Edição 2120, do dia 07 de agosto de 2015

Page 1

O Alto Jacuí O ANO 40 - Edição nº 2120

Jornal da Comunidade

IBIRUBÁ/RS, Sexta-feira -feira, 07 de agosto de 2015

Segunda semana de protesto do Instituto Federal de Ibirubá O que se temia está acontecendo. Crise em Brasília, calamidade no Rio Grande do Sul. E os órgãos públicos começam paralisações num autêntico efeito dominó. O Instituto Federal está em greve e veio a público demonstrar toda sua insatisfação. Pela segunda semana consecutiva na tarde de quinta-feira, dia 6 de agosto, um grande contingente de professores e alunos realizou uma passeata nas ruas centrais de Ibirubá. Entre faixas e cartazes o que se viu foram palavras de ordem contra a presidente Dilma e a situação do governo federal. Melhoria salarial, indignação com o corte de verbas para investimento em infraestrutura, interrupção de obras nas redes federais de ensino e tantas outras reivindicações dignas de uma “Pátria Educadora”. Seguindo esta linha de protestos e descontentamento, no domingo dia 16 de agosto , Ibirubá também vai aderir ao “VEM PRÁ RUA”, movimento à nível nacional em protesto a corrupção vigente e ao estado de coisas que se verifica atualmente graças a Operação LavaJato.

Avulso:R$ 3,00

Pinheirinho e Várzea receberão melhorias no setor viário - Pág. 03

Campo do São José: antigo sonho próximo da concretização

Dra. Kátia Guimarães (In Memorian) recebe homenagem da OAB - Pág. 03

Pág. 05

XXV Tchêncontro - XIV Acampamento da Juventude Tradicionalista Gaúcha - Pág. 06

TTele Taxi axi Coprel assume fornecimento de energia nas localidades de Alfredo Brenner e Santo Antônio do Bom Retiro - Pág. 03

João FFinanceir inanceir a inanceira Atenção aposentados e pensionistas de INSS! Se você esta precisando de dinheiro, a JOÃO FINANCEIRA têm a melhor condição para você fazer o seu empréstimo. Sem consulta ao SPC nem SERASA com agilidade na liberação do credito. Saia do cheque especial liquide as suas dividas. Fale com o João ele tem a solução. Telefones: 54-9183-6368 ou 54-3324-1068 Rua Getúlio Vargas, 1026.

Agora também com TELE-ENTREGA e TELE-BUSCA, para facilitar a sua vida!

(54) 9165-0556 (Claro) (54) 8428-4977 (Oi) (54) 99072377 ( Vivo) Ligue a cobrar!


Editorial

O mundo imperfeito dos “Josés” Enquanto o José “Nacional” amarga mais uma prisão por atos ilícitos, o José “Tupiniquim” se vê em apuros para ser compreendido pelos servidores estaduais. Poderíamos classificar as eleições de 2014 como verdadeiros estelionatos eleitorais. Senão vejamos: Dilma se elegeu sob a mentira. Disse que não tiraria direitos dos trabalhadores e permitiu a restrição de direitos trabalhistas. Afirmou que não cortaria gastos na educação e cortou violentamente os investimentos no setor. Acenou que negociaria a dívida dos Estados e não o fez. Mentiu para os eleitores e para a oposição. Mentiu para todos durante todo o período eleitoral e, agora, adota medidas de austeridade que imputava ao candidato opositor. Seu governo faz o país marchar para o caos, em meio aos escândalos e ao completo desmantelamento de sua base política. E, o que é mais grave, não possui liderança, vontade e aptidão para governar. Já José Ivo Sartori, o “Tupiniquim”, surgiu em meio ao duro enfrentamento entre dois programas de governo. Dois programas que podiam ser criticados e atacados. Mas eram dois programas claros, opostos e previsíveis. Os dois perderam. E Sartori venceu com o não programa. Se não mentiu, também não falou, não propôs, não debateu, não respondeu perguntas, assim como hoje não governa, não lidera, não enfrenta as adversidades. Ao contrário, corre dos problemas, negaceia, protela. A solução para o problema do Estado é essencialmente político e passa não só pelo corte de despesas e pela diminuição do tamanho do Estado, mas por uma nova concertação nas relações federativas. Mas isso só se fará pelo enfrentamento mais duro e frontal com a União. Isso, porém, exige uma alta dose de coragem e audácia, capaz de quebrar velhas rivalidades e unir o Estado, predicados que parecem não acompanhar a figura do governador. Enquanto isso, na capital federal a determinação é mais uma vez blindar a presidente Dilma, na tentativa de evitar que a prisão do Zé Dirceu contamine ainda mais a popularidade da presidente. A essas alturas da Lava-Jato, uma missão quase impossível. Afinal, os investigadores afirmam que Zé participou da instituição do esquema de corrupção na Petrobras quando ainda comandava a Casa Civil do Governo Lula. Os últimos movimentos em Brasília deixam claro que o Congresso, literalmente, abandonou Dilma ao “léo”. Ao PT pode parecer melhor, se alguém tiver que arder na fogueira, que seja ela. Ele, o barbudo, ainda tem esperança para 2018, isso claro, se a Lava – Jato não atingi-lo, o que é quase impossível, diante de tantas delações premiadas de pessoas próxima a ele. O dito popular é claro: os “ratos”, quando o barco está à deriva, são os primeiros a se jogarem ao mar. Em contrapartida, no momento do salvamento, os mesmos “ratos” são os primeiros a ocuparem os postos, até porque já conhecem os tramites de enriquecimento ilícito.

O Alto Jacuí O Jornal da Comunidade Fundado em: 28 de fevereiro de 1975Por: Justino Guimarães Netto. Razão Social: EPJIL - Empresa Publicitária e Jornalística Ibirubá Ltda. - CNPJ: 88641741/0001-00. Endereço: Rua Mérito, 189. Telefone (54) 3324 -1093 celular: 91665138. e-mail:jornaloaltojacuí@hotmail.com Impressão: Gráfica Gespi - Rua Mauá, 590 - Tapera/RS Opiniões e artigos assinados, não refletem a posição do Jornal, sendo de total responsabilidade do autor.

Curtas SITUAÇÃO PREOCUP ANTE - No primeiro sePREOCUPANTE mestre de 2015, 345 mil vagas já foram fechadas e a taxa de desemprego chegou a 6,9% em junho, o maior patamar desde 2010. O jeito, para quem faz parte das estatísticas, é buscar na informalidade o salário perdido. Dados do IBGE mostram que, pela primeira vez desde 2003, os empregos com carteira assinada recuaram no primeiro semestre. Basta verificar em municípios do porte de Ibirubá que até poucos meses se orgulhavam pela oferta de empregos e pela dificuldade de preenchê-las, e hoje o que se vê são pessoas em busca de vagas. Tudo reflexo da má gestão do Governo federal. MUD ANÇA RRADIC ADIC AL DE OPOSIÇÃO - É o MUDANÇA ADICAL mínimo que se pode dizer da presidente Dilma que confundiu “alhos com bugalhos” ao dizer que não respeitava delator, por tudo o que passou nos porões da ditadura. Com essa comparação, a presidente atropelou as diferenças entre ditadura e democracia e não fez justiça nem ao presente nem ao passado. A delação é um procedimento de investigação regido por lei. Talvez o que incomode a presidente é a proximidade que as delações estão chegando dela e do expresidente Lula, algo, digamos, preocupante ambos. DADOS INTERESSANTES - O porcentual de brasileiros favoráveis a um processo que afaste Dilma do poder foi de 59% em março, para 63% neste mês. Enquanto isso, exceções no aperto geral, as centrais sindicais já receberam do governo federal 66% mais dinheiro neste ano do que no mesmo período de 2014, talvez esteja aí à falta de mais mobilização de certas categorias. Já o planeta, desgostoso com as atitudes humanas, teve o junho mais quente da história desde o início do registro de temperaturas, em 1880. C AOS EST ADUAL. A TÉ QUANDO? - O goESTADUAL. ATÉ verno estadual gaúcho subestima a capacidade de entendimento da população. Ao mesmo tempo em que faz terrorismo com o anúncio do pagamento parcelado do salário dos servidores, a imprensa divulga os vencimentos de algumas empresas estatais e de militares ativos e inativos. Por que os governantes, de vários partidos, nunca tiveram a coragem de promover mudanças nesse engessamento do sistema? Por que só agora vem à tona a escassez de recursos? A resposta mais provável é que não interessa arrumar a casa de todos, mas apenas de alguns que são coniventes com tantas disparidades. TÚNEL SEM LLUZ UZ - Com a popularidade num poço sem fundo, a presidente Dilma não vai recuperar tão cedo a popularidade perdida. Se nos próximos meses os índices deixarem de cair, já é lucro para o governo. Entre os principais motivos da insatisfação, estão a crise econômica e a corrupção. Com inflação, risco de desemprego, sem crédito na praça e ainda amargando um ajuste fiscal, o eleitor tem motivos de sobra para estar descontente.

INSS NÃO PODE REAVER BENEFÍCIO CONCEDIDO EM LIMINAR POSTERIORMENTE REVOGADA Segundo entendimento da 2ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, constante em decisão proferida nos autos da ação civil pública movida pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) e pelo Ministério Público Federal, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não pode exigir a devolução dos benefícios previdenciários e assistenciais concedidos por decisões judiciais revogadas. Esta decisão tem abrangência em todo o Brasil. A fundamentação da decisão se baseia no fato de que não existe lei que proíba a restituição de verbas alimentares, como são classificados os benefícios previdenciários e assistenciais. Segundo o Relator da decisão, a Lei 8.213/ 91, ao descrever as hipóteses de desconto, trata apenas dos casos em que houve pagamento além do devido, e não aqueles resultantes de processos judiciais. Para o Tribunal, as transferências decorrentes de liminares ou sentenças são um risco absorvido pelo sistema, que se justifica pelo princípio da solidariedade norteador da seguridade social. Segundo a decisão esta questão relaciona-se com a garantia de independência dos magistrados em suas decisões, bem como com o direito constitucional da ação. Destaco que a jurisprudência não é estável neste sentido, tendo havido no passado, decisões em sentido diverso. Produtos veterinários - rações - sementes ferramentas. Serviço de banho e tosa para cães e gatos.

Rua 3 de outubro, 878 Telefones: (54) 9149-4287/91043531/96912868

Escritório Contábil ZENI Mário Pedersen e Nelson Zeni Rua Tiradentes nº1034. Telefone: 3324-1136


Pinheirinho e Várzea receberão melhorias no setor viário A reportagem do OAJ esteve na localidade do Pinheirinho e pode constatar através de levantamento fotográfico as melhorias ocasionadas pela utilização dos restos de asfalto da RS 223 que está recebendo recapeamento em sua extensão da Esquina São Carlos até o trevo principal de acesso à Ibirubá. O asfalto triturado, retirado da camada superior da RS 223 está sendo colocado no acesso à localidade do Pinheirinho. O Secretário de Obras, Vanderlei de Souza, não soube precisar até onde o material será colocado, mas é visível a melhora onde este já pode ser contemplado. A concessão do material é graças a intervenção do Secretário Estadual de Transportes

Dra. Kátia Guimarães (In Memorian) recebe homenagem da OAB

Pedro Westphalen e o serviço é todo de responsabilidade da prefeitura municipal. Num segundo momento será a vez da localidade da Várzea, onde, segundo Vanderlei será distribuído o material no travessão ligando com o calçamento, propiciando aos moradores a possibilidade de acessar a RS 223 sem nenhum palmo de chão batido. Resta aguardar o que será feito e como será utilizado o material mais próximo da cidade. Uma boa sugestão seria a pavimentação entre os trevos da ERS 506, entre a confluência da 223 e a

General Osório. Como a promessa do então governador Tarso não foi cumprida os usuários teriam, ao menos, a sensação de como seria essa rodovia pavimentada. O coordenador da Secretaria de Obras responsável pelo interior, Zalo, era todo satisfação ao verificar o primeiro quilômetro de trabalho praticamente concluído na manhã de terça-feira lá no Pinheirinho. Produtores que passavam naquele local e que identificavam a reportagem do OAJ brincavam: sai asfalto antes no Pinheirinho do que na ERS 506.

Coprel assume fornecimento de energia nas localidades de Alfredo Brenner e Santo Antônio do Bom Retiro Em ato realizado na noite da última quarta-feira, dia 5 de agosto, e tendo por local a sede da Ordem dos Advogados do Brasil, no Forum local foi colocada junto a galeria dos ex-presidentes, a foto da advogada Kátia Margarete Guimarães, falecida em fevereiro deste ano. Na ocasião, o presidente em exercício, Pedro Luiz Rebelato conjuntamente com os advogados Alexsandro P. Corrêa e Diogo Bandarro Nogueira enalteceram a atuação da Dra. Kátia frente a entidade. Lembraram o fato de ser a primeira mulher a dirigir a OAB subseção de Ibirubá e, quem em poucos meses de atuação conseguiu reagrupar os colegas em momentos de trabalho e também de confraternização. Falando em nome da regional da OAB, o Dr. Luciano Felmann, da cidade de Carazinho, deu grande ênfase à atuação da Dra. Kátia, enaltecendo a sua conduta pautada dentro da ética e do respeito, como advogada e mulher. No uso da palavra os filhos Vinícius e Cristiano lembraram a saudade da mãe e o legado por ela deixado em vida, agradeceram homenagem da OAB e a presença de todos. Após aconteceu uma confraternização entre os presentes com um coquetel.

