
4 minute read
TRÊS NOTAS SOBRE O NOSSO FUTEBOL E UMA PESSOAL
Miguel Braga
Agrade O Ao
PRESIDENTE FREDERICO VARANDAS PELA
DEFESA INTRANSIGENTE QUE SEI QUE FAZ DOS VALORES E HISTÓRIA DO CLUBE. O SEU SENTIDO DE MISSÃO PERMITIU AO CLUBE RESPIRAR AGORA DE OUTRA FORMA E ESTRUTUROU O MESMO, PARA QUE O PRESENTE
E O FUTURO SEJAM CADA VEZ MAIS A VERDE E BRANCO.
Uma última nota sobre o nosso futebol para assinalar um feito internacional do FC Porto. Com o penálti frente ao Boavista FC na última jornada, os azuis e brancos destronaram os costa-riquenhos do CS Herediano no pódio de clubes com mais grandes penalidades assinaladas a favor desde Janeiro de 2020, num total de 75 campeonatos espalhados pelos quatro cantos do mundo. Um feito que ganha ainda mais importância se tivermos em consideração que a nossa Liga é apenas a 29.ª liga do mundo com mais penáltis e que, esta época, em Portugal, o SL Benfica é o clube com mais penáltis a favor (um total de 12, contra 10 do Sporting CP e 9 do FC Porto).
Finalizo com uma nota pessoal. Depois de três anos e meio, este será o meu último mês nas minhas actuais funções enquanto responsável da Comunicação e do Institucional do Sporting CP. Ao Sporting CP só posso estar agradecido por estes mais de 40 meses em que tentei, da melhor forma, defender os interesses e as cores do meu Clube do coração, do qual sou o sócio 7847. Estar “do lado de cá”, só pode ser motivo de orgulho e satisfação para qualquer adepto de futebol e do Desporto em geral. Por muito que demos ao Clube, o Clube retribui sempre em maior escala, marcando para sempre um antes e um depois desta experiência única em todos os sentidos. Pessoal e publicamente, agradeço também ao presidente Frederico Varandas pela relação e pela defesa intransigente que sei que faz dos valores e História do Clube. O seu sentido de missão permitiu ao Clube respirar agora de outra forma e estruturou o mesmo, para que o presente e o futuro sejam cada vez mais a verde e branco. A todos com quem trabalhei, o meu profundo obrigado com a certeza que pelo Sporting CP estaremos sempre juntos, em todos os momentos. O Sporting CP será sempre o Sporting CP e eu estarei sempre disponível para defender o nosso Clube como adepto e sócio Leonino.
Ao Sporting CP ninguém diz adeus. Fica e está connosco e, por isso mesmo, até já.
PROPRIEDADE: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL DIRECTOR: ANDRÉ BERNARDO COORDENADORA: MAFALDA JERÓNIMO BARBOSA || MJBARBOSA@SPORTING.PT COORDENADOR‑ADJUNTO: LUÍS SANTOS CASTELO || LSCASTELO@SPORTING.PT REDACÇÃO: MARIA GOMES DE ANDRADE || MGANDRADE@SPORTING.PT; NUNO MIGUEL SIMAS || NQSIMAS@SPORTING.PT; PEDRO FERREIRA || PSFERREIRA@ SPORTING.PT; XAVIER COSTA || XRCOSTA@SPORTING.PT FOTOGRAFIA: ISABEL SILVA; JOÃO PEDRO MORAIS; JOSÉ LORVÃO COLABORADORES PERMANENTES: JUVENAL CARVALHO; MIGUEL BRAGA; PEDRO ALMEIDA CABRAL; TITO ARANTES FONTES AGENDA E RESULTADOS: JOÃO TORRES || JBTORRES@SPORTING.PT EDITOR E SEDE DA REDACÇÃO: ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE, RUA PROFESSOR FERNANDO DA FONSECA, APARTADO 4120, 1501‑806 LISBOA, PORTUGAL TELEFONE: +351 217 516 155 E‑MAIL: MEDIA@SPORTING.PT NIF: 500 766 630 REGISTO ERC: 100313 TIRAGEM: 9500 EXEMPLARES DEPÓSITO LEGAL: 48492/91 DISTRIBUIÇÃO:
Rui Manuel Oliveira Ferreira nasceu no dia 29 de Maio de 1965, na cidade do Porto. Foi um destacado jogador de andebol que representou o Sporting CP num total de seis temporadas.
Contribuiu para a conquista de três Taças de Portugal e de uma Supertaça. Rui Ferreira era ponta direita e tinha uma incrível habilidade para marcar golos. Canhoto exímio, era supersónico no contra-ataque.
Um jogador que empolgou plateias, com um passado que justifica o estatuto de lenda do Sporting CP, pelo contributo dado nas décadas de 80 e 90.
Rui Manuel Ferreira
RUI MANUEL FERREIRA FOI UM PONTA DIREITO INCOMPARÁVEL DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL E DO ANDEBOL NACIONAL. UM TOTAL DE SEIS TEMPORADAS, DISTRIBUÍDAS ENTRE O FINAL DA DÉCADA DE 80 E MAIS QUATRO ÉPOCAS, JÁ NA SEGUNDA METADE DOS ANOS 90, RUI MANUEL FERREIRA IMPRESSIONAVA PELA HABILIDADE QUE PARECIA INATA, MAS ERA MUITO TRABALHADA E UMA VELOCIDADE SUPERSÓNICA, CARACTERÍSTICAS QUE FIZERAM DELE UM EXTRAORDINÁRIO PRATICANTE DA MODALIDADE.
Celebrizou-se em equipas nas quais pontificaram outros nomes como Carlos Silva (guarda-redes), José Pires (ponta-esquerda) o central José Luzia, mas o nome de Rui Manuel Ferreira é também incontornável em anos de ouro do andebol Sportinguista. Com ele, o Sporting CP conquistou três Taças de Portugal e uma Supertaça Nacional, através de um estilo de jogo que casava muito bem com as características deste exímio ponta: transições rapidíssimas em contra-ataque e combinações ofensivas que levavam a equipa a procurar finalizações no ponto específico, em que Rui Manuel Ferreira era também muito fiável e sinónimo de garantia de eficácia nos seis metros.

