A "perigosa" unidade dos trabalhadores na "Moscou Brasileira"

Page 26

Washington Luiz Carregosa Washington Luiz Carregosa era funcionário do Banco do Brasil, nascido em 10/04/1932, em São Paulo, morador na Av. Francisco Glicério, 571, quando foi preso, em 23/04/1964, trabalhando na agência da Rua XV de Novembro, por ser um dos dirigentes do Sindicato dos Bancários de Santos, onde era Suplente do Conselho Fiscal. Taxado de comunista e subversivo, nunca foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Carregosa sofreu mais duas prisões, uma em 03/06/1964, juntamente com o também dirigente sindical Carlos Fernandes, na época vice-presidente do Sindicato. Segundo sua ficha no DOPS, por fazer coleta pecuniária para a família de Antonio Guarnieri (na época Presidente do Sindicato, preso no Raul Soares) e “rearticular o movimento subversivo na zona bancária”.

Fernando Diegues

Foi libertado em 10/06/1964. Preso novamente em 22/02/1965, sob a acusação de subversão no Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, foi decretada sua prisão preventiva com base no artigo 43 da Lei de Segurança Nacional, convertida em Liberdade vigiada. Leia a entrevista com Carregosa.

26

Sindicato dos Bancários de Santos e Região | www.santosbancarios.com.br | 2014


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.