1 minute read

36 ANOS DE TRAJETÓRIA

História da secretaria ultrapassa as três décadas, e inovação no centro da estratégia de desenvolvimento faz diferença para dar tração ao setor, consolidando políticas públicas pioneiras no país

Apasta de inovação, ciência e tecnologia do estado do Rio Grande do Sul completou, em 2022, 36 anos de existência. Desde 1987, 25 secretários e diversas equipes de servidores se dedicaram a criar e trabalhar pela continuidade das políticas públicas voltadas à área.

Advertisement

Para recuperar a história e homenagear aqueles que já foram titulares da pasta, foi inaugurado, em outubro de 2022, um novo espaço para a galeria de secretários de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, no 18º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). A cerimônia contou com a presença de 13 ex-secretários ou seus representantes e do titular na ocasião, Alsones Balestrin.

O primeiro a comandar a pasta, denominado à época secretário extraordinário de Ciência e Tecnologia, foi o jornalista Ruy Carlos Ostermann, em 1987, que foi representado, no evento, pela filha Fernanda.

O posto também foi ocupado por duas mulheres. A primeira foi Renita Nair Dametto, secretária em 2006. A segunda, em 2018, foi Susana Kakuta.

Após um período de integração com a pasta de Desenvolvimento Econômico, a atual Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT) foi criada em 2019 pelo Decreto nº 54.568. Na época, quem liderou a reativação foi Luís da Cunha Lamb. Em janeiro de 2022, Alsones Balestrin assumiu a pasta.

This article is from: