Análise Web 2.0

Page 1

Análise e uso de ferramentas e serviços Web 2.0 Catarina Fernandes Patrícia Carvalho

Multimédia Editorial II Mestrado em Estudos Editoriais Universidade de Aveiro Maio de 2012


Índice 1 O conceito de Web 2.0 1.1 Definição, autoria e data de criação 1.2 Evolução do conceito e a prespetiva de vários autores 2 Ferramentas e Serviços em Análise - Publicação e Conteúdos Gerados pelo Utilizador 2.1 Grooveshark 2.2 Flickr 2.3 Vimeo 3 Referências bibliográficas


O conceito de Web 2.0 Definição, autoria e data de criação

O conceito de «Web 2.0» foi «popularizado» em 2004 pela empresa O’Reilly Media para definir a segunda geração de comunidades e serviços. Esta segunda geração corresponde a uma mudança no ambiente de interação, ou seja, na forma como é encarada pelos utilizadores e pelos criadores. É semelhante na componente tecnológica à Web 1.0 mas demarca a passagem de um meio estático (um para muitos) para um meio dinâmico e colaborativo (muitos para muitos).


O conceito de Web 2.0 Evolução do conceito e a prespetiva de vários autores Para Tim O´Reilly, da empresa que criou o conceito de «Web 2.0»,: – É uma mudança na internet como plataforma. – O melhoramento das aplicações para a rede é proporcionado pela utilização que as pessoas fazem. – Permite a ligação entre várias aplicações, que funcionam online e interligadas pelo utilizador. – O utilizador é quem cria e organiza os conteúdos. – Possibilitou o surgimento de comunidades online e do utilizador exprimir e trocar ideias, assim como novos negócios, novos modos de comunicação e o aparecimento do jornalismo participativo.


O conceito de Web 2.0 Evolução do conceito e a prespetiva de vários autores

Alguns autores tecem críticas ao conceito Web 2.0, afirmando a inexistência de uma segunda geração, apontando como razões o conceito «web 2.0» ser extenso, subjetivo e vago; não existir qualquer novidade tecnológica e que as interfaces colaborativas sempre existiram.


Ferramentas e Serviços em Análise Grooveshark

Nome: Grooveshark URL: http://grooveshark.com/ Data de criação: 2006 Tipo de ferramenta / serviço: Reprodutor de música online Objetivos da aplicação: Disponibilizar música online, dar sugestões e divulgar artistas.


Ferramentas e Serviços em Análise Grooveshark

Procedimentos para sua utilização: Qualquer utilizador registo pode pesquisar músicas e ouvi-las, através do registo gratuito é possível armazenar uma lista pessoal de músicas favoritas. É permitido pesquisar por músicas, artistas ou álbum, após a pesquisa estar concluída podemos ouvir as músicas encontradas em playlist. Os utilizadores registados podem aceder às músicas que escolheram e adicionaram à sua playlist anteriormente.


Ferramentas e Serviços em Análise Grooveshark

Vantagens e desvantangens: É uma aplicação muito útil e prática, permite ao utilizador ouvir as suas músicas sem necessidade de descarregar ficheiros mp3, criar e aceder à sua playlist personalizada. Também é possível encontrar músicas por género musical. As vantagens para os utilizadores com conta paga, estão na remoção da publicidade entre a reprodução das músicas, no melhoramento dos recursos de interface e no aumento de espaço de armazenamento de músicas.


Ferramentas e Serviços em Análise Flickr

Nome: Flickr URL: http://www.flickr.com/ Data de criação: 2004 Tipo de ferramenta / serviço: armazenamento e partilha de imagens


Ferramentas e Serviços em Análise Flickr

Objetivos da aplicação: organizar as fotos carregadas pelo utilizador por meio de tags, promover a partilha e a comunicação entre pessoas interessadas pela fotografia pela imagem. Procedimentos para a sua utilização: Qualquer visitante do site pode pesquisar imagens através de uma palavra-chave, que mostrará os resultados marcados nessa categoria. Através de um registo no site, o utilizador pode carregar as suas imagens e organizá-las por álbuns e temas. Também é permitido visitar os perfis de outros utilizadores e comentar as suas imagens.


Ferramentas e Serviços em Análise Flickr

Vantagens e desvantagens: O flickr é um bom site para organizar e disponibilizar o trabalho de pessoas relacionadas com a fotografia ou com a imagem. É um modo mais seguro de colocar imagens online, sendo o usuário que decide qual o nível de disponibilidade das imagens carregadas.


Ferramentas e Serviços em Análise Vimeo

Nome: Vimeo, Video Sharing For You URL: http://vimeo.com/ Data de criação: Novembro de 2004 Tipo de ferramenta / serviço: Serviço de partilha de vídeos


Ferramentas e Serviços em Análise Vimeo

Objetivos da aplicação: Partilha de vídeos, criação de uma comunidade com interesse e gosto comuns pela cinematografia. Procedimentos para sua utilização: Qualquer pessoa pode visualizar os videos do site e aceder aos perfis dos utilizadores mas para fazer upload de conteúdos e comentar conteúdos é necessário registar-se no site. Nesse registo é pedido um nome de utilizador, email e palavra-passe. O espaço para upload de videos, o tempo que os videos ficam disponíveis, a quantidade de publicidade que é colocada na página do video e outros serviços variam consoante o utilizador adquira uma conta livre ou paga (plus e pro).


Ferramentas e Serviços em Análise Vimeo

Vantagens e desvantagens para o utilizador: Os utilizadores da modalidade livre têm bastantes limitações na utilização dos serviços do site. Este modelo de partilha de videos parece estar mais vocacionado para empresas e profissionais, do que para video amador, o que proporciona mais selectividade nos conteúdos disponibilizados e que permitiu que se gerasse uma rede interessante de videos ligados a empresas e profissionais de base criativa.


Referências bibliográficas flickr. Flickr (consult. 30 Março 2012) disponível em: http://www.flickr. com/ GROOVESHARK. Grooveshark (consult. 19 Março 2012) disponível em: http://grooveshark.com/ VIMEO. Vimeo, Video Sharing For You (consult. 30 Março 2012) disponível em: http://vimeo.com/ Wikipedia. Grooveshark (consult. 19 Março 2012) disponível em: http:// pt.wikipedia.org/wiki/Grooveshark Wikipedia. Flickr (consult. 19 Março 2012) disponível em: http:// pt.wikipedia.org/wiki/Flickr Wikipedia. Web 2.0. (consult. 19 Março 2012) disponível em: http:// pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0 Wikipedia. Vimeo. (consult. 30 Março 2012) disponível em: http:// pt.wikipedia.org/wiki/Vimeo


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.