curso de pregador

Page 57

57 somos picados por satanás, temos que ir à comunidade, sacudir no fogo do Espírito todo o veneno, para que não venhamos a morrer. OBS.: nesta técnica é importante reportar ao desenho, apontar, etc... 2.13) OUTRAS: as “outras” técnicas ficarão para você descobrir, irmão e irmã pregadores. Elas estão em algum lugar em seu coração, em algum cantinho de sua mente, em algum depósito de sua criatividade. Uma dica: o Espírito Santo sabe onde elas estão. Perguntelhe. Ele é especialista neste tipo de ajuda aos pregadores. DINÂMICA Cada grupo escolherá um episódio da História Sagrada e preparará uma dramatização que envolva todos os membros do grupo. Podem-se utilizar todos os recursos possíveis para a montagem e apresentação.

9° Tema – Oficinas de Pregação 1. OFICINA VOZ E UNÇÃO Fonoaudiólogas: Fernanda Ponce e Marcieli Bortoli 1.1) OBJETIVO Dotar os pregadores de conhecimentos fundamentais sobre os cuidados que se deve ter com o aparelho fonador. Capacitar os pregadores a utilizarem a voz adequadamente, nos quesitos de impostação, entonação, ênfase, ritmo, articulação e cadência. 1.2) INTRODUÇÃO “Fala para que eu te veja” (Sócrates) Uma das principais características observadas na história da humanidade é a comunicação, a qual é fundamental para as relações humanas, tendo grande importância para a satisfação das necessidades básicas, assim como para a aquisição de novos conhecimentos e, para a expressão e compreensão da linguagem nos diversos contextos sociais, sejam eles: familiar, de lazer ou de trabalho (Mac-KAY, 2004). Infante (1999, p.13), afirma que pela comunicação, o homem aprende a ser membro da sociedade, sendo-lhe transmitido os valores e a própria cultura. O mesmo exalta a comunicação referindo que esta se “confunde com a própria vida”. Andrade (1996, p. 43), reforça esta idéia de que a comunicação é característica humana, afirmando que ela tem um papel “fundamental para a saúde e felicidade”, nas mais diversas idades: crianças, jovens, adultos e idosos. Diversos autores referem que a comunicação pode ocorrer de modo verbal e não-verbal, assumindo assim vária formas, transmitindo informações por meio da expressão emocional, das vocalizações e ações motoras. A comunicação não-verbal ocorre através da postura, gestos, expressões, olhares, hesitações, entre outros, sendo que estes fatores, muitas vezes, transmitem a intenção desejada ou complementam a fala. Um dos elementos mais importantes na comunicação humana é a voz. A voz, muito mais do que resultado da ação de vários mecanismos de nosso organismo, pode ser considerada como expressão de nossos sentimentos, veículo de representação de nossas intenções emocionais e comunicativas, contribuindo significativamente para a persuasão e sedução de um discurso, diálogo e/ou conversação. Hersan (1989) refere que o homem se caracteriza pela sua voz, de forma exclusiva e única, podendo esta ser comparada às impressões digitais e à fisionomia. Além disso, o autor menciona o fato de que pela voz é possível conhecer a emoção do indivíduo, assim como os sentidos do mesmo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.