Urbanismo Tatico-2

Page 21

PARK(ING) DAY OBJETIVO: Recuperar o espaço dedicado aos automóveis e aumentar a vitalidade das ruas INTERVENIENTES: Ativistas; Organizações sem fins lucrativos; Associações cívicas ESCALA: Rua || Quarteirão FACTO: Em 2011, foram apropriados temporariamente 975 estacionamentos em ruas de 165 cidades e 35 países dos seis continentes. O PARK(ing) Day é um evento anual onde os espaços de estacionamento na rua são convertidos em pequenos jardins públicos. A iniciativa pretende chamar a atenção para a enorme quantidade de espaço dedicado ao estacionamento de automóveis particulares. Embora a origem da ideia seja por vezes debatida entre os ativistas de Nova Iorque e São Francisco, a pesquisa revela que Bonnie Ora Sherk, uma artista residente em São Francisco, começou em 1970 a converter pavimento para espaços verdes com o seu projeto “Arquitetura Portátil”. No entanto, a divulgação da iniciativa ocorreu pela primeira vez em 2005, quando o projeto interdisciplinar do grupo Rebar converteu um único espaço de estacionamento, em São Francisco, num mini jardim. O grupo simplesmente cobriu o espaço com relva, acrescentou um banco e uma árvore e alimentou o parquímetro com moedas. Instantaneamente, ganhou atenção nos Estados Unidos, tendo-se espalhado rapidamente entre os defensores da “cidade habitável” e é considerado o precursor dos Parklets de Nova Iorque e São Francisco, assim como os programas Pavement to Park. Na sua essência, o PARK(ing) Day incentiva a colaboração entre os cidadãos para criar lugares plenos de significado, recuperando-os temporariamente para o domínio público. Uma vez conquistados os lugares de estacionamento, estes são programados de várias formas, muitas com foco em questões de ativismo local, nacional ou internacional, enquanto outros adotam temas ou atividades específicas. As possibilidades e a natureza dos projetos são ilimitadas assim como divertidas. Apesar dos indivíduos e organizações que participam operarem de forma independente, eles seguem um conjunto de diretrizes pré-estabelecidas. Os interessados podem descarregar o Manifesto PARK(ing) Day na internet, que contém os princípios básicos da iniciativa e inclui um guia de como os implementar.

1970 Projeto de arquitetura portátil de Bonnie Ora Sherk. Fonte: Bonnie Ora Sherk

Instalação de um PARK (ing) Day Fonte: flickr user iomarch

Em 2010, um grupo de organizações sem fins lucrativos e de vizinhança organizou um parque pot-luck (ing) day after party por baixo do BrooklynQueens Expressway. Fonte: flickr user Brodowski

Urbanismo 15

TÁTICO


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.