Issuu on Google+

INFORMATIVO – ACADÊMICO PÓS-GRADUAÇÃO 2010


INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO/SINGULARIDADES www.singularidades.com.br Caro Aluno, Este informativo traz informações que lhe serão úteis em sua vida acadêmica nos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Extensão Universitária oriundos do curso de Pedagogia autorizado pela Portaria MEC 2361/01 e reconhecido pela Portaria SESU 144/07 do Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. Além da consulta a este manual, outras questões que possam eventualmente surgir ao longo do curso, poderão ser solucionadas em sala, com seus professores. Fique atento, também, às informações que são disponibilizadas no mural da Secretaria Acadêmica e consulte o site do Instituto com freqüência. Estamos contentes e orgulhosos com sua presença e permanência em nosso projeto de formação de professores e profissionais da Educação que, baseado nos princípios de autonomia e compromisso fundados na ética, visam contribuir com a realização dos anseios colocados pela sociedade brasileira na melhoria da qualidade do Ensino em nosso país. Profª Drª Gisela Wajskop Diretora

DADOS DO ALUNO Nome: Nº de Matrícula/Ano de ingresso: Endereço: CEP:

Cidade:

E-mail: Telefones: Instituição na qual trabalha ou faz estágio: Importante: Comunique imediatamente à Secretaria Acadêmica ou pelo e.mail secretaria@singularidades.com.br qualquer alteração no endereço ou número de telefone.

2


NORMAS ACADÊMICAS E FINANCEIRAS Estrutura Acadêmica e Administrativa

Direção: Profa Dra Gisela Wajskop Coordenação Licenciada de Curso: Profa Ms Maria Cristina Nogueira Barelli Coordenação de Curso e de Pós-Graduação Lato Sensu: Profa Ms Ivaneide Dantas Coordenação de Estágio: Lic. Andréia Pereira Marques Bibliotecária: Thais Perola Pereira Benevides Secretária Acadêmica: Lic. Andréia Pereira Marques Os cursos de Pós-Graduação têm duração de 360 horas presenciais, voltados para a atuação em Educação Básica e em projetos que integrem Educação e Cultura na Escola. Os Cursos de Extensão Universitária têm número de horas variadas. Todas as Disciplinas oferecidas nos cursos de pós-graduação do Instituto Singularidades podem ser cursadas isoladamente, conferindo direito a um Certificado de Extensão Universitária. Para os interessados sem diploma de nível superior será concedido certificado de participação. A Disciplina de Didática do Ensino Superior, com carga horária de 60 horas, também poderá ser cursada isoladamente. Prazos institucionais É de suma importância que os alunos estejam atentos aos prazos estabelecidos para regular a vida acadêmica e administrativa da instituição. .Qualquer solicitação feita fora do prazo regularmente definido será indeferida. Deferimentos Ao fazer qualquer solicitação na secretaria que necessite de aprovação/deferimento por parte da Direção, Coordenação de Curso ou Gerência Administrativo-Financeira, é de inteira responsabilidade do aluno o comparecimento na secretaria acadêmica para se informar da resposta obtida. Matrícula É o registro responsável pela vinculação do aluno ao Instituto Superior de Educação de São Paulo para freqüentar os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu e de Extensão Universitária. O aluno matriculado ingressa no cadastro geral do Instituto, recebendo um número que o acompanhará durante sua vida escolar. A matrícula financeira é semestral ocorrendo nos meses de janeiro e julho de cada ano. É condição imprescindível, para a efetivação da matrícula para o semestre subseqüente, que o aluno esteja em dia com a situação financeira. Cancelamento de matrícula Para o cancelamento da matrícula o aluno deverá preencher requerimento na secretaria acadêmica, quando será devolvida parte do pagamento efetuado, sendo retidos 15% do valor da mensalidade já paga para cobrir despesas administrativas, desde que a solicitação seja manifestada no prazo máximo de um mês após o pagamento.