Nos dias 05 e 06 de agosto, as comunidades de Alfredo Brenner e Santo Antonio do Bom Retiro, no interior de Ibirubá, receberam a Coprel em uma reunião em cada comunidade, iniciando o processo de transferência das ligações de energia da RGE para a Coprel. A transição está sendo realizada de forma organizada entre a Coprel e a concessionária, que realizaram acertos de poligonais conforme acordo e homologação com o órgão regulador – ANEEL e AGERGS. As reuniões foram realizadas com o intuito de apresentar a Coprel para os futuros cooperantes, além de fornecer esclarecimentos e encaminhar a documentação necessária para se associar à cooperativa. Em Alfredo Brenner, serão transferidas 63 ligações, e em Santo Antonio do Bom Retiro, 56 ligações. Estão previstos no total, 349 mil reais em investimentos para realizar melhorias na rede e as conexões com a rede da Coprel, visando manter o padrão de atendimento e agilidade que tem com todas as comunidades. Outro fator importante para a migração das ligações será a maior segurança, facilitando os trabalhos de manutenção da rede. Hoje, as redes de distribuição da Coprel e RGE nestas localidades possuem alguns cruzamentos, e o ideal é que isso não ocorra.

Os investimentos da Coprel começam a ser realizados ainda na primeira semana de agosto, e a transferência da RGE para a cooperativa será efetuada após a conclusão das obras. Para isso, serão necessários desligamentos programados de energia, que são informados antecipadamente. Com a transferência destas localidades para a área de permissão da Coprel, a cooperativa passa a atender todo o interior do município. “Ficamos felizes em poder atender às nossas comunidades próximas às redes da cooperativa no interior de Ibirubá. Nosso principal objetivo foi realizar uma transição harmoniosa com a concessionária, beneficiando a todos. E agora, vamos trabalhar para manter o padrão de atendimento pelo qual a Coprel é conhecida” salienta o presidente Jânio V ital Stefanello.


Doenças respiratórias no inverno Alcoólicos Anônimos 37 anos

Para determinadas pessoas, o inverno é a estação de intermináveis espirros, noites mal dormidas, congestão nasal insuportável e até crises de falta de ar. Se você se encaixa nesse perfil, então é muito provável que seja um alérgico ou um portador da asma, também chamada de bronquite alérgica. Saiba na entrevista com a pneumologista Dra. Mirian Rebelato que esses e outros problemas podem ser resultado de alguns hábitos que você cultiva e nem sequer se dá conta. A médica e o pediatra Dr. Oromar Suertegaray serão palestrantes do Curso sobre Asma para beneficiários, que será realizado pela Unimed neste mês. O inverno está aí e as doenças respiratórias continuam sendo um pro-

blema para muitas pessoas devido as variações na temperatura e, claro ao clima frio. Porque as doenças respiratórias se agravam durante o inverno? Dra. Mirian - Porque é nessa estação que temos umidade alta, o que facilita na criação de vírus e bactérias. E também porque as pessoas acabam ficando mais confinadas em casa, com pouca circulação de ar. Além disso, existe o fato de vivermos em uma região de pastagens e o pólen é um potente desencadeador de rinite alérgica e asma. Lembrando que o fumante tem todas essas circunstâncias agravadas. Quais são essas doenças? Dra. Mirian - Durante o inverno, temos preocupações em relação à pneumonia, que é uma doença grave que preocupa, bronquite crônica, gripe e enfisema. E a asma, uma doença que pode até matar durante as crises. Que dicas a senhora dá para nos mantermos livre de doenças respiratórias? Dra. Mirian - Uma dica importante especialmente em se tratando de crianças é agasalhar-se adequadamente, dando atenção às extremidades do corpo: mãos, pés e cabeça. Outra é alimentar-se adequadamente: nesse sentido comer frutas, garantindo o consumo de proteínas, que auxiliam no sistema imunológico. Vacinar-se também ajuda, principalmente as pessoas de mais idade.

resgatando vidas em Ibirubá

No dia 28 de julho de 1978 um grupo de visionários, preocupados com a situação daquelas pessoas e consequentemente famílias que convivem com o problema da dependência, resolveram fundar o Grupo de Alcoólicos Anônimos de Ibirubá. De forma organizada, centrada justamente no apoio, não só dos dependentes, mas de todos os que vivem em torno desses, o grupo foi crescendo e tomando corpo. Hoje Ibirubá pode orgulharse do AA situado na Av. Mauá, logo atrás da Praça da Fonte. Em sede própria, com bela infraestrutura, composto por aproximadamente 200 membros e com reuniões as segundasfeiras no horário das 20 horas e com uma assiduidade em torno de 20 pessoas a cada semana. Nessas reuniões muitos testemunhos são dados pelos participantes. Quem já frequenta a mais tempo sabe que para superar as dificuldades da doença do alcoolismo e encontrar a felicidade é fundamental primeiro encontrar-se consigo mesmo e depois com seu Deus. É recomendado aos membros em recuperação, participar das reuniões e ler muito,

principalmente, a literatura de A.A. Entre os compromissos assumidos pelo grupo é manter sempre as portas abertas para acolher os que necessitam, pois é uma forma eficiente de salvar vidas. No evento do último domingo, registrado pela reportagem do OAJ, a sede do grupo lotou com a presença dos membros e de convidados de outras regiões do Estado. Quem participou pode ver que em nada se diferenciou dos

almoços festivos que acontecem normalmente em qualquer sociedade. O que chamou a atenção foi a ausência de bebida alcoólica e os pratos verdes temperados somente com limão. Para beber, águas minerais e refrigerantes, mesmo assim a festa dos 37 anos do grupo não deixou de ser alegre animada e de muita integração. Encerramos esta matéria não só parabenizando o Grupo de Alcoólatras Anônimos pelo excelente trabalho que vem sendo realizado, como convidando aqueles que sofrem com o vício para participarem de uma reunião e perceber que Deus sempre estende à mão para quem quer ser salvo.

Clínica Dermatológica Dr. SenoCRM Otto Kunrath 6649

Especialista, Mestre e Ph.D em Dermatologia - Doenças da pele Câncer e outros tumores da pele - Professor Livre-Docente (UFRGS DCM e UFCSPA-DCM) Atendimentos em Ibirubá: No 1º e Fone: (54) 3324-1504 3º sábado de cada mês, Cel. (51) 97989417 na Rua Diniz Dias, nº 543

MD. Jeferson Wollmeister CRM 24764

Garantindo Qualidade e Experiência para a Prevenção, Diagnóstico e Tratamento das Doenças do Coração

Rua Diniz Dias, 310 Fone/Fax: (54) 3324-6425 Cel. 9113-4227 Ibirubá/RS


ONG – Mi Au Juda – Associação Ibirubense de Proteção Animal Atividades desenvolvidas junto a Praça General Osório no domingo dia 2 de agosto atingiram plenamente os objetivos dos organizadores. A ONG foi criada em 12 de novembro de 2008 com o intuito de atender animais desassistidos de rua, sem dono, doentes, atropelados e vítimas de maus tratos. Realiza tratamento clínico e ou cirúrgico desses animais, abriga-os e os encaminha para adoção. Todos são responsáveis pelos seus animais. Ao adquirir ou adotar um animal, assume compromissos por toda a vida. Abandoná-los é crime. A Mi Au Juda desenvolve atividades de vital importância no tratamento à animais abandonados em Ibirubá. A partir da determinação e amor aos animais, esses e essas voluntárias não medem esforço no sentido de cuidar dos bichinhos. A tarefa é árdua e a colaboração é indispensável. Ração, abrigos, roupas e doação em dinheiro ajudam manter a vida

de mais de 400 animais. E foi justamente com este intuito que uma ampla programação foi desenvolvida no domingo. Adoção de mais de 20 animais que terão a partir de agora um novo lar e, principalmente carinho exclusivo desses novos donos. Apresentação de animais adestrados que deram um verdadeiro Há muitos anos os simpatizantes do “Zequinha do Bairro Progresso” sonham com espetáculo a uma praça o campo de futebol pronto e estruturado. A realidade flagrada pela reportagem do OAJ com muitas pessoas mostra a terraplanagem concluída e pronta para receber o calcário e os fertilizantes presentes. Coleta de que farão a correção do solo, para só então iniciar o plantio da grama. O projeto donativos e ainda vários global do São José incluiu muitas bem feitorias agregadas e que servirão para tornar expositores de artesanato o local próprio para a utilização de toda a comunidade. A destinação de uma emenda parlamentar promete dar as condições indispensáveis para investimentos em e alimentação. Foi, com infraestrutura do local. A euforia é visível, afinal são anos de promessas que finalmente certeza, um domingo estão próximas de se tornar realidade. Depois de concluído, o projeto dará prioridade diferente. Os pequeninos eram muitos no local, as categorias de base e a inclusão de

Campo do São José - antigo sonho próximo da concretização

crianças e adolescentes do próprio bairro em programas sociais. Depois do Bangu, o São José também promete inovar não sendo mais apenas um time de futebol, mas um clube alicerçado no bairro e interagindo com o mesmo. O OAJ vai acompanha passo a passo os trabalho de conclusão do campo de futebol e depois as estruturas complementares.

aproveitando um dia de verão em pleno inverno gaúcho, não escondiam a emoção com dezenas de animais ali expostos. A direção da ONG, nas pessoas da Jose e da Lia era só alegria e satisfação com o resultado da programação. Novas atividades deverão acontecer e mais oportunidades de divulgar o trabalho da ONG e a importância, em primeiro lugar, de não abandonar os animais, e segundo, de participar adotando e dando amor e carinho. Parabéns aos organizadores e patrocinadores deste domingo diferente na Praça General Osório de Ibirubá.


Antônio Mesquita Galvão

Filósofo, escritor e Doutor em Teologia Moral

Um leão chamado Cecil XXV Tchêncontro - XIV Acampamento da Juventude Tradicionalista Gaúcha Momentos inesquecíveis no Tchêncontro em Ametista do Sul , os que lá estiveram, vivenciaram a amizade, a fraternidade, o companheirismo, o resgate de tantos costumes que fazem parte da nossa tradição. Saímos encantados com tudo o que realizamos nestes dois dias de evento, felizes pelo reencontro, animados pelas brincadeiras, pelas novas amizades, num ambiente tranquilo e familiar como sempre tivemos. Quem esteve lá, não irá esquecer de Ametista do Sul , do XXV Tchêncontro e o XIV Acampamento, das grandes apresentações que brilharam pela criatividade ,pelas performances no palco que encantaram a todos, assim como Ametista do Sul também não irá esquecer dos jovens tradicionalistas que lá estiveram, jovens que levaram a Ametista o respeito e a educação que existe dentro do tradicionalismo gaúcho. A Juventude mais uma vez mostra sua força, a sua grandeza, na sua capacidade de superação, na sua competência em construir e dar sustentação a nossa cultura. Em SER tradicionalista. Nós SOMOS o tradicionalismo. Juntos, somos a força desta cultura que cresceu e ganhou o mundo. Que venham muitos encontros, muitos acampamentos, que possamos outras tantas vezes viver mais daquilo que vivemos em Ametista do Sul. Parabéns ao Movimento Tradicionalista Gaúcho por nos dar a oportunidade de termos um evento próprio, para a juventude, o qual com todo o seu apoio dado, será um dia tão grande quanto um Enart.

Somos muitos, somos unidos, somos uma juventude de cabeça feita, jovens que em todas as horas permanecem juntos, conectados pela tecnologia do mundo moderno, mas jovens que preservam, cultivam e que são fieis a história e ao legado da nossa cultura.Juntos somos o Rio Grande!! Um agradecimento especial ao Sr. Nairo Callegaro - Vice Presidente Adminsitrativo do MTG, a Sra. Elenir Winck – Vice Presidente de Cultura do MTG, ao Prefeito de Ametista do Sul Sr. Gilmar Silva, aos representantes da Câmara de Vereadores de Ametista do Sul, ao meu Vice-Diretor Diego Goethel, ao Sílvio - Coordenador da 28ª RT e sua gestão, ao Presidente da Comissão Organizadora Carlos Eduardo da Silva e sua equipe, que não mediram esforços para que o evento alcançasse pleno sucesso , a Sra. Iara Vanice Rott, ao casal Edemar Fischer e Isolde Theisen Fischer, ao Pe. Valdir Formentini, que nos emocionou com a belíssima Missa Crioula que vem a muito tempo fortalecendo a Fé Gaúcha, aos Peões e Prendas do RS, em especial a 2ª e 3ª Prenda Aline Almeida de Souza e Diana Juciéli Ribeiro e ao 2º Peão Marco Saldanha Júnior, aos Diretores e vice-Diretores dos Departamentos Jovens Inter regionais, Francesca Mondadori, Éridio Silveira, Roger Bn, Amanda Cabral Damásio, Daiana Dal Ros, aos avaliadores do Acampamento, Vera Lucia Machado, Nairoli e Ciro Winck, ao apresentador do Acampamento, Lucas Vieira e a rede logística de Ametista do Sul

Obrigado Juventude Gaúcha, Obrigado Ametista do Sul. Marcel Heinrich – Diretor do Departamento Jovem Central do MTG.

