Imovelclass 118, 22 agosto 2015

Page 1

ano 11 • nº 118 • 22 AGO 2015 • distribuição gratuita 30 mil exemplares assegurados por

Mercado

capa

Ponto de Vista

Perfil imobiliário de Santa Catarina

Chies apresenta aos porto-alegrenses um empreendimento de alto estilo

Bel Pesce, a Menina do Vale do Silício


10 • portfólio

Arquitetura de identidade Com uma tendência inovadora, os arquitetos Márcio Carvalho e Ricardo Ruschel apresentam o Germano 508, um prédio comercial diferente do comum. Os arquitetos Márcio Carvalho e Ricardo Ruschel estão à frente da Smart! Lifestyle + Design desde 2009, e são os responsáveis pelo projeto arquitetônico e incorporação do Germano 508, no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre. Segundo eles, esse é um empreendimento comercial diferente de todos desse segmento na Capital, inspirado em conceitos da Europa, Estados Unidos e até mesmo dos nossos vizinhos, Argentina e Uruguai.

Inspiração “A nossa inspiração para o Germano 508 veio a partir do perfil do público que nós analisamos. As empresas da área criativa precisam de um local de trabalho que fugisse do convencional e que trouxesse um maior aconchego. Afinal, já que você passa a maior parte do seu dia no seu escritório, é necessário um ambiente que lhe traga conforto e que tenha a sua cara. Por exemplo: nos hotéis boutique, a identidade do espaço é ao mesmo tempo ousada, para se conectar com a contem-

Marcelo Donadussi

A fachada do edifício chama a atenção pela arquitetura austera e modular.

AGOSTO 2015

www.imovelclass.com.br


12 • portfólio

poraneidade e se diferenciar dos demais hotéis, mas também é neutra o suficiente para agregar diversos perfis. Nossa ideia é transpor essa identidade para o universo office, buscando um espaço que converse diretamente com a cara da empresa, alinhado a conceitos da indústria criativa internacional, mas buscando trabalhar uma identidade e sotaque locais ao fazer referência a elementos da arquitetura dos anos 1960 e 1970 da Capital, por meio de uma roupagem contemporânea.”

Diferencial “As tipologias diferentes disponíveis, unindo lofts, jardins e studios, todas com áreas internas maiores do que os padrões do mercado. Normalmente, um escritório tem, em média, 35 m². Aqui na sede da Smart!, por exemplo, temos 100 m², sem paredes ou divisórias, que fazem com que o nosso local de trabalho seja completamente integrado com todas as suas peças. A fachada do prédio, composta por um grid cartesiano, austero e modular, foi sendo quebrada por espaços de luz, gerando um novo desenho. Queríamos que a fachada representasse a ordem, a regra, a retidão de caráter e a excelência.”

Funcionalidade “A planta do projeto do Germano 508 foi desenhada pensando em diversas adaptações, sem paredes ou com divisórias. Janelas abertas, fechadas, cortinas, móveis ou painéis de vidro que separam ou unem ambientes. As salas do prédio variam

AGOSTO 2015

de tamanho, mas todas não possuem a metragem convencional dos escritórios. A menor sala, por exemplo, tem 58 m². O prédio também tem um terraço aberto com um espaço aconchegante para reuniões e eventos, bastante usado nos horários de intervalo e de almoço. Além disso, o lounge na recepção do prédio serve para todas as salas como espaço de espera para quem chega no local. Outro fator importante do empreendimento é que nós temos uma situação urbana especial. Por estar localizado em uma área bastante arborizada, a ideia é integrar o edifício com o seu entorno. Quando optamos pelo endereço, no bairro Auxiliadora, não escolhemos somente o terreno, e sim todos os atributos daquela região. A qualidade da pavimentação, a amplitude das calçadas, o movimento, a facilidade de acesso e a vizinhança. A tecnologia é personagem importante do projeto: sinal de WiFi compartilhado em toda a construção, portaria remota e salas automatizadas.”

As salas do Germano 508 não possuem paredes ou divisórias entre as peças, valorizando o espaço e o conforto.

www.imovelclass.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.