3


Trancamento de matrícula no curso Significa a interrupção temporária das atividades escolares e deverá ser solicitado por requerimento na secretaria acadêmica. O prazo durante o qual a matrícula se encontrar trancada não será integralizado no currículo. O período máximo para trancamento da matrícula é de 2 (dois) anos, podendo haver renovação de trancamento após reabertura de matrícula, caso a disciplina seja oferecida. O trancamento de matrícula só se viabilizará com o pagamento das mensalidades vencidas, de acordo com normas estabelecidas no contrato de prestação de serviços educacionais. Reabertura de matrícula O aluno que quiser retornar aos estudos deverá preencher requerimento de reabertura de matrícula na secretaria acadêmica de acordo com o calendário letivo e quitar a taxa correspondente. O aluno ficará sujeito às adaptações decorrentes de possíveis mudanças curriculares.

ESTRUTURA CURRICULAR Estágios Supervisionados Os estágios supervisionados fazem parte das atividades discentes e, portanto, são obrigatórios em nosso cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Isso significa agregar 30 horas de estágios para a integralização do Curso que passa a ter 390 horas. Esses estágios podem ser realizados na instituição escolhida pelos estudantes, e visam os seguintes aspectos: • A inserção reflexiva do estudante na cultura educacional formal ou não-formal; • A experiência nos diferentes segmentos que o pós-graduado atuará; • O uso do espaço escolar formal ou não-formal como lugar para pesquisa visando a formação de um profissional crítico, reflexivo e autor de considerações sobre a ação educativa. Monografia: Relatório de Pesquisa A Monografia – Relatório de Pesquisa/Artigo Acadêmico – corresponde ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é uma exigência parcial para a obtenção do título dos cursos de Pós Graduado Lato Sensu em: 1. Educação Inclusiva e Psicopedagogia Escolar; 2. Didática para a Educação Bilíngüe. 3. Gestão e Currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental I – uma perspectiva sócio-cultural Para tanto, o aluno deverá ter cursado todas as disciplinas oferecidas. Sistema de avaliação O aproveitamento escolar será avaliado, durante o período letivo, mediante verificações parciais, avaliação final e auto-avaliação do aluno. Os resultados de cada avaliação parcial e final serão expressos em conceitos, em escala decrescente, na seguinte conformidade: Excelente, Bom e Insatisfatório, que refletem as diferenças de desempenho do aluno, consolidadas no diário das disciplinas, que fica sob a responsabilidade do professor. O resultado final de cada disciplina será expresso mediante os conceitos: Aprovado e Reprovado. Será aprovado o aluno que obtiver freqüência mínima de 75% e conceito final, igual ou superior, Bom. Nos casos de freqüência inferior a 75% e/ou conceito final Insatisfatório, o aluno será considerado reprovado na disciplina. Além disso, a aprovação está associada aos conceitos obtidos ao longo do curso somados ao resultado da análise do Relatório de Pesquisa/Artigo Científico, elaborado individualmente por cada aluno.