Ibirubá, RS Fone: (54) 3324-0100

A comunidade mundial está chocada com a morte brutal do leão Cecil, em uma das reservas de animais do Zimbábue, na África Austral. O matador do leão é um dentista norteamericano, de Minnesota, que de uma hora para outra se tornou o novo inimigo número 1 da humanidade, que já foi condenado nos Estados Unidos pelo crime de caça ilegal. O fato de o criminoso ser homem, branco, heterossexual e rico – ou seja, não faz parte de nenhuma minoria discriminada – coloca-o na mira das associações mundiais que defendem a vida animal, especialmente as espécies raras e ameaçadas de extinção. O animal, um belo e raro exemplar pardo de juba preta tinha 13 anos e era conhecido pelo comportamento amigável com visitantes do parque nacional Hwange, o principal do país. Segundo relatos, o

leão teria sido atraído para fora do parque Hwange, onde a caça é ilegal, durante uma perseguição noturna. Após ser abatido com arco e flecha, depois fuzilado, Cecil foi degolado e teve a pele arrancada. Não é difícil imaginar o caçador impiedoso, que pagou 50 mil dólares (cerca de R$ 170 mil) pela desastrada aventura, no puro estilo anglo-saxônico posando, rifle na mão, com um pé sobre a vítima exibindo sua vaidade de uma pretensa raça superior. As grandes organizações mundiais que lutam pelos direitos dos animais querem a extradição do dentista-matador para que seja processado no Zimbábue, candidato inclusive à pena de morte. Pleiteiam, também, a proibição da caça – pelos americanos, que é quem mais executa esse “programa de índio” – de troféus de caça. Uma pessoa conhecida afirmou que, como pena, se

devia colocar o criminoso numa jaula, com uma das fêmeas de Cecil mais alguns filhotes famintos. Com a morte de Cecil não temos a lamentar apenas a morte cruel de um belo felino, legítimo animal–símbolo da região. De fato, com o desaparecimento de Cecil não apenas os turistas do Zimbábue perderam, mas toda a humanidade ficou mais pobre. Eu recordo, e vem bem a calhar ao caso, que minha mãe ensinava “fazer mal aos animais é indício de mau caráter”. No contraponto da barbárie na África, há uns quinze dias, durante as enchentes no Rio Grande do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, um homem pobre, desempregado, arranjou emprestado um ônibus velho, quase uma sucata e recolheu uma centena de cachorros de rua, salvando-os da ameaça das águas.

Eu Recomendo...

Estevan Scarsi

Séries: Sons of Anarchy - Retrata os negócios e as vidas familiares de uma gangue de motoqueiros, a série tem um enfoque maior na vida dupla que cada um deles leva e a maneira com a qual eles se consideram como uma segunda família, onde todos devem se ajudar, funcionando como uma religião, onde seguem uma tradição, regras de conduta e princípios forjados dentro de cada grupo. The Blacklist – Um dos criminosos mais procurados do mundo se entrega e se oferece para delatar aqueles com quem já trabalhou, inclusive um terrorista que todos achavam estar morto, com uma pequena ressalva, ele só fará isso, se trabalhar com uma agente novata do FBI, alguém com quem aparentemente ele não tem nenhuma ligação, mas com o passar do tempo fatos estranhos começam a vir a tona e mudar a relação dos dois. The Walking Dead - O planeta foi atingido por um apocalipse zumbi e a série acompanha a trajetória de outros sobreviventes que se uniram para manterem-se vivos depois que o mundo foi infestado por zumbis, onde muitas vezes o pior inimigo ou adversário acaba sendo os outros humanos vivos, que agora vivem com regras e uma moralidade a parte. True Detective – Série da HBO, com roteiro de Nic Pizzolatto (“The Killing”), a trama acompanha Rust

Cohle (McConaughey) e Martin Hart (Harrelson), dois detetives que, após 17 anos, têm de voltar ao Estado da Louisiana para servir de testemunhas em um bizarro caso de assassinato que foi reaberto. A 1ª temporada foi inspirada no livro de contos “O Rei de Amarelo” (1895), de Robert W. Chambers, já a 2ª temporada é sobre mulheres duronas, homens maus e uma história secreta. Ray Donovan - Série criada por Ann Biderman (“Southland”), a história acompanha a vida de Ray, um homem que mantém uma agência de detetives com a função de dar um jeito nos problemas causados pelos ricos e famosos em Los Angeles, enquanto lida com as neuroses das celebridades ele também precisa cuidar de sua família de origem irlandesa e cheia de problemas. Peaky Blinders – Ambientada na Inglaterra de 1919, apresenta a história da família de gangstêres Shelby que é liderada por Tommy Shelby, um veterano da 1ª Guerra Mundial que perdeu o respeito por autoridades, bem como seu temor a Deus, e agora seu objetivo é estabelecer seu domínio na cidade, que sofre com o pós-guerra, uma crise econômica e greves.

Frase da semana: “Todo mundo é capaz de elevar o astral de um ambiente. Alguns chegando, outros saindo!”


Viv er sua cidade é iver conhecer histór tória histór tória conhecer aa sua sua his ia Por: Jorge Gonçalves Ferreira Projeto em Parceria Biblioteca Pública Justino Guimarães Neto e jornal O Alto Jacuí

25 de Julho de 1955 - Discurso de Edmundo Roewer no 1º Feriado Municipal do Dia do Colono Imigrantearte III

Damos continuidade na publicação do discurso proferido pelo 1º Viceprefeito de Ibirubá Edmundo Roewer por ocasião da Festa do Colono – Imigrante no dia 25 de Julho de 1955, cujo documento, como já foi escrito nas edições passadas, é uma aula de história sobre a Imigração no Brasil, rico em fatos históricos e explanações de experiências pessoais. Este discurso foi datilografado na época em 05 (cinco) páginas de folha ofício em texto corrido (sem parágrafos), que foi dividido em quatro partes, pelo espaço no jornal e para não se tornar uma leitura exaustiva. As anotações feitas pelo autor com caneta antes da cerimônia e publicadas na Parte II foram transcritas em letras maiúsculas.

“... No entanto, logo se lembraram que não era o suficiente de terem garantido o seu sustento material e se recordaram, que pelos seus antepassados havia-lhes sido legado um precioso tesouro, que lhes cumpria de zelar e desenvolver: o da religião e de uma cultura milenar e, tão logo que possível a iniciativa seguiu a ideia e construíram casas, que, por modesto que fosse a sua construção, servisse para nelas ser ministrado as mais elementares instruções aos seus filhos e onde, nas horas de amarguras e de aflições, pudessem procurar consolo nas palavras do divino mestre e nos seus santos sacramentos, evitando com isso a decadência moral e patriotismo dos seus posteriores. Logico é e não deveria estranhar a ninguém que a instrução que naquelas escolas fora apresentada aos nossos antepassados não era no vernáculo da nossa pátria e sim no de sua pátria de origem, pois em vista da quase completa ausência de assistência escolar por parte do governo naqueles tempos, a instrução escolar era ministrado por um dos imigrantes de quem pelas suas aptidões mais se recomendava para essa missão, circunstância essa que mais tarde, durante um certo período de triste recordação para todos os Brasileiros de bom senso, serviria de pretexto para ultranacionalistas demagógicos desencadearem uma perseguição sem tréguas contra os descendentes daqueles imigrantes, época essa quando aqueles maus patriotas procuraram com argumentos infundados destruir a bela harmonia existente entre a família Brasileira, homens esses que arrogavam a si o direito de classificar o patriotismo dos cidadãos Brasileiros de acordo com a sua origem étnica ou a cor de sua pele e de seus olhos. Alguns dos hoje presentes, inclusive quem vos fala neste momento, sentiram na própria carne aquela estupida perseguição, quando foram presos e metidos num cárcere imundo, simplesmente por que além da língua vernácula, também souberam se expressar numa daquelas línguas, nas quais um

Goethe e um Dante de Alighiéri, na literatura, redigiram obras imortais e que são considerados como um patrimônio de todo o mundo civilizado, ou no campo da música, um Bach, um Verdi, Wagner ou um Von Bethooven criaram obras que parecem ter atualidade para toda a eternidade. No entanto, graças a Deus e a bem da verdade podemos constatar que o povo e a elite da sociedade Brasileira de todas as origens étnicas não compartilhou com aquela atitude impatriótica e não a tolerou, e por isso vamos cobrir aquele triste episódio com o manto do esquecimento e rogamos a Deus que tais acontecimentos jamais se repetam dentro da família Brasileira. Eminentes homens públicos, como por exemplo o ilustre Deputado Federal Flores da Cunha, tem reconhecido de maneira concreta a importância que representa para o progresso econômico, social e cultural do Brasil, e em particular do Rio Grande, a imigração europeia, quando decretou o dia de hoje como feriado estadual, e um eminente homem público como o Deputado Federal Dr. Coelho de Souza, quem foi um fervoroso adepto da nacionalização durante a época do Estado Novo, não hesitou de reconhecer de público o grave erro acometido. O único direito que os descendentes dos imigrantes sempre pleitearam foi a liberdade de cultivar a memória dos seus antepassados, conservar os seus costumes e suas tradições, pois entendem, que um povo, que não sabe ou não quer honrar os seus antepassados, mostra-se indigno perante o mundo civilizado, e um movimento que também começa a ser seguido pelos Brasileiros de outras origens, pois basta só lembrar a organização em número cada vez mais crescentes, dos Centros Tradicionais Gaúchos, idênticos aos Centros Culturais 25 de Julho, e que tem por lema a conservação e o cultivo das belas tradições gaúchas. Nossos antepassados pleitearam o privilégio de uma minoria étnica dentro da orbita Brasileira jamais mantiveram relações políticas da sua origem, e sim desde o começo se sentiram como parte integrante do povo Brasileiro e nós, os seus descendentes sentimo-nos perfeitamente fundidos com o povo Brasileiro e honra-nos acima de tudo de sermos Brasileiros e filhos desta generosa pátria, e assim como os nossos antepassados nas guerras contra os ditadores Rosas e Solano Lopes deram provas do seu patriotismo e se cobriram de glorias naquelas campanhas épicas e os filhos e netos deles na guerra de 1914-1918 bem como na última conflagração mundial não vacilaram um só momento quando de arma e campanha, dispostos ao sacrifício da própria vida, defenderam a honra da nossa pátria nos campos de batalha da Europa contra os países de origem de seus ancestrais, a Alemanha e a Itália, assim também , para qualquer eventualidade do futuro, a nossa pátria Brasileira também pode contar com nós e nossos filhos. (Continua na próxima semana...)

P

Como não temos fotos do evento em 1955, para ilustrar publicamos nesta e nas outras edições, fotos de Edmundo Roewer em diversas solenidades. Hoje, destaque para a foto do lançamento da construção da Casa do Estudante de Ibirubá em 1960, na Rua Dumoncel Filho, prédio que hoje abriga a Biblioteca Pública Municipal e também uma foto de seu neto Luciano Roewer nas comemorações do 55º Aniversário da Biblioteca Pública Municipal de Ibirubá, fazendo uma homenagem às gerações descendentes dos imigrantes que colonizaram nossa terra e fazendo uma analogia da semelhança do avô Edmundo e se neto Luciano Roewer.


