles é a fuga da fauna para áreas adjacentes em busca de abrigo, o que pode produzir pressão sobre a fauna do fragmento ou área receptora, tendo como consequência o aumento de disputas por territórios, alimentos ou parceiros par reprodução. Deste modo, os indivíduos da fauna atingidos pelo impacto passam a ser não somente os

128

RIMA | Relatório de Impacto Ambiental


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
RIMA - Aeroporto Campo de Marte by Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente - Issuu