Work

Page 1

Cabos de Fibra Óptica

Trabalho Realizado:  Ezequiel Marçalo nº5 Turma: 11ºI Professora: Célia Pais


Escola Secundária c/3º Ciclo do EB de Pinhal Novo

Introdução

Com este trabalho irei desenvolver um tema actual no qual irei falar sobre os cabos de Fibra Óptica, irei informar sobre os seguintes tópicos: 

Características dos Cabos de Fibra Óptica

Constituição

Vantagens e Desvantagens

Tipos de Fibra Óptica

Emendas de Fibra Óptica

Conectores Ópticos

-2-


Escola Secundária c/3º Ciclo do EB de Pinhal Novo

Índice

Características dos cabos de fibra Óptica ............................................................ 4 Constituição do Cabo Óptico ................................................................................. 5 Vantagens das Fibras Ópticas ................................................................................ 5 Vantagens das Fibras Ópticas ................................................................................ 6 Desvantagens das Fibras Ópticas .......................................................................... 6 Tipos de Fibra Óptica ............................................................................................... 7 Emendas de Fibra Óptica ........................................................................................ 8 Conectores Ópticos .................................................................................................. 9 Conclusão ................................................................................................................ 10 Bibliografia .............................................................................................................. 11

-3-


Escola Secundária c/3º Ciclo do EB de Pinhal Novo

Características dos cabos de fibra Óptica Imunidade as Interferências Electromagnéticas

Por serem feitas de materiais dieléctricos como vidro e plástico, uma

fibra óptica é totalmente imunes as Interferências Electromagnéticas, além de serem isolantes à passagem da corrente eléctrica.

Dimensões Reduzidas

As fibras ópticas apresentam dimensões muito pequenas, da ordem de Microns, milésima parte do milímetro, quando comparadas com os sistemas de cabos de cobre.

Segurança no tráfego de informações

As fibras ópticas trabalham com sinais de luz, o que dificulta muito o uso de "grampos". Para que possamos executar um grampo em uma fibra óptica, necessitamos de aparelhos complexos e caros, capazes de decifrar os sinais de luz.

Baixas Atenuações de Transmissão Por apresentarem baixas perdas de transmissão Atenuação, as fibras ópticas são muito usadas em sistemas de longa distância.

Maior Banda de Transmissão

A capacidade de transmissão de um sistema de telemática está limitada à frequência da portadora, como a fibra óptica trabalha com sinais de luz, encontramos valores Banda de Transmissão entre 150MHz até 500MHz, dependendo do tipo de fibra.

-4-


Escola Secundária c/3º Ciclo do EB de Pinhal Novo

Constituição do Cabo Óptico Cabo Mono fibra O chamado Cabo Mono fibra é constituído por uma única Fibra Óptica

e

tem

os

seguintes

componentes:

Núcleo,

Casca,

Revestimento, Elementos de Tração ou de Resistência e Capa Externa.

Cabo Multi fibra Cabo de Fibras Ópticas Monomodo, do tipo convencional.

-5-


Escola Secundária c/3º Ciclo do EB de Pinhal Novo

Vantagens das Fibras Ópticas 

Perdas de transmissão baixa e banda passante grande;

Pequeno tamanho e peso;

Imunidade a interferências;

Isolação eléctrica;

Segurança do sinal;

Matéria-prima abundante;

Desvantagens das Fibras Ópticas 

Fragilidade das fibras ópticas sem encapsulamento;

Dificuldade de conexões das fibras ópticas;

Acopladores tipo T com perdas muito grandes;

Impossibilidade de alimentação remota de repetidores;

Falta de padronização dos componentes ópticos;

-6-


Escola Secundária c/3º Ciclo do EB de Pinhal Novo

Tipos de Fibra Óptica Existem dois tipos de fibra óptica:  Multimodo;  Monomodo. 

A fibra multimodo, pode ser subdividida em dois outros grupos, a de índice degrau, e a de índice gradual.

A de índice degrau, possui índice e dimensões grandes, o que facilita a fabricação e manipulação, porém tem a capacidade de transmissão limitada.

A de índice gradual, possui dimensões moderadas, o que permite uma conectividade relativamente simples.

Já as fibras monomodo, tem dimensões bastante pequenas, o que dificulta sua manipulação e conectividade. Porém possui uma vantagem em relação as fibras multimodo; a alta taxa de transmissão.

-7-


Escola Secundária c/3º Ciclo do EB de Pinhal Novo

Emendas de Fibra Óptica Uma emenda óptica consiste na junção de 2 ou mais seguimentos de fibras, podendo ser permanente ou temporária. Servem para prolongar um cabo óptico, uma mudança de tipo de cabo, para conexão de um equipamento activo ou efectuarmos manobras em um sistema de cabos estruturado. Como características básicas, as emendas apresentam as seguintes características: - Baixa Atenuação: típica de 0,2 à 0,02dB por emenda; -

Alta

Estabilidade

Mecânica:

cerca

de

4

kgf

de

tração;

- Aplicações em Campo: requer poucos equipamentos para sua feitura. Existem três tipos de emendas ópticas: - Emenda por Fusão: as fibras são fundidas entre si; - Emenda Mecânica: as fibras são unidas por meios mecânicos; - Emenda por Conectorização: são aplicados conectores ópticos, nas fibras envolvidas na emenda.

-8-


Escola Secundária c/3º Ciclo do EB de Pinhal Novo

Conectores Ópticos São dispositivos que servem de interface entre a conexão da fibra óptica de um cabo com os dispositivos activos instalados em uma rede de computadores.

-9-


Escola Secundรกria c/3ยบ Ciclo do EB de Pinhal Novo

Conclusรฃo Com este trabalho espero. Ter esclarecido correctamente aos tรณpicos indicados anteriormente, espero que tenha preenchido os requisitos.

- 10 -


Escola Secundรกria c/3ยบ Ciclo do EB de Pinhal Novo

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fibra_%C3%B3ptica http://www.lucalm.hpg.ig.com.br/fibras_opticas.htm#Caracter%C3%ADsticas%20B% C3%A1sicas%20de%20uma%20Fibra%20%C3%93ptica http://www.lucalm.hpg.ig.com.br/fibras_opticas.htm#Caracter%C3%ADsticas%20B% C3%A1sicas%20de%20uma%20Fibra%20%C3%93ptica http://www.gta.ufrj.br/grad/05_1/redesopticas/Fibratica.html http://penta.ufrgs.br/redes.94-2/nunes/fibras.html

- 11 -


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.