Social

Bodas de Ouro

Dia 09/08 a 15/08 ÁRIES Neste momento, as pessoas ao seu redor estarão impulsivas e teimosas procurando soluções precipitadas para um assunto qualquer. Previna-se contra riscos de perder dinheiro, amizade ou qualquer outra coisa. TOURO Possibilidades enormes de êxito em quase tudo que estiver relacionado com assunto sigiloso ou particular. Não revele a ninguém seus segredos ou pagará um alto preço por isso. Período para ouvir mais e falar menos. GÊMEOS Todo cuidado será pouco, neste período. Tome cuidado com o fogo, com a eletricidade e com o excesso de velocidade, ao dirigir veículos, e não confie demais em pessoas que não conhece. Cuide da sua saúde e da moral. CÂNCER Os primeiros dias deste período, poderão ser propícias para o trabalho e as suas iniciativas de um modo geral. Ótimo prenúncio para o amor e para a família. Bom momento para viagens curtas. LEÃO Muita coisa melhorará consideravelmente no que diz respeito às finanças, especialmente. Contudo, não deverá descuidar-se da saúde, evitando a precipitação nos negócios. Fluxo neutro para o romance e o amor. VIRGEM Procure se unir com pessoas que poderão tornar esta sua fase alegre e feliz. Seja prudente com assuntos de dinheiro. A influência astral, para aventuras e especulações devem ser razoáveis. Amor e paixão, favoráveis. LIBRA A posição da lua é ótima para compra e venda de propriedades, e para construir casa própria se ainda não tem. Ótimo para o amor. Seja mentalmente independente e mais firme em suas crenças. ESCORPIÃO Muito sucesso está previsto para você, neste momento. Terá êxito em escritos, nas viagens que empreender, nos grandes negócios comerciais e industriais e nos estudos que requeiram grande empenho mental. SAGITÁRIO Excelente momento para as exigências psíquicas e para desvendar segredos de muita importância ao seu progresso. Contudo, tome cuidado ao nadar ou praticar qualquer esporte aquático. Cuide da sua saúde. Esteja atento ao viajar. CAPRICÓRNIO Notícias e novidades com maior interesse podem surgir no final deste período. Ao tratar de negócios com outras pessoas, saiba avaliar suas possibilidades e as dos outros. Algo poderá dar muito lucro. AQUÁRIO Excelente estado mental. Ótima intuição e bastante gosto para as coisas novas. Há favorabilidade para importações e exportações, viagens ao exterior, conhecimento com estrangeiros, passeios, publicidade e diversões de um modo em geral. PEIXES Com prudência e reserva você chegará onde deseja. Propício no plano profissional, financeiro e amoroso. Período favorável para jogos, loteria sorteios e casamento.

Ary e Nelci Truss comemoraram no dia 31/07, 50 anos de feliz matrimônio, seus filhos, netas e bisneto, demais familiares e amigos desejam muitas felicidades!

Armando e Irene Freitag comemoraram no dia 31 de julho, 50 anos de feliz matrimônio. A cerimônia e a festa aconteceram no salão de Alfredo Brenner. Os parabéns partem de seus amigos e familiares!

Dia 17 de julho de 2015 aconteceu a formatura de Fernanda Grave Nascimento no curso de medicina na Univali de Itajaí-SC. Fernanda é filha de Sadi Augusto e Rosemari Grave. Parabéns e sucesso na nova carreira.

O lindinho Murilo Klipel Kaisekamp comemorou seu 01º aninho no dia 03/08. Seus pais Maiquel e Sirlei demais familiares e amigos desejam muitas felicidades ao pequeno!

Esteve comemorando mais um aniversário no dia 05 de agosto a dona Paulina Wilges. Os parabéns partem de seu esposo Aldorindo de Oliveira ( Seu Americo), de seus filhos Daniel, Eliseu, Leonel, João e Eli, demais familiares e amigos!


Capital 922

VII ENCONTRO DA FAMILIA BUDKE Será realizado no dia 25 de outubro, tendo por local o CTG Rancho dos Tropeiros, o 7º Encontro da família BUDKE e seus descendentes. A recepção será a partir das 9 horas, com identificação dos familiares, prosseguindo com Culto às 10:30 horas: Apresentação ds Núcleos familiares, troca de informações Almoço de confraternização No período da tarde programação variada cultural e artística Escolha do local para o próximo encontro Informações e inscrições: NELCI KANITZ-54-33241662 e 81258887 RUDI BUDKE-5491989586 GILBERTO BUDKE -543324-7028 e 54 - 91092930 LEANDRA R. KOHL - 54 - 91895885 LURDES BUDKE KOCH - 54 -91263722 Venha participar

Foto da Semana

Rua General Osório, nº 1045 / Telefone: (54) 9986-1058

Recordar é viver, as lindinhas da foto ao lado são Emily e Emanuele, as duas estiveram na capa do jornal O Alto Jacuí na edição especial de Natal, em 20 de dezembro de 2013 junto com a mamãe Rubia.


Classificados Imóveis

Aqui está a sua oportunidade de negócio!!!

Veículos

VENDE-SE - Uma casa de alvenaria mista, 4 quartos, 2 salas, 2 cozinhas, 2 banheiros, garagem, area de serviço. 140m . Rua Merito Centro. Tratar pelo fone (54) 9972-7300. VENDO - Casa de Alvenaria, 96m2 - 2 quartos, 2 banheiros, sala, cozinha, lavanderia e garagem. Rua Ida Berlet, 2099 / Bairro Jardim. Fone: 91094172 / 3324-1978 VENDE-SE: casa mista de 12/19, terreno 15,5x27,6, com 3 quartos, 1 banheiro, com garagem e duas salas. Av. Goianêsia, 173. Bairro Progresso. Fone: 3324-4775

VENDO CAMINHÃO: Ano/78, carroceria baixa, comp. 9,70m; mecânica revisada, pneus em bom estado, com rodoar, interclima e motor interculado. Ideal p/transporte de máquinários. Ótimo estado. Fone: (54) 91259584 c/ Paulo.

VENDE-SE apartamento, 2 quartos, garagem p/dois carros, em Sta Maria/RS. Pelo fone (55) 99692296. ALUGA-SE: Uma peça comercial com 60 m2, com banheiro. Na Rua Serafim Fagundes, 353, ao lado da ACISA. Tratar pelo telefone: 91657385.

VENDO: Polo Hacth 2011, Autom, completaço, impecável. 57mil km, nota fiscal, único dono, volante multif., R$32.900. Fone: 9242-7660. VENDO: Moto YBR 125k verde, ano 06/07, pouca km, IPVA 2014 pago, super econômica, R$2.900,00 (menos que a FIPE). Fone: 91493048/ 92067205.

VENDE-SE - casa de alvenaria com 153 m² e terreno de 410 m², 3 quartos, 2 banheiros, garagem para 2 carros. Bairro Boa Vista em Quinze de Novembro. Valor R$ 200.000,00. Fone: (54) 96273295. VENDE-SE: 2 terrenos no bairro planalto, 166 m² cada um, na Rua Diniz Dias. Fone: (54) 3324-1735 falar com Adair. VENDE-SE: casa de alvenaria com 4 anos de uso,52 metros quadrados no valor de 150.000 reais sendo que pode ser 60.000 de entrada e o restante financiado. Fone:54-9152-7573 ou 549634-5588. ALUGA-SE: Um kitnet próximo a distribuidora Rother. Fone (54) 99739742. ALUGA-SE: apartamento na Av. de Setembro, 930. Fone: 3324-4915/ 84064480. VENDO - Um terreno urbano medindo 13,00 metros de frente por 32,00 metros de frente à fundos, com uma casa de madeira com a área de 102,00m², situado na rua Porto Alegre, Bairro “Por do Sol”, nesta cidade, com as confrontações e dimensões descritas na matricula nº R.4-4.308 do CRI móveis de Ibirubá/RS. Preço R$ 130.00. Fone 99727294. VENDE-SE: terreno de 390 metros quadrados (13x30m) por R$75.000,00. Mais informações: (54) 92171767/91425008. ALUGA-SE: no centro da cidade: 1- uma casa de alvenaria, com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, churrasqueira; 2- uma quitinete, um quarto, sala/cozinha, banheiro, lavanderia. Fone: 54-9972 7294. VENDO: Apartamento novo, centro em Santa Maria, 1 dormitório, sacada, churrasqueira, área total 53 m2. Fone para contato: (54) 92089930. VENDE-SE: um apartamento com 80m metros quadrados, na rua Porto Alegre, 89. Fone:(54) 99997062 ALUGA-SE: Kitnet feminino,com sala cozinha, banheiro coletivo e quartos individuais: R$ 350,00 com água, luz e internet. Fone: 92260039, tratar com Elisabeth. ALUGA-SE: Apartamento, 2 quartos, sala, coz. lavand. garagem. Bairro Hermany. Contato pelo telefone: 91583682. VENDE-SE: dois imóveis: (1) casa de esquina, de alvenaria, 7 peças, com pátio fechado, garagem p/ 1 carro. (2) casa mista com patio fechado, 5 peças, com quiosque, churrasqueira e piscina. R$ 220.000,00 os dois imóveis. Fone: 92351690/ 91308378.

Imobiliária Hilgert

Corretores de Imóveis e Avaliadores Darci: CRECI 13.282 CNAI 3.915 Martis: CRECI 17.571 - CNAI 3.917

Av. Mauá nº 1483 Telefone: (54) 3324-1564

IBIRUBÁ: - Terreno, Jardim, Rua Edwin Schweig, 13 x 33 mts, recebe carro, parcela com soja. - Chácara 5,6 há, beira do asfalto, ao lado da cidade. - Casa modesta, terreno 13 x 20 de esquina, rua 3 de Outubro, R$ 100.000,00. - Loteamento ARAUCÁRIA, futuras instalações da UNOPAR, reservas de terrenos. CRUZ ALTA: - Arrenda: 26 há, e vende 51 há, 4 parcelas. - Arrenda: 40 há, e vende 92 há, beira de asfalto, 650 scs/há, 3 parcelas. - 280 há, beira de asfalto, sem benfeitorias, 600 scs/há, 5 parcelas. - 163 há, beira de asfalto, sem benfeitorias, 650 scs/há, 5 parcelas. - 45 há, sem benfeitorias, 2 km do asfalto, 650 scs/há, 5 parcelas. - 22 há, Benjamin Nott, 12.000 sacas, entrada 40%, mais 2 parcelas. - 40 há, 2 kms do asfalto, sem benfeitorias, 600 scs/há, 4 parcelas. - 66 há, 19 kms da cidade, planta 94%, sem benfeitorias, parcelado. - 200 há, beira de asfalto, sem benfeitorias, 620 scs/há, 4 parcelas. T U P A N C I R E TÃ : - Arrenda 40 há, e vende 36 há, 3 casas, 2 galpões, 18.000 sacas, 3 parcelas. - Arrenda 100 há, e vende 125 há, sem benfeitorias, 4 parcelas.

VENDO: Brasília/74 em bom estado R$ 1.600,00. Fone: (54) 91990067.

VENDO - Gol G3 2011 prata, 4 portas, 8 válvulas, alarme, trava, ar quente, rodas de liga leve. R$ 16.000,00. Tratar pelo fone: (55) 9162-3894. VENDO: Gol 2000, branco 8v c/4portas e Gol 2001 completo, 8v. Tratar pelo telefone: (54) 3324-3427 ou 91184552. VENDO: Gol G3 ano 2000, branco, ar condicionado, roda liga leve, 4 portas. Aceito troca valor. Tratar (54) 9158 5117. VENDO - Um Uno Flex, ano 95, 1.0 eletronico.Tratar pelo fone (54) 99539645. VENDO - CG 150 TITAN com partida 2005 para trilhas possui c/doc. valor R$1.400,00. Michael 54 81466537. VENDO - Gaiola Fusca, a gasolina com doc/motor 1300 e caixa e rodado em ótimo estado. Valor 600,00. Michael 54 81466537. VENDE-SE - Fiat 93, verde, gasolina, em bom estado. Tratar pelo fone (55) 96820849/ 91642166. VENDO: Gol ano 94, rebaixado, com laudo, ipva pago (55) 91623894. VENDE-SE: Uma caminhonete, F1000, ano 1996, completa. Fone: (54) 92005222, falar com Adair. VENDE-SE Uma Pampa ano 1985 e uma Moto YBR125 (2001) ótimo estado (54)91094360 com André. VENDE-SE: moto YBR 125k, verde, ano 06/07, pouca quilômetragem, IPVA 2014 pago, super econômica, R$2.900 (menos que a FIPE). Fone: 91493048/92067205. VENDO - Celta Life/2010, vermelho, 18mil k/m em ótimo estado. Placas IPZ 6312. Tratar pelo fone: (54) 92334207 ou 3387-1349. VENDO - caminhão truck Mercedes Atego 2005, carroceria 9 mts, assoalho em chapa aço, agregado agco implementos (opcional),transfere com antt (opcional), troco por Caminhão Toco 3/4 dependendo modelo ou parte menor valor, lote (terreno) do meu agrado, fone contato 5491419295, valor 110.000,00 cidade Ibirubá RS, aguardo propostas.

