RedeManchete_ElmoFrancfort

Page 366

mas se você deixasse todo mundo lá, ninguém trabalhava. A caravana tinha de dois quilômetros e meio a três, era trabalhoso gravar nos rodeios. Nós gravávamos o rodeio normal e depois a gente inseria as cenas do Zé Trovão... Para fazer as cenas deles sobre os cavalos ou bois, diversas vezes eles ficavam sentados na cerca das baias do rodeio, a gente botava uma cela e eles ficavam segurando na rédea. A gente enquadrava uma parte do corpo contra o céu, mexia com a câmera um pouco e pronto. Amazônia eu fiquei pouco tempo, logo depois a Globo me chamou. Eu tinha estado no Peru, em Macchu Picchu e Cuzco fazendo o início da novela, gravei com o Marcos Palmeira uma cena em Cuzco, dentro de um túmulo, ele roubava uma jóia, acho que um cetro, descia uma escadaria antiga. Tinha ele, a Helena Ranaldi, a Solange Couto. A primeira novela diária de televisão que eu fiz foi 2-5499 Ocupado, na Rede Excelsior. E a evolução de equipamentos entre essa época e Pantanal você nem imagina... Imagem, então, não tinha câmera portátil, facilitou tudo... Foi o que tinha no Pantanal que mostrou pra Globo que era viável fazer uma novela em exterior, tanto que a Globo fez de tudo pra derrubar Pantanal e não conseguiu. Botou shows, botou novela, atrasava o jornal, adiantava o jornal, e não conseguiu. A Manchete revolucionou a televisão com Pantanal e se não fosse mal administrada, estaria hoje no encalço da Globo. A diferença é que a Manchete só era líder naquele horário, Pantanal deixou os caras da Globo de cabelo em pé. O clima na Manchete era gostoso, organizado, o pessoal todo integrado, e depois de Pantanal melhorou mais ainda. Minha profissão foi valorizada desde que eu fui chamado. No tempo em que eu estive lá, fui supervalorizado, até demais. Ver a Manchete acabar foi triste, de repente você vê aquilo lá se diluindo, salários atrasados, problemas. Pra mim a Manchete foi um presente, foi um entusiasmo muito grande fazer a novela Pantanal. E foi a persistência do Jayme e a colaboração de todos, a união de todos que empurrou aquilo com aquelas chalanas, aquele Pantanal. Sinto orgulho de ter participado daquela novela. Sinto saudades.

365

Zé Microondas

Imprensa em Manchete A relação da Rede Manchete com a imprensa é contada por Wilson Roberto Santos, antigo gerente de comunicação da emissora em São Paulo, que fala de como divulgava as notícias para a imprensa, apresentando um panorama geral da história do setor: Eu era repórter do jornal O Estado de São Paulo e do Jornal da Tarde, cobria a área de

TV Manchete miolo.indd 365

8/4/2008 16:43:52


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.