Educação a solução está no afeto gabriel chalita

Page 143

convencionais. Isso poderia ser desenvolvido por professores de educação física, orientados por um profissional capacitado. Após o uso dessas técnicas, os alunos ficam mais tranquilos, tornando-se menos ansiosos e agressivos.

2) Música no intervalo De preferência músicas orquestradas ou tranquilas. Mesmo que os alunos reclamem no começo, pedindo rock, é bom que se continue com as músicas calmas. Nada contra o rock, mas a ideia é persistir no trabalho contra a ansiedade e a agressividade, e a música calma traz um enorme benefício para esse fim. Os alunos saem das aulas e já ouvem Kitaro, Enya, Beethoven, e se preparam para a volta.

3) Gincana do afeto Ero uma ação social, os alunos seriam convidados a fazer um dia de sacrifício para determinado fim. Todos deixariam de gastar com o lanche ou qualquer outra despesa e economizaram dinheiro que seria distribuído por eles mesmos em alguma instituição de caridade. Se o grupo for mais maduro e tiver contato maior com essa instituição, pode fazer a visita antes e tentar descobrir qual o sonho das crianças ou dos velhinhos ou do grupo que mora na instituição. Com o dinheiro arrecadado, tentam realizar o sonho - dando e recebendo afeto.

4) Dia da amizade Fica estipulado o dia da amizade, no qual, em todas as primeiras aulas, o professor lê um texto - previamente escolhido - que fale sobre a importância da amizade (todas as salas estarão lendo o texto ao mesmo tempo). Os professores incentivam os alunos a pôr em prática os ensinamentos recebidos com o texto. De preferência, a escola prepara algum cartão para dar a todos os alunos. Vez ou outra, em vez da leitura, pode-se ouvir uma música ou ver um trecho de um filme, ou até promover um jogo de sensibilização. O interessante é que seja realizado uma vez por mês ou uma vez por semana e todos façam ao mesmo tempo.

5) Cineclube para a família Os pais são periodicamente convidados a assistir a um filme juntamente com os filhos. O convite deve ser bem carinhoso, falando da pipoca e do guaraná, por exemplo, e do filme que será exibido. O filme precisa ser cuidadosamente escolhido e o tema sempre será o afeto, as relações pessoais, de amizade. Ao final, um debate e, se possível, uma dinâmica de grupo para que pais e filhos possam interagir. A escola que tiver oportunidade prepara um pequeno presente para que os filhos dêem aos pais. Reforçando: a habilidade emocional passa por um longo processo para ser desenvolvida.

- 143 -


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.