4


A aprovação final fornece a obtenção do título de Pós Graduado Lato Sensu Educação Inclusiva e Psicopedagogia Escolar; Didática para a Educação Bilíngüe; Gestão e Currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental I – uma perspectiva sócio-cultural, a depender do curso freqüentado por cada estudante. Por decisão do Conselho de Docentes do Instituto Superior de Educação de São Paulo/Singularidades, qualquer indício de plágio em trabalho entregue aos professores resultará em conceito final Insatisfatório, sem possibilidade de revisão do conceito atribuído, podendo o aluno vir a ser reprovado no módulo cursado. Devolutivas de desempenho A cada disciplina cursada é previsto no cronograma uma devolutiva final de desempenho. Nesta aula, os professores se dedicam a retornar aos alunos os pontos avaliados e que comporão o seu conceito final, salientando os objetivos da disciplina que tenham sido cumpridos ou não. As avaliações serão afixadas em mural um mês após o término da disciplina. Caso o aluno queira acompanhar seu desempenho escolar, poderá requerer histórico escolar na secretaria acadêmica. Reprovação O aluno que for reprovado em alguma disciplina deverá cursá-la novamente, quando do oferecimento deste na grade horária institucional, no caso de obtenção de título de Pós-Graduação Lato Sensu. Licença-gestante ou trabalhos domiciliares permitidos pela legislação À estudante em estado de gestação será concedido, em acordo com a Lei No. 6202, de 17 de abril de 1975, o regime de exercícios domiciliares durante três meses, a contar da data apresentada no atestado médico. Para obter tal benefício a aluna deverá preencher uma requisição na secretaria acadêmica no início do semestre letivo, indicando as disciplinas as quais solicita o regime de estudos domiciliares. A aluna deverá colocar a previsão da data de início do afastamento das aulas, que depois será definida pela data indicada no atestado médico a ser entregue na secretaria acadêmica. Em seguida, a aluna entrará em contato com o professor-responsável pela disciplina, que deverá lhe passar, até 1 semana antes do início da licença-gestante, as atividades e o prazo para a entrega dos trabalhos previstos, mediante a assinatura da aluna deste recebimento. Lembramos que a compensação de ausência somente será considerada a partir da data apresentada no atestado médico e a concessão deste benefício somente será válida com a apresentação deste documento. Todos os trabalhos deverão ser cumpridos no período em que a aluna estiver afastada. O regime de exercícios domiciliares também terá validade para os alunos que precisarem se ausentar devido a doenças infecto-contagiosas, devendo obedecer ao mesmo procedimento, fazendo a solicitação para estudos domiciliares na secretaria acadêmica, munido do atestado médico do qual deverá constar o CID (Código Internacional de Doenças). Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a Coordenação de Curso.

Comissão Própria de Avaliação - CPA A Comissão Própria de Avaliação - CPA é um órgão interno que tem como função conduzir os processos de avaliação interna de nossa Instituição. Este processo caracteriza-se por ser um meio pelo o qual a Instituição constrói conhecimentos sobre sua própria realidade para compreender os significados do conjunto de suas atividades educativas e alcançar maior relevância social. Para tanto conta com a presença de representantes da sociedade civil, professores, funcionários e alunos da IES, que contribuam para que a discussão a ser realizada, bem como os

5


encaminhamentos a serem tomados permitam que qualidade da ação desenvolvida seja mantida com coerência e integridade. Para conhecer os Membros da CPA, acesse o site. Participação e representação discente Os alunos têm como órgão de representação o Diretório Acadêmico regido por estatuto próprio, por ele elaborado e aprovado de acordo com a legislação vigente. Para tal, sugerimos que sejam eleitos representantes de classe, semestral ou anualmente, de maneira que possam levar suas sugestões e reivindicações ao CEPE – Conselho de Estudos e Pesquisas, ao CONSU – Conselho Superior, ou às reuniões pedagógicas docentes que ocorrem semanalmente no ISESP/Singularidades. Carteira de estudante e de passe escolar Os alunos são cadastrados automaticamente na SPTrans e poderão entrar em contato com a SPTrans pelo site www.sptrans.com.br ou pelo telefone para confirmação do cadastro. A solicitação pode ser feita pelo site e o pagamento da taxa por boleto bancário ou em algum dos postos da SPTrans. Documentação Acadêmica Ao final do Curso, os alunos recebem Histórico Escolar e Certificado de Conclusão. Mensalidades O regime financeiro do ISESP/Singularidades caracteriza-se pelo valor da semestralidade, paga em 6 (seis) parcelas iguais, autorizadas pelo Conselho Superior a cada início do semestre letivo e acordada pelos alunos em contrato de prestação de serviços a ser assinado por ambas as partes e entregue no início do semestre letivo. Os valores determinados a cada início do semestre têm reajuste definido pelos órgãos superiores e representativos da categoria de mantenedores do ensino superior. A primeira parcela, denominada matrícula, deverá estar quitada para o registro anual do aluno nos Diários de Classe. O não pagamento das mensalidades exclui, automaticamente, o aluno do Módulo subseqüente até quitação de dívida. Data de vencimento As datas do vencimento da mensalidade são todo 5ª dia útil de cada mês, de acordo com contrato de prestação de serviços acordado individualmente pelo aluno com a Secretaria Financeira. Após a data será cobrada multa e juros de acordo com a Lei e explicitada em boleto bancário. Horários das aulas As disciplinas cursadas isoladamente emitem certificado de Extensão Universitária no total de horas aula ministradas em cada uma delas para os alunos que assim o desejarem. 1.

