MiguelBorges_AntonioLeaoDaSilvaNeto

Page 171

Wilson me chamou para ajudá-lo a organizar tudo isso, editar, montar e fazer o texto. O filme ficou muito bom. Para montar, eu usei a moviola da CAIC – Comissão de Auxilio à Industria Cinematográfica. A TV Globo aprovou na hora, comprou o filme, Wilson saiu da dureza, pagou suas dívidas, tomou seus uísques, ficou tudo bem.

170

Faz tempo que não sei de Wilson Silva, cineasta que sabia tudo de filmar, mas meio desleixado. Uma figura humana muito rica, tinha uma qualidade pessoal extraordinária: era solidário com amigo doente, adorava cuidar de um amigo doente, cuidar dele em casa, levar penico para lá e para cá, sempre com o copo de uísque numa mão e o penico na outra. Wilson era muito bom cineasta. Quando queria, fazia a coisa direito, mas nem sempre levava a sério, era bagunceiro. Em 1960, ele fez o filme Eles não voltaram, sobre a FEB – Força Expedicionária Brasileira, filmado a área de Gericinó, que era o campo de treinamento do exército no Rio de Janeiro. O exército emprestou a ele armamento, munição, pessoal para acompanhar, dar cobertura, ajudar nas cenas de guerra que se passavam na Itália.

Miguel Borges miolo.indd 170

8/4/2009 22:36:29


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.