O que o mercado espera dos novos profissionais de advocacia

Page 1

o que o mercado espera dos novos profissionais de advocacia


De acordo com dados do cadastro nacional de profissionais do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), há hoje no país mais de um milhão de advogados em exercício. Como resultado do aumento do número de escolas de direito, o mercado enfrenta atualmente uma saturação de profissionais da área jurídica, fazendo com que os estudantes precisem cada vez de mais ferramentas para ter sucesso nesta carreira. Já não bastam as boas notas. Para ser bem-sucedido é preciso ir além da formação acadêmica de excelência, sair da barra do curso de graduação e investir em diferenciais, como especializações e cursos de idiomas no exterior. Ter habilidades de liderança, negociação e comunicação e demonstrar interesse por áreas como tecnologia e cultura global também são pontos que atuam a favor de quem quer se destacar na área. Neste e-book, detalhamos as habilidades que os jovens advogados precisam ter para se sair bem no mercado de trabalho. Para elaborar este guia, tivemos por base depoimentos e pesquisas de especialistas de todos os campos da divisão acadêmica: universidades como Harvard, UCLA (University of California, Los Angeles) e Oxford, advogados experientes e recrutadores especializados em direito.

CONFIRA!


índice O mercado de direito: passado x futuro

04

Como se destacar no mercado de trabalho

08

Quem o mercado de direito contrata hoje?

12

Quero conquistar um emprego: e agora?

14


O mercado de direito: passado x futuro

4


Existem semelhanças e diferenças entre a forma como o trabalho foi feito no passado e como ele é realizado hoje em dia. Na medida em que os executivos da área de direito envelhecem, os millennials começam a assumir cada vez mais papeis de destaque e cargos de liderança dentro das empresas, o que, muitas vezes implica em conflitos geracionais dentro delas.

Baby boomers

Millennials

Nascidos entre 1946-1966

Nascidos entre 1980-2000

Características: pragmáticos e idealistas

Características: realistas, otimistas, com expectativas altas

Prós: produtivo, trabalhador, trabalha bem em equipe, mentor Contras: menos flexível, menos colaborativo

Prós: entusiasmados, empreendedores, tecnológicos, flexíveis Contras: individualistas e impacientes

Durante a conferência Legalweek, the Experience, que aconteceu em janeiro de 2017, em Nova York, o painel Ready or Not, Here They Come (and Go!): Preparing for the Generational Shift chamou a atenção para discussão sobre esta diferença geracional dentro dos escritórios de advocacia. De acordo com Bernadette Bulacan, diretora de desenvolvimento de mercado da Thomson Reuters e moderadora do debate, entre as características que mais diferenciam as gerações está a maneira como baby boomers e millennials se comunicam. “A comunicação é um dos principais obstáculos que o profissional mais jovem enfrenta ao lidar com advogados mais experientes. Os millennials têm um método mais rápido de digerir e processar a informação e se comunicam com muito menos forma-

O MERCADO DE DIREITO: PASSADO X FUTURO

5


lidade do que os baby boomers”, explicou . Embora deva existir um esforço mútuo para alinhar a comunicação, a maneira como os millennials lidam com o cliente tende a ser mais bem aceita atualmente. Um relatório de mercado da recrutadora global Robert Half, que tem área especializada em direito, comprova que a advocacia tradicional, com estruturas rígidas e conservadoras, está cada vez mais obsoleta. A nova geração, que valoriza maior flexibilidade nas relações, foco na eficiência e nos resultados, entrega mais rápida, inovação e atendimento diferenciado, tende a conquistar a preferência do cliente. Os escritórios mais respeitados do mundo já estão olhando o seu negócio através deste prisma da mudança geracional, compondo seus times com profissionais de idades cada vez mais diversas, pensando justamente em representar clientes também cada vez mais diversos. As mudanças nas expectativas dos clientes e a potencial erosão dos relacionamentos durante a transferência geracional também enfatizam o quão crítico é para os escritórios e empresas não terem funcionários em um nível multigeracional. Com as demandas mais altas dos clientes e as empresas mais jovens e mais avançadas começando a se concentrar na eficiência, a resistência à modernização nos métodos de atendimento tende a ruir, pavimentando o caminho para a inovação digital. Neste contexto, outro ponto que aparece como grande tendência geracional do presente é a tecnologia. “Mas ela não substitui a importância de mostrar entusiasmo e envolvimento com a profissão, algo levado extremamente a sério pelos baby boomers”, alerta Bernadette Bulacan.

O MERCADO DE DIREITO: PASSADO X FUTURO

6


O relatório Future Trends For Legal Services, publicado pela Deloitte em 2016, aponta que o uso da tecnologia vem aumentando de maneira impressionante dentro dos escritórios de advocacia, o que pode representar uma vantagem para os millennials, que são mais acostumados com os meios digitais. “É esperado, no entanto, que eles saibam aplicar a tecnologia de maneira inteligente nos negócios. Uma grande pressão, já que é uma função sem muitos precedentes na área jurídica”, disse Bernadette. Dos profissionais de direito entrevistados pela Deloitte, 52% afirmam que esse movimento de investimento em massa na tecnologia deve crescer dentro dos próximos cinco anos, pois os clientes já esperam por novas e melhores maneiras de se relacionar, com plataformas mais relevantes e integradas. Acompanhando esta tendência, as universidades de direito estão, cada vez mais, investindo em tecnologia em seus cursos. Entre elas, uma das que mais se destaca é School of Law da UCLA, na Califórnia. Por isso, investir em cursos que deem importância para a tecnologia e forneçam meios de aplicá-la de maneira prática na carreira podem realmente destacar um jovem advogado no mercado de trabalho.