Educação Inclusiva e Psicopedagogia Escolar Sábado 8h30 às 17h30 (almoço de 12h30 às 13h30)

2. Educação Inclusiva e Psicopedagogia Escolar 3ª feira 19h às 23h 3. Didática Para a Educação Bilíngüe Sábado 8h30 às 17h30

6


(almoço de 12h30 às 13h30) 4. Gestão e Currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental I – uma perspectiva sócio-cultural 5ª feira 19h às 23h Sábado 8h30 às 12h30 Observações: A pontualidade é essencial e necessária ao bom andamento das aulas e do curso. A tolerância para a entrada, após o início da aula, é de 15 minutos. Após este prazo, o aluno poderá entrar na sala, mas terá falta na 1ª aula; No caso de o aluno se ausentar antes do término da totalidade da aula também poderá ter falta.  

MATRIZ CURRICULAR: PÓS GRADUAÇAO EMEDUCAÇÃO INCLUSIVA E PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR Turma 5 Duração total do curso: 360 horas+ 30 horas de Supervisão de Estágio Dias da Semana/Período: Sábado: 8h30 às 17h30 Carga horária

Turma 5 Dt. de início: 07/03/2009 Dt. de término: 11/12/2010

40h

Psicopedagogia, Psicanálise e Educação

40h

Processos de aprendizagem e desenvolvimento

24h

Fundamentos da Educação Inclusiva/Educação e Diferenças

24h

Temas Atuais da Infância e da Juventude

40h

Linguagem, Corpo e Movimento

40h

Trabalho com Pais: Clinica e Instituição/ Trabalho com Família

40h

Necessidades Educativas Especiais (NEE) e recursos Educacionais (16h de libras); 8h de braile; 8h experiência da APAE 8h experiência da ACD

36h

Estágio Supervisionado e Metodologia do Trabalho Científico

16h

Gestão da Escola para a Inclusão

60h

Didática do Ensino Superior

Disciplina Supervisão de Estágio – carga horária de estágio presencial: 30 horas

7


MATRIZ CURRICULAR: PÓS GRADUAÇAO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR Turma 6 Duração total do curso: 360 horas+ 30 horas de Supervisão de Estágio Dias da Semana/Período: Sábado: 8h30 às 17h30 Carga horária

Turma 6 Dt. de início: 06/02/2010 Dt. de término: 10/12/2011

40h

Trabalho com Pais: Clinica e Instituição/ Trabalho com Família (Os pais, o especialista e a escola)

40h

Necessidades Educativas Especiais (NEE) e recursos Educacionais/Deficiências e Acesso ao conhecimento na escola: redes de apoio à inclusao (16h de libras); 8h de braile; 8h experiência da APAE 8h experiência da ACD

36h

Estágio Supervisionado e Metodologia do Trabalho Científico

16h

Gestão da Escola para a Inclusão

60h

Didática do Ensino Superior

28h

Intervenção Didática na Diversidade na área de Matemática Intervenção Didática na Diversidade na área de Língua Portuguesa

28h 40h

Psicopedagogia, Psicanálise e Educação /Educação Inclusiva e Psicopedagogia Escolar: uma leitura psicanalítica

