
3 minute read
CAMINHADA EUROPEIA TERMINA POR UM GOLO
CONTRA UMA DAS MELHORES FORMAÇÕES DO PLANETA, O ANDEBOL LEONINO DISCUTIU A ELIMINATÓRIA ATÉ AO FIM E PERDEU POR APENAS UM GOLO EM MONTPE‑ desperdiçadas, também porque Rémi Desbonnet, guarda-redes que saltou do banco do Montpellier Handball, apareceu em boa forma, o Sporting CP conseguiu chegar finalmente ao empate aos 46 minutos e pela mão de Mamadou Gassama, que apontou o 23-23. No entanto, os líderes da Liga Francesa conseguiram marcar três golos consecutivos e, mesmo com as respostas de Edy
LLIER, FICANDO ASSIM DE FORA DA FINAL FOUR DA EHF EUROPEAN LEAGUE.
Silva, Salvador Salvador, Mamadou Gassama e Martim Costa, o Sporting CP nunca conseguiu voltar a ficar a um golo de diferença.
O último golo do encontro foi da autoria de Josep Folqués, que fechou as contas em 31-30.
O Sporting CP, que continua na luta pelo Campeonato Nacional e pela Taça de Portugal, e vai agora visitar o Póvoa AC este sábado.
VITÓRIA FOLGADA FRENTE AO LANTERNA‑VERMELHA
Gc Santo Tirso
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, na última terça-feira, por 31-30 em casa do Montpellier Handball para a segunda mão dos quartos-de-final da EHF European League, ficando assim eliminado da competição.
Depois do 32-32 na primeira mão, no Pavilhão João Rocha, os Leões perderam por um golo em França, ficando muito perto de continuar a alimentar o sonho europeu.
Num FDI Stadium cheio, Leo Maciel, Mamadou Gassama, Francisco Costa, Natán Suárez, Martim Costa, Josep Folqués e Edy Silva começaram para o Sporting CP, que inaugurou o marcador e começou bem. Francisco Costa e Edy Silva estiveram em destaque e ajudaram o emblema de Alvalade a ficar na frente por 1-3, 2-4 e 3-5. Pelo meio, Leo Maciel conseguiu algumas defesas importantes a remates aos seis metros.
O Montpellier Handball respondeu e passou para a frente nos 7-6, com a situação a ficar ainda
18 de Abril de 2023 | EHF European League - quartos-de-final2.ª mão | FDI Stadium, Montpellier, França
Montpellier Handball
SPORTING CP 31 ‑ 30
(16-14 ao intervalo) mais complicada para o Sporting CP aos 15 minutos, quando Francisco Costa viu o cartão vermelho por ter acertado na cabeça do guarda-redes Charles Bolzinger.
Sporting CP: Edy Silva (4), Edmilson Araújo (1), Francisco Costa (2), Natán Suárez (4), Patryk Walczak, Carlos Ruesga, Salvador Salvador [C] (8), Espen Våg, Mamadou Gassama (4), Andrè Kristensen [GR], Francisco Tavares, Étienne Mocquais, Leo Maciel [GR], Ronaldo Almeida, Josep Folqués (2) e Martim Costa (5). Treinador: Ricardo Costa. Disciplina: exclusão de dois minutos para Edmilson Araújo e Mamadou Gassama, cartão vermelho para Francisco Costa.
Apesar de ter ficado sem o lateral-direito, o conjunto de Ricardo Costa continuou bem na partida, dificultando o estilo de jogo rápido que os gauleses preferem. Mesmo quando a desvantagem passou para 12-9, o Sporting CP reagiu e não permitiu o adversário disparar no marcador.
Martim Costa e Salvador Salvador assumiram o controlo do ataque e, ao intervalo, apesar da diferença (16-14), estava tudo em aberto.
O segundo tempo começou com uma defesa de Leo Maciel e com o equilíbrio a continuar. Aos poucos, o Sporting CP foi crescendo e novamente com Salvador Salvador e Martim Costa em destaque, agora também com Natán Suárez a juntar-se. Aos 36 minutos, Leo Maciel conseguiu uma enorme defesa numa tentativa de Diego Simonet, motivando ainda mais os visitantes.
Depois de várias oportunidades
No intervalo da eliminatória europeia, os Leões mantiveram a invencibilidade no Campeonato Nacional ao vencerem o GC Santo Tirso por 35-27, no sábado, em jogo referente à 20.ª jornada. Com este triunfo, a turma de Ricardo Costa consolidou a liderança isolada e passou a somar 58 pontos, mais um do que o FC Porto e dois que o SL Benfica, quando faltam disputar seis partidas.
No dia em que Carlos Ruesga completou a marca redonda dos 300 jogos de Leão ao peito, feito pelo qual foi homenageado antes do encontro, os Leões não tiveram dificuldades para bater o último classificado, que chegou a este desafio ainda sem qualquer vitória. Mesmo apresentando alguns jogadores menos utilizados, como o ponta-esquerda de 19 anos Alexandre Santos, que cumpriu o seu segundo jogo pela equipa A, o Sporting CP já vencia por 14-8 a meio da primeira parte, vantagem essa que dilatou para 22-13 até ao final de uma primeira metade sem história. No regresso dos balneários, os visitantes marcaram os primeiros três golos e deram mostras de querer reentrar na partida, mas foi sol de pouca dura. Isto porque o Sporting CP voltou a entrar no ritmo e André Kristensen foi evitando maiores aproximações com várias defesas na baliza Leonina. Já com 15 minutos disputados, a vantagem verde e branca era de 12 golos (30-18), o que deixava tudo praticamente decidido. Dito isto, até ao término os Leões limitaram-se a gerir.
15 de Abril de 2023 | Campeonato Nacional – 20.ª jornada | Pavilhão João Rocha
Sporting Cp
GC SANTO TIRSO 35 ‑ 27
(22-13 ao intervalo)
Sporting CP: Andrè Kristensen [GR], Francisco Tavares (4), Ronaldo Almeida (1), Espen Våg (1), Carlos Ruesga (3), Salvador Salvador [C] (5) e Josep Folqués (4); Leo Maciel [GR], Edy Silva (1), Francisco Costa (9), Natán Suárez, Patryk Walczak, Mamadou Gassama (2), Alexandre Santos (2) e Martim Costa (3). Treinador: Ricardo Costa. Disciplina: exclusão de dois minutos para Patryk Walczak (2) Edy Silva.