Continuação da Tabela 4. Regras IUPAC de nomenclatura de hidrocarbonetos ramificados Exemplos
Hidrocarboneto
Regras
Alceno
- Nos alcenos, a cadeia principal é a maior que contém a dupla ligação. - As ramificações são localizadas na cadeia principal e nomeadas da mesma maneira descrita para os alcanos. Contudo, a numeração da cadeia deve ser feita de maneira que o grupo funcional (ligação dupla) receba o menor localizador numérico possível. No caso de a insaturação se encontrar no meio da cadeia, levam-se em consideração as ra mificações.
metil
rn
8
6
l
2 1
7
etil
' 3-eti1-6-metiloct-4-eno
- Nos alcinos. a cadeia principal é a maior que contém a tripla ligação.
metil 9
1 ;
- As ramificações são localizadas na cadeia principal e nomeadas da mesma maneira descrita para alcanos e alcenos. A numeração da cadeia deve ser feita de maneira que a insaturação receba o menor localizador. Caso a ligação tripla se encon tre no meio da cadeia, levam-se em consideração as ramifi cações.
Alcino
•
s :7
1
2-
3
•\
1
8
/ 7 6 \
e~ s
me
meti!
meti!
4, 5. 6,8-tetrametilnon -2-ino
No caso dos compostos aromáticos, quando há dois grupos substituintes no benzeno, é comum também o uso dos prefixos orto, meta e para. O prefixo orto indica que há ramificações nas posições 1 e 2; meta, nas posições 1 e 3; e para, nas posições 1 e 4 .
o metilbenzeno (tolueno)
1,2-dimetilbenzeno (o -xileno)
1,3-dimetilbenzeno (m-xileno)
1,4-dimetilbenzeno (p-xileno)
Os hidrocarbonetos ramificados são nomeados segundo regras específicas da IUPAC. Com base nessas regras, represente a fórmula estrutural em linha (ou bastão) do composto 3-etil-2-metil-4-propil-heptano. Resolução metil
meti! 2 7 6
s
propil 3-etil -2-meti1-4-propi1-heptano
•
3
etil
3-etil-2-metil-4-propil-heptano
Introdução à Química Orgânica
25