Ponderação dos Parâmetros de Infiltração (CN) Em conformidade como já feito no PDMAT, o coeficiente CN, a ser aplicado à parcela de área permeável da bacia do Rio Aricanduva, considerando as suas características geológicas, foi avaliado igual a 66. A parcela de área impermeável da bacia urbanizada, para o ano de 2020, considerando a densidade populacional está sendo estimada. Para o horizonte de projeto, ano 2020, no PDMAT será considerada a urbanização total das áreas envolvidas, sendo que, para a parcela de áreas impermeáveis admite-se o coeficiente CN igual a 98. Para determinar as condições hidrogeológicas do solo será considerado um coeficiente CN médio ponderado, com base nas parcelas de áreas permeável e impermeável, conforme indicado a seguir:
CNmédio = 66. Aperm + 98. Aimp onde: Aimp Aperm
= parcela impermeável (%) = parcela permeável (%) =
(1,000 – Aimp)
Este valor de CN médio, resultante para áreas densamente urbanizadas dentro da RMSP, tem sido comprovado nas calibrações de alguns eventos em bacias-piloto, a saber: ribeirão Gamelinha e em medições realizadas para o Projeto Executivo do “piscinão” do Pacaembu. Cálculo dos Tempos de Concentração Os tempos de concentração serão adotados considerando o uma velocidade de escoamento de 2,0 a 2,5 m/s, em conformidade com os critérios de dimensionamento de canais recomendados no PDMAT. Foi ainda considerado um tempo difuso de 10 min, que é o tempo necessário, em cada sub bacia, para o escoamento chegar à drenagem principal. O Quadro 3.2.3-1, a seguir, apresenta os parâmetros físicos adotados no Modelo de Cálculo CABC. Quadro 3.2.3-1 Parâmetros Físicos Adotados no Modelo de Cálculo CABC
Bacia
Ponto de Controle Nó do Modelo CABC
Área de Drenagem (km²)
TC (h)
CN
Córrego dos Machados Trecho de Estudo
19
5,410
0,50
86
Chuva de Projeto - Intensidade A equação IDF (intensidade - duração - freqüência) utilizada neste estudo foi a determinada por Martinez & Magni [2], referente ao posto do IAG, fornece valores de chuva no ponto mais coerentes para a cidade de São Paulo.
53