Rui Manuel Ferreira era muito ágil, felino e sabia juntar como poucos, a eficácia ao espectáculo. Ficaram para memória futura tantas e tantas combinações com o outro ponta da equipa, o do lado esquerdo, José Pires. As jogadas de andebol aéreo eram, por exemplo, uma das imagens de marca de Rui Manuel Ferreira.
O Sporting CP foi um clube muito marcante na carreira deste ponta direito. Foi, de resto, o último clube na trajectória profissional enquanto atleta de Rui Manuel Ferreira, entre
1996/1997 e 1999/2000. Recuando no tempo, a 2 de Junho de 1988, Rui Manuel Ferreira foi decisivo na conquista por parte do Sporting CP da sexta Taça de Portugal no historial. Os Leões venceram o CF ‘Os Belenenses’ por 29-20, com Rui Manuel Ferreira a anotar seis golos nessa partida, vários deles artísticos, através da velocidade supersónica que emprestava às acções que desenvolvia.
Na temporada seguinte, a 10 de Junho, do ano de 1989, Rui Manuel Ferreira também fez parte do plantel Leonino o que ajudou o Sporting CP a conquistar nova Taça de Portugal, dessa feita frente ao SL Benfica, por 22-18, numa tarde memorável e de grande inspiração do guarda-redes Carlos Silva, que nos últimos 11 minutos de jogo defendeu todos os remates de jogadores dos ‘encarnados’. O dérbi da final terminou com vitória do Sporting CP por 22-18, num jogo realizado no Pavilhão
Paz e Amizade, em Loures.
Rui Manuel Ferreira foi um excelente exemplo de um jogador de equipa, que conseguiu sempre colocar a qualidade individual e os atributos técnicos ao serviço do colectivo. Um jogador com passado de muitas conquistas e por isso vitorioso, motivos de sobra para ser uma Lenda do Sporting CP.
Vem assistir às melhores exibições do nosso Clube!
06 de Maio – 17H00

Anfiteatro Keil do Amaral – Monsanto
Entrada livre
O tempo que demoras a ler este anúncio é o tempo que demoras a consignar o teu IRS, sem qualquer custo, à Fundação Sporting.

MODELO 3
QUADRO 11
CAMPO 1101
Deixa a tua marca