Agronegócio

VENDO: Um veículo VW/ Kombi, placas IGC 0168, ano 1997. Renavam 670895385, regular estado de conservação. Valor estimado: R$ 10.000,00. Fone (54) 33243738 ou 99727294. VENDO: Gol Especial, 8v, ano 2002, gas. bom estado. R$ 11.000,00. Fone: 96095875. VENDO: GM Corsa/WIND ano 1998, 4portas, pneus novos. R$11.500,00. Tratar pelo fone (54) 99647122. VENDO - ASTRA Elegance, Sedan, 2.0, 2007/2008, com airbag, abs nas 4 rodas, ar digital, som, etc. Carro completo e impecável. R$ 23.900,00. Telefone: (54) 9917-8785. VENDO/TROCO: Monza/87 em ótimo estado de conservação. Vendo ou troco por móveis e eletrodomésticos. Fone: 91000061. VENDO: Moto NX 200/99, verde metálica, bom estado. Fone: (54)9979-6297. VENDO: Celta Life 2011, vermelho, 2 portas com 17 mil Km. Fone: 84116166. VENDO - Belina Del Rei, prata, em bom estado. Tratar pelo fone (54) 96201510. Luiz. VENDO ou TROCO: Fox 2005, prata, por carro mais novo, mesmo com dívida. Fone: (54) 92108460. VENDE-SE: Reboque para cavalo, dois animais, trucado. Fone: (54) 96243342, falar com Jeferson Guedes. VENDO: Uno Fire 4 portas , branco, ar condicionado, barbada R$ 10.500. Tratar (54) 9139 2073. VENDE-SE: Ford Escort GHIA 1.6 ano 85, em ótimo estado, no valor de R$3.500,00 reais a vista ou R$4.000,00 em duas vezes. Fone: 91527573/ 96345588/96049028, a noite. VENDE-SE - Verona, ano 91, em ótimo estado, aceito 3 mil em material de construção e o saldo a negociar. Fone: 91155223. VENDE-SE - Novo Palio, modelo 2013, branco, 28 mil km, único dono, completo. R$30.500,00 sem troca. Tratar pelo fone: (54) 91551053.

VENDE-SE: Santana/99, série Exclusiv, completo, ar condicionado, direção hidráulica, vidro elétrico, banco de couro, pneus novos.Fone: 91117750. VENDO - Fiesta, prata, ano 2000, em bom estado. Tratar pelo fone: 91726416.

Aqui está a sua oportunidade de negócio!!! VENDO - Caminhão Mercedes ATEGO 1418 2006 financiável BNDES carroceria assoalho de chapa com 9 mts, pode abrir excesso lateral, com rastreador satelital, com linha (opcional) frete, motor 280.000 km, valor 115.000,00,a negociar fone 5491419295

Lino Conser Consertt os

Anuncie!!! (54) 3324-1093 jornaloaltojacui@hotmail.com

Na sua residência

Portas, janelas, fechaduras, cortinas, pias, roupeiros, armários, limpeza fogão a gás, tomadas, chaves de luz, hidráulica, afiação de alicates sw cutículas, tesouras, facas e serras em geral.

9153-5472

VENDE-SE: 75ha, 57ha de planta, 2 casas, galpão, sala de ordenha, mangueira, poço artesiano, açude, em Espumoso. Tratar pelo fone:3324-3671. VENDO: Cavalo crioulo com documentos, manso e ótimo para laço. Para interessados entrar em contato pelo fone (54) 91756909. VENDE-SE: 11ha de terra na costa do alague, na localidade de Volta Grande, Quinze de Novembro. 300 scs/ha. Contato por Telefone: (54)99037215 - João Christ. VENDO - Uma égua matriz Apaloosa e uma égua quarto de milha c/ crioulo, pelagem baia/ruana. Fone 3324-1312 com sargento Abreu. VENDO - Trator Ford 8 BR/ ano 1965. Valor R$ 7.000,00. Tratar pelo telefone: (54) 91062760. VENDE-SE MF 3640/K ano 1988; SLC 6200 ano 1987; MF 5650/ K ADV ano 2004. Tratar com Neto pelos fones: 9972-7300 e 3324-1705. VENDE-SE: Uma fração de terras de cultura com a área de 20.000,00m², sem benfeitorias, dentro de uma área maior com 103.000,00m², situada em Capela Fátima, interior de Ibirubá/RS, confrontando: ao Norte, com terras de Abílio Lora; ao Sul, com terras de Rosa Miguel ; ao Leste com terras de Pedro Luiz Ubessi; ao Oeste, com o Rio Jacuí Mirim. Conforme matrícula nº 11.656 do CRI de Ibirubá/RS. Pç. R$ 30.000,00. Fones: 054 99727294/3324 3738. VENDE-SE: Chácara 1,5 hectares de terreno, no interior de Ibirubá, com boa infra-estrutura, toda cercada, costiada pelo rio Jacuí Mirim. Aceita-se proposta, fone: 91158224. VENDE-SE: 4,7 hectares de terra , na Linha Prass em Santa Clara. Valor: 800 sacas por ha. Tratar: (53) 99417611. VENDO: Petiço (tipo pônei) fêmea de 2,5 anos, na doma gentil, própria para crianças. Quase dou: R$ 1.300,00. Cel.: 84165086. VENDO - 6 Ha terra com uma casa de alvenaria de 12x12m2 e uma de madeira de 5x7 m2; um galpão 15x20 m2; dois açúdes;luz e água, em Salto do Jacuí. Aceito casa ou caminhão no negócio. Tratar fone: (55) 96175468. VENDE-SE: Trator ford 6.600, com direção hidráulica. Fone: 99976943.

Tratores MAISNER TRATORES - Ireno e Elias VENDO - 2 Veltra BM 110 ano 2004 4x4; 1 Valmet 12.80 4x4 ano 94; 2 New Holland 7630 4x4 ano 2001 e 2002; 1 TL 75 4x4 ano 2002; 4 MF 292 ano 2002, 2000, 93 e 88; 1 MF 296 4x4 ano 88; 1 MF 283 4x4 ano 2002; 1 MF 275 4x4 ano 2000; 4 MF 290 4x2 ano 89, 87; 1 MF 275 4x2 ano 84; 1 Ford 6600 ano 82; 1 Valmet 85 e 65 ano 78; Valmet ano 78 e 88; 1 Trator Max Spray automático 2 M.L - revisado 18 M.B.; 2 Pulverizador jato automático 800l e 600l; Interessados tratar pelos fones: (54) 3324/1067 ramal: 215; (54) 91364560. - Vila Alfredo Brenner.

Diversos VENDE-SE OU TROCA-SE: resfriador a granel de 550l, duas ordenhas, motor novo. Fone: (54) 99243644 ou (54) 91365786 VENDO: Uma máquina de cortar grama CID 1300W, um ano de uso ao preço de R$ 200,00. Telefone: (54) 91010710 ou (54) 3199-3255. VENDO - 50 caixas de abelhas com preço a combinar. Retirar no local. Tratar pelo fone: 3199-3378. TRABALHO - Pocuro trabalho em serviços gerais em granja, segurança p/ eventos; caseiro e estacionamento. Fone: (54) 96538369. BABÁ - Atendo e cuido de crianças em minha residência. Telefone: 99392767/91077398. VENDO - Um forno Geral, a gás 6 bocas, R$ 100,00. Cel. 8416-5086. VENDO - Geladeira Cônsul Pratice 340 litros, ótimo estado, R$ 500,00. Cel. 8416-5086. VENDO - Um aparelho de solda marca GE,trifásico.valor R$ 2.500,00 Falar com Ari 5499321930. CUIDO DE IDOSOS - Tenho boas referencias. Fone (54) 91240833.

VENDO- Filhote femea de mini york pronta entrega. Telefone: 99469622. VENDO -Teclado seminovo PSR e 433, R$750,00. Fone: 91828786. VENDO -1 filhote de 6 meses de Piquinês e um filhote de shihtzu com 50 dias. Fone: 3324-5661 / 91828691. VENDE-SE: um telefone da coprel. Tratar: 91661613 / 99243644. VENDO - Gaita 120 baixos italiana reduzida e eletrificada, afinada e revisada com estojo,R$2.200,00.Cel. 91828786. ESCOLA DE MÚSICA DO DANI: Agora também com comércio de instrumentos musicais e acessórios. Fone (54) 91828786. PROCURO: Trabalho durante o dia como faxineira, doméstia, cozinheira. Tratar com Terezinha pelo telefone: 91972675. VENDO - Uma TV LED 39’, nova ao valor de R$ 850,00. Fone: (55) 96175468. VENDO - Lenha para fogão e lareira. Fone: (54) 91726416.


Eduardo Eduardo Rius Rius

Passando Passando aa Limpo Limpo

eduardo_rius000@hotmail.com

Preferência pela Ortodoxia Até em que ponto criticam-se frutiferamente as novas ortodoxias que emergem de uma mar de lodo na economia e na política? A crítica, em si, recomenda, condena, busca a mudança ou a simples polêmica. Quando o objeto da crítica é responsável pela gestão da estrutura de vida de milhares de pessoas e da manutenção do “padrão de vida” adquirido ao longo de gerações de trabalhos e de acordos, surge a contrariedade entre a recomendação e a necessidade. Será que essa segunda existe? Governantes, em meio a crises, realizam atos para justificar que, sim, ela está presente e é algo urgente, que deve ser tratado com o máximo de cuidado e de gravidade. A pessoa que se torna governadora do Rio Grande do Sul, pelo menos, sabe que comandará um Estado que, na expressão popular, é “do contra”. Há muito tempo não reelegemos um chefe do Executivo estadual. Gaúcho é um cara que se incomoda, que não deixa por menos. Ao sentir-se injustiçado, não hesita em responder dignamente ou tomar uma medida a fim de que o erro seja reparado. Porém, reside, nisso, a contradição da recomendação e da necessidade: e em períodos de crise? Em nome da redução do déficit do Estado com a União e da arrecadação, aplicam-se medidas de austeridade. A ortodoxia é justificada, assim, pelo suposto resultado final, como se não houvesse um meio entre o início e a parada. E, assim, o novo governo do Rio Grande do Sul trabalha com uma herança de gestões passadas de acúmulo de dívidas maior do que o caixa. A crítica ao governo, nesse caso, pode ser a mera crítica: independentemente de o que a sociedade demanda, ele continuará a aplicar as medidas que julga necessárias para o restabelecimento do dinamismo da economia gaúcha. Isso não justifica, de maneira alguma, o corte de benefícios de trabalhadores, a redução de verbas destinadas a hospitais e escolas e a redução do salário de policiais. Juremir Machado da Silva afirma que as propostas de Sartori eram tão escancaradas que era desnecessário expô-las deliberadamente na campanha. O peemedebista da Serra segue o mesmo programa de Joaquim Levy, um método que aplica a ortodoxia e a austeridade com relação a aspectos considerados “secundários” e que mantém como prioridade a contenção de recursos essenciais à manutenção da sociedade. A crítica dos setores sociais atinge o governo, mas mantém-se secundária em nome de um “ajuste” na contas. Mas por que a ortodoxia?

40

Rio Grande do Sul faça jus ao 20 de setembro!!! O hino riograndense entoado com garra e galhardia por todos os gaúchos não condiz com o momento vivido pelo amado Estado. Greves, operações padrão, insatisfação, revolta, inconformidade são apenas algumas das manifestações ocorridas desde à última segunda-feira. Os candidatos, e entre eles o vencedor Sartori sabiam muito bem da “pindaíba” que iriam encontrar. Se há anos atrás quando Marx de Santa Cruz iniciu o movimento O Sul é Meu País foi taxado de louco, hoje analisando a situação, parece que a loucura nem era tão crônica. Ainda à respeito: onde está o governo federal que não estende a mão ao governo gaúcho??? Se em julho a situação já é caótica como será o dezembro mês de férias e 13º salário? Será que o 20 de setembro ainda é o precursor de nossa liberdade??? IPVA para todos, ou só para alguns??? Certamente muitos que estão lendo esta coluna já tiveram problemas com o IPVA de seus veículos. A lei é clara, multa, pontos e guincho. Mas pelo que se viu no domingo passado a lei é mais válida para alguns do que para outros. A contar pelas viaturas da Brigada Militar de Porto Alegre e que, segundo os próprios militares estavam com seus impostos atrasados, portando sem condições de utilização, a lei ali não tem a mesma rigidez que para os simples mortais. E se o governador não tivesse atrasado os salários será que esta denúncia viria à tona

ou as viaturas continuariam circulando de forma irregular? E a quem cabe fiscalizar estas viaturas oficiais??? Tiro no pé??? Quem imaginou que a Secretária da Assistência Social e Habitação pudesse “amarelar” diante dos vereador após ser convocada pela oposição, deve ter tido uma enorme decepção. Além de responder com conhecimento de causa à todas as perguntas, demonstrou pleno domínio da pasta que comanda. Para o bom entendedor, esses 70 lotes que se transformarão em 70 sonhos realizados para um número estimado de 280 ibirubenses PODE ter reflexo importante logo ali adiante, em 2016. Como uma área habitacional sempre foi um sonho de muitas administrações, a concretização desse sonho parece ocorrer num momento estratégico, politicamente falando. Ou não? Promessa que precisa ser resgatada!!! Anunciada com ar de festa, a instalação dos redutores de velocidade na RS 223 perímetro urbano de Ibirubá, ao que tudo indica, caiu no esquecimento. Fazem poucas semanas que o Secretario Estadual dos Transportes, Pedro Westfhalen , junto a Indústria de Implementos Vence Tudo e com a presença de importantes autoridades políticas, empresarias e profissionais liberais, anunciava e dava garantia que a obra seria realizada. Imaginou-se que o excesso de velocidade naquela rodovia estaria com os dias contatos mas, infelizmente, até hoje nada foi feito à respeito. Com a palavra o secretário e seus assesores.

