Machado

Page 126

126 gráfica não reforça o posicionamento estabelecido pela prática do evento, cuja síntese, do ponto de vista dessa dissertação, é o conceito de “diversidade”.

A

B

Fig. 29: (A) Vinheta do sítio da edição 2011 e (B) marca gráfica do evento. Fonte: Portal institucional Festival de Dança (2011)

As imagens anteriores (Fig. 29 A e B) foram apresentadas em outras figuras (Fig. 03 e 13), entretanto, são aqui reunidas para reforçar o que foi proposto anteriormente, ou seja, que a estética do sítio (edição de 2011) aparece diferente da estética da marca gráfica do evento. Nas vinhetas do sítio digital, explora-se os fortes contrastes entre luz e sombra e utiliza letras com serifas e variações de espessura, apresentando ainda variações tonais no tratamento dos tipos (confira a frase “Movimento em dança”). O tipo de tratamento dado à vinheta do sítio propõe dramaticidade por forte expressividade, com efeitos luminosos, sugerindo profundidade e contrastes de luz e sombra. Por sua vez, o desenho da marca gráfica sugere um estilo mais plano e transcendente, com áreas recortadas e linhas definidas, propondo formas planas que são reunidas para sugerir transparência e informar movimento e profundidade. As letras não apresentam serifas e também não mostram variação de espessura ou de tonalidade. Há possibilidade dessa diferença ser parte de uma estratégia de informação gráfica e comunicação da marca, porque na área central da mesma página do sítio aparece um fundo branco ocupado por uma tabela com tarjas coloridas. A tabela apresenta formas planas definidas por linhas, reforçando seu caráter informativo (Fig. 30), portanto, a visualidade do sítio digital do evento é contrastante, apresentando


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.