JoaoBatistaDeAndrade_MariaDoRosarioCaetano

Page 173

Era assim que eu me sentia. E era exatamente assim que eu me sentia quando, por exemplo, na falta de assunto, ia com minha equipe para a rua e, sem dizer nada, expunha o microfone, como uma oferta pública a quem quisesse falar. Eram as reportagens Queixas e Reclamações. O resultado era sempre de ótimos depoimentos, revelações de um Brasil que a ditadura tentava ocultar da opinião pública. E, ao mesmo tempo, a revelação de falta de canais de comunicação entre a população e os poderes instituídos.

172

Ou então como no dia em que chegou à redação o telex com a informação da “eleição do ditador”, ou seja a indicação do general Ernesto Geisel como candidato à sua sucessão, indicação feita pelo então Presidente General Emilio Garrastazu Médici. Com o frisson característico de quem era tomado por uma idéia, levei minha equipe para uma rua movimentada da Lapa. Montada a câmera, eu ia parando as pessoas e dava para elas cópia do telex. As pessoas liam o texto com a dificuldade própria de leituras populares, gaguejando ainda mais para ler o nome do desconhecido Geisel. E, uma após outra, operários, donas-de-casa, estudantes, iam tendo a mesma reação de medo da própria leitura, dando olhadelas para mim ou para a câmera, muitas vezes interrompendo


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.