Guia dos Parques Municipais de São Paulo - 4ª Edição

Page 230

APA BORORÉ-COLÔNIA INFRAESTRUTURA A APA Municipal Bororé-Colônia foi criada pela Lei nº 14.162, de 24 de maio de 2006, possui 90.000.000 m² e tem como objetivo promover a proteção da diversidade biológica, dos recursos hídricos e do patrimônio histórico da região, conciliando estes objetivos com a melhoria da qualidade de vida da população que ali reside. Está localizada no sul do município de São Paulo abrangendo porções das Subprefeituras da Capela do Socorro e Parelheiros. Possui inúmeras nascentes, córregos e ribeirões que drenam para as Bacias Guarapiranga e Billings, contribuindo para a proteção dos mananciais e recursos hídricos que abastecem a região metropolitana de São Paulo. Na APA Bororé-Colônia, o patrimônio histórico e a própria represa Billings se destacam. O bairro do Bororé, um dos mais peculiares do município de São Paulo, tem seu acesso principal por uma balsa que cruza a represa Billings, criando uma condição de isolamento que conferiu feição singular à paisagem: apesar de ser uma península é conhecido como Ilha do Bororé, onde existem ótimos locais para observação de aves aquáticas e para passeios de barco. Já o bairro de Colônia Paulista, fundado em 1829 com o nome de Colônia Alemã, é um dos mais antigos focos de colonização estrangeira do Brasil. Nas duas APAs, têm sido incentivadas práticas agrícolas menos agressivas ao meio ambiente, através de programas de capacitação e assistência técnica especializada, valorizando a permacultura, os sistemas agroflorestais e a agricultura orgânica e biodinâmica, livres da utilização de agroquímicos. O turismo ecológico, o cicloturismo, o turismo cultural e o turismo rural sustentável também têm sido incentivados, por serem atividades compatíveis com a proteção ambiental, que podem gerar renda e contribuir para a sustentabilidade da região.

APA

como chegar

230

De carro, siga pela Av. 23 de maio ou Marginal Pinheiros em direção à Av. Interlagos. Continue pela Av. Senador Teotônio Vilela e siga pela Av. Sadamu Inoue (antiga estrada de Parelheiros). Chegando ao centro de Parelheiros, pode-se acessar a APA via Estrada de Engenheiro Marsilac, até o bairro de Engenheiro Marsilac, ou via Estrada da Colônia, até a Estrada da Barragem. Outros acessos possíveis são via Embu Guaçu, pelo distrito de Cipó e via São Bernardo do Campo, pela Estrada do Rio Acima, uma estrada de terra que liga o bairro da Barragem ao km 37 da rodovia dos Imigrantes.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.