Tampografia

Page 1

TAMPOGRAFIA A Arte De Comunicar Carimbando Maria Augusta de Castro e Souza [Eintritt Frei]

Sabemos que a tinta para escrita era produzida e utilizada na China e no Egito desde 2.600 aC (J. C. Macedo, 1973), que os mesmos chineses utilizavam a decoração de objetos de maneira indireta, ou seja, através de uma matriz de seda, método que hoje conhecemos por serigrafia, que construíram o primeiro papel e que os italianos aperfeiçoaram-no muitos séculos depois; também sabemos que na Grécia antiga utilizava-se uma prensa para esmagar a uva e fazer o vinho, e que os mesmos gregos já utilizavam máscaras para imprimirem nas paredes mensagens políticas, além de entalharem informações militares (J. C. Macedo, 1982; João Barcellos, 2010), e que, por último, a prensa do vinho deu a idéia para a construção de um carimbo decorador.


Com os chineses foram experimentadas as mais diversas formas de impressão de imagens e letras, mas foi na Inglaterra (os historiadores J. C. Macedo, em Portugal, e João Barcellos, no Brasil, dizem o mesmo, embora se conheçam registros do evento apenas na tradição popular) que surgiu o processo de impressão indireta e encavográfica (baixo-relevo): transferência de tinta de um clichê (matriz) para a peça a ser decorada através de um carimbo, ou tampão. Nessa época, Século XIX, a decoração carimbada era aplicada em objetos de mesa (xícaras, pires, etc) e os carimbos/tampões eram de gelatina. O método foi aperfeiçoado na Alemanha dos Anos 70, no Século XX e tornou-se um segmento no meio gráfico da Comunicação Visual (Mariana d´Almeida y Piñon, 2008). Os gráficos de Berlin, onde vivo, utilizam muito a tampografia para personalizarem mensagens, mas o método é hoje um importante meio gráfico industrial com máquinas robotizadas para diversas aplicações e, em países como o Brasil, por exemplo (seguindo os dados de João Barcellos), a tampografia desenvolveu-se de tal maneira que passou a ser um mercado com espaço próprio. É o que eu posso chamar de arte de comunicar carimbando. MACS – Profª de Línguas e Comunicação Visual, em Berlin/De; fundou nos Anos 70, com J. C. Macedo o grupo de discussões filosóficas Eintritt Frei e engajou-se ao Grupo Granja, nos Anos 70, no Brasil.

SERVIÇO I&C // Empresas Tampográficas Keek Color, Bardella, Hertz Tampo, Oscar Flues, Trausi, Wutzl, F3 Impressão, Clicheria Matrix, Tampofer, TampoMil, Areal Tampografias, TampoTec, Ducore, Tampo Arte, TecniGrave, Art Stamping, Tampografia Rio, NeoGraf, Terranova, Marabu Tintas, entre outras.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.