2 minute read

SINDIPI assina contrato com Sebrae para diagnóstico do Setor

Começou no mês de junho um trabalho minucioso que resultará em um diagnóstico da pesca industrial catarinense. Financiado pelo

SINDIPI em parceria com o Sebrae de Santa Catarina, o projeto pretende subsidiar planos de ações de planejamento estratégico para a pesca. A inovação e a geração de novos negócios são as principais metas do “Economia do Mar Foz”. O contrato do projeto foi assinado no dia 15 de maio, durante a visita da comitiva do MPA ao SINDIPI.

Advertisement

Hoje a região de Itajaí é o maior polo pesqueiro industrial do Brasil e, apesar da importância do Setor para a economia catarinense, os dados relacionados à atividade são escassos e insuficientes. “O SINDIPI já investe em pesquisa científica para a gestão pesqueira e agora vamos investir em pesquisa relacionada ao mercado, para dar maior suporte aos nossos associados, sejam eles armadores ou indústrias”, ressalta o presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos.

A primeira parte da proposta prevê a realização de um diagnóstico detalhado do perfil e das características de todos os armadores e empresas associadas à entidade. Além das informações econômicas e comerciais, o estudo deve abranger as áreas comerciais, ambientais e gerenciais de cada estabelecimento.

A partir da coleta e análise desses dados, o Sebrae deve elaborar um planejamento estratégico e criar indicadores de gestão, cujo foco é aumentar o potencial competitivo, através da avaliação de oportunidades e análise de rentabilidade.

“Não temos como planejar o futuro sem ter uma visão clara da situação atual do Setor. Esse projeto em parceria com o Sebrae vai ampliar o nosso conhecimento e nos amparar em nossas demandas”, frisa o presidente da entidade. A assinatura do contrato entre SINDIPI e Sebrae aconteceu em maio. “O setor da pesca é uma importante vocação de Itajaí e região. Nossos consultores vão apoiar de forma técnica a ampliação desse setor, com a aplicação de ações para desenvolver um diagnóstico direcionado. Consultorias e capacitações vão ser realizadas estrategicamente, visando fomentar de forma ordenada novos negócios. Nosso objetivo ainda é promover a criação do Observatório da Pesca de Itajaí”, frisou o gerente regional Foz do Sebrae, Carlos Kinchescki.

Os ex-presidentes do SINDIPI, Jorge Neves e Evaldo Kowalsky, participaram do ato de assinatura do contrato. Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico e de Turismo de Itajaí, Thiago Morastoni, o Secretário Nacional da Pesca Industrial do MPA, Expedito Netto, as Coordenadoras de Ordenamento da Pesca Industrial, Amadora e Esportiva, Sandra Souza e Mariana Lobato, o presidente do Sitrapesca, Henrique Pereira, o deputado federal pelo PSD, Ismael dos Santos, o Superintendente Federal da Pesca em SC, Delcy Batista, o Secretário-Executivo da Pesca em SC, Thiago Frigo, o analista Regional do projeto Cidade Empreendedora do Sebrae, Alcides Sgrott Filho, a analista regional do Projeto Economia do Mar, Andresa Vieira, o consultor do projeto Economia do Mar, Alexandre Leripio, além de diversos empresários associados.

Armadores apresentam demandas ao Superintendente do Trabalho e Emprego de SC

No início de junho o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Santa Catarina, Paulo Eccel, foi recebido no SINDIPI para uma reunião com armadores de diversas modalidades de pesca. O principal pedido da categoria é que haja diálogo e entendimento unilateral das regras e normas. “Como se tratam de questões que envolvem fiscalização, que tem vinculação direta com a secretaria de inspeção do trabalho, em Brasília, nós vamos agora fazer esse contato com a chefe da fiscalização aqui em Santa Catarina, para que ela dialogue com o Setor e procure fazer os ajustes necessários, como revisão de normas e iniciar um tempo de diálogo entre a fiscalização, o Ministério do Trabalho e a Pesca”, frisou o superintendente ao final do encontro.

Eleita nova diretoria da Soamar

No final de maio aconteceu a eleição da nova diretoria da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) Vale do Itajaí. Com Marcelo Matias como presidente, Osmar Tibúrcio (Maresia) como vice e Dantas como diretor de relações públicas, a nova gestão ficará à frente da entidade no biênio 2023 - 2025. O presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos, está