O Reggae de Cachoeira

Page 101

exatamente por isso, porque todo mundo já conhece, todo mundo já sabe. Quando você quer tirar uma dúvida, você vai lá no disco de Bob Marley e pega uma mixagem, ou como fica o baixo em um volume, como é o decibéis, como você quer o seu, então virou escola. Então, da mesma forma, virou escola ‘Remanescentes’ e, pra mim, com muito mais mérito, porque como musicalmente já tinha sido inventado o reggae, o mérito da gente foi colocar o reggae com a nossa cara, porém como o contexto religioso, filosófico e tal. Para mim, o maior mérito ainda é isso, ter contagiado pessoas a ler a Bíblia, contagiado assim no sentido de se comportar, da forma que tem um parâmetro, da forma que Deus quer que a gente se comporte, né? Sendo respeitador, sendo pessoas boas para com as nossas famílias, nossos irmãos. Então, isso pra mim é o maior mérito do Remanescentes, é o mérito cultural, é o patrimônio sociocultural que a gente conseguiu deixar para as pessoas” (Marco Oliveira, entrevista em 22/11/2007).

Outro aspecto importante a ser menciondo nesta pesquisa é a contribuição dos Remanescentes para uma nova musicalidade baiana que passou a se formar nos anos 90, sobretudo no uso de instrumentos e técnicas de gravação. O musicista Vitor Hugo, que participou da segunda formação do Remanescentes, tratou desse aspecto em sua entrevista: “O disco foi muito bem feito pra época e também foi muito chocante nessa coisa do reggae na Bahia. E também tem uma coisa, na Bahia nunca dão ao reggae a glória merecida. O primeiro disco de Edson Gomes, por exemplo, foi gravado com bateria eletrônica, que era o que se usava na época com o axé. É uma bateria com um som que não é bateria, só é bateria porque chamam de bateria, mas não passa de um brinquedo eletrônico. Então eles gravavam o som com bateria eletrônica. Nengo até produziu esse disco e tal. E talvez eles não tivessem, eles, os técnicos, não tinham condições de gravar com bateria acústica. Depois do disco de Edson Gomes, eles viram a necessidade da bateria acústica. Você pode reparar, depois do primeiro disco de Edson Gomes, tudo foi feito, a maioria das coisas na Bahia foram feitas com bateria acústica. Veio o disco da Remanescentes que não saiu, mas até Remanescentes você não ouvia o contrabaixo na música baiana. Você não ouvia. Aí a Remanescentes fez o disco. Na época que eles fizeram o disco, o contrabaixo ia tocar na

O REGGAE DE CACHOEIRA - PRODUÇÃO MUSICAL EM UM PORTO ATLÂNTICO l 101


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.