Croniqueta Reeditando Sempre que oportuno, Croniqueta volta ao assunto para refrescar a memória daqueles que só enxergam defeitos no “status quo” socioeconômico e ambiental, etc. de Ibirubá. Por conta dessa abordagem, aqui vai uma reedição de “Um outro olhar II”: 1. Quando se analisa o perfil econômico-financeiro de um pequeno município a partir de registros emanados de fontes oficiais - Banco Central, IBGE, Fundação de Economia e Estatística – e se compara com o desempenho de municípios do mesmo nível, consegue-se divisar vocações muitas vezes insuspeitadas que podem facultar ao respectivo executivo decidir como conduzir sua gestão rumo ao desenvolvimento econômico da cidade, a partir de suas potencialidades econômicas, nem sempre manifestadas. Por outro lado, quando se consegue detectar os gargalos que obstruem o desenvolvimento, bem como saber superálos, é possível ao poder constituído tomar decisões estratégicas que estimulem a iniciativa privada. Para isso, torna-se indispensável a atuação de secretarias municipais voltadas aos aspectos econômicos: da Agricultura e a da Industria, Comércio e Empreendimentos. Entendendo-se esses órgãos como fatores de resultados, isto é, que proporcionam, diretamente ou indiretamente, receitas para o município, a curto e médio prazo, é importante dotá-los de recursos infraestruturais para que cumpram a missão de fazer com que o poder constituído interaja com a iniciativa privada, num esforço conjunto que possa alavancar o progresso da comunidade. 2. Com relação à Secretaria da Industria, Comércio e Empreendimentos, criada a menos de dois anos, foi alvo de elogios por parte do líder empresarial Marcos Lauxem no evento que marcou meio século de existência da empresa Vence Tudo. 3. É oportuno destacar o excerto da matéria anteriormente publicada neste espaço a propósito da abordagem no item número 1: O Banco Central (Bacem) disponibiliza aos estados e municípios de todo país informações que possibilitem aos respectivos dirigentes uma análise econômica de seus redutos. Um exemplo disso é o Saldo das Operações de Crédito (SOC) realizadas em cada município. Conforme dados do Bacem, no ano de 2012, dos municípios do Rio Grande do Sul emancipados em 1955 foi o que melhor desempenho apresentou, superando inclusive Marau, cujo Produto Interno (PIB) é superior ao ibirubense. O SOC revela o dinamismo econômico do município. No caso de Ibirubá, 42% desse movimento deveu-se a financiamentos da atividades agropecuárias como um todo e 40% destinados a financiamentos imobiliários 4. Há alguns anos isso não ocorria, porquanto as condições vigentes eram obstáculos a empreendimentos mais ousados. Atualmente, enquanto questiúnculas abundam na mídia, Ibirubá sai-se bem econômica e socialmente. Prove o contrário, quem puder.

Por: Guaracy Valente

CONTRAPONTO Dívida Pública Brasileira > Segundo a ex auditora fiscal Maria Lúcia Fattorelli, a dívida pública do país consome quase 50% do orçamento da União. De onde surgiu essa dívida? A quem ela está sendo paga? O que o povo brasileiro ganha (ou perde...) com isso? Porque ela não para de crescer? Croniqueta voltará ao assunto no Contrapondo da próxima semana, pois mesmo estando em Ibirubá e usufruindo de um relativo bem-estar, o cidadão tem o direito de saber das coisas do “universo federal”, onde tresanda o miasma fétido da corrupção. > Em defesa do “gato” > Quem se detiver na análise da sua conta de energia elétrica vai acabar dando razão aos eventuais “gatos” existentes. Quase 60% dela consiste em adicionais, iluminação pública, ICM, PIS, transmissão, distribuição e encargos. Daí surgirem os “gatos” (pessoas com expertise na safadeza de furtar energia...) que fazem ligações espúrias, roubando a RGE daquilo que ela já rouba do consumidor. Espertalhões “importados” via internet do Rio de Janeiro são mestres neste expediente. > HAI-KAIS Á LA MILLOR FERNANDES A dívida pública Troveja em nosso orçamento: Pátria em falimento? QUEM PAGA? Bem-estar social: “Ajuda indiscriminada”. A troco de nada? TEMPESTADE Quem ouve o trovão, Do raio é que não morreu, Só viu o clarão. SUICIDA Ao anoitecer, A corda vai evitar O envelhecer. LIDERANÇA O bom Burgomestre Administra seu burgo, Como foi Licurgo...


Boletim Informativo do Legislativo Ibirubense SESSÃO ORDINÁRIA Nº 016/2015 de 03 DE AGOSTO: 01 – DELIBERAÇÃO E VOTAÇÃO DAS ATA Nº 1.915/15 (ordinária): Aprovada por unanimidade. 02 – LEITURA OFÍCIOS RECEBIDOS E EXPEDIDOS; 03 – LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 141/2015: Os vereadores, SILVESTRE ANTÔNIO REBELATO, ILVO ADAM SCHLINTWEIN e ROGÉRIO MAURI DE OLIVEIRA, integrantes da bancada do PMDB, e o vereador ONEIDE NEULAND da bancada do DEM: Que o Executivo Municipal, através do setor competente providencie melhorias no Bairro Chácara mais precisamente na Rua Fiorindo Cervieri, que encontra – se em uma situação deplorável, seja pelo esgoto que corre a céu aberto, seja pelo lixo que se acumula por falta de recolhimento. LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 142/2015: Os vereadores, SILVESTRE ANTÔNIO REBELATO, ILVO ADAM SCHLINTWEIN e ROGÉRIO MAURI DE OLIVEIRA, integrantes da bancada do PMDB e o vereador ONEIDE NEULAND da bancada do DEM: Que o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Obras e Viação, estude a possibilidade de fazer o alargamento e calçamento da Rua Erwino Reichert, no Bairro Floresta. LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 143/2015: O vereador ABEL GRAVE, integrante da bancada do DEM: Que o Executivo Municipal, através do setor competente, estude a possibilidade de conceder à iniciativa privada o serviço de telefonia fixa das localidades de Alfredo Brenner e Santo Antônio do Bom Retiro. 04 – LEITURA DO PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 023/2015: O vereador ABEL GRAVE, integrante da Bancada do DEM: Que o Executivo Municipal, através do setor competente, informe qual valor que está sendo arrecadado com a contribuição para custeio da iluminação pública? Quais os gastos mensais? Que também informe a estimativa de quantos pontos de luz estão inoperantes no Município?

EDITAL DE LOTEAMENTO José Antônio Zamprogna. Oficial do Registro de Imóveis e Especiais desta Comarca de Ibirubá-RS. FAZ SABER a todos quantos virem o presente Edital ou dele tiverem conhecimento que, de conformidade com o art. 18 e parágrafos da Lei 6.766/77, LORI AHLERT, CPF sob nº 906.792.029-00 e seu esposo IVO KOGLER AHLERT, CPF sob nº 031.911.509-78, ambos brasileiros, agricultores, casados, residentes e domiciliados na Linha Três Coqueiros, município de Maravilha – SC, ambos no ato representado pelo procurador Anselmo Deutsch, brasileiro, casado, agricultor, CPF sob nº 169.884.340-30, residente e domiciliado no município de Quinze de Novembro/RS, consoante plano, planta e Memorial Descritivo, aprovado pela Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro/RS, requereram o registro do “LOTEAMENTO DEUTSCH”, constituído por UMA ÁREA DE TERRAS URBANAS, de forma irregular, com a área superficial de 40.416,67-m2, sem benfeitorias, situada no município de Quinze de Novembro/RS, Bairro Três Palmeiras, com frente para a Perimetral Norte, distante na direção leste, 68,77-m da esquina com a Rua Duque de Caxias, no quarteirão indefinido formado pela Perimetral Norte, Rua Duque de Caxias, área não loteada e sanga sem denominação, confrontando e medindo: ao norte, por uma linha de 52,96-m com a Perimetral Norte; ao leste, seguindo sentido sul, por uma linha de 763,56-m, sendo 148,20-m com a área industrial de Quinze de Novembro; segue por uma linha de 15,00-m com a rua “A”; segue por uma linha de 160,00-m com a área industrial de Quinze de Novembro; segue por uma linha de 15,00-m com a rua “B”; segue por uma linha de 160,00-m com a área industrial de Quinze de Novembro; segue por uma linha de 15,00-m com a rua “C”; segue por uma linha de 39,96-m com a área de uso público do Município de Quinze de Novembro; segue por uma linha de 17,19-m com área de propriedade de Célio Pinno; segue por uma linha de 15,00-m com a rua Tancredo Neves; segue por uma linha de 17,26-m com área de propriedade de Luis Vargas; segue por uma linha de 17,26-m com a área de propriedade de Gustavo Peuckert Stolte; segue por uma linha de 15,00-m com a rua Pró Moradia; segue por uma linha de 17,26-m com área de propriedade de Cláudio Hubert; segue por uma linha de 17,26-m com área de propriedade de Jair Willig Petersen; segue por uma linha de 15,00-m com a rua Otto Sornberger Filho; e segue por uma linha de 79,17-m com área verde de propriedade do Município de Quinze de Novembro; ao sul, por uma linha de 52,96-m com uma sanga sem denominação; e ao oeste, por uma linha de 762,95-m com área de Lurdes Sornberger Deutsch, sendo o imóvel matriculado no Ofício Imobiliário sob nº 11.305, Lº 02, fl 1. Eventuais impedimentos poderão ser opostos junto a este Ofício, sito na Rua do Comércio, nº 1049, no horário de expediente, no prazo de 15 (quinze) dias, contados da última publicação e, não sendo apresentada impugnação, efetuar-se-á o registro na forma da Lei. Ibirubá, 06 de agosto de 2015 José Antônio Zamprogna

05 - VOTAÇÃO DOS PARECERES E DO PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº 036/2015: Denomina logradouros do Loteamento Hermany II. Leitura, discussão e votação dos Pareceres da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final: Aprovado por unanimidade. Discussão do Projeto de Lei Municipal nº 036/2015: Aprovado por unanimidade. 06 – PARTICIPAÇÃO DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO, Srª Jaqueline Brignoni Winsch, em atendimento ao Requerimento nº 031/2015. 07 – LEITURA DO PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 025/2015: de autoria do vereador Albino V. Severo: Concede o título de “Cidadão Honorário” ao Sr. Nelson Lauxen. Baixado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. 08 – LEITURA DO PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº 037/2015: Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir crédito especial no orçamento do corrente exercício. Baixado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e para a Comissão de Finanças e Orçamento. 09 – LEITURA DO PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº 038/2015: Altera o caput e incisos do Art. 3º da Lei Municipal nº 1.932/2003. Baixado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e para a Comissão de Obras e Serviços Públicos. 10 – VOTAÇÃO DO PARECER E DO PROJETO DE LEI MUNICIPAL N° 029/2015: Aprova o Plano Municipal de Educação e dá outras providências. Leitura, discussão e votação dos Pareceres da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e da Comissão de Educação, Segurança, Saúde e Assistência: Aprovados por unanimidade. Discussão e votação do Projeto de Lei Municipal nº 029/2015: Aprovado por unanimidade. 11 – VOTAÇÃO DOS PARECERES E DO PROJETO DE LEI MUNICIPAL N° 032/2015. (Acresce dois empregos de Agentes de Combate a Endemias, alterando a Lei Municipal n° 2.333/2010). Leitura, discussão e votação dos Pareceres da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e da Comissão de Finanças e Orçamento: Aprovados por unanimidade. Discussão do Projeto de Lei Municipal nº 032/2015: Não foi votado devido ao pedido de vistas do Projeto nº 032/2015. 12 – VOTAÇÃO DOS PARECERES E DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 007/ 2015: Acresce cinco cargos de Auxiliar de Ensino ao Quadro de Cargos Efetivos. Leitura, discussão e votação dos Pareceres da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, da Comissão de Finanças e Orçamento e da Comissão de Educação, Segurança, Saúde e Assistência: Aprovados por unanimidade. Discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 007/2015: Aprovado por unanimidade. 13 – VOTAÇÃO DOS PARECERES E DO PROJETO DE LEI MUNICIPAL N° 033/2015: Autoriza firmar convênio com o repasse de recursos financeiro para a ACISA. Leitura, discussão e votação dos Pareceres da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e da Comissão de Finanças e Orçamento: Aprovados por unanimidade. Discussão e votação do Projeto de Lei Municipal nº 033/2015: Aprovado por unanimidade. 14 – MANIFESTAÇÃO DOS VEREADORES EM TRIBUNA. VISITE NOSSO SITE: WWW.CAMVEREADORESIBIRUBA.RS.GOV.BR Telefone da Câmara Municipal: (54) 3324-4221/1919/3838. “Doe órgãos, doe sangue: SALVE VIDAS”!!! Ver. Abel Grave, Presidente do Legislativo Ibirubense.