O MERCADO DE DIREITO: PASSADO X FUTURO

7


Como se destacar no mercado de trabalho

8


Em janeiro de 2017, o LinkedIn revelou sua aguardada lista de buzzwords, onde aponta as dez palavras mais utilizadas por candidatos brasileiros para descreverem suas habilidades profissionais. Líder e estratégico ocupam o topo da lista. Quando palavras com esta força se tornaram clichês e especialistas passam a recomendar que sejam evitadas, fica claro que será necessário muito mais do que um currículo bem elaborado para chamar a atenção das empresas no atual mercado de trabalho. É preciso buscar, por conta própria, novas oportunidades de acrescer valor ao currículo e otimizar suas capacidades, como participar de cursos de extensão, frequentar seminários de direito, investir em cursos de especialização e em cursos de idiomas no exterior.

COMO IR ALÉM PARA TURBINAR O CV FAÇA CURSOS E ENVOLVA-SE EM SEMINÁRIOS Além de ter um bom desempenho acadêmico, envolver-se com atividades fora da faculdade pode ser uma excelente maneira de demonstrar interesse. Invista na participação de eventos como palestras e seminários, além de cursos livres. E, dentro da universidade, envolva-se com atividades de pesquisa. Isso mostra interesse em novas culturas e a preocupação constante com o aprendizado e a atualização na área. TENHA INTERESSES DIVERSOS Também é importante não deixar de lado os seus hobbies. Além de ajudá-lo a se desenvolver pessoalmente e a adquirir novos conhecimentos, isso demonstra que você tem uma vida ativa, tornando-o, portanto, um candidato muito mais interessante, dotado de uma mente multidisciplinar, analítica e crítica. COMO SE DESTACAR NO MERCADO DE TRABALHO

9


DOMINE O INGLÊS Falar inglês fluentemente é fundamental para qualquer carreira. E com os avanços nas técnicas de defesa e aplicação da lei, muitos escritórios têm investido em seminários e cursos no exterior, com o objetivo de que os funcionários aprendam mais sobre as novidades na área jurídica. Por isso, para se sair bem em um processo seletivo em um disputado escritório de advocacia – atualmente, até mesmo redações em inglês são usadas como critério de seleção – saber apenas se comunicar no idioma já não é mais suficiente. É preciso dominar o vocabulário específico da área. Por isso, cursos específicos no exterior são excelentes opções para desenvolver estas habilidades. Neles, os alunos aprendem a elaborar contratos, simulam reuniões e orientações a clientes e são estimulados a ter discussões e debates sobre variados temas relacionados ao universo das leis, ampliando o vocabulário da área em um ambiente que propicia a fixação do aprendizado.

TENHA BOAS ATITUDES Quer se dar bem na carreira? Então tenha boas atitudes! Mesmo que você seja contratado pelo excelente currículo, o que vai garantir o emprego é o seu comportamento. Aprender a trabalhar em equipe, ouvir críticas e a colaborar é fundamental. Neste quesito, atividades de cunho social e trabalho voluntário podem ser um diferencial, especialmente para quem tem a intenção de prestar concurso público. COMO SE DESTACAR NO MERCADO DE TRABALHO 10


FAÇA NETWORKING Estabeleça uma rede de contatos ainda durante a graduação e a fortaleça sempre que possível. Esses relacionamentos podem ser fundamentais para quem quer ter melhores oportunidades no futuro. Para isso, locais como palestras, seminários e cursos fora do país são excelentes para ampliar a rede de contatos. CONHEÇA OUTRAS CULTURAS Viajar e ter experiências no exterior também pode representar uma vantagem competitiva. Isso porque este tipo de vivência internacionaliza o currículo, além de ampliar a capacidade de o estudante se adaptar a situações inesperadas e a práticas culturais diferentes. Viver no exterior também pode ajudar a expandir horizontes e adquirir habilidades como resiliência e flexibilidade de adaptação, características amplamente valorizadas pelo mercado de trabalho.

COMO SE DESTACAR NO MERCADO DE TRABALHO

11


Quem o mercado de direito contrata hoje?

12


O processo de contratação está ainda mais criterioso atualmente, tanto nos escritórios quanto nas empresas. Isso porque qualquer investimento deve ser pensado minuciosamente antes de ser realizado. Em 2017, produtividade e eficiência são as palavras de ordem para quem quer ter boas oportunidades na área jurídica. De acordo com o relatório de mercado da Robert Half, jovens com perfil empreendedor e com visão de longo prazo são os que mais têm chances de se destacar no mercado de trabalho atual. Os escritórios buscam funcionários que tenham capacidade de gerar novos negócios. Assim, à bagagem técnica – que segue extremamente valorizada – deve ser acrescida a habilidade comercial e o espírito empreendedor. Ter no currículo uma faculdade de primeira linha, estabilidade nos projetos e na carreira também são diferenciais na seleção, segundo o relatório. Porém, no caso de jovens profissionais, o perfil pessoal, a atitude proativa, o domínio do inglês e o engajamento acadêmico têm peso maior no recrutamento.

Tendências do mercado jurídico em 2017

. . .

FACULDADE DE PRIMEIRA LINHA ESTABILIDADE NO CURRÍCULO

. .

INGLÊS FLUENTE PERFIL COMERCIAL

VISÃO DE LONGO PRAZO

* Dados baseados no relatório de mercado Guia Salarial 2017, desenvolvido pela recrutadora global Robert Half

QUEM O MERCADO DE DIREITO CONTRATA HOJE?

13


Quero conquistar um emprego: e agora?

14


CAPRICHE NO CV! O currículo deve ser um resumo conciso de suas principais habilidades, conquistas e interesses dentro e fora do campo acadêmico. Pesquisas mostram que os empregadores passam cerca de dez segundos fazendo uma primeira análise do currículo para avaliar se ele é adequado ou não, por isso o principal desafio de todo candidato é torná-lo atraente. É fundamental que ele seja feito de maneira cuidadosa, tornando-se relevante e interessante para os recrutadores, de forma a destacar o candidato dos demais. Para ajudar você a preparar o seu currículo, separamos algumas dicas seguindo as orientações da Escola de Direito da Universidade de Oxford: SEJA CONCISO Tente resumir as suas qualificações de maneira concisa, não deixando que o currículo extrapole mais do que duas páginas. Selecione as experiências mais marcantes e as separe por tópicos. Evite contextualizar demais e detalhar excessivamente as suas atividades. LEMBRE-SE DO SEU PROPÓSITO Seu currículo serve para que você consiga uma entrevista de emprego ou uma reunião – não necessariamente o emprego em si. Por isso, destaque os seus principais feitos de modo que o recrutador tenha interesse em conhecê-lo melhor para saber mais. USE EXEMPLOS Ao discorrer sobre as suas experiências, forneça ao recrutador evidências da sua contribuição em determinadas situações. Concentre-se nas suas atitudes e não somente em suas responsabilidades. Utilizar porcentagens e valores para

QUERO CONQUISTAR UM EMPREGO: E AGORA?

15


quantificar o seu impacto podem ajudar a conferir um senso de escala para as suas ações. SEJA CLARO E NÃO COMETA ERROS Um currículo bem feito deve ter uma leitura fácil. Por isso, prefira uma linguagem simples e evite jargões, acrônimos e detalhes técnicos que podem não ser entendidos com facilidade. Evite escrever parágrafos longos, pois isso torna a leitura mais lenta e dificulta a identificação de pontos-chave do currículo. Em hipótese nenhuma cometa erros gramaticais. Por isso, revise o seu currículo várias vezes para evitá-los.

TENHA UMA VERSÃO EM INGLÊS DO CV

É importante lembrar que é preciso ter sempre uma versão do seu currículo traduzida para o inglês. A maioria dos escritórios tem fusões ou relações com empresas matrizes no exterior. Portanto, demonstrar que você está apto a assumir responsabilidades em escala global pode ser um diferencial.

SEJA CLARO E NÃO COMETA ERROS Foi chamado para uma entrevista de emprego? Então chegou a hora de se preparar. De acordo com a Escola de Direito da Universidade de Harvard, é importante estar preparado também para abordar as áreas mais fracas do seu currículo durante a entrevista, como lacunas entre empregos e mudanças súbitas na direção da carreira. Evite ficar na defensiva e não aparente insegurança. Tente transformar suas fraquezas ou erros do passado em algo positivo, falando sobre

QUERO CONQUISTAR UM EMPREGO: E AGORA? 16


como você aprendeu com a experiência e deixando claro tudo o que você tem a oferecer como profissional. Ainda segundo os recrutadores da Universidade de Harvard, também é importante tentar antecipar as perguntas que provavelmente serão feitas na entrevista. Para ajudá-lo em sua preparação, selecionamos dez de 81 principais questões feitas em entrevistas de emprego, de acordo com a Universidade de Harvard.

10 QUESTÕES QUE VOCÊ DEVE ESTAR PREPARADO PARA RESPONDER EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO, DE ACORDO COM A HARVARD LAW SCHOOL

1. Como você se descreveria como pessoa? 2. Por que você escolheu fazer direito? 3. O que faz de você um bom advogado? 4. Quais são os seus hobbies? 5. Fale alguma coisa interessante sobre você que não está no seu currículo. 6. Quais são os seus objetivos de carreira? 7. Quais características você acredita que um bom advogado precisa ter? 8. Quais coisas te deixam mais feliz no trabalho? 9. Que tipo de caso você não gostaria de assumir? 10. Como você constrói uma relação de confiança com um cliente?

QUERO CONQUISTAR UM EMPREGO: E AGORA?

17


STB.COM.BR


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.