Relatório e Contas AORP 2012

Page 10

10

lifestyle, exposições, seminários, e tantas outras coisas. Em 2012, demos mais destaque à ação comunicar, e sentimos que chegamos efetivamente a mais gente do setor. Comprovamos o retorno do que publicámos, e isso motiva-nos para desenvolvermos o trabalho neste sentido. Em 2012 foram publicadas 4 edições do Jornal, distribuídas trimestralmente via postal a 2000 empresas de empresas e/ou agentes ligados ao setor da ourivesaria. Foi efetuada a distribuição também pelas escolas de ourivesaria, câmaras municipais e entidades parceiras da AORP, como Serralves, ESAD, Engenho & Arte, Contacto de Autor, Soares dos Reis, Alquimia-Lab entre outras. Sempre à quarta-feira, enviámos uma nova newsletter para o correio eletrónico de mais de 4000 contatos. A cada estação, mudámos-lhe a cor para acompanhar as tendências e inspirar à criação de coisas novas! Mantemos viva página do facebook, que nos permite uma comunicação diária e imediata com o setor. Partilhamos curiosidades, notícias do mundo da ourivesaria, sugerimos exposições, conferências. Acrescentámos inspirações ao álbum “Jewellery Land”, publicamos fotografias dos nossos eventos, das feiras que fazemos, e elogiamos o trabalho dos parceiros que merece aplauso. O site institucional continua a ser o local onde recebemos diariamente mais de 2000 visitas. A principal atração continua a ser a divulgação diária e contínua do preço de referência dos metais preciosos.

* POPS – PROJETOS ORIGINAIS PORTUGUESES COM A PRESENÇA DA AORP NO JÚRI Em maio foram conhecidos os quatro projetos vencedores da 4.ª edição dos POPs. Esta edição teve como novidade a categoria de joalharia de autor e a participação da AORP no júri, representada por Manuel Alcino, que teve como colegas, Mariana Graça da Parfois, os criadores Paulo Lobo e Paulo Cruz, Joana Queiroz Ribeiro da Unicer e Odete Patrício da Fundação de Serralves. Andreia Rollot Miguel ganhou na categoria Joalharia de autor pelo conjunto de todas as suas peças de joalharia levadas a concurso. Uma da coleções apresentadas pela designer chama-se Lentilhas D´agua e é a Recriação um lago de lentilhas d’água (lemna minor) inspirada por uma fotografia de Stephen Dalton. Na atribuição dos prémios o júri teve em conta fatores como a criatividade, a originalidade e a sustentabilidade comercial. Serralves organiza uma mostra que reúne os 35 finalistas dos POPs que pode ser visitada durante aproximadamente um mês, após o anúncio do prémio.

* I CONFERÊNCIA IBÉRICA – DESIGN, TRADIÇÃO E MARKETING A ourivesaria esteve em debate na cidade de Viana do Castelo, a cidade que guarda o seu ouro religiosamente, e que acolheu no mês de junho a I Conferência Ibérica de Ourivesaria. Durante dois dias, o Hotel Flor de Sal juntou especialistas nacionais e estrangeiros ligados a este tema, que debateram o passado e o futuro do setor. Ainda foram atribuidos prémios no 2º dia do congresso aos melhores designers, os que se distinguiram pelo seu exemplo de sucesso. O principal objetivo deste evento foi promover o setor da joalharia a nível internacional. Pretendeu-se unir o que de melhor há entre: empresas, designers, escolas, associações, etc, com o objetivo de ir buscar o que existe em comum, encontrando fórmulas para, em conjunto, projetar o setor para o mundo. Unirmo-nos juntando os diferentes valores de maneira a que sejamos valorizados. Esta conferência teve a participação de 126 pessoas às quais se juntaram personalidades da África do Sul, da CCDR-N, AICEP, Universidade do Minho, imprensa, re-


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.