2 minute read

Cultura FEC

Next Article
Coluna do Fabs

Coluna do Fabs

CULTURA FEC - FEVEREIRO ROXO E LARANJA

Fevereiro reúne duas campanhas de conscientização. O Fevereiro Roxo é voltado ao combate ao lúpus, fibromialgia e Mal de Alzheimer, e o Fevereiro Laranja ao combate à leucemia. Diante da relevância dos temas, o mês também pode ser chamado de Fevereiro Roxo e Laranja. A leucemia é um tipo de câncer com início na medula óssea que pode acometer desde crianças até idosos. Apenas em 2018, a estimativa foi de 10.800 novos casos, sendo 5.940 homens e 4.860 mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). O objetivo da campanha Fevereiro Laranja é alertar sobre a doença. A Fibromialgia, o Lúpus e o Mal de Alzheimer são doenças distintas, mas que possuem uma característica em comum: não têm cura. O Fevereiro Roxo conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce e da qualidade de vida dos pacientes. A fibromialgia é uma doença reumática caracterizada por dor muscular crônica e generalizada, podendo evoluir para incapacidade física. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, de cada 10 pacientes com a doença, sete são mulheres. O lúpus é um distúrbio crônico que afeta o sistema imunológico, fazendo o organismo produzir anticorpos em excesso, provocando inflamações e lesões que podem afetar os órgãos internos ou somente a pele. O Mal de Alzheimer ou Doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo de evolução lenta e progressiva, que se manifesta principalmente em pessoas com mais de 65 anos. Segundo o Ministério da Saúde, é a forma mais comum de demência em idosos, sendo responsável por mais da metade dos casos.

Advertisement

CULTURA FEC - DIA DA AMIZADE

Cientificamente, há quem comprove que a amizade traz importantes benefícios para o coração, para a imunidade e para a longevidade. Celebrada também em 14 de fevereiro, dia de São Valentim, esse valor tão essencial ao bem-estar reduz o risco de doenças como a depressão e oferece suporte ao longo de episódios ansiosos. Estar acompanhado por quem gostamos é certeza de segurança e evolução.

E no ambiente de trabalho, não poderia ser diferente! Facilitando o amadurecimento de ideias e pessoas, a amizade dá a liberdade para que projetos sejam pensados com maior criatividade e para que os dias tornem-se mais leves em escritórios. Construir elos saudáveis onde estamos empregados contribui para o crescimento individual e de equipe e faz das demandas, obrigações menos complexas.

Trabalhar não precisa, necessariamente, ser sinônimo de estresse e competitividade. Formar relações horizontais e de confiança pode ser um caminho significativo para que as horas longe de casa ou na frente do computador sejam confortáveis, produtivas e alegres. Um espaço colaborativo nos faz melhores e nos ajuda a repensar e dosar nossas falhas. Que no Dia da Amizade, sejamos capazes de reconhecer e felicitar aqueles que nos acolhem por aqui, na FEC! E você, já agradeceu pelas parcerias em sua vida hoje?

This article is from: