A Lavoura 699

Page 46

O especialista lembra que a aplicação de defensivos em hora errada pode agravar o problema, principalmente em função do inseticida utilizado, capaz de eliminar os inimigos naturais da praga — os insetos benéficos —, piorando ainda mais o problema. Por isso, a recomendação da Embrapa é que, caso haja necessidade de controle da praga, que seja usado um produto mais seletivo, menos impactante, como inseticidas dos grupos dos reguladores de crescimento de insetos, das diamidas ou das espinosinas, por exemplo, que, do ponto de vista ambiental, são mais interessantes. Ele também sugere como alternativa o controle biológico da lagarta, com o baculovírus. “O controle biológico com vírus ou bactéria é a melhor opção para o controle da Helicoverpa armigera nesta fase em que as lagartas ainda estão bem pequenas”, afirma.

Fase reprodutiva

O controle da Helicoverpa armigera é dificultado porque a lagarta se alimenta de praticamente tudo o que brota do solo

Edson Hirose

de infestação mínimo (quatro lagartas por metro na fase vegetativa) para aplicação de defensivos. “Acho que o alerta quanto à Helicoverpa armigera foi muito positivo, obrigando os produtores a ficarem mais atentos ao que acontece no campo. Por outro lado, criou uma situação de temor grande, levando o agricultor a aplicar inseticida sem necessidade”, diz Bueno. Segundo ele, o produtor não está fazendo a correta amostragem para quantificar com exatidão o momento exato de controlar a praga.

Fabiano Bastos/Embrapa Cerrados

PRAGA

Bueno diz que é preciso bastante atenção ao longo de todo o ciclo da soja, principalmente na fase reprodutiva, uma vez que a Helicoverpa armigera ataca flores e vagens, diferente de outras lagartas que têm preferência pelas folhas. “A soja é muito tolerante à perda de folhas, mas o mesmo não acontece com flores e vagens, que estão diretamente relacionadas à formação do grão e, por isso, ataques da praga na fase reprodutiva podem provocar grandes quebras na safra”, explica. Mariposa da Helicoverpa armigera

46

A Lavoura - Nº 699/2013


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.