Indicadores Comparados Anima

Page 1

PrincíPios Prime

PActo gLobAL

PrincíPio 1

direiTos humanos

PrincíPio 2 valores: vamos incorPorar nas nossas aTividades acadêmicas e currículos, os valores da resPonsabilidade social global como ilusTrados em iniciaTivas inTernacionais Tais como o PacTo global.

2. inTegridade ecológica respeitar e proteger os direitos humanos

impedir violações de direitos humanos

direiTos do Trabalho

PrincíPio 3 méTodo: vamos criar grades, maTeriais, Processos e ambienTes que PermiTam uma exPeriência de aPrendizado efeTiva Para a liderança resPonsável.

apoiar a liberdade de associação no trabalho

abolir o trabalho forçado

abolir o trabalho infantil

eliminar a discriminação no ambiente de trabalho

PrincíPio 4 Pesquisa: vamos nos engajar em Pesquisa conceiTual e emPírica que avance nosso conhecimenTo sobre o PaPel, a dinâmica e imPacTo das corPorações na criação de susTenTabilidade social, ambienTal e valor econômico.

PrincíPio 5 Parcerias: vamos inTeragir com dirigenTes de corPorações de negócio Para esTender nosso conhecimenTo em seus desafios em ir ao enconTro da resPonsabiliadade sócio-ambienTal e exPlorar conjunTamenTe ProPosTas Para aTender esTes desafios.

PrincíPio 6 diálogo: vamos faciliTar e aPoiar o diálogo e debaTe enTre educadores, governo, negócios, consumidores, organizações civis e ouTros gruPos inTeressados e sTakeholders em íTens críTicos relacionados à resPonsabilidade social e susTenTabilidade. nós enTendemos que nossas PróPrias PráTicas organizacionais devem servir de exemPlo de valores e aTiTudes Para conduzir nossos esTudanTes.

1. resPeiTo e cuidado Pela comunidade de vida

ProTeção ambienTal

apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais

3. jusTiça social e econômica 4. democracia, não violência e Paz

obJetivos do miLênio além dos PrincíPios ProPosTos Pelo PacTo global, nos ProPusemos a fazer a relação dos nossos ProjeTos com os objeTivos do milênio, PrincíPios da carTa da Terra, Prime e gri. cabe ressalTar que a análise da gri ainda é muiTo Primária. os seTores adminisTraTivos escolheram aTravés de rodadas de conversa com o núcleo de susTenTabilidade, alguns indicadores Para o inicio da mensuração. desTa forma, reTraTamos alguns iTens que já eram Passíveis de mensuração, Para PosTeriormenTe aProfundarmos na análise dos indicadores. alguns foram TraTados em média de Períodos e ouTros ainda não Temos dados. Tendo em visTa que o PacTo global das nações unidas e a gri são iniciaTivas volunTárias que Têm PaPéis comPlemenTares na Promoção de resPonsabilidade organizacional e no desemPenho de susTenTabilidade, a nossa inTenção é Trabalhar de forma asserTiva os indicadores gri a ParTir do Próximo ano. esTamos cerTos que há muiTo há se avançar, TanTo no lado corPoraTivo (gri,eThos, PacTo global) como nas quesTões acadêmicas (cumPrimenTo dos PrincíPios do Prime).mas, no enTanTo, acrediTamos que nossas iniciaTivas Tem conTribuído muiTo Para o debaTe da susTenTabilidade, como ProPosTo Pela onu aTravés do PacTo global.

Promover a responsabilidade ambiental

encorajar tecnologias que não agridem o meio ambiente

conTra a corruPção

combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina

123 | Relatório do Pacto Global Anima 2010

ProPósiTo: vamos desenvolver comPeTências dPs esTudanTes Para serem fuTuros geradores de valor susTenTável Para os negócios e sociedade como um Todo e Para Trabalhar Para uma economia global inclusiva e susTenTável.

cArtA dA terrA


125 | Relat贸rio do Pacto Global Anima 2010


127 | Relat贸rio do Pacto Global Anima 2010


129 | Relat贸rio do Pacto Global Anima 2010


131 | Relat贸rio do Pacto Global Anima 2010


133 | Relatório do Pacto Global Anima 2010

Ações de relacionamento com diretores, professores e alunos das escolas públicas

Possui uma área exclusiva para relações com o mercado, empresas e entidades públicas, onde são desenvolvidos produtos e serviços de educação corporativa, como treinamentos, consultorias, locação de espaços acadêmicos e apoio a eventos, levando soluções em educação para as mais diversas demandas do mercado.