Deputados visitam Quinze de Novembro No dia 01 de agosto de 2015, o Deputado Federal, Sr. Alceu Moreira, visitou o município de Quinze de Novembro, por ocasião realizou-se um encontro entre os militantes simpatizantes do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), onde fizeram se presentes, o Presidente da EMATER-RS, Sr° Clair Tomé Kuhn, Prefeita Municipal, Srª Nilva Lopes Maldaner, Presidente do Partido do PMDB de Quinze de Novembro, Sr. Laoni Stolte, representantes do Poder Legislativo Municipal, vereadores Gérico Lorimar Wottrich, Gustavo Peukert Stolte, Marcos Luis Petri, Jacques Brandenburg Güntzel , Marcos Luis

O Alto Jacui ! NE ASSI

Ligue para 3324 -1093

Petri e Elton Scarsi, autoridades de municípios vizinhos, imprensa e comunidade em geral. O Deputado Federal, Sr. Alceu Moreira, agradeceu o apoio que teve no ultimo pleito, onde teve uma quantidade de votos expressiva no município de Quinze de Novembro, por ocasião mencionou a destinação da Emenda Parlamentar de 130.000,00 (cento e trinta mil reais) para o setor de agricultura beneficiando as patrulhas agrícolas. O Deputado mencionou sobre as lutas e as conquistas diante dos setores primários e setor leiteiro a nível nacional, colocando se ainda a disposição do Município. Na oportunidade, aconteceram novas filiações partidárias junto ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Óbitos

Funerária Dia 24/07 - Erica Krammes 29/07 - Feredolino Damiani 31/07 - Osvino Veiverberger 03/08 - Edi Mällmann 05/08 - Rosalvo Horst Rua Diniz Dias, 454 Fone: (54) 3324 -2102


DEINNER JARBIEL MAURER Assessor de Imprensa - Gabinete da Prefeita

“Por que sonhar” é tema de palestra

Os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio da rede municipal e estadual de ensino do município participaram na manhã desta quarta-feira (05/08), no Clube 25 de Julho, da palestra “Por que Sonhar”, ministrada pelo palestrante Charles Morais, que é escritor, palestrante, locutor de rádio e assessor de comunicação da Prefeitura de Não-Me-Toque. A palestra foi oportunizada aos jovens através da Opportunity Educação Profissional, que também realizou o concurso “Redação Premiada”, no qual a melhor redação receberá um tablet como premiação.

Iniciou-se a instalação das câmaras de videomonitoramento em Quinze de Novembro Foi iniciado no dia 1º de agosto o processo de instalação das câmeras de vídeomonitoramento no município de Quinze de Novembro, através do projeto do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e das Prefeituras da região. O prazo de conclusão das obras está previsto para o final de outubro. Neste primeiro momento está sendo realizada a instalação da fibra ótica que vai permitir que as imagens

das câmeras sejam reproduzidas na central de monitoramento que posteriormente será instalada na sede da Brigada Militar local. As câmeras serão colocadas em locais estratégicos que foram definidos através de análises criteriosas elencando desta maneira os pontos que necessitam da cobertura através do vídeomonitoramento, priorizando o centro da cidade e as principais vias de acesso ao município.

Mais uma conquista para a educação de Quinze de Novembro No dia 1º de agosto o jovem Jean Francisco Maldaner Lui conquistou o 1º lugar na fase estadual do Concurso Nacional de Oratória nas Escolas, promovido pela JCI, na cidade de Novo Hamburgo. O aluno foi recebido com muita festa na sua volta para Quinze de Novembro, com direito a carreata em caminhão de bombeiros. Jean é aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Clara e representa o município de Quinze de Novembro e a JCI de Espumoso na competição. A próxima etapa é a fase nacional do concurso que será realizada durante os dias 09 a 11 de outubro na cidade de Campinas-SP. O tema do concurso de oratória tem este ano

o foco na cidadania ativa, que é quando o cidadão percebe os problemas à sua volta e age em busca de resolvê-los. O projeto desenvolve nos alunos e voluntários um olhar crítico no que se refere a viver em sociedade e

como cada pessoa pode contribuir para o meio onde vive. A oratória estimula a prática de falar em público e na formação de uma consciência crítica. A Administração Municipal ressalta que acredita no papel transformador da educação e incentiva o

Servidores participaram do XIII Congresso Internacional do Leite

surgimento de bons projetos dentro e fora das escolas. Desta forma parabeniza o jovem Jean por essa grande conquista e agradece a direção e professores da E.M.E.F. Santa Clara que não mediram esforços para a realização dessa conquista.

Pré Moldados Metalúrgica

TREIN

e

Buscando a qualificação para agregar nos projetos da área leiteira do município, o Coordenador do Departamento Municipal de Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio, Lair Blasi, e a Médica Veterinária, Daniela Bohrz, participaram durante os dias 29 e 30 de agosto, do XIII Congresso Internacional do Leite. O Congresso Internacional do Leite reuniu em Porto Alegre produtores, industriais, traders, distribuidores, prestadores de serviços, ofertadores de insumos, pesquisadores, estudantes e tomadores de decisão de organizações privadas e instituições públicas, todos com o propósito de discutir os avanços e os desafios da cadeia produtiva do leite. A programação contou com temas como: mercado global, sucessão familiar, automação produtiva, novos produtos industriais, inovação, assistência técnica e extensão rural, debatidos por especialistas nacionais e internacionais.

premoldadostrein@hotmail.com

Pedro (54) 9107-2500 Trein

Gabriel (54) 9188-7348 Rua Duque de Caxias, 173 Área IndustrialT r e i n Quinze de Novembro (54) 3322-1059


Coprel e Câmara de Vereadores firmam parceria na área de internet

Em ato ocorrido na manhã de terça-feira, dia 4 de agosto, na sede da Coprel e na presença do Presidente da Cooperativa de Eletrificação Jânio Stefanelo, dirigentes da Triway , do Presidente da Câmara Abel Grave e dos Vereadores Liberto Franken e Albino severo, firmaram convênio do fornecimento de serviços V ia Fibra Triway de Internet para o Poder Legislativo. Hoje, a partir de grandes investimentos na estrutura, a internet Triway proporciona melhor tecnologia de internet disponível no mercado. Sua principal vantagem é a transmissão de dados em longas distâncias, sem perda de sinal e qualidade, com altíssima velocidade. No encontro junto à Coprel, o presidente da cooperativa não escondia sua satisfação em ter a câmara como parceira. Citou ser o ato singelo, mas de grande significado. Lembrou que a Triway já está disponível em Cruz Alta, Ernestina, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Não-Me-Toque, Panambi, Passo Fundo, Selbach , Tapejara, Tio Hugo e Vitor Gaeff. Citou os investimentos feitos na melhoria do atendimento como a instalação de várias antenas e a utilização da rede da Coprel para colocação da fibra ótica. Já o presidente do legislativo, Abel Grave, disse estar satisfeito pela qualidade da Internet Triway da Coprel. Lembrou a importância desta cooperativa e a capacidade de sua diretoria na condução da mesma. Disse ser de suma importância, não pelos valores, mas pela valorização desta cooperativa que é daqui e, portanto precisa deste reconhecimento da Câmara de Vereadores.

Geral

Cotribá desenvolve sistema especial para criação de terneiras Método foca nos primeiros 120 dias e visa o máximo aproveitamento do potencial genético do animal Em sistemas de produção de bovinos leiteiros a criação de bezerras na fase do nascimento ao desaleitamento, exige práticas de manejo eficientes e muitos cuidados. Pensando nisso, a Cotribá, através do segmento de Nutrição Animal, lançou na tarde da quarta-feira, 05 de agosto, um sistema novo e exclusivo de criação de terneiras. O método, desenvolvido em parceria com a Nutron, é dividido em cinco fases que vai do nascimento até os 120 dias de vida da bezerra. Ao adquirir o kit, o produtor receberá todos os produtos necessários para o manejo correto neste período, que é essencial para o desenvolvimento do potencial produtivo da futura vaca leiteira. Conforme o técnico idealizador do projeto, Audrei Winch, o objetivo é facilitar o processo nas propriedades. - “Sentimos a necessidade de simplificar aos produtores como

manejar corretamente as bezerras para que possam se tornar boas vacas leiteiras. Além de haver muita informação no mercado, algumas propriedades tem jovens começando na atividade ou grande rotatividade de funcionários. Este sistema é uma espécie de receita, basta olhar na tabela para saber o que os animais precisam em cada fase e avaliar o desempenho das terneiras através da média de ganho de peso ideal” – explica. Segundo ele, o período neonatal (até 28 dias de idade) é a fase mais crítica representando cerca de 75% das perdas durante o primeiro ano de vida. Para evitar isso, cuidados com as vacas antes do parto, o fornecimento do colostro, a cura do umbigo, o fornecimento da dieta líquida e o desenvolvimento do rúmen são essenciais, assim como o manejo sanitário, nutricional e ambiental adequados. - “A produção eficiente de bezerras possibilita minimizar a mortalidade e perdas de animais e, principalmente, a reposição de matrizes do rebanho com elevado potencial produtivo, maximizando a lucratividade. É importante lembrar que é nos primeiros 60 dias de vida que a terneira define o seu potencial produtivo” – complementa Winch. O técnico garante que além de criar as bezerras com eficiência, é possível economizar. Além disso, os resultados são comprovados através de estudos realizados em países como Holanda e Estados Unidos. Os produtores interessados em aderir ao sistema ou adquirirem mais informações devem procurar um assistente técnico pecuário da cooperativa.

Convênio entre Conselho e Câmara de vereadores pretende amenizar o problema de animais abandonados O abandono de animais não implica apenas em agravos à saúde pública, mas causa desequilíbrio ambiental, acidentes e sofrimento. Para tentar estancar as causas do problema, especialistas e gestores públicos têm investido em educação e promoção de ações que sensibilizem a sociedade e formadores de opinião. E foi exatamente isso o que fizeram o CRMV –RS e o município de Ibirubá. Na presença de membros diretivos e conselheiros do conselho, o presidente, Rodrigo Lorenzoni, firmou parceria com a Câmara de Vereadores do município para combater o abandono de animais. O ato marcou mais um importante fato para a profissão. Tanto Lorenzoni quanto Abel Grave assinou o Termo de Cooperação Técnica que tem por finalidade proporcionar eventos, audiências e reuniões. Esses encontros serão realizados com o objetivo de orientar gestores e comunidade sobre posse responsável, transmissão de zoonose, projeto de castração, conceitos e práticas de bem estar animal. Para o presidente do Conselho, o município de Ibirubá mostra reconhecimento pelo trabalho dos médicos veterinários e que pode ter o apoio do CRMV-RS. A temática deve ser enfrentada com o envolvimento de todos, pois é um resultado de longo prazo. Já na opinião do tesoureiro do Conselho que

participou da sessão plenária, André Ellwanger, a maioria dos animais que está nas ruas atualmente, como ocorre em Ibirubá, já teve um dono. Seja grande ou pequena a cidade, esta problemática do abandono é uma realidade. As pessoas têm que exercer posse responsável, pois a castração isoladamente não é a solução para o problema. Entre os presentes neste importante ato, o vereador da bancada dos Democratas Alberi Behnen. O presidente da Câmara disse que o município vive um momento ímpar com a assinatura do convênio. Abel Grave foi taxativo: queremos estagnar o abandono de animais em nosso município. Somos uma cidade pequena e temos quase 500 animais no Canil Municipal, e a demanda só aumenta, finalizou. Ainda de acordo com Abel, serão realizadas palestras com médicos veterinários nas escolas municipais e estaduais, além de discussões nas associações de bairros. “Nosso objetivo é atingir o maior número de pessoas possível. Estamos muito motivados com a parceria do Conselho, e acredito que teremos sucesso para desenvolver importantes ações no município”, argumentou.


