Meneghel

Page 42

42

Para ser considerada como científica a comunicação deve possuir alguns aspectos como: a) possuir uma finalidade, levando as pessoas um novo “ponto de vista” sobre algo determinado; b) possuir informação, trazer dados inéditos/novos obtidos em pesquisas; c) possuir uma estrutura, respeitar critérios de formatação aceitos internacionalmente; d) possuir uma linguagem adequada aos meios científicos e ter extremo cuidado com o significado das palavras; e) explicitar a abordagem através da qual o estudo foi realizado. (LAKATOS; MARCONI, 2010) No Brasil “ao ser criada a Impressa Régia (1810), textos e manuais sobre educação científica começaram a ser publicados, embora em número reduzido. No mesmo período surgem os primeiros jornais, como a Gazeta do Rio de Janeiro, O Patriota e O Correio Brasiliense, que traziam artigos voltados para as ciências”. (LAKATOS; MARCONI, 2010, p.89). Ainda no cenário nacional os primeiros periódicos científicos foram criados entre os anos de 1857 e 1875 e foram eles: Revista Brasileira, o Jornal de Sciencias, o Letras e Artes e a Revista do Rio de Janeiro. (LAKATOS; MARCONI, 2010). A falta de periódicos científicos refletia a falta de uma política nacional de valorização da ciência e consequentemente, da inexpressiva produção científica nacional até o começo do século XX, esse cenário começa a se alterar em 1916 com a criação da Sociedade Brasileira de Ciências que mais tarde (1922) iria se transformar na Academia Brasileira de Ciências. (LAKATOS; MARCONI, 2010) Segundo Lakatos e Marconi (2010,p.90) “a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), criada em 1948, tornou-se a principal atividade a promover eventos e publicações voltadas para a divulgação científica”. A grande importância dos periódicos científicos decorre do fato que “o conhecimento científico não se resume à descoberta de fatos e leis novas, mas também em sua publicação. Trata-se de obter e comunicar resultados”. (MEDEIROS, 2011,p.205). Como se constrói este instrumento de comunicação científica é o próximo tema de estudo deste trabalho.

2.2.2 A construção de uma revista científica As revistas científicas são alvo de pesquisas de diversas áreas do conhecimento, com destaque para a ciência da informação e a biblioteconomia. Com o advento das mídias do conhecimento, área


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.