Leilão do Mobiliário do Hotel Copacabana Palace

Page 37

tão bem qualificavam e definiam a forma urbana da avenida Atlântica, dando margem à construção de novos empreendimentos, desarmônicos por princípio genealógico, mesmo assim o nosso hotel cinquentenário continuava superior em prestígio, conforto e tradição. Agora, século XXI adentrado, não mais pertencendo à família Guinle, comprado que foi pela cadeia internacional do Orient-Express, e protegido pelos tombamentos federal e estadual, lá está ele firme na vanguarda entre seus pares. Não há outra razão que explique tamanha resistência e propriedade que não por suas qualidades arquitetônicas, qualidades espaciais e construtivas, que permitiram que o grande Hotel absorvesse, e o que é espantoso, com mínimas modificações, as tremendas alterações por que passou a cidade nos 80 anos** de sua existência, mudanças no modus vivendi citadino, na rede hoteleira concorrente, no universo mesmo do turismo internacional. Arquitetura por sua vez constituída não só de matéria inerte e muda, mas fundamentalmente animada pelo caráter a ela imposto por Otávio Guinle, que preliminarmente definiu um modo de conduta, um estilo de atuação que acabou por se constituir no maior valor do hotel, sua marca registrada, que objetivando a eficiência, a excelência e a qualidade dos serviços, criou um padrão e uma mítica até agora aparentemente insuperável. Como se o Copacabana Palace tivesse assumido uma atemporal independência, autorreferência absoluta, imune às contingências da cidade e do seu tempo. Roberto Correia de Mello Cattan, Rio de Janeiro, 2003.

Salão Nobre, Copacabana Palace Hotel, década de 2000. Arquivo Copacabana Palace Hotel

Texto extraído da dissertação de mestrado de Roberto Correia de Mello Cattan – “A família Guinle e a arquitetura do Rio de Janeiro: um capítulo do ecletismo carioca nas duas primeiras décadas do Novecentos”. Programa de Pós-Graduacão em História do Departamento de História da PUC-Rio, 2003. **O Hotel completa 90 anos em 2013.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.