Como produzir tomate orgânico?

Page 15

Coletar diversas amostras A amostra de solo que seguirá para o laboratório deve ser composta por várias amostradas de uma mesma gleba (Figura 4). Para isso, devemos caminhar em zigue-zague pela gleba e coletar uma amostra de solo de cerca de 15 pontos. Essas amostras devem ser colocadas em um balde ou saco plástico limpo. Concluída a coleta do solo nos 15 pontos, todo esse material deve ser levado para um local limpo e coberto. Recomenda-se que esse solo seja esparramado sobre

Ao receber o resultado, consulte um engenheiro agrônomo que tenha preferencialmente uma formação em agricultura orgânica (Figura 5).

um jornal, em local ventilado, e deixado para secar por alguns dias. Para ajudar na secagem, revolva o solo de vez em quando e quebre os torrões maiores. O ideal seria peneirar esse solo

Adubação desequilibrada torna a planta sensível ao ataque de pragas e doenças. Os agrotóxicos funcionam como muletas para viabilizar a produção.

com uma peneira para areia grossa. Depois de secas e bem misturadas as 15 coletas de uma gleba, identifique um saco plástico com o nome da propriedade e do proprietário, nome ou número da gleba, data de coleta e encaminhe para um laboratório de análise de solo apenas 400-500g do solo coletado da gleba. O ideal é pedir uma análise completa, ou seja, com macro e micronutrientes. O resultado deverá estar pronto em cerca de 30 dias.

Amostra 1

Amostra 2

Figura 4. Esquema de caminhamento em zigue-zague em duas glebas de uma propriedade, incluindo coleta de amostras de solo para a análise química. (Fonte: Tom Ribeiro/CATI)

28

Figura 5. Planta doente pela adubação desequilibrada. (Fonte: Tom Ribeiro/CATI)

29


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.