40h

Processos de aprendizagem e desenvolvimento/ Processos de aprendizagem e desenvolvimento: Piaget e Vygostky

16h

Educação e Diferenças

16h

Temas Atuais da Infância e da Juventude/ Imagem social das deficiências e seu impacto na escola

Disciplina Supervisão de Estágio – carga horária de estágio presencial: 30 horas

8


MATRIZ CURRICULAR: PÓS GRADUAÇAO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR Turma 7 Duração total do curso: 360 horas+ 30 horas de Supervisão de Estágio Dias da Semana/Período: 3ª feira / 19h às 23h Carga Turma 7 horária Dt. de início: 02 de março de 2010 Dt. de término: 17 de abril de 2012 40h

Educação Inclusiva e Psicopedagogia Escolar: uma leitura psicanalítica

28h

Intervenção Didática na Diversidade na área de Matemática

28h

Intervenção Didática na Diversidade na área de Língua Portuguesa

16h

Educação e Diferenças

40h

Os pais, o especialista e a escola

40h

Processos de aprendizagem e desenvolvimento: Piaget e Vygostky

16h

Imagem social das deficiências e seu impacto na escola

16h

Gestão da Escola para a Inclusão

40h

Deficiências e acesso ao conhecimento na escola: redes de Apoio à Inclusão (16h de libras); 8h de braile; 8h experiência da APAE 8h experiência da ACD

36h

Estágio Supervisionado e Metodologia do Trabalho Científico

60h

Didática do Ensino Superior

Disciplina Supervisão de Estágio – carga horária de estágio presencial: 30 horas

9


MATRIZ CURRICULAR: PÓS GRADUAÇAO EM DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BILÍNGÜE Duração total do curso: 360 horas+ 30 horas de Supervisão de Estágio Dias da Semana/Período: Sábado: 8h30 às 17h30 Carga horária

Disciplina

40h

Revisitando as teorias de Ensino Aprendizagem

40h

Teorias de Aquisição de L1 e L2

16h

Epistemologia da Língua Escrita

16h

Infância, Cultura e Sociedade: O Contexto Global

40h

Didática do Ensino de Línguas Estrangeiras

16h

Identidade, Subjetividade, Afetividade e Cultura em Educação Bilíngue

32h

Bilinguismo e Educação Bilíngüe: conceitos e modalidades

24h

Currículo Integrado: Interdisciplinariedade e Transdisciplinariedade

16h

Letramento no Ensino de Segunda Língua

16h

Perspectivas Internacionais em Educação Bilíngüe

16h

Prática Supervisionada Eixo: Aquisição de L1 e L2

16h

Prática Supervisionada Eixo: Didática da Educação Bilíngue

12h

Prática Supervisionada Eixo: Infância e Cultura

60h Didática do Ensino Superior Disciplina Supervisão de Estágio – carga horária de estágio presencial: 30 horas

10


MATRIZ CURRICULAR: GESTÃO E CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I – UMA PERSPECTIVA SÓCIO-CULTURAL Duração total do curso: 360 horas+ 30 horas de Supervisão de Estágio Dias da Semana/Período: 5ª feira / 19h às 23h ; Sábado de 8h30 às 12h30 Carga horária

Disciplina

40 horas

Aula inaugural Gestão do Tempo, do espaço e dos materiais em sala de aula.

20 horas

Invenção da infância: a criança no centro social.

40 horas

As crianças de zero a 10 anos: características da faixa etária.

40 horas

O brincar como linguagem: a formação psicológica e social do sujeito.

60 horas

O trabalho com projetos e as linguagens expressivas.

40 horas

A transição da educação infantil para o ensino fundamental: procedimentos para o trabalho com a escolaridade de 9 anos

20 horas

Prática Supervisionada

40 horas

O papel das famílias e a parceria educacional.

60 horas

Didática do Ensino Superior

Disciplina Supervisão de Estágio – carga horária de estágio presencial: 30 horas

11


Manual do Aluno