1 minute read

ÁGUA, ONDE A VIDA SE MULTIPLICA

A Regra 10x

A diferença entre o Sucesso e o Fracasso1

Uma boa gestão de pessoas no setor do abastecimento público de água e saneamento de águas residuais é de extrema importância para garantir a eficiência e a qualidade dos serviços prestados, assim como para contribuir para o Sucesso e evitar o Fracasso. Algumas das principais Regras 10X que podem ser adotadas, são as seguintes:

1. Capacidade de Liderança: A capacidade de liderança é uma skill muito importante em todos os contextos, incluindo, naturalmente, no ambiente de trabalho, na gestão de pessoas e no nosso setor. Uma pessoa com boa capacidade de liderança é capaz de inspirar e influenciar outras pessoas a alcançarem objetivos em comum, bem como de orientar, motivar e conduzir uma equipa.

Um bom líder é capaz de comunicar de forma clara e efetiva, tanto na transmissão de informações quanto na escuta ativa das ideias e sugestões dos seus liderados; um bom líder tem uma visão clara e estratégica do futuro, estabelecendo objetivos e metas claras e definindo as ações necessárias para alcançá-los; um bom líder é empático e possui competências interpessoais desenvolvidas, sendo capaz de compreender as necessidades, preocupações e desafios dos seus liderados, além de manter um bom relacionamento com eles; um bom líder é capaz de tomar decisões rápidas e assertivas, considerando todos os aspetos relevantes para o contexto e para os objetivos da equipa; um bom líder é flexível e adaptável, capaz de lidar com mudanças e imprevistos de forma efetiva; um bom líder é capaz de inspirar e motivar a sua equipa, gerando envolvimento e compromisso com os objetivos e metas estabelecidos; um bom líder possui autoconhecimento e é capaz de identificar os seus pontos fortes e fracos, procurando, constantemente, o aperfeiçoamento das suas competências e conhecimentos.

2. Planeamento de Recursos Humanos: É importante que haja um planeamento adequado dos recursos humanos, para que seja possível identificar as necessidades de contratação de novos trabalhadores, desenvolver programas de capacitação e formação, e identificar oportunidades de promoção e crescimento profissional.

3. Seleção e contratação: A seleção e contratação de novos trabalhadores deve ser feita com critérios rigorosos e transparentes, de forma a garantir que sejam selecionados os melhores candidatos para as vagas disponíveis.

4. Formação e desenvolvimento: É importante oferecer programas de formação e desenvolvimento aos trabalhadores, para que possam aprimorar as suas competências e conhecimentos, além de se adaptar às novas tecnologias e metodologias.