1 minute read

CULTURA FEC: JULHO VERDE

O julho é verde, mas nos pede atenção! Pare um instante e analise: como vai tudo por aí? O sétimo mês do ano nos convida a estarmos alertas às nossas cabeças e pescoços. Isso porque, desde 2015, quando a campanha foi instituída pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), esses 31 dias tem como objetivo conscientizar sobre os tumores dessas regiões.

Afetando, principalmente, os homens com idade superior aos 40 anos, esses tipos de cânceres têm, hoje, como fatores de risco mais reconhecidos o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e as infecções por HPV. No Brasil, é comum que o diagnóstico da doença seja feito tardiamente - o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que esses sejam os casos 76% das vezes. Por isso, especialistas consideram os índices de mortalidade ainda perigosos quando comparados a outras condições.

Advertisement

Embora os locais para a manifestação do câncer sejam diversos - boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais, por exemplo -, alguns dos sinais de que algo não anda bem incluem:

↳ Surgimento de lesões na boca ou nos lábios que persistem por mais de duas semanas;

↳ Dor na área da boca, garganta ou pescoço, que não desaparece com o tempo;

↳ Surgimento de nódulos ou inchaços na área do pescoço, garganta ou mandíbula;

↳ Dificuldade ao engolir, mastigar ou mover a mandíbula;

↳ Rouquidão prolongada ou alteração na voz sem justificativa aparente.

Segundo a SBCCP, as formas de câncer de cabeça e pescoço são capazes de alcançar até 90% de cura quando detectadas e tratadas de modo precoce. Cuide de si e daqueles ao seu redor: dissemine esse conteúdo!

This article is from: