livro

Page 119

sincero do patriota e o devotamento do cidadão; que as leis que a regem merecem vosso respeito e vossa consciente submissão; que os que a governam têm direito à vossa confiança e ao vosso apoio e se, por acaso, por vosso trabalho honesto vos tornardes independente pela fortuna, não vos esqueçais de que, a par de Deus e da Maçonaria deveis dar contínua assistência aos infelizes. Levai à choupana, onde a miséria e o infortúnio fazem gemer e chorar, o amparo de vossa inteligência e o supérfluo de vossas condições sociais. Estudai o vosso caráter e as vossas inclinações para poderdes, moralmente, desbastar-lhe as asperezas. O trabalho do Aprendiz é “conhecer-se e aperfeiçoar-se”, a fim de que, livre dos preconceitos e vícios do mundo profano, possa aspirar ao estudo da tradição e da história Maçônica, cujos ensinamentos têm iluminado o mundo desde as mais remotas eras. Só então compreendereis à custa de quantas vidas se construiu o edifício moral da Maçonaria que, desde os tempos mais remotos, prega a Moral mais elevada, e continuará a pregá-la enquanto existir gênero humano. Terminado o discurso do Orad∴ o neófito poderá falar, se quiser. VEN∴ - (!) Está encerrada a Ordem do Dia. Os trabalhos continuam a partir da circulação da Bolsa para o Tronco de Solidariedade.

Depois de circular a Bolsa para o Tronco de Solidariedade, o Ven∴ Mestre concederá a palavra às CCol∴ exclusivamente sobre o ato que se realizou.

119


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.