Pardela Nº 57

Page 10

Monitorização

Marcar presença(s) pela natureza

Censos de fura-bardos, Madeira SPEA

À primeira vista, dar um passeio de bicicleta parece não ter nada que ver com calcular o tamanho da população das espécies de aves que nidificam em Portugal. Mas a verdade é que um simples passeio pode ter resultados preciosos. Apontar as espécies que avista num passeio ou num dia no campo pode ser uma forma de ajudar a natureza.

O

s seus registos de observação (mesmo de espécies comuns e fáceis de observar) ao juntarem-se aos de milhares de pessoas por todo o mundo, em plataformas digitais globais, formam uma base sólida para decisões relativas à conservação da natureza, e podem até levar a novas descobertas científicas. Para percebermos as tendências das espécies, e avaliarmos ameaças e soluções de conservação ao nível nacional e internacional, são precisos números concretos.

10 | pardela n.º 57

Assim, fazer contagens sistemáticas de espécies de aves que ocorrem em Portugal é essencial e é por isso que a SPEA coordena e participa numa série de censos e outras ações de monitorização. Nestes censos, a tarefa hercúlea de contar aves por todo o território nacional, ao longo de meses ou anos, é transformada num trabalho de equipa: dezenas de voluntários enviam os seus registos através da plataforma PortugalAves/ eBird, alimentando uma base de dados em que o todo é maior do que a soma das partes.

Fazer a diferença “Graças a estes contributos, podemos acompanhar o estado das populações, e tirar ilações a longo prazo”, diz Rui Machado, que coordena alguns dos censos da SPEA. A título de exemplo: se tivermos uma estimativa de quantas aves de determinada espécie havia em cada um dos últimos 10 anos, podemos avaliar se um aumento no número de observações num determinado ano faz parte de uma tendência mais alargada, ou se se enquadra num ciclo natural da espécie. “Há espécies que estão com uma tendência cla-


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.