Além desses canais, a Una trabalha com as lideranças de turma e os representantes discentes nos órgãos colegiados para que a informação circule entre os alunos.

Antenada às tendências da comunicação digital, a instituição amplia o seu relacionamento com alunos e público externo por meio de espaços exclusivos nas redes sociais da internet; em seu site considerado um dos mais inovadores do país; por meio do Portal Mercado e Carreira, um espaço para o desenvolvimento profissional com opções de cadastro gratuito de currículo, consulta a vagas de emprego, fóruns, possibilidade de networking entre profissionais.

Com o intuito de manter a comunidade acadêmica bem informada e potencializar seus relacionamento, a Una mantém veículos de comunicação em formatos eletrônicos e impressos, dirigidos aos alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação.

O Centro Universitário Una, consciente do seu papel na sociedade e da importância da educação para o país, desenvolve ações inovadoras que buscam transparência nas relações com seus diversos públicos, permitem a disseminação do conhecimento e identificação de oportunidades de diálogo que potencializem o relacionamento contínuo.

Nas ruas, praças, comunidades carentes, ONG´s, escolas, entre outros locais, a comunidade acadêmica fez a diferença atuando junto

Contribuir com a melhoria das condições econômicas, sociais e ambientais pela via do conhecimento: esta é a dimensão que a Extensão da UNA trabalha em parceria com empresas, governos e entidades, para desenvolver uma proposta educacional inovadora e alinhada às necessidades de seus alunos, professores, funcionários e comunidades onde está inserida.

Atenta a essa realidade, a Una prima pela notícia e informação encaminhada aos veículos. Rádios, jornais, tvs, sites e redes sociais são municiados com notícias diárias corretas e concretas. Visamos sempre oferecer informações úteis, sem abusos de press-releases. Além disso, temos o cuidado constante de manter abertos todos os canais de comunicação conquistados dia após dia com os meios de comunicação.

O bom relacionamento do Centro Universitário Una com a imprensa é pautado em um trabalho ético, ágil e de respeito com apuradores, produtores, repórteres, editores, leitores, telespectadores, ouvintes e internautas. Não é novidade para ninguém que nos dias de hoje manter um bom relacionamento com a imprensa se tornou uma exigência de profissionais e empresas preocupadas com sua imagem e competitividade.

e particulares da Região Metropolitana de Belo Horizonte, realizadas de forma contínua, contribuem nos processos educacionais dessas instituições, mediante a apresentação de temas atuais e relevantes. Participações em feiras, seminários, mostras culturais e oficinas também são oportunidades para que a Una possa levar aos estudantes informações e orientações sobre carreiras e profissões.

Una e o relacionamento com seus públicos

FIEMG, Corpo de Bombeiros Militar de MG, Belotur, IPSEMG, Instituto Mário Penna, Jornal O Tempo, Diários Associados, Associação Mineira de Rádio e Televisão/AMIRT, Sempre um Papo, Rádio Globo, Programa Nacional de Qualidade/ PNQ, Meio e Mensagem Eventos, ONG Verde Novo, Observatório do Milênio, Scania, Hospital Vera Cruz, FIAT e Rede FIAT de Cidadania, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Mannesman, CDM/ AVSI, ASMARE, Secretaria Municipal de Educação, BHTRANS, Rede Globo, Supermercados Extra, Polícia Militar de Minas Gerais, Caminhos para Jesus, Leuceminas, Cemig, Localiza, Banco do Brasil, Petrobrás, Tracbel, Itaú, Copasa, Prefeitura de Ouro Preto e Shopping Minas Casa são exemplos de interações que se deram em diferentes dimensões, sempre buscando uma abordagem transversal do conhecimento.