Secretária da Ação Social Jaqueline Winsch foi sabatinada na Câmara de Vereadores Numa convocação dos vereadores de oposição, esteve presente na sessão da última segunda-feira, dia 3 de agosto, a Secretária de Assistência Social e Habitação, Jaqueline Winsch, para esclarecer a situação do Núcleo Habitacional Hermani dois e das casas à serem entregues junto ao Bairro Floresta. Cabe ressaltar o grande número de presentes à sessão do legislativo, principalmente servidores da Prefeitura Municipal. O vereador do PMDB, Tuta Rebelato foi o primeiro a se pronunciar e indagou sobre a situação em que se encontra o loteamento da Hermani. Quis saber da abertura das inscrições, licença ambiental, quando iriam iniciar de fato as ações no local. Também indagou sobre a entrega das casas no Núcleo da Floresta e dos pequenos consertos em residências de pessoas necessitadas, o que segundo esse parlamentar seria promessa de campanha. Jaqueline iniciou a resposta ao parlamentar fazendo um histórico dos passos até a aquisição da área. Lembrou-se da dificuldade de encontrar e os trâmites para a conclusão dessa negociação. Agradeceu ao Candoca, presente na sessão pela compreensão em aceitar no ano de 2014 a proposta do Poder Público. Foi, ainda segundo a secretária, levado em conta a estrutura do em torno. O desenvolvimento industrial, saúde, existência de creche, praça, etc. inicialmente foram adquiridos 2,5 hectares e logo após, até para

CRAS de Ibirubá realizou palestra sobre drogas Participantes do Programa Família Nota Dez, vinculado à Secretaria de Assistência Social de Ibirubá, tiveram uma atividade que provocou reflexões sobre prevenção e combate às drogas. O encontro aconteceu na sala de reuniões do CRAS Renascer Juntos - Rosa Floss no dia 04/08. A sargento Dorotea Carola Klesener, que atua junto à Brigada Militar em Ibirubá, levou ao grupo informações de como prevenir o abuso de drogas e a violência, bem como ajudar a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para o seu uso, desenvolvendo habilidades para resistir à tentação de utilizar qualquer tipo de drogas. Ao final do encontro, a sargento tirou as dúvidas levantadas pelos participantes sobre o assunto. Conforme a assistente social Lauren Dias Fontoura, o tema é de grande valia para os participantes, pois entende que a prevenção deve iniciar em casa, por meio de acompanhamento, onde a qualidade do tempo dispensado aos filhos e as atitudes dos pais atuam como fatores determinantes na formação ética e social, principalmente do público infanto-juvenil. O Programa Família Nota Dez realiza encontros todas as primeiras e terceiras terças-feiras do mês, com início às 14 horas, junto ao CRAS de Ibirubá.

Plasticar Plasticar Plastificação de documentos

Cópias de controle de portão

Cópias de Chaves Rua Serafim Fagundes, 1010 Fone: (54) 3324 - 2036

Carimbos

facilitar a edificação da infraestrutura, mais 0,50 hectares do senhor Rudi Fredrich. Agora, disse Jaqueline, com a unificação da matrícula concluída, foram encaminhadas as demais licenças e no prazo entre 90 a 120 dias inicia-se a implementação da infraestrutura. Lembrou a importância do Conselho Municipal de Habitação no critério de seleção. Numa etapa posterior foi buscado junto à Caixa Federal o enquadramento dessa matrícula para o enquadramento numa faixa de financiamento que proporcionasse condições ao financiamento desses 70 futuros moradores. Jaqueline disse que a disponibilidade no banco era específico para

a Faixa 2 com renda de até R$ 3.900. Salientou ainda que a prefeitura municipal não dá a casa, apenas facilita os trâmites aos interessados. Cada lote custará entre R$ 10 mil a R$12 mil inclusos no financiamento de R$ 90 mil da Caixa Federal. Ainda questionou a secretária o vereador Elói Ferraz de Andrade, que perguntou por que não buscou financiamento para pessoas de mais baixa renda e outros questionamentos, todos respondidos pela secretária. Jaqueline explicou que os 70 lotes representam 52% da área útil. Já 10% são destinados à área verde, 5% para uso público e o restante nos detalhes de infraestrutura. Indagou ao secretário como agiria em situação semelhante. Se não há disponibilidade de financiamento na Faixa 1 para os de renda menor, deixaria de encaminhar o projeto na faixa 2? Na sequência rasgados elogios à secretaria por parte dos vereadores Jair, Alberi, Chico e, pasmem, do Rogério e Ilvo, ambos da bancada do PMDB. No final, Jaqueline foi indagada pelo vereador Elói sobre o número de Bolsas Família e quanto ao Auxilio Funeral. Respondeu que o Bolsa Família está disponível no SITE e auxilia atualmente 194 famílias. Já o auxilio funeral de R$ 400, valor baixo segundo a própria secretária, mas dentro das possibilidades e da realidade da administração municipal.

Atividade física e qualidade de vida O dia 7 de agosto é uma data especial para o grupo de atividade física do bairro Pôr do Sol, pois comemora 3 anos de atividades. O grupo reúne-se todas as terças feiras no ginásio de esportes da Apae sob a orientação do fisioterapeuta Décio Miguel Marcom, com assessoramento das agentes de saúde Rose e Angelita. São desenvolvidos exercícios de alongamento, postura, equilíbrio, fortalecimento muscular,flexibilidade, coordenação motora.Também foram introduzidas dinâmicas de grupo com atividades aeróbicas que proporcionam maior entrosamento entre o grupo, além de ativar a atividade cerebral que ajuda na prevenção do mal de Alzheimer. Entre os participantes encontram-se pessoas de todas as idades que relatam muitos benefícios como resultado do exercício físico regular. Exercitar-se é uma boa maneira de começar a mover o corpo na direção da boa saúde. A busca pela saúde deveria ser um desafio diário para todos, pois melhora a qualidade de vida e a longevidade.

Seu futuro no trânsito é o nosso presente IBIRUBÁ - Rua do Comércio, 938 Fone: 3324 -1099 ESPUMOSO - Av. Oswaldo Julio Werlang, 1877 Fone: 3383-3407


Marcos Raber

Por:Andrei Grave

marcosrraber@yahoo.com.br

andreigrave@hotmail.com

Camisa da ASIF/Vence Tudo é entregue para equipe esportiva da Rádio Gaúcha No último sábado a ASIF/ Vence Tudo esteve de folga das quadras do estadual Série Ouro, mas nem por isso deixou de repercutir no Rio Grande do Sul. E quando alguns minutos de futsal, principalmente da região do Alto Jacuí, são falados em um microfone cujo carro chefe é a dupla Gre-Nal o momento merece ser registrado. Durante o programa Show de Bola da Rádio Gaúcha o ibirubense Andrei Grave brindou a camisa número 23 do jogador Zézinho para o apresentador José Alberto Andrade, que ao lado de Diori Vasconcelos conversaram alguns minutos sobre o futebol da bola pesada. No bate papo ainda foram citados os nomes de AFF (Fortaleza dos Valos), SASE (Selbach), Guarany (Espumoso), América (Tapera), Arsenal (Não-Me-Toque) e ACAF (Cruz Alta) como equipes que, ao lado da ASIF/Vence Tudo, fomentam o futsal na região projetando-a como uma das mais fortes do RS. A Série Ouro chegou a 17ª rodada com destaque para vitória do América fora de casa diante da Afusca por 6 a 1. A polêmica ficou por conta do jogo ACBF x ADS, que não saiu devido a falta de policiamento no ginásio em Carlos Barbosa. A direção da ACBF disparou críticas para todos os lados, da Federação ao adversário, e cogitou abandonar o certame para disputar apenas a Liga Nacional. O julgamento do caso deve acontecer nos próximos dias.

Zé Alberto é o principal repórter da emissora

Saudações Coloradas! Definitivamente Diego Aguirre perdeu o comando do time do Inter. Em campo meias dúzias de jogadores se doam, correm, suam a camisa, mas a outra metade se arrasta. Não sei se o problema é o eventual atraso de salários, a tentativa de derrubar o técnico (existe supostamente dois grupos distintos no vestiário) ou ainda a fraca preparação física, pois ao contrário de 2014, a equipe fica literalmente de língua de fora já aos 30 do segundo tempo. A falta do poder de indignação, de não aceitar um resultado adverso, contagia negativamente a todos. Pela centésima vez escrevemos que esse mesmo grupo de jogadores já derrubou vários técnicos, como Dorival Jr., Falcão, Celso Roth, Abel Braga, Dunga... Lamentavelmente com Aguirre será a mesma coisa. A seu favor, fica a revelação de vários jogadores, e a aposta nessas peças. Ao contrário do que todos imaginavam, os 7 contratados de 2015 acabaram formando um banco de reservas de “luxo”. Nenhum contratado foi “injustiçado” sentando no banco, ou nem isso. Já contra o técnico uruguaio (e comissão), ficam a falta de jogadas ensaiadas, de mecânica de jogo, de entrosamento oriundo do excesso de revezamento de atletas e ao alto nível de lesões. Estamos no mês de agosto, e o Internacional não apresenta um esquema definido, continua defendendo na base do “Deus nos acuda” e atacando na base do “upa lê lê”. Se na defesa Alisson salva uma, duas ou até três bolas por jogo, no ataque os gols só nascem de erros adversários! Isso é muito pouco! Acho difícil as coisas melhorarem sem um fato novo dentro do vestiário: afastamento de atletas ou troca de técnico! Um clube que gasta mais de 11 milhões de reais por mês com sua folha de pagamento não pode nem pensar em empatar com a Chapecoense em casa, e achar normal. Na seqüência do campeonato teremos o clássico Gre-Nal. Ao contrário dos últimos confrontos, o tricolor de Roger Machado chega como favorito para o clássico de domingo, não apenas por mandar o jogo em sua casa, mas pela regularidade dos últimos jogos, mesmo com resultados negativos, ao contrário do instável colorado. Até a próxima!

Ingo Driemeyer

(54)91447916 e-mail: idriemeyer@bol.com.br

Saudações Tricolores

Semana de surpresas na ASIF Foi uma semana cheia para a ASIF mesmo não tendo nenhum jogo para realizar, já que o confronto com a Assoeva foi transferido para o dia 26 de agosto. É claro que a equipe não parou, pois os treinamentos continuaram normalmente. Mas fora de quadra algumas coisas aconteceram. Um dos assuntos foi a oficialização do noivado do ex-jogador e atual auxiliar técnico Bernardo com a jovem Tamara Meith. Ainda na segunda-feira, Lucas Peres informou que recebeu convite para jogar no Mafra de Santa Catarina, a convite de Sandro Colvero, que foi quem o trouxe para Ibirubá na temporada passada. A direção houve por bem liberá-lo, já que não vinha recebendo muitas oportunidades. Recentemente Lucas passou por uma artroscopia em um dos joelhos e está no final da sua recuperação. Ele viajou para Mafra no domingo a noite e se apresentou na segunda-feira ao novo clube. Mas a noticia que pegou muitos de surpresa e até mesmo o jogador, foi a dispensa de Willian, o Guerreiro da ASIF, como ficou conhecido pela sua garra e disposição dentro da quadra. O encontro que tratou da dispensa de Willian aconteceu no início da semana passada, mas só veio a tona na sexta-feira. O jogador não quis entrar em polêmica sobre o assunto, dizendo que cabia a direção explicar a imprensa e aos torcedores os motivos que o levaram a deixar a equipe. Ele disse que estava no processo final da recuperação da cirurgia realizada em um dos joelhos no final do ano passado e esperava ser aproveitado ainda durante essa temporada. Willian disputou neste ano só dois minutos na partida diante da AGF de Guaíba. Porém, esteve no banco nos demais jogos da com-

Por: Blog do Ingo

Willian Costa, Piolho e Lucas Peres (Gol de Placa) petição. Até agora a direção ainda não se manifestou sobre o assunto. Com as saídas de Lucas Peres e Willian, restam apenas três remanescentes da ascensão da ASIF para a Série Ouro: Alemão Muralha, Gui Fonseca e Ronaldo. Por outro lado, da equipe que iniciou a retomada da ASIF no futsal estadual, com a saída de Willian, foise o último dos jogadores que estiveram na campanha de 2013. Bernardo ainda permanece, mas na função de auxiliar técnico e não mais como atleta.

Mais uma vez o Grêmio não se deu bem enfrentando o Ronaldinho. E olha que o dentuço não jogou praticamente nada. No Grêmio não foi diferente. Alguns jogadores também não renderam aquilo que podem render, por isso o resultado não veio. Até bem pouco, o Maracanã é chamado de a "segunda casa gremista". Parece que tudo caiu por terra. Nesta competição, já foram duas derrotas no estádio, ambas por 1 x 0. Diante do Fluminense o jogo até que foi equilibrado, pelo menos até a expulsão (injusta no meu ver) do Wallace. Não tivemos grandes chances, a não ser a bola no travessão no primeiro tempo. Mas os cariocas também chegaram com perigo uma só vez, quando a bola foi tirada de cima da risca. E para piorar, no finalzinho da partida, tivemos um gol perdido. No domingo tem Grenal na Arena. Para sonhar com as primeiras colocações, vencer é a palavra de ordem. A semana trouxe ao Grêmio mais um reforço. Bressan foi liberado pelo Flamengo e quer estar a disposição para o clássico no domingo. Não é nenhuma sumidade, mas pelo é um zagueiro com uma certa experiência. E o setor estava fragilizado depois da saida do Rodholfo. E como achar outro zagueiro do seu nível é muito difícil, vamos de Bressan mesmo. Ás vezes é preciso sorte também fora de campo para se ganhar alguma competição. Na Copa do Brasil os gaúchos foram bem "agraciados" no sorteio da terçafeira. Um tem sorte até demais. No caso do Grêmio, a barra é um pouco mais pesada já que enfrenta um a equipe da Série A, que embora não venha fazendo boa campanha no Brasileiro, num mata-mata pode incomodar. Além disso o Coritiba tem sido uma toca na vida do Grêmio. A vantagem de decidir em casa para pelo jogo em Curitiba. É preciso fazer um bom resultado lá, senão pode ser que não tire a diferença na Arena.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.