Revista SPECTRUM Nº 09

Page 15

Spectrum

Portanto, o APRS nada mais é do que um programa de computador de domínio público, capaz de processar pacotes de informação, trocados via rádio (HF ou VHF). Esses pacotes transportam as coordenadas de diversos objetos (veículos na terra, no mar ou no ar, repetidores, rodovias, pontes, etc.). A partir das coordenadas que, no caso de objetos móveis, são obtidas por meio de aparelhos GPS, têm-se plena visualização (consciência situacional expandida) do progresso da situação e s t ra t é g i c a , operacional ou tática no transcurso das operações e exercícios militares, combinados ou conjuntos. Além disso, a estação central pode, utilizando-se do APRS, enviar comandos às estações subordinadas e receber, de cada uma delas, o andamento da execução das ordens emitidas 6 . Clicar com o mouse no ícone de uma das estações produz efeito semelhante, pois faz com que se abra uma janela contendo diversas informações 7 relacionadas à estação selecionada. Uma outra funcionalidade bastante atraente, em termos de Comando & Controle (C2), é a troca de mensagens de texto via APRS. Por último, o PC da estação central, ligado à INTRAER como gateway APRS, conectar-se-á a todos os elos de C 2 do C O M G A R , i n c l u s i v e o C C C OA , disponibilizando informações valiosas para a supervisão dos Exercícios e Operações com participação da Aeronáutica.

16

Portanto, não é difícil perceber que os processos militares de C 2 , nos seus diversos níveis (tático, operacional e estratégico), são os que mais têm a lucrar com o emprego do APRS.

Testando o APRS na FAB O desempenho do APRS foi avaliado em setembro de 2004, no trajeto Curitiba / Paranaguá / Guaratuba / Curitiba, quando a aeronave (ANV) CARAVAN, prefixo 2708, funcionou como estação móvel. Usando o rádio HF de bordo, os dados da ANV, colhidos de um GPS GARMIN, foram enviados ao equipamento rádio HF TW-7000, localizado no CINDACTA II (estação central). Em ambas as extremidades do enlace-rádio, MODEMS KANTRONICS KAM 98 operaram como TNC. Várias vezes, ao longo do teste, o vetor 2708, voando a baixa altitude, posicionou-se fora da cobertura dos radares de vigilância do DACTA 2, mas em nenhum momento ele deixou de ser visualizado, conseqüência da propagação em HF, pelo programa UI-View instalado no PC da estação central.

Conclusão Devido às dificuldades que afetam o Programa Espacial Brasileiro, não teremos, tão cedo, o nosso Satélite Militar em operação. Restam-nos, então, poucas opções quanto às comunicações de longo alcance. Considerando os baixos custos de implantação do APRS, apesar de certas desvan-

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.