Muitas dessas iniciativas envolvem parceiros externos, como empresas, governo, entidades, estimulando ainda mais a inserção comunitária. Da mesma forma, a UNA mantém uma política de portas abertas, participando de atividades lideradas por outras organizações, somando os seus esforços a todos aqueles que assumiram o compromisso de melhoria das condições econômicas, sociais e ambientais, via compartilhamento do conhecimento.

Nos últimos 12 meses, foram realizadas mais de 100 ações, envolvendo diretamente cerca de 750 professores e funcionários e 6.500 alunos de graduação e pós-graduação na sua articulação, beneficiando milhares de pessoas.

à população, transformando realidades, realizando ações ligadas à saúde, educação, comunicação, cultura, sustentabilidade, empregabilidade, meio ambiente e qualidade de vida.


• palestras de nosso reitor, Ozires Silva sobre o futuro da Baixada Santista; • trabalho de assessoria de imprensa com pautas estratégicas com os diversos veículos

• reuniões periódicas para percepção de mercado e entender demandas de educação; • eventos temáticos acadêmicos de forma integrada; 135 | Relatório do Pacto Global Anima 2010

• palestras em associações de classes e sindicatos com orientações profissionais;

• encontros temáticos com Exercito, Marinha e Aeronáutica e ações dirigidas com as Policias Militar e Civil;

• reuniões periódicas com os diversos dirigentes dos veículos de comunicação;

• informativos constantes a todos os stakeholders;

• ações de relacionamento com empresas através de palestras temáticas sobre as demandas de qualificação dos profissionais das empresas;

• ações de relacionamento com estudantes das diversas escolas do ensino médio, através de cursos gratuitos, palestras educativas e orientadoras, eventos no Cetas, ações junto a Sala Unimonte de Cinema, exposições patrocinadas pela Unimonte, contato através das redes sociais;

• apoio a atividades acadêmicas junto aos stakeholders;

• cooperação em eventos dos stakeholders;

Diretamente a Marcorp mantêm relações com os seguintes stakeholders: Mídia, Escolas do Ensino Médio (privadas e publicas), Prefeituras, Empresas, Associações, Sindicatos. Nossas ações são desenvolvidas nas seguintes modalidades:

De forma geral a Unimonte através de suas diversas diretorias acadêmicas e executivas, alem da reitoria e vice-reitoria mantêm contatos e relacionamentos de forma direta e tranqüila com todos os stakeholders. As ações se mantêm através de diálogos constantes, apoios institucionais, eventos temáticos com objetivos de produção acadêmica e social, benefícios acadêmicos para os diversos associados (bolsas / descontos em cursos), alem de intervenções em projetos sociais.

A Unimonte por natureza de seus objetivos tem um grande envolvimento na sociedade santista e com certeza suas ações refletem ate mesmo fora da região da Baixada Santista. Nossos stakeholders de forma geral são desenvolvidos através do poder político, de segurança, educacional, meio ambiente, associações de classes, sindicatos, empresas, mídia, entorno do Bairro da Vila Mathias, associações de bairros, ONGs e entidades representativas de estudantes.

Marcorp e os stakeholders da Unimonte.

Assim a Unimonte mantêm, de forma integrada com outras diretorias uma serie de atividades que suportam de forma transparente nossas informações e produções para os diversos stakeholders.

• representação internacional na ONU e outros órgãos internacionais e universidades do exterior.

• integração com os diversos poderes políticos da região para o desenvolvimento de projetos específicos;

• representação da Unimonte no FAMS e Prefeitura de Santos;

• produção de documentários históricos que suportam as relações com a comunidade;

• suporte aos eventos acadêmicos para que os stakeholders possam participar dos mesmos;

• suporte as ações de sustentabilidade para integração com a comunidade geral;

• disseminação e acompanhamento de informações gerais da Unimonte via redes sociais;

de comunicação e também com todos os stakeholders;


137 | Relat贸rio do Pacto Global Anima 2010


139 | Relatório do Pacto Global Anima 2010

2. Foco em marketing digital

Inclusiva, respeitando a diversidade e permitindo o acesso de diferentes públicos ao espaço universitário, através de

3. Favorecimento de mídias alternativas

a. Redes sociais b. Ferramentas WEB c. Debates abertos à comunidade acadêmica e sociedade em geral

