
1 minute read
Coluna do Fab’s
COLUNA DO FABS: VÍRUS - APRENDA A
INDENTIFICÁ-LOS
Advertisement
Quem é vetereno na informática sabe que, antigamente, os vírus de computador mais populares eram vergonhosos e mudavam os elementos perceptíveis da tela do usuário, como cores, padrões e comandos.
Hoje em dia, o malware se tornou mais complexo e tímido: além de aparecer, ele quer se espalhar rapidamente, infectando o máximo de máquinas possível. Mas como saber se o seu computador está infectado?
Vem comigo que te mostrarei 3 clássicos sintomas de uma máquina infectada.
1 - Pop ups e banners Esse tipo de vírus está obsoleto, mas ainda existe para atormentar sua vida. Se o seu navegador foi habilitado para não mostrá-los, mas você ainda começa a ver muitas mensagens pop-up, fique atento. 2 - Envios automáticos de e-mails Mesmo que você não envie nada, seus(suas) amig@s receberão e-mails estranhos de você. Quando abrimos nossa conta de e-mail, normalmente só verificamos se há novos e-mails na caixa de entrada e ignoramos a caixa de saída. E é exatamente isso que esse tipo de vírus usa.
3 - Lentidão repentina Seu computador pode não ser uma super máquina, mas funciona bem até que um dia começa a travar, ficar lento e se recusar a abrir certos programas. O que aconteceu? Nestes casos, existem duas razões possíveis: falta de manutenção ou uma infecção por vírus. Claro, que esses são apenas os principais supostos sinais de vírus em um computador, mas para se manter segur@ é importante sempre utilizar um bom antivírus, não piratear os programas e nem baixar ou acessar arquivos/sites em que a procedência seja duvidosa.
Até a próxima coluna do Fabs!
Revisão Textual: Viviane Maia.