Química 1

Page 131

Propriedades dos elementos da tabela periódica Como vimos, a repetição de algumas propriedades dos elementos químicos à medida que o número atômico aumenta deu origem à organização deles em períodos e grupos. Com isso, muitas previsões foram estabelecidas - e antecipações feitas - para elementos ainda na iminência de serem descobertos. Daí a grande importância da tabela periódica: é uma ferramenta de consulta que guarda dezenas de informações acerca de cada um dos elementos. Após a classificação dos elementos químicos na tabela periódica, de acordo com Mendeleev e Moseley, outras propriedades físico-químicas também foram observadas. Existem dois tipos de propriedade: as periódicas e as aperiódicas (não periódicas). As propriedades periódicas, que abordaremos no tópico a seguir, repetem-se em determinados intervalos. As propriedades aperiódicas não apresentam intervalos de repetição, como a massa atômica, a dureza de um material e o calor específico.

Calor específ i co : quantidade de energia necessária para elevar em 1 ºC a temperatura de 1 g de determinada substância.

~ Propriedades periódicas dos elementos Grande parte das atividades que fazemos durante o decorrer da semana é periódica. Aliás, até mesmo os dias, as semanas, os meses e os anos são fenômenos periódicos, ou seja, apresentam um intervalo de tempo determinado para sua repetição, chamado período. No caso dos dias, esse período é de 24 horas; da semana, 7 dias; do mês, 30 dias e assim por diante. De forma semelhante aos fenômenos periódicos, as propriedades periódicas dos elementos químicos repetem-se em intervalos definidos, mas em função dos números atômicos. Entre essas propriedades, vamos analisar o raio atômico, a energia de ionização, a afinidade eletrônica, a eletronegatividade e o caráter metálico ou não metálico.

~ Raio atômico Como a eletrosfera de um átomo não apresenta formato definido, não é possível medir seu tamanho com precisão. Porém, quando átomos idênticos estão posicionados lado a lado, como em uma substância simples, pura, no estado sólido, observamos que a distância entre os núcleos de dois desses átomos é sempre a mesma. Dessa forma, o raio atômico (r) é igual à metade dessa distância (d) (Figura 4), expressa, geralmente, em picômetros (pm), sendo que 1 pm equivale a 10- 12 m. Por exemplo, a distância entre os núcleos de dois átomos de cloro adjacentes, ou seja, sua distância internuclear, é igual a 198 pm. Esse valor é numericamente igual ao diâmetro de um átomo de cloro e, portanto, o valor do seu raio atômico será igual à metade desse valor, 99 pm.

...,,"" .. _g t'.

·e

d

lil

.J d

'' '

'•

r

.....

r

Figura 4. Representação esquemática da determinação do raio atômico (r) para um átomo qualquer. (Imagem fora de escala e em cores ilustrativas.)

••

Ilustração produzida com base em: ATKINS, P.; JONES, l. Chemical Principies: the Quest for Jnsight. 4. ed. New York: Freeman, 2008. p. 40.

Ta bela periód ica dinâmica, de Michael Dayah, lQ out. 1997. Disponível em: <http://tub.im/ 7fjh3u>. Acesso em: 15 fev. 2016. A Ptable (de Periodic Table) é uma tabela interativa, em português, que permite observar a organização dos elementos químicos e estudar algumas de suas propriedades. Quando você clica em um elemento, aparecem em uma janela suas características principais, aplicações, histórico, presença na natureza e imagens. Você também pode escolher quais características dos elementos serão visualizadas na tabela. Na segunda aba, por exemplo, ao clicar sobre um elemento na tabela, algumas de suas propriedades aparecem listadas e é possível observar, por meio de cores, como essas propriedades variam entre os elementos.

A tabela periódica dos elen1entos

129


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.