1. Uso de ambientes colaborativos:

As estratégias de marketing da instituição são balizadas pelos princípios norteadores, sendo desdobradas em iniciativas que reforcem os mesmos. As bases do planejamento de marketing envolvem os seguintes aspectos:

ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Como parte fundamental da implementação das estratégias de posicionamento do UNIBH em seu mercado, a integração com nossos stakeholders assume um papel relevante. Ela é planejada gerando a construção de ambientes colaborativos, capazes de viabilizar a aprendizagem significativa de nossos alunos, conseguida, dentre outras coisas, com a correta experimentação da teoria e prática dentro e fora da sala de aula. É dessa compreensão dos ambientes intra e extra instituição que conseguimos trabalhar a formação integral do aluno enquanto profissional, pessoa e cidadão.

Sustentável, sendo representada pela consistência de seu projeto acadêmico, baseado na qualidade do ensino, na qualidade da prestação dos serviços agregados à atividade acadêmica, na geração de caixa positivo – permitindo os reinvestimentos necessários, em uma sólida reputação da marca e na construção de um ambiente realmente estimulante de trabalho, ensino e aprendizagem.

programas de financiamento estudantil e bolsas institucionais atreladas a projetos representativos;

Aberta, se integrando com os ambientes “extra-muros”, sejam eles empresariais, consumidores dos serviços da instituição ou parte integrante das comunidades locais onde a mesma está inserida;

Sociabilidade, promovida através de múltiplos espaços de convívio, dimensionados para maximizar o bem estar e a interação entre as pessoas dentro dos ambientes acadêmicos;

Qualidade no ensino, retratada através da busca pela autonomia do aluno e a retomada pelo “gostar de aprender”;

Partindo da missão da Anima – Holding do Grupo mantenedor do UNIBH – definida com o objetivo de “Mudar o Brasil pela Educação”, buscamos desenvolver diversas frentes de trabalho, visando agregar diferenciais consistentes na formação de nossos alunos, professores e funcionários. Assim sendo, a estratégia de posicionamento do UNIBH pode ser representada com base em cinco palavraschave:

Hoje a instituição se posiciona como um espaço do conhecimento de viés contemporâneo, ou seja, aberto ao debate, inserido em sua comunidade e preocupado com a sociedade, seus desafios no presente e encaminhamentos de soluções para o futuro.

O Centro Universitário de Belo Horizonte UNIBH é uma das instituições de ensino superior mais tradicionais do estado de Minas Gerais. Com 46 anos de história, possui mais de 12.000 alunos, distribuídos nas áreas da Graduação (com 48 cursos envolvendo Bacharelados, Licenciaturas e cursos Tecnológicos); Pós Graduação (com 20 cursos de especialização Lato Sensu e 1 Mestrado), além de diversos programas de extensão.

O UNIBH

5. Apoio a grupos de discussões de empresas privadas (ECOM): grupo de 25 empresas que se reúnem mensalmente no UNIBH para discutir tendências do segmento de comunicação.

4. Aumento de convênios para transferência de Know-how entre empresas e a instituição: Apoio na discussão de cursos, chancela para lançamento de novos cursos, visitas técnicas, etc..

3. Aumento do uso de em@il marketing, combatendo impressões em papel, flyers, folders, etc. Toda a interação dos coordenadores de curso com candidatos, além da assessoria de imprensa com formadores de opinião foi concentrada em meios eletrônicos.

Criação de uma comunidade virtual (lideresdeturmaunibh.ning.com) com a intenção de melhorar a interação entre todos os representantes de turmas dos cursos da instituição

2. Integração com alunos e suas lideranças no NING:

1. Constantes ciclos de debates sobre temas relevantes para a sociedade, organizados em grandes fóruns e ancorados por personalidades brasileiras. Nome dos eventos: FLATAS Periodicidade: Mensal Público atingido nos dois primeiros eventos: 1M Principais resultados: • #falatas em 3º lugar no trends topics Brasil do twitter; • Mais de 2.000 pessoas assistindo aos eventos presencialmente e por transmissão online; • Transmissão ao vivo pela TV universitária

Como desdobramentos em ações, as seguintes iniciativas podem ser citadas:

(combate ao uso de papel, outdoors, etc...)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.